Administração Interna

Incêndios

BICA: não é falta de férias, é falta de noção

168
A ministra a falar em férias, António Costa a dizer "não me faça rir" e Jorge Gomes a apelar à autoprotecção. As frases polémicas no BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Rita Ferreira
Incêndios

"Ia-me embora, ia ter as férias que não tive"

6.138
"Temos de nos autoproteger", disse o secretário de Estado da Administração Interna. Costa admite que não há meios. As frases dos políticos sobre a tragédia. E a lista de terras das vítimas
Incêndios

Secretário de Estado: fogos têm origem criminosa

439
"É a vontade de fazer arder que continua a imperar e a criar esta instabilidade no País e nas pessoas", afirmou Jorge Gomes, salientando que, "de forma nenhuma, isto é perdoável".
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 64%

162
A ministra da Administração Interna disse que o número de pedidos de asilo a Portugal por parte de refugiados aumentou 64% em 2016 em relação ao ano anterior.
Administração Interna

MAI abre processo a Comandante da Proteção Civil

371
A ministra da Administração Interna abriu processo disciplinar ao Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves, por acumulação de cargos.
Fogo de Pedrógão Grande

Costa quer mais "esclarecimentos" na auditoria

545
Primeiro-ministro pediu "esclarecimentos adicionais" aos relatórios, entregues na última semana, sobre avaliação do combate aos fogos de Pedrógão Grande. Auditoria tinha sido pedida há um mês.
Justiça

Direito de resposta de Rui Silva

111
Nos termos do disposto no artigo 24.º da Lei de Imprensa, Rui Silva exerce o seu direito de resposta a um artigo publicado pelo Observador.
Incêndios

SIRESP voltou a falhar em Mação, diz a ministra

410
A ministra da Administração Interna foi ouvida no Parlamento sobre as falhas no SIRESP que admitiu, embora reforce que "não são de hoje" e que "falhas... é relativo".
Parlamento

Ministra diz que SIRESP voltou a falhar em Mação - como aconteceu

168
Constança Urbano de Sousa está a dar explicações aos deputados, numa audição parlamentar pedida pelo PSD, sobre as falhas do SIRESP durante os incêndios deste verão.
Bombeiros

Bombeiros. Presidente destituído foi identificado

1.250
Rui Silva, presidente destituído da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, negou a alegada detenção esta quarta-feira em Pedrógão Grande por "usurpação de funções".
SIRESP

Conselho de utilizadores não se reúne desde 2015

431
Pelo menos desde 2015 que as associações que representam os municípios e os bombeiros portugueses não são convocadas para reuniões do SIRESP que deviam ser trimestrais, avança a TSF.
Fogo de Pedrógão Grande

Proteção Civil denuncia demora nos alertas

324
O presidente da ANPC, Joaquim Leitão, envia carta ao Governo a rebater críticas e a garantir que só recebeu a informação que a antena do SIRESP de Pedrógão Grande caiu quase quatro horas depois .
Fogo de Pedrógão Grande

Três contradições entre relatórios sobre o SIRESP

819
O relatório da Proteção Civil e o da empresa que gere o SIRESP contam duas realidades. Não acertam nos factos, nem nas conclusões. Para ANPC houve muitas falhas, para a "SIRESP, SA" correu tudo bem.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP "não teve interrupções"

5.144
Conclusões do relatório do SIRESP garantem que "desempenho da rede esteve à altura da complexidade do teatro das operações" e que o serviço "não teve interrupções" no incêndio de Pedrógão Grande.
Vistos Gold

AR debate alterações na atribuição de vistos Gold

O Governo quer reduzir o valor necessário de investimento em pequenas e médias empresas. A proposta vai ser apresentada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos. SIRESP não funcionou por mais de 14 horas

1.028
O SIRESP não funcionou entre as 19h de sábado e as 9h30 de domingo, avança o jornal i. As comunicações só foram restabelecidas quando uma antena móvel chegou ao local, mais de catorze horas depois.
Fogo de Pedrógão Grande

MAI recusa comando único de prevenção e combate

152
Relatórios e recomendações do Parlamento indicam que prevenção, vigilância e combate deviam estar centralizadas num comando único. Estudos apontam vantagens, mas Governo não acolheu recomendação.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP tinha prometido não falhar

147
Um relatório do SIRESP sobre um incêndio no ano passado prometia tirar "ensinamentos" para repor mais depressa as comunicações. O sistema voltou a falhar em Pedrógão Grande.
Fogo de Pedrógão Grande

Bombeiros galegos impedidos de ajudar Portugal

13.513
Autoridades portuguesas terão impedido 60 bombeiros galegos de entrar no país. A ministra da Administração Interna diz que as ajudas têm de ser "devidamente enquadradas".
Fogo de Pedrógão Grande

Quem é Jorge Gomes, o rosto das piores notícias?

