Lei das Rendas

Livros

Especial/ O passado de ouro da Livraria Académica. E futuro?

1.033
O mais antigo alfarrabista do Porto quase fechou, outro fecha daqui a um mês. No meio está a centenária Livraria Académica, por onde passaram Torga, Régio e Soares. Há histórias. Mas faltam clientes.
Lei das Rendas

A culpa não é dos governos, é nossa

2.780
Somos nós que validamos as escolhas dos governos. É por nossa culpa que estamos a suportar a crise dos bancos. E é culpa nossa acreditar que limitar o aumento das rendas resolve problemas na habitação
Lisboa

Lisboa à venda: de quem é a culpa?

1.666
É complicado que esta seja uma cidade em que vivem pessoas com ideias fantásticas, e outras com enorme poder, todos a olhar enquanto Olisipo arde e uma paródia dela própria renasce das cinzas.
Lei das Rendas

Lisboa envelhecida e em ruínas é mais típica?

368
O mercado do arrendamento em Lisboa ainda não funciona para todos, e está a ser perturbado pelo turismo. Mas um novo congelamento de rendas só poderá ter o resultado funesto dos anteriores.
Lojas

Há Porto sem Majestic e Guarany? A cidade discutiu

330
PS pôs a cidade a discutir a lei que quer proteger os negócios que fazem parte da identidade da Invicta. Governo quer impedir os proprietários de aumentarem as rendas. Rui Moreira quer taxa turística.
Lei das Rendas

Esquerda aprova congelamento de rendas

403
PS, BE, PCP, PEV e o deputado único do PAN aprovaram na generalidade o projeto de lei dos comunistas para prolongar de cinco para 10 anos o período de transição para atualização das rendas urbanas.
Segurança Social

“E no fim o dinheiro vai para... a construção”

948
Promover a construção civil através de mais uma desorçamentação e depauperando os recursos da Segurança Social, que enfrenta problemas gravíssimos de sustentabilidade, é juntar o insulto à injúria.
Lei das Rendas

PS quer adiar aumento de rendas para idosos

Socialistas querem aumentar a prorrogação do prazo para o aumento das rendas para quem tem mais de 65 anos. Proposta é aumentar período de transição para novas rendas de cinco para dez anos.
Lei das Rendas

TC limita despejo de inquilinos de longa duração

103
Lei de 2012 permite despejo de inquilinos com contrato há 30 anos ou mais, se o senhorio alegar que quer a casa para habitação própria ou dos seus filhos. TC declarou inconstitucionalidade.
Lei das Rendas

Ação de despejo em República de Coimbra

300
O senhorio da República da Praça, em Coimbra, vai avançar com uma ação de despejo contra estudantes ali residentes, que rejeitam celebrar um contrato com atualização da renda, de acordo com a nova lei
Parlamento

PSD-CDS rejeita alargar transição nas rendas

Propostas de alteração da maioria à lei das rendas, em vigor desde 2012, foram aprovadas na especialidade. PSD e CDS fizeram barreira a todas as propostas da oposição.
Economia

Rendas da casa não sobem em 2015

Quem tem um contrato de arrendamento de casa antigo está livre de aumento de rendas, mas também não descem. Senhorios preocupados com queda dos preços.
Habitação e Urbanismo

O que muda na lei das rendas

O cálculo da renda apoiada para inquilinos da habitação social passa a ser definido em função do rendimento do agregado familiar e da sua composição, beneficiando as famílias com mais elementos.
Lei das Rendas

Estabilidade, estabilidade, estabilidade

Portugal é um país onde muita gente nos promete muita coisa, mas onde ninguém pode garantir nada. Perante este carrossel de incerteza, Mirabeau, entre nós, não pediria audácia, mas mais estabilidade
Lei das Rendas

Proprietários rejeitam alterações à Lei das Rendas

Perante a aprovação do Conselho de Ministros, a APL promete "bater-se frontalmente" para que a Assembleia da República não deixe passar a medida e admite levar o caso às instâncias internacionais.
Explicador

Explicador/ O essencial sobre a lei das rendas

As regras no mercado de habitação mudaram em 2012 e vão agora conhecer novos acertos. O Observador preparou um Explicador com os principais pontos que estão em vigor.
Conselho de Ministros

Rendas: senhorios com menos poder para despejar

103
O Governo mexeu na lei das rendas para restringir os casos em que os senhorios alegam a necessidade de obras para despejar inquilinos e alargou a proteção a empresas.
Lei das Rendas

Governo não aumenta proteção aos mais pobres

O Governo está atrasado na alteração à lei das rendas, prometida até ao final de junho, mas já diz que há uma alteração que não vai levar adiante: o alargamento do período de proteção dos mais pobres.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site