Crónica

Benfica

Crónica. Vira o "ić" e toca o mesmo

Jonas ficou a zeros. E à falta de Jonas, Zivković assumiu o jogo. Como antes outro "ić", Krovinović, assumiria antes dele quando o Benfica mais penava na época. Resultado final: 4-0 ao Boavista.
Crónica

As 10 maiores qualidades dos portugueses

952
Poucas coisas são melhores do que conviver com pessoas que riem. E os portugueses não precisam de muito para rir, o que é ótimo.
Liga dos Campeões

We'll always have Pari... Ronaldo

552
Empatou de pénalti e fez o segundo (e, portanto, a reviravolta no marcador) no Bernabéu. Quem? Ronaldo, pois claro. A época pode até estar ser aquém do esperado mas na "Champions" não há como ele.
FC Porto

Sem artilharia pesada mas com artilheiro

155
Sérgio Conceição poupou a pensar na "Champions" mas o FC Porto não só venceu como goleou mesmo em Chaves: 0-4. Soares bisou e Sérgio Oliveira encheu o campo.
Benfica

Cervi não quis saber de Ljubljana para nada

138
Benfica entrou "apressado", começou cedo (logo ao minuto seis) a resolver o jogo em Portimão, mas depois da saída por lesão de Jonas ainda apanhou um susto. Cervi resolveu de livre, 1-3 no final.
Crónica

Quatro grandes questões do nosso tempo

1.055
Não sei se o sr. Costa tem azar com as limitações de quem lhe escreve os discursos, ou se ele escolhe deliberadamente burgessos. Sei que exaltar a língua enquanto a torturamos com zelo tem a sua piada
Taça de Portugal

Jesus foi "à italiana" mas só Soares foi "cínico"

Sporting entrou voltado à defesa e a "manta" encurtou-se no ataque. Só após o primeiro golo portista (e a ameaça de um segundo) Jesus mexeu. O Sporting melhorou, é certo, mas não empataria.
Crónica

A geração dos comprimidos

1.724
Faltam 40 minutos para o deadline do trabalho que ele tem que entregar. Recorre secretamente aos ansiolíticos que o médico recomendou e que ele esconde no fundo da gaveta para ninguém ver.
Debate Quinzenal

Crónica. A agressividade de Hugo e o plano de Rio

318
Hugo Soares é agressivo. E Rui Rio não gosta dos debates quinzenais a "golpes de espada", para fazer títulos nos jornais. O PSD ganha se fizer um apaziguamento com o PS? Por Vítor Matos
Crónica

As Galinhas desta Vida

246
Esta crónica pretende beliscar o botão do volume desta nossa espécie galinácea, para um grau mais baixinho, aquele do respeito. Pretende mostrar que o silêncio existe, e que é cultivado por muitos.
Benfica

O monstro não precisa de amigos

141
Jonas bisou, fez o golo 23 e marca há oito jogos consecutivos. Continua a resolver, portanto. Mas tem (ao contrário do que aconteceu na primeira metade da temporada) quem o acompanhe.
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

1.316
Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal.
Crónica

Crónica. O duplo erro de Costa no caso da PGR

1.480
Ao erro de dizer que concorda com a ministra, Costa somou o erro de desautorizar van Dunem. Os seus argumentos tornaram-se contraditórios. Primeiro debate do ano começou mal. Por Vítor Matos
Crónica

Tire o verbo odiar do seu vocabulário

1.693
As pessoas passaram a identificar-se mais pelos seus sentimentos negativos do que pelos positivos. É como se odiar ou não suportar coisas lhes desse mais credibilidade do que amar ou gostar de algo.
Crónica

Ano novo vida velha

Ao desejar bom Ano não prometer. A vida é o tempo que passa e não contempla fronteiras, de calendário ou outras. A vida é só que o fazemos dela, seja qual for o dia.
Crónica

O Matuto vai ao Barbeiro

167
O Barbeiro deu o serviço por terminado com umas toalhas quentes embebidas em álcool. E o Matuto ponderou na ironia: Ele só queria cortar o cabelo. Mas as toalhas e o álcool intrometeram-se.
Crónica

Especial/ Passei o Natal a voar mas havia coscorões

311
Há quem passe a consoada a trabalhar para que o mundo não pare. Foi isso que Diogo Lopes viu num voo transatlântico com mais de 200 passageiros e uma tripulação com algumas prendas escondidas.
Crónica

Crónica de Natal: Acantologia da minha avó

Somos invejosos, chico-espertos, estrangeirófilos, somos de brandos costumes, timoratos, dados a excessos e ao remorso deles, somos simpáticos, acolhedores, imaginativos, desenrascados.
Crónica

Manifesto pelo direito de não gostar do natal

16.898
O natal acabou por virar uma data muito mais de organização e de planejamento do que de afeto. Sim, é bom estar com a família. Mas prefiro fazer isso num domingo normal, sem prazos nem presentes.
Crónica

Terei que me aguentar

4.808
Aguentei o mais que pude (homem não chora, médico não chora), fiquei com ela o mais que pude, dei-lhe festas na cara, enquanto sentia o filho a chorar baixinho atrás de mim.
Sporting

