789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Salazar

Salazar

Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa

Artista colocou caixa com cravo e a palavra "liberdade" na campa do ditador português. "Se não cuidamos da nossa democracia, é enterrada que ela acaba", escreveu no Instagram.
Operação Papagaio

Último episódio: "A mensagem perdida"

Quem matou o capitão Almeida Santos? O que aconteceu ao líder da “Operação Papagaio”? E onde está a gravação revolucionária que deveria ter passado na rádio? Sexto e último episódio.
Operação Papagaio

Episódio 5: "O dia da operação"

Nas últimas horas antes do ataque à rádio há um obstáculo impossível de ultrapassar. No quinto episódio de “Operação Papagaio”, os militares ficam furiosos. Mas vão criar uma nova organização secreta.
Atualidade

Uma história perdida nos arquivos da PIDE

Foi a vasculhar os arquivos secretos da PIDE que a jornalista Tânia Pereirinha descobriu os pormenores de um plano louco para tentar derrubar o regime de Salazar no final dos anos 50.
Operação Papagaio

Episódio 4: "Andam a brincar aos cowboys"

No quarto episódio de “Operação Papagaio”, começam a correr boatos sobre os planos de ataque à rádio. Décadas depois, são várias as versões sobre o que pode mesmo ter acontecido. Onde está a verdade?
Operação Papagaio

Episódio 3: "Nome de código, Alice"

No terceiro episódio de “Operação Papagaio”, uma mulher misteriosa vai servir de ligação entre os conspiradores, que têm um plano para começar a revolução: atacar a rádio mais ouvida do país.
Impostos

"Imposto da ponte" criado em 1966 ainda é cobrado

A contribuição sobre valorização de terrenos devido à ponte Vasco da Gama já acabou, mas a taxa criada no tempo de Salazar por causa da ponte 25 de Abril ainda é cobrada em autarquias da margem sul.
Operação Papagaio

Episódio 2: “O plano mais louco de sempre”

No segundo episódio de “Operação Papagaio”, um capitão que planeia as revoluções em casa da amante vai aliar-se ao plano. E uma loira misteriosa vai trazer notícias inesperadas.
Observadores

Operação Papagaio: das pastas da PIDE ao "Amílcar"

A "Operação Papagaio" é um podcast para ouvir em seis episódios e conta o plano mais louco para derrubar Salazar. Fazê-lo não foi um ato de loucura — mas quase.
Atualidade

Papagaio. O plano louco para derrubar Salazar

Durante 64 anos, os detalhes deste plano estiveram escondidos nos arquivos da PIDE. "Operação Papagaio" é o novo Podcast Plus do Observador que revela toda a história.
Operação Papagaio

Episódio 1: “A organização secreta”

No primeiro episódio de “Operação Papagaio”, um cadáver é encontrado na praia do Guincho. Não tardará até a PIDE descobrir que o morto fazia parte de uma organização que queria derrubar Salazar.
Observadores

Uma mala para 15 dias de campanha eleitoral

Carros, cabos, computadores e uma mala para 15 dias. Está tudo pronto para um acompanhamento intensivo da campanha eleitoral. A Operação Papagaio começa a voar esta semana.
Podcasts

"Operação Papagaio". Está aí o novo Podcast Plus

Durante 64 anos, os detalhes do plano mais louco para derrubar Salazar estiveram escondidos nos arquivos da PIDE. "Operação Papagaio" é o novo Podcast Plus do Observador. E vai revelar toda a história
Operação Papagaio

"Operação Papagaio". Estreia a 27 de fevereiro

O novo Podcast Plus do Observador conta a história do plano louco para derrubar Salazar que juntou surrealistas e revolucionários profissionais. Até um deles ser assassinado pelos companheiros.
Ditadura

Morreu ex-ministro Rui Patrício

Tinha 91 anos e vivia desde o 25 de Abril de 1974 no Brasil. Foi o último ministro dos Negócios Estrangeiros da ditadura e assistiu ao lado de Marcelo Caetano ao fim do regime do Estado Novo.
Atualidade

A morte de Kennedy e a citação de Salazar

John F. Kennedy foi morto há 60 anos. Por que continua a ser um dos mais populares presidentes americanos? E o dia em que Salazar disse (tal como António Costa) que um político não pode ter amigos.
Cultura

Neto Dos Passos quer fazer filme sobre ditadura

O filme conta a história de João, de 16 anos, que fugiu da ditadura de Salazar para os EUA e foi acolhido por uma família norte-americana. A história é inspirada num evento da vida de John dos Passos.
Cultura

Vilarinho em filme, para voltar à aldeia submersa

António Campos filmou nos anos 70 a aldeia engolida por uma albufeira. Após restauro pelo projeto FILmar, o filme é apresentado na localidade. Fomos ao Gerês perceber como vive Vilarinho na memória.
Noticiário

20h. Rendas. PSD acusa Governo de "proteger ricos"

O vice-presidente social-democrata, António Leitão Amaro, refere que o PSD é contra esta medida e compara as intenções do PS, para a habitação, de serem idênticas às de Salazar.
Noticiário

17h. PSD invoca Salazar no Mais Habitação

"Medidas radicais, populistas e comunistas ", diz o vice-presidente do partido, António Leitão Amaro. Ainda, nos Estados Unidos, Furacão Idália já fez 2 vítimas mortais.
Fact Check

Salazar criou o Serviço Nacional de Saúde?

