Jaime Nogueira Pinto

Conversas à Quinta

Uma montanha de livros para o seu Natal

224
Foram muitos os livros que tivemos em cima da mesa para o habitual programa de sugestões de Natal. Nele houve um pouco de tudo, da história à biografia, do ensaio ao romance e à ciência. A não perder.
Conversas à Quinta

Crise política alemã. Normalidade ou inquietação?

De repente Angela Merkel não conseguiu formar o governo que estava a negociar. Agora talvez seja obrigada a uma coligação original: a de cristãos-democratas e sociais-democratas, mais Emmanuel Macron.
Conversas à Quinta

Que responsabilidades traz ser português no Mundo?

Uma edição especial, gravada em Macau, e a mais difícil das perguntas: como ser hoje português no Mundo? Nos confins do que foi um império, olhámos o futuro lembrando o que é singular no nosso passado
Conversas à Quinta

Arábia Saudita: o enigma de um príncipe reformista

Um príncipe herdeiro de 32 anos que parece querer reformar o reino. A escalada da tensão com o Irão e os países vizinhos. Na Casa dos Saud há muito mistério por decifrar, mas com muito petróleo dentro
Conversas à Quinta

Populismos e nacionalismos: triunfo ou ocaso?

Um ano depois da eleição de Trump, como vamos de populistas e nacionalismos? Tempo de balanço de um ano com muitas eleições (Holanda, França, Alemanha, Áustria, República Checa) e algumas surpresas.
Conversas à Quinta

O dia em que Israel começou a nascer

Uma simples folha de papel assinada por Lord Balfour, MNE do Reino Unido. A 2 de Novembro de 1917 os judeus viam reconhecido o seu direito a um "lar nacional" na Palestina. Depois tudo seria diferente
Conversas à Quinta

O golpe de Lenine que fez a Revolução de Outubro

A Revolução de Outubro mudou o mundo há 100 anos. Era ele inevitável? Ou foi antes obra do génio de Lenine? Certo é que a ilusão comunista se revelou uma tragédia, de que a Rússia ainda não recuperou.
Conversas à Quinta

O milagre do Sol e anticlericalismo na I República

A 13 de Outubro de 1917 milhares de pessoas assistiram em Fátima ao chamado "milagre do Sol". Mas seria Fátima possível sem o anticlericalismo da I República e as novas orientações da Igreja Católica?
Conversas à Quinta

Há uma nova Angola com João Lourenço?

139
O que muda em Angola com o novo Presidente? Num Conversas à Quinta gravado no início de outubro, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto explicam quem é João Lourenço.
Conversas à Quinta

A História e a política numa guerra de estátuas

Que heróis merecem estátuas? E que estátuas devem ser derrubadas? Memória e identidades numa luta política que abala os Estados Unidos, como já abalou outras democracias, da Espanha à Europa de Leste.
Conversas à Quinta

Um filme que nos mostra uma guerra sem heróis

Pode uma batalha que resultou de uma derrota humilhante ser motivo de orgulho nacional? Pode. No filme Dunkerque não há heróis individuais, antes histórias de um povo que não se rendeu. O britânico.
Venezuela

Venezuela ou a história de como se destrói um país

101
Como é possível no país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo faltar pão nas padarias? Maduro é assim tão diferente de Chávez? Há saída para a crise onde nenhum compromisso parece possível?
Conversas à Quinta

A nossa relação de amor-ódio com as Forças Armadas

Na Europa todos falam de ter Forças Armadas e uma sólida política de Defesa. Mas o jogo político acaba quase sempre em cortes no orçamento dos militares. E será que devemos preocuparmo-nos com isso?
Conversas à Quinta

Uma montanha de livros para levar para férias

Jaime Gama, Jaime Nogueira e José Manuel Fernandes trouxeram uma montanha de livros para sugerirem como leituras de férias. Um Conversas à Quinta especial para os que gostam de ler - ou só de aprender
Conversas à Quinta

Quem lembra 150 anos da abolição da pena de morte?

