FFMS

Justiça

Cobrança de dívidas congestiona tribunais

A Pordata Europa disponibilizou dados que apontam Portugal como o país da União Europeia com os tribunais mais congestionados de processos cíveis, principalmente de acções de cobranças de dívidas.
Trabalhadores

Portugal tem 22,3% de trabalhadores temporários

Portugal tem a terceira taxa mais elevada de trabalhadores temporários na UE, numa lista liderada por Espanha, seguida de perto pela Polónia. A Roménia é o país com menos contratos temporários.
Sociedade

Portugal, país das mulheres e carteiras vazias

176
Estamos melhores graças às mulheres (mas piores que a Europa), as finanças familiares estão estagnadas e ir para a universidade ainda compensa. 10 coisas que precisa de saber sobre mobilidade social.
Conferências

Ruby Bridges. "O racismo ainda não acabou"

164
A ativista norte-americana Ruby Bridges foi convidada a fechar o encontro “Em que pé está a igualdade?”. O evento que que fez dela história, faz a história que ela escolheu ser.
Conferências

Igualdade: “A globalização é uma oportunidade"

"Em que pé está a igualdade?" é a pergunta para a qual se procuram pistas no 7º encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A mensagem é otimista. Este é o resumo da manhã.
FFMS

12 motivos para conversar sobre (des)igualdade

170
A Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza uma conferência sobre Igualdade, este sábado, em Lisboa. Mas ainda há tanto assim a debater sobre ela? Estes 12 gráficos provam que sim.
Entrevista

Especial/ "Quem limpa WC pode ganhar mais que um professor"

3.813
Philippe Van Parijs é um dos grandes defensores do Rendimento Básico Incondicional e está em Lisboa para explicar o conceito. Em entrevista, fala sobre as vantagens, as resistências e o que pode mudar
Hotéis

300 novos espaços hoteleiros entre 2014 e 2015

Este foi o maior aumento do número de estabelecimentos hoteleiros em Portugal, passando de 2.695 para 3.041, com destaque para 43 novos hotéis.
Educação

Taxa de escolarização cai para 97% no 1.º ciclo

Três por cento das crianças com idade para frequentar o primeiro ciclo não estavam matriculadas neste nível de ensino em 2014 e 2015, após 20 anos com uma taxa de 100%, segundo dados da Pordata.
Pordata

Por cada 100 processos findos, 172 ficam pendentes

Por cada 100 processos findos em 2016 nos tribunais judiciais, 172 ficaram pendentes. Uma situação que se verifica desde 1975, segundo dados estatísticos divulgados esta terça-feira pela Pordata.
Debate

"Em que pé está a Igualdade?" O debate da FFMS

“Será a igualdade um fim em si mesmo? Estará ao nosso alcance? Que tipo de igualdade temos e queremos?” O 7º encontro anual da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi apresentado esta quinta-feira.
Pordata

Pordata disponibiliza dados de consumo de energia

A Pordata vai começar a disponibilizar informação sobre o comportamento dos setores económicos no consumo de energia e emissões de gases com efeito de estufa.
Pordata

Mulheres portuguesas recebem menos que os homens

180
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Pordata apresentou um retrato das mulheres portuguesas: estudam mais do que os homens mas recebem 20% menos do que eles. Conheça os dados.
Presidente Trump

Especial/ Populismo põe o povo puro contra elite "corrupta"

188
Em entrevista ao Observador, Cas Mudde, politólogo especialista em populismo, diz que Donald Trump não vai mudar e considera-o assustador. Além disso, compara o Presidente dos EUA a Karl Marx.
Livros

Do euro aos segredos num hotel: novos livros FFMS

A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou os novos títulos das coleções "ensaios" e "retratos" que serão lançados durante o primeiro semestre de 2017.
Televisão

Marcelo na estreia do programa "Fronteiras XXI"