1.405
O secretário de Estado da Administração Interna tem sido o protagonista do Governo na tragédia de Pedrógão Grande. Empresário do ramo da informática e amigo de Vara, chegou ao topo do PS com Costa.
Bombeiros

Dois grupos vão rever financiamento dos bombeiros

O Ministério da Administração Interna vai criar dois grupos de trabalho para elaborar, até 30 de setembro, uma proposta de revisão da Lei de Financiamento das Associações Humanitárias e Bombeiros.
Administração Interna

Inspetores do SEF repudiam afirmações de mnistra

Sindicato do SEF manifestou "repúdio" pelo facto da ministra da Administração Interna classificar o serviço como uma estrutura "pesada" e com gestão de pessoal "inflexível".
Administração Interna

Terrorismo põe em causa espaço Schengen

A ministra da Administração Interna considerou que a crise dos refugiados e o terrorismo estão a pôr em causa o espaço Schengen e o acordo de livre circulação.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados prontos em outubro

160
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que os dois helicópteros Kamov que estiveram avariados devem estar operacionais em outubro ou novembro.
Administração Interna

Governo prepara novos equipamentos para a PSP

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, adiantou que "estão em curso" os procedimentos para suprir algumas das lacunas sentidas pela PSP nos equipamentos e infraestruturas.
Secretas

Governo vai apresentar lei sobre "secretas"

O Governo vai entregar "em breve" uma proposta ao parlamento sobre o acesso, mediante condições, a metadados de eventuais suspeitos de terrorismo, anunciou a ministra da Administração Interna.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados operacionais em 2018

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu que no próximo ano os dois helicópteros Kamov do Estado português que se encontram avariados vão estar operacionais.
Governo

Governo iniciou reparação de helicópteros Kamov

161
O Governo já iniciou o procedimento para a reparação dos dois helicópteros Kamov que estão inoperacionais, após um parecer favorável do Ministério Público.
Administração Interna

MAI. Combate a incêndios "não está em risco"

O secretário de Estado da Administração Interna garantiu este domingo que a campanha de combate a incêndios de 2017 "não está em risco", embora admita preocupação pelo que se passa na Everjets.
Saúde

Governo admite dívida de sete milhões a bombeiros

676
Governo avançou com pagamento de 3,3 milhões de euros a 23 de dezembro, mas admite que, mesmo assim, fechou 2016 com dívidas a corporações de bombeiros por transporte de doentes superiores a 7 milhões
Polícia

Sindicato da Polícia pede reunião com ministra

O Sindicato Nacional da Polícia pediu uma reunião urgente à ministra da Administração Interna para discutir o descongelamento de progressões salariais na PSP ainda este ano.
Proteção Civil

Proteção civil. Mais competências para autarquias

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que já estão concluídas as propostas legislativas que permitem a transferência de competências para as câmaras municipais no âmbito da proteção civil.
GNR

Governo aprova estatuto dos militares da GNR

O Governo aprovou esta quinta-feira o estatuto dos militares da GNR, mantendo-se a possibilidade de os oficiais da Guarda progredirem até ao topo da hierarquia, desde que preencham os requisitos.
Incêndios

Kamov param para revisão mas voltam para incêndios

Os três helicópteros Kamov operacionais vão parar este ano cerca de seis meses para uma revisão obrigatória, mas o Governo garante que o combate aos incêndios florestais no verão não vai ser afetado.
Segurança

CDS quer que ministra explique fuga dos argelinos

135
O CDS-PP quer ouvir a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sobre as sucessivas falhas de segurança no aeroporto de Lisboa, que permitiram a fuga de dois argelinos.
Administração Interna

Esqueceu-se da chave? Polícias vão cobrar-lhe €15

271
Tabela de preços da PSP e da GNR foi publicada em Diário da República. Há valores uniformizados mas também serviços gratuítos que passam a ser cobrados.
Papa Francisco

Cuidado especial na segurança da visita do Papa

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garantiu esta quarta-feira que a visita do papa a Fátima, em maio de 2017, está a ser planeada com "cuidado especial".
PSP

Protesto contra o incumprimento do estatuto da PSP

Os polícias protestaram contra o incumprimento do estatuto profissional da PSP, que entrou em vigor há um ano, mas que ainda não passou de "constantes negociações".
Proteção Civil

Governo quer proteção civil mais preventiva

Ministra da Administração Interna defende que proteção civil deve ter uma estratégia mais preventiva e deve trabalhar em estreita colaboração com as autarquias e com os cidadãos locais.
Orçamento do Estado

Segurança. Carros, armas e quartéis novos

724
O Ministério de Constança Urbano de Sousa terá um orçamento maior no próximo ano: quase dois mil milhões de euros. Administração Interna vai ter novos equipamentos e vai alargar o voto antecipado.
Incêndios 2016

Costa chocado. 10 anos sem fazer reforma florestal

2.213
António Costa justifica a opção que tomou como ministro. Esforço da administração interna "visava comprar tempo para que a reforma florestal fosse feita". E dez anos depois isso não aconteceu.
Incêndios 2016

"Os próximos dias vão ser terríveis"

1.025
Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, não esconde que os próximos dias serão dramáticos. "Os bombeiros estão exaustos", admite.
Administração Interna