Foi há 150 anos. A 1 de Julho de 1867. Nesse dia Portugal abolia a pena de morte. Gesto pioneiro na época, deu um exemplo à Europa e ao Mundo. Mas hoje parece que esquecemos o seu imenso significado.
Conversas à Quinta

Como os EUA voltaram a salvar a Europa. Há 70 anos

Foi há 70 anos que foi lançado o Plano Marshall. Sem essa ajuda dos EUA à Europa dificilmente teria havido a recuperação do pós-guerra. E tanto assim foi que até Salazar dele beneficiou. Outros tempos
Conversas à Quinta

Tudo o que precisa saber sobre a Coreia do Norte

194
A Coreia do Norte é mesmo uma ameaça? Qual a sua real capacidade militar? O que valem os seus mísseis? Como planeiam os Estados Unidos neutralizá-los? E quem é Kim Jong-un? A China ainda o controla?
Estados Unidos da América

O mito de Kennedy e a sombra de "Camelot"

John F. Kennedy nasceu faz hoje 100 anos. Foi Presidente apenas 3 anos, até ser assassinado, mas o seu mito perdura. Porquê? E como explicar a sombra que paira sobre "Camelot", ou seja, a sua família?
Israel

Há 50 anos, seis dias que mudaram o Médio Oriente

Bastaram seis dias num longínquo 1967 para Israel derrotar o Egipto, a Síria e a Jordânia, mudando profundamente o Médio Oriente. 50 anos depois não se vê paz nem saída para os territórios ocupados.
Conversas à Quinta

Para onde quer Erdogan levar a Turquia?

Durante quase um século a Turquia identificou-se com o legado de Ataturk, mas essa Turquia está a mudar pela mão de Erdogan, agora com poderes reforçados. Mas quem é este homem e o que é que ele quer?
Jaime Nogueira Pinto

Especial/ Ponto final numa polémica à portuguesa

2.329
Jaime Nogueira Pinto escreve sobre o caso da conferência cancelada. "Depois do que deveria ter sido o fim, houve quem quisesse, à minha custa e à custa da verdade, reescrever em sua defesa a história"
País

"Nunca se tratou de ceder a quem quer que fosse"

Francisco Caramelo, diretor da FCSH, enviou email a docentes, investigadores e alunos explicando a novela em torno da conferência de Jaime Nogueira Pinto e garantindo que a mesma irá realizar-se.
Jaime Nogueira Pinto

Conselho de Faculdade da FCSH aprova novo debate

188
Conselho de Faculdade da FCSH, presidido por Francisco Pinto Balsemão, "apreciou" a opção tomada pelo diretor da Faculdade ao cancelar a conferência, aprovando agora o seu reagendamento.
Jaime Nogueira Pinto

AR condena suspensão de palestra de Nogueira Pinto

"Extrema-esquerda", diz CDS. "Extrema-direita", diz BE. Votos de condenação contra a suspensão da conferência de Jaime Nogueira Pinto na FCSH foram aprovados, mas não sem troca acesa de acusações.
Jaime Nogueira Pinto

Nogueira Pinto diz que merece um esclarecimento

102
Jaime Nogueira Pinto disse que o cancelamento da conferência na Universidade Nova de Lisboa merece "um esclarecimento" que permita uma saída "airosa e honrosa para todos".
Conversas à Quinta

Cem anos depois, que nos ensina Manuel de Arriaga?

170
Na semana da controvérsia, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama conversaram de novo, mas não falámos de censura, antes das lições a tirar da experiência do homem que "inventou" a Presidência da República
Jaime Nogueira Pinto

Nova rejeita ameaça à liberdade de expressão

341
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa rejeita, em comunicado, que a liberdade de expressão esteja em causa depois do cancelamento da conferência com o politólogo Jaime Nogueira Pinto.
Jaime Nogueira Pinto

Nogueira Pinto debate Trump e Brexit amanhã

557
O politólogo irá participar amanhã, quinta-feira, numa conferência dedicada a temas próximos dos que originaram o polémico cancelamento de um evento na Universidade Nova.
Jaime Nogueira Pinto

Nogueira Pinto. Ministro ligou ao reitor da Nova

418
O ministro do Ensino Superior ligou ao reitor da Universidade Nova de Lisboa para pedir esclarecimentos acerca do cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto.
Jaime Nogueira Pinto

Caso Nogueira Pinto. "Não estamos no PREC",diz CDS

1.805
Deputados do CDS exigem que Governo esclareça o cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova e diga como vai evitar novos "ataques à liberdade de expressão".
Jaime Nogueira Pinto

Associação 25 de Abril acolhe Nogueira Pinto

5.552
A Associação 25 de Abril decidiu apoiar Nogueira Pinto e disponibilizar as suas instalações para a conferência cancelada na FCSH. Também Seixas da Costa diz "lastimar" o cancelamento do debate.
Estudantes

FCSH cancela conferência de Jaime Nogueira Pinto

10.627
Evento tinha sido organizado por núcleo de estudantes ligado à Nova Portugalidade. Moção aprovada em Assembleia-Geral de Alunos e receio de violência levaram à suspensão pela direcção da faculdade.
Conversas à Quinta

Estaremos já num mundo pós-americano e pró-chinês?