A noite mais fácil da vida de Doumbia

O Sporting derrotou o Vilaverdense (4-0) no terceiro escalão e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Seydou Dombia fez três golos de "encostar" e Gelson não brincou em serviço.
Crónica

Stress à portuguesa

280
Parece que os portugueses normalmente são obrigados a conter as próprias emoções e acabam por canalizá-las em situações estranhas nas quais tornam-se assustadoramente agressivos ou nervosos.
Debate Quinzenal

Crónica. Estrelinha na lapela e um caso de bigamia

Há meses que Costa não tinha uma vitória. Levou Centeno como troféu para calar a direita, o que acentuou as diferenças entre o noivado em Lisboa e o casamento com Bruxelas. Por Vítor Matos
Primeira Liga NOS

Sem Bas, podemos falar do Rodrigo e do Jérémy?

278
Jérémy Mathieu e Rodrigo Battaglia têm sempre dentes cerrados, olhos despertos e peito acelerado, sempre uma derradeira gota de suor para escorrer no rosto, um derradeiro corte.
Crónica

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

53.823
É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim.
FC Porto

Felipe silenciou o ruído (e fê-lo regressar)

Ao minuto 29, Felipe fez o 0-1 e silenciou a ruidosa (130 decibéis entram na escala do "ensurdecedor") Vodafone Arena . Aos 41, foi driblado por Tosun e do drible resultou o empate final: 1-1.
Crónica

Como ser magro em Portugal

3.895
Tentar fugir do vinho, é uma tarefa tão árdua quando fugir do pão. Ele nos persegue, ele nos coloca contra a parede, ele quer nos destruir.
Crónica

O segredo para um casamento dar certo

2.559
O segredo para um relacionamento dar certo, a meu ver- e digo por experiência própria- é não entender boa parte do que o outro diz. Isso tem dado muito certo por aqui.
Crónica

Crónica. A capitulação de um primeiro-ministro

2.997
Esta é a crónica da rendição de um primeiro-ministro perante um Presidente. Costa aprendeu a lição tarde de mais, com vítimas. O líder do PS não é Soares, nem Guterres, nem Sampaio. Por Vítor Matos
Empreendedorismo

A coragem necessária para ser um empreendedor

2.754
Quase ninguém sabe o peso da cabeça de um empreendedor. Quantas preocupações cabem lá dentro, quantas dúvidas surgem e o quão necessário é tomar decisões difíceis.
Crónica

Os portugueses são grosseiros?

1.624
Em Portugal eu aprendi que ser reservado pode ser um grande ato de sabedoria, ao invés de falar sobre todos os assuntos com qualquer pessoa, em qualquer circunstância.
Crónica

Apaixone-se por alguém que possa mandar à merda

8.347
Num relacionamento feliz - no qual, obviamente há desentendimentos cotidianos - chega uma hora em que o único jeito de ser feliz é mandar quem se ama à merda.
Crónica

Profissão avós

819
Não sei se concordo com aquela história de que os avós servem para mimar e estragar, prefiro pensar que eles existem para doar-se sem limites.
Crónica

A estranha geração dos adultos mimados

191.403
O fato de termos sido criados com cuidado e afeto pelos nossos pais, começou a confundir-se com uma espécie de sensação de que todos devem nos tratar como eles nos trataram.
Verão

Crónicas de Verão – O Amor

105
Digam-me os leitores que esta crónica é fútil, inútil, ignorável; digam-me que amar é irrelevante, porque só amamos por capricho, um fútil devaneio, e no fundo, lá no fundo, é a nós mesmos que amamos.
Crónica

Liberdade de Impressão

Na maioria dos casos, as outras pessoas não costumarem ficar impressionadas com as nossas opiniões; ocupadas com o que haverão de dizer, não mostram no geral interesse por aquilo que nós temos a dizer
Crónica

Quem viaja muito a trabalho tem sorte?

661
Viajar toda hora só é uma sorte quando tais viagens são por turismo voluntário ou por outra razão mais nobre. Viajar por necessidade ou por imposição não tem lá muita graça.
Crónica

As qualidades das qualidades

Uma acção generosa a que se chega depois de uma análise ponderada tem qualquer coisa de deliberado que a faz parecer-se com a avareza; e pensar em ter coragem é uma variedade de cobardia.
Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Crónica

Você é um pai ciumento ou um pai machista?

