Conselho das Finanças Públicas

Conselho das Finanças Públicas

Paul De Grawe e Miguel St. Aubyn no CFP

Governo, Banco de Portugal e Tribunal de Contas parecem ter chegado a consenso sobre os novos nomes que vão integrar o Conselho das Finanças Públicas.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Valor médio das novas pensões baixa 16%

Desequilíbrio entre o número de subscritores e de aposentados da Caixa Geral de Aposentações agravou-se. O valor médio das pensões de reforma baixou.
Governo

CFP. Quem são afinal os nomes vetados por Costa?

377
Costa recusou-se a explicar a Passos a razão de ter rejeitado os nomes propostos por Banco de Portugal e Tribunal de Contas para o Conselho de Finanças Públicas. Mas quem eram os candidatos?
Conselho das Finanças Públicas

"Não fazemos intriga, nem negociamos com partidos"

514
Presidente do Conselho das Finanças Púbicas respondeu a críticas sobre natureza ideológica dos pareceres do organismo. Para Teodora Cardoso, a publicação dos relatórios é garantia de independência.
Governo

A mão

2.718
Pessoas assim enjoam o primeiro-ministro. Exigem-lhe “nervos de aço. Deve dar um trabalhão fazer passar a direita como um grupo menor de maltrapilhos, de passado duvidoso e com má folha de serviços.
Maioria de Esquerda

A rolha

1.004
Os casos de Teodora Cardoso e Carlos Costa mostram como PS-PCP-BE têm intimidado instituições independentes e o escrutínio à actuação do governo. É admirável que esta intimidação passe como normal.
Conselho das Finanças Públicas

Dois conceitos de “democracia”

258
A semana passada trouxe boas notícias pluralistas de Londres e Bruxelas. Em vincado contraste, vozes autoritárias atacaram em Lisboa o pluralismo do Conselho das Finanças Públicas.
Finanças Públicas

Operação cerco

2.287
Carlos Costa e Teodora Cardoso estão no olho do furacão. É preciso legitimar o seu afastamento. Já vimos isto no passado quando os mesmos protagonistas montaram um cerco ao então PGR, Souto Moura.
Pedro Passos Coelho

Passos critica falta de "maturidade" do Governo

354
Presidente do PSD diz que reação do Governo às declarações da presidente do Conselho de Finanças Públicas sobre o défice orçamental de 2016 refletem imaturidade e pouco apreço pela sociedade civil.
Conselho das Finanças Públicas

Défice baixou à custa de "medidas insustentáveis"

2.066
Os mercados não estão a premiar o Governo pelo défice baixo, mantendo os juros em alta, porque o resultado não foi conseguido com medidas sustentáveis mas, sim, efeitos especiais como o perdão fiscal.
Teodora Cardoso

Défice excessivo nunca resolveu problemas do país

124
A presidente do Conselho de Finanças Públicas disse que Portugal nunca resolveu os seus problemas por estar sob o Procedimento por Défice Excessivo da Comissão Europeia.
Orçamento do Estado

Teodora Cardoso diz que défice é "questão de fé"

117
A presidente do Conselho de Finanças Públicas considerou que cumprir a meta do défice é "uma questão de fé" e que Portugal vai precisar de uma reestruturação da dívida "pela positiva".
Caixa Geral de Depósitos

Aumento de capital da Caixa pode penalizar défice

238
A presidente do Conselho de Finanças Públicas avisa que o reconhecimento de prejuízos adicionais no banco, por força do plano de recapitalização, terá de ser registado no défice do Estado,
Orçamento do Estado

Números do crescimento são uma "surpresa positiva"

153
Presidente do Conselho de Finanças Públicas admite a surpresa com o crescimento da economia no terceiro trimestre, mas reafirma importância de previsões prudentes porque Portugal é muito vulnerável.
Teodora Cardoso

As duras críticas de Teodora Cardoso ao Governo

1.284
O Conselho de Finanças Públicas fez, provavelmente, a mais dura avaliação ao executivo de António Costa apoiado pelo Bloco e o PCP. Mais do que os números, são as frases que são cortantes.
Orçamento do Estado