A RTP juntou-se à Fundação Francisco Manuel dos Santos para criar o "Fronteiras XXI", um novo programa mensal que traz a debate os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo.
FFMS

Novo livro de Carlos Leone: a crise, simplificada

O novo livro de Carlos Leone procura simplificar o conceito de "crise". Um livro que não foi feito para "ser lido por especialistas em crise, mas sim pelas pessoas do dia a dia”.
FFMS

"Não é um perfil mas uma história da história"

Ao longo dos anos, Portugal teve de se reinventar e isso levou a várias interpretações históricas. E o que pensam os grandes pensadores sobre estas mudanças? É esta a abordagem de Pedro Calafate.
FFMS

"O Valor da Arte", uma reflexão que aponta caminho

O novo livro de José Carlos Pereira tem um título difícil, mas mais do que encontrar uma resposta, pretende ser uma reflexão atualizada sobre da arte contemporânea portuguesa.
Educação

Alunos melhoraram no PISA por causa das escolas

102
Os resultados dos alunos portugueses no PISA melhoraram cerca de 8% entre 2000 e 2012, graças às escolas, e apesar da indisciplina dentro da sala de aula. Alunos dizem que se dão bem com professores.
Estudantes

"Há quem veja a humilhação como uma lição de vida"

140
Integração vs. obediência sem questionar. Os rituais de praxe arrastam milhares de estudantes. Elísio Estanque, sociólogo, critica o "poder despótico" e a ideia da submissão como uma escola de vida.
FFMS

Desigualdades em Portugal

112
A redução das desigualdades dependerá sobretudo da troca de impostos indirectos sobre o consumo, que afectam proporcionalmente mais os «pobres», por impostos directos sobre o rendimento.
FFMS

Vargas Llosa vem a Lisboa discutir democracia

A Fundação Francisco Manuel dos Santos convida o escritor Mario Vargas Llosa para discutir os fundamentos da democracia. O Nobel da Literatura vai encerrar o encontro “Que democracia?”, em outubro.
FFMS

Como se toma a decisão de ter filhos?

No último debate do ciclo “Maio, mês da população”, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi discutida a decisão de ter filhos e qual o papel de cada dos membros do casal.
FFMS

Natalidade. "Os filhos são boa política?"

Depois do parlamento, a natalidade foi debatida esta sexta-feira num debate promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos onde cinco deputados foram convidados a responder a esta questão.
FFMS

FFMS apresenta o "novo mundo digital"

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresentou esta quarta-feira o seu "novo mundo digital": um site, um blogue e uma série de outras iniciativas "destinadas ao universo digital".
FFMS

Jaime Gama preside a Fundação Manuel dos Santos

880
Jaime Gama vai ser o novo presidente do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, substituindo Nuno Garoupa que se demitiu para regressar à vida académica.
Educação

Frequentar o pré-escolar dá melhores resultados

339
O ensino pré-escolar influencia os resultados a longo prazo dos alunos de forma positiva. Segundo conclusões do projeto Aqeduto, as crianças que o frequentam mais tempo têm melhores resultados.
FFMS

A telenovela é uma "fábrica de sonhos"

O ensaio "Telenovela, Indústria e Cultura, Lda." foi editado da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É uma análise de Eduardo Cintra Torres ao genéro de ficção preferido dos portugueses.
Infraestruturas

Portugal investiu 4% do PIB em infraestruturas

Entre 1978 e 2011, Portugal investiu 4% do Produto Interno Bruto em infraestruturas, refere um estudo publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Alfredo Marvão Pereira.
FFMS

Alentejo Prometido. "O tempo da censura já acabou"

172
O retrato "Alentejo prometido", de Henrique Raposo, tem gerado polémica. O diretor de publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos reagiu dizendo "o tempo da censura já acabou".
FFMS

Robótica: “Sem desafios não há progresso”

129
Manuela Veloso é uma das grandes especialistas mundiais de robótica. Fundou o campeonato RoboCup, já tem na universidade robôs que fazem recados e defende que eles serão uma extensão dos humanos.
FFMS

Política e Entretenimento: a política é divertida?