233
Há 26 anos a economia chinesa valia 1/16 da americana. Agora estão a par. Xi Jiping foi a Davos defender a globalização contra o proteccionismo de Trump. Quais as ambições desta China grande potência?
Conversas à Quinta

Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe?

141
A América com Trump. O Brexit. A União Europeia em crise. A China em ascensão. A Rússia de Putin e a Turquia de Erdogan. O que sobra daquilo a que chamámos Ocidente? E das referências do liberalismo?
Conversas à Quinta

15 livros para este Natal. Dos que valem a pena

235
Quinze livros não é muito. Marcelo Rebelo de Sousa levava mais para cada programa. Mas estes foram lidos e são aqui descritos e recomendados. São boas sugestões de Natal -- para oferecer ou para ler.
Casa Branca 2016

Ninguém sabe como será a Presidência Trump

103
A vitória de Trump não foi completa surpresa para Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, só que ninguém sabe até que ponto a chegada à Casa Branca domesticará aquele que prometeu derrubar o establishment.
Comunismo

Hungria, da revolução de 1956 a Viktor Orbán

Outubro de 1956. Na Hungria a revolução é esmagada pelos tanques soviéticos. Numa conversa que misturou referências históricas e memórias pessoais, a singularidade húngara até aos dias de Viktor Orbán
Conversas à Quinta

Marrocos:por que não preocupa a vitória islamista?

122
O partido islamista venceu as eleições em Marrocos e vai continuar a governar, mas sem maioria. Contudo, isso não nos preocupa, até nos descansa. Viagem aos segredos de um reino com muito de exemplar.
Conversas à Quinta

O legado de Shimon Peres nestes tempos de Trump

O que nos ensina a vida de Shimon Peres, o desaparecido pai fundador de Israel, "falcão" e "pomba", nestes tempos em que a paz parece mais distante e é Trump que parece querer o apoio do voto judaico?
Conversas à Quinta

O mundo é um lugar cada vez mais imprevisível

Para onde vamos, agora que as certezas de que a ordem democrática e liberal tinha triunfado estão abaladas? Como imaginar um mundo quase sem crescimento económico mas com Putin, Erdogan ou Trump?
Conversas à Quinta

50 anos da ponte que em tempos se chamou Salazar

199
Salazar queria mesmo que a ponte tivesse o seu nome? E como era o país nesses dias? Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto puxaram das suas memórias e falaram da política dos anos do fim do Estado Novo.
Casa Branca 2016

Hillary vs Trump: quem representa cada um deles?

Hillary, a candidata apresentada como "a mais bem preparada de sempre". Trump, o candidato "sem qualidades para ser presidente". A 100 dias das eleições, quem tem vantagem? E o que é que está em jogo?
Livros

Livros para férias. História, romances e viagens

221
O que se leva para ler em férias? Romances, sem dúvida. Ou livros de viagens. Mas também livros que devíamos ter lido há muito. Aqui ficam as sugestões do Conversas à Quinta, incluindo boas surpresas.
Brexit

União Europeia não deve negociar de cabeça quente

A UE deve evitar a sobranceria ou o espirito de retaliação nas negociações que vai iniciar com o Reino Unido, defende Jaime Gama. Jaime Nogueira Pinto sublinha a importância do regresso da política.
PALOP

Brasil, Angola, Moçambique. Isto não está fácil

Haverá uma boa saída para o Brasil pós-Dilma? Pode Angola superar a crise económica e Portugal manter canais abertos com Luanda? E que esperança pode ter Moçambique, onde o Estado parece dissolver-se?
Espanha

Franco: 40 anos depois, que sentido faz lembrá-lo?

Francisco Franco, o "caudilho", morreu há 40 anos. Sem ele, mas com tudo o que deixou em herança, a Espanha fez-se rapidamente uma democracia. Mas será que com ele morreram também as "duas Espanhas"?
Conversas à Quinta

Entre a tentação neo-otomana e a miragem europeia

A Turquia vai de novo a votos este domingo para tentar quebrar o actual impasse político. Isto num país dividido entre a miragem da glória otomana e o sonho europeu, e entre o laicismo e o islamismo.
Jaime Nogueira Pinto

Que sentido faz recordar hoje a Marcha sobre Roma?

No fim de outubro de 1922, um ex-socialista radical, inspira a marcha sobre Roma dos seus apoiantes. No final do mês chega ele mesmo de comboio, para se tornar primeiro-ministro. Chamava-se Mussolini.
Jaime Nogueira Pinto

Tudo começou em Ceuta, há 600 anos. Verdade?

A efeméride foi em Agosto, mas passou despercebida: a expansão portuguesa começou há 600 anos, com a conquista de Ceuta. Um histórico momento de viragem que Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto lembraram
Crise dos Refugiados

Temos de saber viver com problemas sem solução

O desafio para o regresso às conversas com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto era ambicioso: que solução para a crise dos refugiados? Muitas, nenhuma definitiva: há problemas com que se tem de conviver
Imigração

Face ao Mediterrâneo: que fazer com a maré humana?

Limpezas étnicas. Genocídios. Lutas religiosas. Fugas. Migrações. Começamos pelo genocídio arménio, há 100 anos, para discutirmos os dilemas que a Europa enfrenta face às marés humanas no Mediterrâneo
40 Anos da Constituição

O dia em que a democracia começou a ganhar ao MFA

25 de Abril de 1975. Nunca em Portugal tinha havido eleições tão democráticas nem tão participadas. Ganharam os moderados, mas a democracia só triunfaria, de vez, depois de um tórrido "Verão Quente".
Jaime Nogueira Pinto

Há 100 anos, a primeira grande crise da República

A Assembleia da República comemorou no início do mês o chamado "Parlamento do Tojal". Mas será que os grupos parlamentares sabiam o que estavam a celebrar? É a dúvida que fica deste Conversas à Quinta
Colonialismo

125 anos do Ultimato. Quem ainda o recorda?

376
11 de janeiro de 1890. O Reino Unido enviou um ultimato a Portugal. O sonho de ligar Angola a Moçambique morreu nesse dia. Foi a humilhação e a crise política. Mas será que podia ter sido diferente?
Conversas à Quinta

Gama: Perdão da dívida grega é "impensável"

482
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros socialista não tem dúvidas de que a Grécia não vai conseguir vencer o braço-de-ferro com os parceiros europeus.
Holocausto

Auschwitz foi libertado há anos. Aprendemos?

1945, 27 de Janeiro: os primeiros soldados soviéticos chegam às portas do maior complexo de morte que a Humanidade conheceu: Auschwitz/Birkenau. 70 anos depois, contudo, o anti-semitismo está bem vivo
Conversas à Quinta

Brasil: a explicação das eleições que ninguém deu

Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama falam sobre o embate entre Dilma e Aécio recordando o que é original na política e nos partidos brasileiros, indo até às raízes portuguesas do grande país.
Escócia

A Escócia e a Catalunha vão ser independentes?

Síntese do programa "Conversas à Quinta", com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, que esta semana abordou os nacionalismos na Europa, a pretexto dos referendos independentistas na Escócia e Catalunha.
Conversas à Quinta

A Europa de 1914 era assim tão diferente de hoje?

Há 100 anos o atentado de Sarajevo desencadeou a engrenagem que levaria à imensa catástrofe da I Guerra Mundial. Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto exploram diferenças e semelhanças com esses tempos.
Conversas

Médio Oriente: caminhos de guerra e de extremismo

Há conversas que são também lições de história e de relações internacionais. Conversas que enriquecem e esclarecem, como esta de Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre a nova crise do Médio Oriente.
Conversas

Três livros, muitas memórias

Em tempo de Feira do Livros, três livros estiveram sobre a mesa: O Conservadorismo, Portugal: Os Anos do Fim, o Ataque aos Milionários. Pretexto para desfiar memórias e contradições.
Conversas à Quinta

Existe uma "doença francesa"?

A vitória da Frente Nacional nas europeias lançou uma sombra sobre a saúde de um país à procura do seu lugar na Europa e no Mundo. José Manuel Fernandes conversa com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
Conversas

A Europa segundo Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto

158
É um novo programa do Observador. Uma conversa moderada por José Manuel Fernandes em torno da actualidade mas sem a espuma dos dias. Uma conversa que começou hoje com um tema inevitável: a Europa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site