1.316
Filhas que têm um bom exemplo paterno, raramente se envolvem com homens que as tratem mal. Pelo simples fato de crescerem com um bom modelo, tendem a não aceitar menos do que isso.
Crónica

O arqueólogo

Nem sempre nos lembramos de quem somos; de tudo o que fizemos; e de todos os pormenores das nossas vidas. O que quer dizer que somos muito mais do que aquilo de que nos lembramos.
Taça das Confederações

Chile-Alemanha. Gary Lineker é que sabe

Na final da Taça das Confederações, o Chile foi quase sempre melhor (e fartou-se de dar "chocolate" na 1ª parte) mas no final, e voltando à profecia de Lineker, ganharam (0-1) os do costume.
Crónica

Grandes momentos na história da aviação

Existe a ideia de que Portugal tem vindo a levantar vôo. O combustível para esse grande momento da história da aviação é a energia renovável mais antiga do mundo: a energia verbal.
Crónica

As vantagens dos incêndios

A economia daquilo a que chamam tragédias é favorável à comunicação social. Enquanto nos períodos normais, vive de luzes e plumas que tem de pagar, nos desastres tudo é a baixo custo.
Europeu Sub-21

Sub-21. Se os "ić" são matulões joguem rasteirinho

Na estreia no Europeu Sub-21 diante da Sérvia (da altíssima Sérvia) Portugal tardaria a fazer a bola rolar no relvado. Quando finalmente o fez, superiorizou-se aos matulões – e venceria 2-0.
Crónica

O ponto de vista do utilizador

A ideia de que os utilizadores têm um ponto de vista especial está ligada à ideia de que quanto mais próximo estivermos de uma coisa melhor a conhecemos. Não é bem assim.
Crónica

Há mais segurança em Londres do que em São Paulo?

350
Nunca me senti mais segura em Paris ou em Londres do que me sinto em São Paulo. São ameaças diferentes, mas ambas existem. Atentados de um lado, assaltos do outro. Podemos morrer em ambos.
Crónica

O momento da verdade

O facto de termos aprendido a reconhecer sinais e a mudar de ideias por causa deles não garante que não nos possamos enganar. Há casos em que as ideias abandonadas é que eram as verdadeiras.
Crónica

O mistério da educação (XI)

A única coisa que vale a pena saber sobre ciências da educação é que aquilo de que os alunos se lembram é só ocasionalmente aquilo de que os professores quiseram que se lembrassem.
Crónica

O pátio

No PREC, o pátio foi naturalmente poiso de revolucionários e de contra-revolucionários. Em igual grau, peso e estatuto. Uns iam para uma casa, outros, para outra.
Crónica

Quanto tempo falta para seu casamento acabar?

2.681
O que vejo por aí são dezenas e dezenas de casais que resolver decretar o fim do casamento simplesmente porque andam se desentendendo muito. E, sobretudo, por banalidades.
Crónica

Um certo tempo

O que é dizer uma coisa? Se eu contei um segredo a mim próprio não posso ser acusado de bisbilhotice ou de traição: não disse nada.
Crónica

A eliminação do bebé

A relação entre religião e sentimento não augura nada de bom; não porque os sentimentos não sejam genuínos, mas porque o que se diz sobre religião é quase sempre um efeito desses sentimentos.
Crónica

Apanhada outra vez pela Eurovisão

980
Lisboa vai ser anfitriã da Eurovisão para o ano, e comecei a pensar em quem, entre os suspeitos do costume, será escolhido como pivô. Estou à espera de um double act de Marcelo e de Goucha.
Crónica

TAP eu te odeio, TAP eu te amo

411
TAP, não há como não amar quem nos leva até nossos amores. Mesmo quando você resolve ser tão injusta e fazer com que esses abraços custem tão caro.
Crónica

Não estamos aqui para nos divertir

‘Não estamos aqui para nos divertir", disse o rei. Saberia ele que a noção de que tudo depende das nossas escolhas é uma fantasia de gente que espera de si própria o que não pode razoavelmente fazer?
Caso Maddie

A culpa é sempre dos estrangeiros

225
No caso Maddie, a xenofobia e a ignorância cultural têm contaminado toda a discussão em Portugal e em Inglaterra. É estranho que tal suceda com duas nações aliadas há tantos séculos.
Crónica

Parem com essa bobagem de querer ter sucesso

3.940
Alcançar a realização pessoal é encontrar a plenitude em determinadas esferas da vida, ter sucesso é simplesmente passar uma imagem de que tudo deu certo
Crónica

O amor à arte

O amor à arte não se vê na maior parte dos casos em salas de concertos, galerias de exposições e em livros publicados. Vê-se pelo contrário frequentemente nos horrores em que tanto de nós insistem.
Crónica

Ocasiões de choradeira

O maior serviço que a televisão presta é pelo contrário o de proporcionar a quem nela aparece a falar ocasiões de choradeira: dar azo ao apreço que quem fala sente por si próprio.
Crónica

O cidadão às compras

A Loja do Cidadão parece sugerir que a nossa relação com o estado pode ser descrita como uma relação de comércio. Mas isso é dar-lhe um aspecto de primeira necessidade que talvez seja exagerado.
Crónica

Uma Carta para o Guardian/Observer sobre Lisboa

616
O Guardian atribui a corrente renovação de Lisboa a António Costa. Quem é que em Portugal fazia ideia de que o actual primeiro ministro era o único responsável por este milagre económico?
Crónica

Os taxistas de Lisboa

1.131
Os portugueses costumam ser amáveis e receber bem as pessoas, mas não dentro dos táxis. É um mundo sem regras de boa educação, de segurança, de asseio e de boa prestação de serviços.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site