Salários e Caixa podem comprometer Orçamento

1.097
A reposição dos salários na Função Pública, a descida do IVA na restauração e a necessidade de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos são riscos para a execução orçamental, avisa o CFP.
Programa de Estabilidade

Previsões optimistas dão "muito mau resultado"

696
O Conselho das Finanças Públicas mantém as críticas ao Programa de Estabilidade. Teodora Cardoso responde a João Galamba: não é ideologia, é "racionalidade económica".
Programa de Estabilidade

Galamba: “CFP avalia com base em doutrina"

512
João Galamba, deputado socialista, lembra que o organismo liderado por Teodora Cardoso só achou credível o “plano falhado de Vítor Gaspar, de 2012”. E que tem por base uma determinada ideologia.
Orçamento do Estado

OE "não pode" ter impacto. Só vigora seis meses

212
Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas, diz que a estabilidade da economia "não se mede no momento", mas no "médio prazo".
Orçamento do Estado

Orçamento deveria ter "maior prudência", diz CFP

1.556
Conselho das Finanças Públicas diz que as previsões macroeconómicas no esboço de OE "apresentam riscos relevantes". Instituição enumera grandes riscos. Galamba rejeita críticas e recorda 2012.
IRS

Porque não há crédito fiscal? Juros travam receita

O Conselho de Finanças Públicas diz que as retenção na fonte de IRS sobre os rendimentos de capitais caíram 86% até setembro. São menos 400 milhões de euros que impedem a devolução da sobretaxa.
Conselho e Finanças Públicas

O cinto tem de continuar apertado, alerta o CFP

1.131
Pode ter efeitos "insustentáveis" medidas como a eliminação em 2016 da sobretaxa de IRS e a devolução integral dos salários da Função Pública. Novas projeções económicas são mais pessimistas.
Conselho das Finanças Públicas

Primeiro trimestre. Défice público fura meta

O défice observado no primeiro trimestre "situa-se 3,1 pontos percentuais acima do objetivo estabelecido pelo Ministério das Finanças para o ano de 2015".
Economia

Teodora:"Estímulo à procura já mostrou ineficácia"

443
Presidente do Conselho de Finanças Públicas diz que foi por se ter levado "longe demais o estímulo à procura" que Portugal perdeu competitividade.
Finanças Públicas

Défice volta a superar 3% em 2016 sem mais medidas

Ausência de renovação ou substituição das medidas temporárias em vigor, como o corte dos salários e da sobretaxa, fariam a economia crescer mais mas o défice seria superior a 3% a partir de 2016.
Finanças Públicas

Défice terá ficado em linha com o esperado 

Conselho das Finanças Públicas acredita que o défice terá ficado em linha com o esperado pelo Governo em 2014, tal como o crescimento da economia.
Orçamento do Estado

CFP: Ainda há muita margem para reduzir despesa

112
Margem do lado da receita ou não existe ou está perto de desaparecer, diz Teodora Cardoso. Despesa tem de descer, mesmo que isso implique aplicar novas medidas.
Economia

Ajustamento externo pode vir a estar em causa

A inflexão ainda não é grande, mas os indicadores vão todos no mesmo sentido e não são favoráveis à sustentabilidade do crescimento e do ajustamento externo. CFP está preocupado.
Orçamento do Estado

Previsões económicas podem ser revistas em baixa

Na altura em que o Orçamento foi elaborado, os números estavam em linha, mas os dados mais recentes apontam para que as previsões possam ser revistas em baixa, diz o Conselho de Finanças Públicas.
Orçamento do Estado

Medidas por explicar valem 421 milhões de euros

Medidas inscritas como "outras medidas setoriais" acrescem, com insuficiente explicação, aos cortes nas prestações sociais. Valor é demasiado elevado diz o Conselho das Finanças Públicas.
Teodora Cardoso

Credibilidade do país mantém-se com chumbo do TC

A presidente do Conselho de Finanças Públicas falava no Parlamento, onde referiu também a necessidade de ajustar o Documento de Estratégia Orçamental para os próximos anos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site