Post alega que Serviço Nacional de Saúde foi criado por António de Oliveira Salazar durante o Estado Novo, antes do período da democracia. Consulta ao Diário da República permite concluir o contrário
Fact Check

SNS foi criado por Salazar no Estado Novo?

Numa publicação no Facebook é indicado que o Serviço Nacional de Saúde foi criado no período do Estado Novo. No entanto, a criação do SNS tem a data de 1979, ou seja, depois da queda do antigo regime.
Comportamento

Um livro pouco especial

Nesta dependência do senhor doutor que nos proteja a todos, do amigo com poder e influência, uma coisa é certa: Salazar desapareceu mas permaneceu esta coisa insuportável do amiguismo e do respeitinho
Perceber a História

A solução militar do problema ultramarino

Em 1974, a guerra já não opunha só colonos e independentistas. Era uma guerra africana com a participação de portugueses desmotivados e com um sentimento dominante: acabar com o conflito de imediato.
Perceber a História

O início do MFA

A experiência de administração e governo civil das forças armadas foi crucial para a génese do “Movimento dos Capitães”. Marcello Caetano sabia que, se falhasse, seria substituído pelos militares.
Perceber a História

África: a guerra para acabar com a guerra

Marcello Caetano subiu ao poder em 1968 e com ele veio o objetivo pôr fim à guerra no utramar. Mas as críticas não tardaram. Mas esse não era um caminho fácil, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

A crise da guerra barata

Era cada vez mais difícil a Salazar manter os custos controlados para prolongar a guerra – e vencê-la por cansaço. E, no final da década de 1960, o anticolonialismo ganhava força, escreve Rui Ramos.
Estado Novo

Estado Novo. Câmara pede ajuda com obra cultural

Câmara pede contributo a munícipes e visitantes de Santa Comba para realizar o Centro Interpretativo do Estado Novo. Autarca admite pôr as "virtudes da democracia" em contradição ao que foi ditadura.
Perceber a História

A estratégia salazarista

Suportar uma guerra além-fronteiras para evitar conflitos políticos internos – e manter o poder. Foi essa ideia que justificou, em parte, o conflito colonial, escreve o historiador Rui Ramos.
Fact Check

Salazar foi morto por um seminarista?

Nova teoria sobre a morte de Salazar: morreu "assassinado" a "23 de abril de 1974". História explica que nem a data nem o causa da morte batem certo com os factos.
Perceber a História

Ultramar: uma guerra viável

Porque não seguiu Portugal os exemplos de outras potências europeias que retiraram das colónias africanas? Porque havia dinheiro, a geografia dos conflitos era diferente e o número de baixas reduzido.
E o Resto é História

A foto misteriosa da secretária de Salazar

Há 90 anos, "Salazar, o Homem e a sua Obra", compilação de entrevistas realizadas por António Ferro, criou o mito Salazar. Esta é a história do livro – e também de uma misteriosa foto de Mussolini...
Perceber a História

O ultramar como tragédia

Foi difícil e catastrófico retirar do ultramar em 1974? Sem dúvida. Mas, lembra o historiador Rui Ramos, também não teria sido fácil fazê-lo nas décadas anteriores.
Perceber a História

A guerra em África e as origens do 25 de Abril

Uma nova série de newsletters da autoria do historiador Rui Ramos, agora dedicada à guerra colonial e aos anos que antecederam o 25 de Abril.
Perceber a História

O final do salazarismo: o marcelismo sem Marcello

No final da vida, Salazar não soube que fora substituído por Marcello Caetano. Mas, como notou Adriano Moreira, também nunca perguntou. Rui Ramos escreve sobre a herança salazarista – e marcelista.
Perceber a História

Salazarismo: “Portugal como um destino”

Nos anos 1960, as novas gerações comparavam o atraso português com o avanço de França ou Alemanha. E a guerra colonial funcionou como o seguro de vida do salazarismo, lembra o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a política

Gerir a pequena elite política e social portuguesa, através de uma distribuição calculada de destaques, empregos, favores e pequenas atenções terá sido a principal arte de Salazar, escreve Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a doutrina e a Guerra Fria

O Estado Novo era “um mal menor que se suporta, mas a que não se adere”, disse Marcello Caetano a Salazar. Rui Ramos escreve sobre esta doutrina baseada no autoritarismo como garantia de ordem.
Perceber a História

Salazarismo: para além do fascismo

Faz sentido estudar o salazarismo em relação ao fascismo dos anos 1920 e 1930, mas , para o historiador Rui Ramos, trata-se de diferentes formas de exercer o poder – e o manter.
Perceber a História

Salazarismo: a sociedade portuguesa

Salazar aproveitou a disciplina tradicional da Igreja, do Estado e das hierarquias estabelecidas, como a das Forças Armadas, para exercer o seu poder facilmente, defende o historiador Rui Ramos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora