Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
União Europeia

Especial/ Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Augusto Santos Silva

Consulado português em Londres alvo de fraude

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o consulado português em Londres está a ser alvo de fraude, relativa à venda de marcações para atendimento consular no mercado negro.
Augusto Santos Silva

"Respeito escrupuloso pela soberania de Angola"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal está a assistir às exonerações em Angola com um "respeito escrupuloso pela soberania" do país.
Web Summit

"Rendimento incondicional é contra-intuitivo"

186
Num debate sobre Rendimento Básico Incondicional, na Web Summit, Augusto Santos Silva elencou os desafios que uma política dessa natureza poderia representar. Mas houve quem defendesse a medida.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva vai receber Boris Johnson

Augusto Santos Silva vai receber esta sexta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, para conversar sobre o Brexit e "o futuro" do Reino Unido.
Brexit

"Não há progressos nas negociações sobre o Brexit"

Em entrevista ao Politico, Santos Silva diz que as negociações sobre o brexit estão longe de progredir. E critica o governo de Theresa May por não ter um discurso comum, havendo tons muito diferentes.
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Comissão Europeia

UE. Portugal apoia ideia de ministro das Finanças

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou positiva que a ideia avançada por Juncker sobre a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo.
Furacão

Irma. Repatriamento demora o que for necessário

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o repatriamento dos portugueses afetados pelo Irma vai demorar o que for preciso. Augusto Santos Silva informou que será usado um avião C130.
Coreia do Norte

Santos Silva: sanções nunca são um fim em si mesmo

Augusto Santos Silva defendeu a necessidade de "esgotar todas as possibilidades de ação político-diplomática" junto da Coreia do Norte antes de equacionar uma iniciativa militar.
Brexit

Brexit. "O tempo é uma grande, grande restrição"

Augusto Santos Silva diz que Europa tem de esperar por uma posição concertada e unida por parte do governo britânico na negociação do Brexit. Mas avisa que o tempo disponível é uma grande restrição.
Orçamento do Estado

"Quem provocar uma crise política vai pagar caro"

1.367
Ministro dos Negócios Estrangeiros deixa aviso para negociação da proposta de Orçamento do Estado com partidos à esquerda. Santos Silva diz que Governo deixou para trás a "austeridade mais ortodoxa".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo português saúda Angola pelas eleições

O Governo português saudou hoje o povo e o Governo de Angola pelas eleições gerais realizadas na quarta-feira, manifestando total empenho em trabalhar com a nova liderança política.
Augusto Santos Silva

Santos Silva debateu Venezuela com Rex Tillerson

O ministro dos Negócios Estrangeiros debateu em Washington as situações na Venezuela, que considerou muito delicada, e na Coreia do Norte com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.
Venezuela

Venezuela. Portugal espera acordo político

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou que esta semana será "muito intensa" a nível político na Venezuela.
Venezuela

MNE. Não chegou o momento de discutir sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que ainda não chegou o momento da União Europeia discutir sanções contra a Venezuela.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

"Remodelação não significa uma punição"

O ministro Santos Silva garante que a saída da secretária de Estado dos Assuntos Europeus não teve nada a ver com atraso na transposição de diretivas comunitárias.
Fogo de Pedrógão Grande

Santos Silva defende atuação do Governo

612
Santos Silva diz que a ministra da Administração Interna está “a dar uma lição a toda a gente” na tragédia de Pedrógão Grande e espera que um incidente como o de Tancos não se torne na repetir.
Augusto Santos Silva

Santos Silva responde a críticas de Passos Coelho

O primeiro-ministro em exercício considerou "muito curioso" ouvir críticas sobre o cumprimento do objetivo orçamental por parte dos que "foram incapazes" de o fazer.
Orçamento do Estado

Governo nega cativações no investimento militar

241
PM em exercício, na ausência de Costa para férias, nega que tenha havido cativações na área militar. CDS quer que convença Costa a voltar e a demitir ministros. A isso, Santos Silva não responde.
Augusto Santos Silva

MNE. Ignorância de quem nega alterações climáticas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, advertiu que quem nega a importância das alterações climáticas demonstra "pura e simples ignorância".
Augusto Santos Silva

Santos Silva garante que tudo funciona nas férias

O primeiro-ministro em funções, Augusto Santos Silva, disse que as férias de António Costa, são "uma situação absolutamente normal" e garantiu que "todas as instituições estão a funcionar".
Guiné-Bissau

Guiné. Santos Silva quer fim da suspensão da RTP

Augusto Santos Silva apelou ao governo guineense que reverta a suspensão da atividade da RTP e RDP no país, avisando que essa decisão cria uma situação "muito problemática" na relação bilateral.
Augusto Santos Silva

Governo apoia quem regresse da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que há planos de contingência para a Venezuela, mas que, para já, basta "estar preparado" e apoiar os emigrantes que regressaram a Portugal.
Augusto Santos Silva

Problemas atuais exigem "respostas complexas"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, contrariou o discurso populista de que os problemas atuais têm soluções simples, defendendo antes que exigem "respostas complexas".
Augusto Santos Silva

Exército não estudou segurança de Almaraz

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, clarificou que o exército português "não realizou nenhum estudo sobre a segurança" da central nuclear espanhola de Almaraz, em 2010.
Venezuela

Santos Silva. Crise na Venezuela diz respeito à UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu que a crise na Venezuela "também diz diretamente respeito à União Europeia", residirem no país cidadãos europeus.
Augusto Santos Silva

Memória de vítimas portuguesas dos nazis resgatada

Portugal lembrou pela primeira vez as vítimas portuguesas do regime nazi durante a II Guerra Mundial, portugueses "muito esquecidos", mas cuja memória está a ser progressivamente resgatada.
UNESCO

Governo quer "participação portuguesa na UNESCO"

Augusto Santos Silva visitou uma exposição portuguesa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, para "projetar a participação portuguesa na UNESCO".
Brexit

Brexit. Cidadãos são prioridade, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros português deu prioridade à defesa dos direitos dos cidadãos europeus residentes no Reino Unido no âmbito do Brexit.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugueses na Venezuela sem "risco acrescido"

Augusto Santos Silva assegurou esta terça-feira que os portugueses residentes na Venezuela não estão em "risco acrescido" devido à crise política, económica e social do país.
Governo

"Com o sr. Dijsselbloem a conversa não é possível"

270
O ministro dos Negócios Estrangeiros português voltou a apontar a porta de saída a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, depois de o holandês ter feito declarações "sexistas" e "xenófobas".
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Relação com Angola é muito rica

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse esta sexta-feira que a relação de Portugal com Angola é "muita rica, densa e historicamente consolidada".
Bruxelas

Santos Silva e Azeredo Lopes em Bruxelas

Augusto Santos Silva e Azeredo Lopes vão representar Portugal num Conselho de Negócios Estrangeiros, em Bruxelas, numa sessão onde irão debater a estratégia global de segurança da União Europeia.
Angola

Costa disponível para visitar Angola na primavera

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reiterou a disponibilidade de António Costa, para visitar Angola na primavera, mas admitiu que esta deslocação só se realize após as eleições angolanas.
Pena de Morte

Portugal apela na ONU à abolição da pena de morte

Portugal exortou esta segunda-feira na ONU os países que ainda praticam a pena de morte a estabelecerem uma moratória 'de facto' como um primeiro passo para a "total abolição" da pena capital.
Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva inicia hoje visita a Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva chega esta sexta-feira a Luanda para uma visita oficial de três dias, numa deslocação que aposta no reforço da cooperação económica.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva defende aposta da Europa na NATO

Num ano de “muitas ameaças”, “riscos” e “incertezas”, o MNE quer que Portugal tenha um papel de “primeiro plano” nas Nações Unidas. A UE deve profundar a relação com a NATO e a dimensão de segurança.
Dívida Pública

"Falta impulso" para debater endividamento

O número dois do Governo, Augusto Santos Silva, admite que o endividamento excessivo "penaliza" as economias da zona euro e diz que o debate é importante mas que "falta momento e impulso político".
Augusto Santos Silva

Almaraz. MNE reitera intenção de apresentar queixa

Construção de armazéns de resíduos nucleares perto da fronteira entre Portugal e Espanha abriu incidente diplomático. MNE garante que os "procedimentos" para que a lei seja cumprida "serão ativados".
Concertação Social

Em defesa de Santos Silva (e das feiras de gado)

205
Seria um sinal preocupante indicativo de um estado geral de bovinidade do país se um ministro fosse forçado a sair pelo uso da referida expressão numa conversa privada com um amigo de longa data.
Augusto Santos Silva

Santos Silva relaciona crise com mais emigração

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal tem "verdadeiramente um problema demográfico" e comentou que "é fácil notar" o efeito da crise económica no aumento da emigração portuguesa.
Itália

Santos Silva "sereno" com referendo em Itália

111
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu o respeito pelos mecanismos da democracia, considerando que "é preciso olhar" para o referendo em Itália, que se realiza no domingo, "com alguma serenidade".
Orçamento do Estado

Santos Silva: Bruxelas "não pediu mais medidas"

Ministro dos Negócios Estrangeiros desvaloriza alertas de Bruxelas sobre Orçamento do Estado e sublinha que "não foram pedidas medidas adicionais". São "excelentes notícias" para o Governo, diz.
Augusto Santos Silva

UE não pode manter "atitude de paralisia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu que a União Europeia não pode manter "uma atitude de paralisia" perante os problemas que enfrenta.
Augusto Santos Silva

Brexit. Desencorajadas negociações bilaterais

O ministro dos Negócios Estrangeiros português apelou à negociação exclusivamente multilateral da saída do Reino Unido da União Europeia, desencorajando negociações à margem do Conselho Europeu.
Orçamento do Estado

Portugal "não tenciona renegociar a dívida"

219
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu no parlamento que Portugal "não tenciona renegociar a sua dívida", pedindo aos seus credores um corte no 'stock' da dívida.
Augusto Santos Silva

Santos Silva elogia "oposição aguerrida" do PSD

Em entrevista ao jornal i, número dois do Governo diz que caso Galp não foi difícil de gerir e que tem uma inibição no ministério que tutela: o Instituto Camões. Elogia oposição "coerente" do PSD.
Nobel da Paz

Portugal de acordo com atribuição do Nobel da Paz

O Governo português saúda a atribuição do Nobel da Paz ao Presidente da Colômbia pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil no país, e espera que motive a continuação das negociações.
Nações Unidas

ONU: Ban Ki-moon quer mulher e Portugal não gostou

153
Ministro dos Negócios Estrangeiros disse ao DN que "não compete ao secretário-geral em funções escolher o próximo". Guterres vai à frente nas votações informais.
Galp

Santos Silva vai lidar diretamente com a Galp

897
O ministro dos Negócios Estrangeiros assumiu que vai lidar "pessoalmente" com todos os assuntos entre o seu ministério e a Galp. Um dos secretários de Estado que foram ao Euro com a Galp é do MNE.
Augusto Santos Silva

Santos Silva diz que EI "está a perder terreno"

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que o Estado Islâmico está a perder terreno no Iraque e na Síria. Santos Silva participa num encontro com ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Governo: palavras de Schäuble são "inamistosas"

Santos Silva considera as declarações do ministro alemão das Finanças sobre um eventual segundo resgate de Portugal são "injustificadas e inamistosas". Queixas já seguiram para Berlim.
Brexit

Santos Silva: Reino Unido tem de proteger europeus

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "absolutamente lamentáveis" atos racistas e xenófobos no Reino Unido e recordou que este país está obrigado a proteger os cidadãos europeus.
Referendo

Santos Silva diz que UE dispensa referendo do BE

O ministro dos Negócios Estrangeiros recomendou "cabeça fria", considerando que não devem ser criadas "complexidades desnecessárias" à atual situação da Europa, sobre a proposta do Bloco de realizar um referendo em caso de sanções europeias.
Orçamento do Estado

"Funcionários" da UE promovem "hostilização"

3.186
Augusto Santos Silva diz em entrevista à TSF que "Portugal não aguenta o clima de ameaça constante" dos "funcionários" de Bruxelas, que estão sempre a dizer "isto vai falhar, isto vai falhar".
PS

Especial/ Consensos: "São uma ideia para evacuar a política"

159
Augusto Santos Silva responde assim à insistência do Presidente para haver consensos. Quanto às fragilidades da "geringonça", questiona: se Aquiles era mortal, "o que fará de nós"? Leia a entrevista

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site