A relação entre política e entretenimento é cada vez mais íntima e incontornável nas sociedades democráticas, analisa José Santana Pereira no último ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
FFMS

Frente a frente: Guterres e Durão

Os dois portugueses mais poderosos a nível internacional, Durão Barroso e António Guterres, têm uma oportunidade de debater o mundo. É hoje às 22h, na RTP1.
País

Conheça as datas do Portugal moderno

160
Quer saber qual era a maior notícia no dia em que nasceu? Ou em que dia foi o incêndio do Chiado ou o último jogo de Eusébio pelo Benfica?
FFMS

A crise dos refugiados em debate

123
O sexto número da Revista XXI é dedicado do tema das fronteiras. No debate de lançamento foi discutida a crise dos refugiados que a Europa enfrenta e a forma como tem sido gerida.
Alentejo

Especial/ Porque é que no Alentejo o suicídio é natural?

1.291
No seu novo livro, "Alentejo Prometido", Henrique Raposo usa as suas memórias pessoais para fazer o retrato da região. No capítulo que o Observador pré-publica, tenta responder a uma pergunta incómoda
Guerra

Durão Barroso alerta para guerra generalizada

Em entrevista à Revista XXI Durão Barroso fala da possibilidade de uma "guerra generalizada" porque o mundo está ainda à procura de uma nova ordem mundial e ataca Donald Trump.
FFMS

"Portugal e o Espaço"

O livro retrata o envolvimento de Portugal na exploração do Espaço. O autor, Manuel Paiva, presidiu à Comissão Ciências da Vida da Agência Espacial Europeia e participou em 10 missões espaciais.
País

Portugal regista erosão na qualidade da democracia

Um estudo sobre as variedades de democracia na Europa do Sul conclui que, durante a crise, Portugal sofreu uma erosão na qualidade da democracia. Especialistas debatem a questão dia 5 de fevereiro.
FFMS

"Rússia e Europa: uma parte do todo"

O novo livro de José Milhazes pretende ajudar a destruir alguns dos mitos que assombram a relação entre a Rússia e a Europa, e mostrar que a cultura russa tem fortes raízes europeias.
Educação

FFMS: chumbo não significa ganho na aprendizagem

720
Relatório da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostra que a maioria dos alunos que chumba num ano não melhora o aproveitamento no ano seguinte. Portugal é dos países da Europa onde mais se chumba.
Educação

Aqeduto. Alunos, escolas e país em debate

174
A FFMS e o Conselho Nacional de Educação estão a organizar vários fóruns para discutir os "resultados dos alunos portugueses nos testes PISA". O primeiro decorre a 14 de dezembro, em Lisboa.
Divulgação de Ciência

Autores esperam uma "avalancha" de correções

174
António Granado e José Vítor Malheiros apresentam o primeiro balanço sobre a cultura científica em Portugal. O livro distribuído online gratuitamente pode ser um mote para o debate à volta do tema.
Divulgação de Ciência

Os muitos atos da ciência

Braga encheu uma sala emblemática, o Theatro Circo, para discutir o papel da ciência na sociedade, com oradores escolhidos pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Ciência

Braga inaugura projeto de arquitetura viva

464
O Urban Algae Folly chegou a Braga. É o primeiro projeto de arquitetura viva a juntar microalgas e controlo digital de culturas. O objetivo? Tornar o ar mais respirável.
FFMS

Grande debate de ciência em Braga

A ciência vai estar debate na cidade de Braga. Serão mais de uma dezena de oradores para explicar a relação do conhecimento científico com a sociedade, a prosperidade e a política.
Pordata

Um em cada cinco recebe salário mínimo

Um em cada cinco trabalhadores por conta de outrem recebiam, em 2014, o salário mínimo nacional, correspondendo a 19,6% do total dos trabalhadores, mais sete pontos percentuais face ao ano anterior.
FFMS

A hegemonia da Alemanha é real e "benigna"?