Dez municípios assinam hoje contratos de segurança

Amadora, Lisboa, Loures, Maia, Oeiras, Porto, Serpa, Sintra, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Gaia são os municípios que vão hoje assinar com o Governo contratos de segurança da nova geração.
GNR

GNR: assinada portaria que estabelece horário

A ministra da Administração Interna disse que já foi assinada a portaria que estabelece um horário de referência semanal para a GNR, devendo ser publicada "muito rapidamente" em Diário da República.
DECO

Avisos de estacionamento podem ser inválidos

196
A associação de defesa do consumidor considera que falta portaria a regulamentar atividade dos fiscais de estacionamento e que isso torna inválidos os títulos emitidos por esses funcionários.
Administração Interna

MAI lança 2 concursos de 12 milhões para bombeiros

O Ministério da Administração Interna vai lançar, terça-feira, dois concursos, no valor de 12 milhões de euros, para renovação e construção de quartéis de bombeiros e aquisição de veículos.
Estado Islâmico

Lista do EI está a ser analisada

A ministra da Administra Interna, o primeiro-ministro e a PGR confirmaram que as autoridades portuguesas estão a analisar os documentos relacionados com o EI que foram oferecidos à Sky News.
Crise dos Refugiados

Verba para refugiados chega para a semana

Comissão Europeia vai disponibilizar para a semana verbas para recepção dos 26 refugiados que já estão em Portugal. Ministra afirmou que SEF tem adiantado dinheiro para cobrir todas as despesas.
Crise dos Refugiados

10 refugiados que vinham para Portugal desaparecem

A ministra da Administração Interna afirmou ainda que Portugal está a analisar 90 pedidos de asilo. Comissão ainda não pagou verba pelos refugiados.
Orçamento do Estado

Justiça perde mais dinheiro do que MAI

Ministério da Justiça vai apostar na modernização tecnológica e em medidas que substituam penas de prisão. A Administração Interna avança com a carta por pontos.
Crise dos Refugiados

PSD quer ouvir ministra sobre crise dos refugiados

PSD quer ouvir com carácter de urgência a nova ministra da Administração Interna. Em causa, está a crise dos refugiados e o recente fechar de fronteiras em vários países europeus.
Administração Interna

Terrorismo. Governo estuda adaptações legislativas

Constança Urbano de Sousa diz que o Governo está a estudar "algumas adaptações legislativas" devido à ameaça do terrorismo. Mas diz também que este "não se combate apenas com leis".
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo vai ser indiciado por 4 crimes

386
Já terá sido apurada matéria suficiente para indiciar Miguel Macedo por quatro crimes no âmbito do caso vistos gold: três de tráfico de influências e um de prevaricação de titular de cargo público.
Crise dos Refugiados

Nova reunião para afinar resposta europeia à crise

Ministros europeus da Administração Interna voltam a encontrar-se na segunda-feira, perante o agravamento da crise de refugiados, para concretizar a resposta acordada pela Europa.
Administração Interna

Negócio de helicópteros: Miguel Macedo investigado

4.804
Ex-ministro investigado por suspeitas de tráfico de influências em concurso público de helicópteros. Macedo terá dado informação privilegiada ao seu ex-sócio Jaime Couto Alves.
Administração Interna

Entrada de 33 novos oficiais da GNR

A ministra da Administração Interna salientouque, apesar dos constrangimentos financeiros, a GNR tem registado a entrada de novos efetivos.
País

MAI inicia negociação com três sindicatos da PSP

248
A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, anunciou que vai iniciar a negociação suplementar sobre os estatutos, com três sindicatos da Polícia, após decisão do tribunal.
Administração Interna

Nove elementos da PSP com processos disciplinares

O Ministério da Administração Interna instaurou processos disciplinares contra nove elementos da PSP, na sequência de incidentes ocorridos no Bairro da Cova da Moura, em fevereiro.
País

A nuvem e Juno

A segurança privada sofre muito com a generalização do patológico. Mas o que é preocupante é a permanente associação noticiosa da segurança privada a fenómenos ilícitos ou mesmo de índole criminal.
Administração Interna

PSP: sobem os salários, cortam-se as férias

O Governo vai aumentar os salários dos polícias mas não cedeu na redução horário de trabalho para as 36 horas, exigida pelo sindicato da PSP. Os dias de férias também vão ser reduzidos.
Administração Interna

GNR ameaça com manifestação. PSP dá prazo

922
A ministra Anabela Rodrigues afirmou que as leis orgânica da PSP e da GNR não serão aprovadas nesta legislatura, mas deixou esperança em relação aos estatutos. Mas a última reunião foi há dois meses.
Futebol

SEF: mil futebolistas em situação irregular

“O fenómeno desportivo é um chamariz para esse tipo de situações. Há muitos casos de cidadãos que nunca foram jogadores de futebol e que são trazidos por intermediários, que depois desaparecem”.
Corrupção

Ex-diretor geral da Administração Interna acusado

107
João Alberto Correia, ex-diretor geral da Administração de Infraestruturas e Equipamentos, terá sido beneficiado em obras adjudicadas por ajuste direto.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site