Foi lançado esta quinta-feira o livro "Política Externa Portuguesa", de Tiago Moreira de Sá. Na apresentação debateu-se sobretudo a hegemonia da Alemanha na Europa: se existe e se é legítima.
FFMS

FFMS. Outubro é o "Mês da Educação"

Outubro é "Mês da Educação" para a Fundação Francisco Manuel dos Santos. A iniciativa repete-se este ano e conta com diversas conferências para discutir temas centrais do ensino em Portugal.
Educação

Rankings: 40% das piores escolas privadas fecharam

156
As escolas privadas têm pontuado melhor do que as públicas ao longo dos anos e o seu desempenho tem melhorado mais do que o das públicas. Das que pontuaram pior em 2003, 40% já tinham fechado em 2010.
FFMS

Francesca Bria: tecnologia e democracia

255
A tecnologia veio ampliar e fortalecer a relação das pessoas com os movimentos sociais e com a política e isso é determinante para o futuro da democracia. Francesca Bria explicou-nos porquê.
FFMS

Estratégia para lidar com um adolescente

222
"Adolescentes" é o novo volume da coleção Ensaios, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Fala das diferentes fases, da biologia, dos interesses e dos perigos. E do exemplo dos pais.
FFMS

A ciência sobe ao palco em três atos

A Fundação Francisco Manuel dos Santos vai promover um encontro sobre ciência em três vertentes: sociedade, prosperidade e política. O evento decorre no dia 19 de novembro em Braga.
País

“A Europa precisaria de 2,5 vezes mais imigrantes”

678
Em Lisboa, Hans Rosling, o guru da estatística, falou da crise dos refugiados e explicou onde Portugal se parece com Hong Kong: uma esperança de vida das mais altas mesmo tendo com um rendimento baixo
Crianças

Pordata Kids: a estatística não é uma cena chata

224
O Observador foi conhecer a Pordata Kids, o novo projeto destinado às crianças entre os 8 e os 12 anos. E saímos de lá com uma certeza: os adultos vão adorar.
Literatura

"Voltámos as costas ao Mar"

116
"Os últimos marinheiros", da jornalista Filipa Melo, é mais um capítulo da coleção Retratos, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Uma reflexão sobre o modo como os portugueses olham para o Mar.
Macroeconomia

Quantos Multibancos há no país? A Pordata responde

135
A base de dados Pordata tem uma nova secção sobre Macroeconomia, com mais de 90 quadros e sete áreas temáticas, onde é sintetizada a informação macroeconómica portuguesa desde 1960 até à atualidade.
Crise dos Refugiados

Refugiados: quantos são e que caminhos tomam

1.230
Em plena crise humanitária, Hans Rosling explica porque é que os refugiados escolhem a rota do perigo, usando barcos e contrabandistas em vez de voarem para a Europa.
FFMS

David Brin: “A arte mudou o mundo”

148
É astrofísico de formação mas é conhecido como escritor. David Brin acredita que “a mais elevada forma de ficção científica é a profecia auto-preventiva” e que a arte já evitou muitas catástrofes.
Turismo

Há 72 concelhos com mais turistas que habitantes

303
De acordo com um levantamento feito pela Pordata em 2013, alguns concelhos do país chegam a ter 10 vezes mais hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros que residentes.
FFMS

A internet foi desenhada para nos tornar estúpidos

398
O grande crítico da sociedade digital contesta o modo como a União Europeia abdica de pensar estrategicamente sobre o futuro. E diz que a falta de estratégia é muito preocupante.
FFMS

Usar ficção científica para ensinar política

266
Jake Bowers é professor de ciência política e tem um segredo para discutir os temas essenciais da disciplina: usar ficção científica para discutir problemas do futuro que são também do presente.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site