Secretas

Secretas

Nova líder das "secretas" promete discrição

Graça Mira Gomes, prometeu uma relação “transparente” com os cidadãos, mas uma atuação "discreta" por parte dos seus agentes. António Costa diz que secretas vão investir em equipamento e pessoal.
Parlamento

AR não consegue eleger fiscalizador das secretas

À segunda tentativa, o PSD indicou Abílio Morgado para presidir à fiscalização das secretas. PS tinha concordado, mas nome não teve a maioria necessária. O mesmo aconteceu com Jorge Lacão.
Secretas

Ex-assessor de Cavaco vai fiscalizar secretas

PS e PSD chegaram a acordo e vão indicar o antigo consultor de Cavaco Silva e advogado Abílio Morgado para fiscalizar as secretas. PSD escolhe juíza do TC pró-austeridade para Provedora de Justiça.
Secretas

Especial/ As secretas invadem emails? Não sabemos

611
Existem dúvidas sobre se as secretas fazem escutas e invadem emails. Ex-espiões admitem que a razão do Estado sobrepõe-se à lei que proíbe essas ações. Costa travou investigação em nome do segredo.
Assunção Cristas

Escutas. Cristas recusa julgamentos antecipados

A presidente do CDS-PP defendeu que o não levantamento do segredo de Estado pelo primeiro-ministro que ditou o arquivamento do caso de alegadas escutas pelas secretas será apurado "com muito rigor".
Justiça

Recusa do PM fecha caso das secretas

547
Recusa do primeiro-ministro em levantar o segredo de Estado leva o Ministerio Público a arquivar processo por escutas telefónicas ilegais alegadamente realizadas pelos serviços de informações.
Serviços De Informações

Metadados. Falta portaria para acesso das secretas

A lei que daria às secretas acesso aos metadados portugueses já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto mas falta a portaria do Governo para que entre em vigor.
Terrorismo

Portugal "não está imune a atos terroristas"

A secretária-geral do Sistema de Informações da República admite que Portugal "não está imune a atos terroristas" e definiu como uma das suas prioridades a "luta contra o terrorismo internacional".
Assembleia Da República

Secretas. Graça Mira Gomes ouvida a 18 de setembro

Embaixadora, convidada por António Costa para substituir Júlio Pereira na liderança das Secretas, é recebida pelas comissões de Assuntos Constitucionais e de Defesa Nacional.
Pedro Passos Coelho

Secretas. Escolha do líder quebrou tradição

308
O presidente do PSD lamentou que o Governo tenha quebrado a tradição de consenso entre as maiores forças políticas na indigitação da secretária-geral do SIRP, demarcando-se deste processo.
Secretas

Costa escolhe Graça Mira Gomes para as secretas

103
António Costa entregou esta segunda-feira o nome de Graça Mira Gomes ao Parlamento. Atual secretário-geral do SIRP espera há meses para ser substituído, depois de polémica com o nome de Pereira Gomes.
PCP

PCP quer fiscalizar da lei de acesso a metadados

112
O PCP anunciou que quer pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações.
Secretas

Marcelo promulga acesso das secretas a metadados

115
Diploma era contestado pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV, mas o Presidente entendeu que há consenso jurídico que permite ultrapassar as dúvidas sobre a sua constitucionalidade.
Incêndios

Especial/ A "espia" da Marinha que é a voz da Proteção Civil

4.545
Dura, inteligente, desenrascada, com perfil militar, Patrícia Gaspar é a voz da Proteção Civil desde a "lei da rolha" nos fogos. Uma missão que lhe tem valido críticas - e muitas noites longe de casa.
Proteção de Dados

Aprovada lei sobre acesso a metadados

PS, PSD e CDS-PP aprovaram esta quarta-feira, em votação final global, a nova lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados.
Secretas

PS e CDS querem acesso das "secretas" a metadados

PS e CDS/PP chegaram a acordo para a nova lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados, disse à Lusa o deputado centrista Telmo Correia.
Assembleia Da República

Secretas. PS e CDS negoceiam lei sobre metadados

PS e CDS/PP estão em conversações para apresentar um texto único, de fusão, para aprovar a nova lei para permitir aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados.
Secretas

Teresa Morais chumbada para as secretas

Deputada do PSD escolhida para presidir à fiscalização das secretas foi chumbada. Era preciso acordo mas PS e PSD não se entenderam, apesar dos elogios. Faltaram 30 votos para Teresa Morais ser eleita
Secretas

Pereira Gomes "indisponível" para liderar secretas

Nome escolhido pelo primeiro-ministro volta atrás e decide não aceitar convite de António Costa, informa o gabinete do primeiro-ministro.
Secretas

PS é contra, mas todos elogiam Teresa Morais

836
Deputada e vice do PSD está nomeada para presidir à fiscalização das secretas. Esquerda não apoia, mas na audição prévia não foi capaz de lhe apontar uma falha. Ser "chata" é motivo para chumbo?
Secretas

João Soares contesta nomeação para Secretas

O deputado João Soares defendeu que o embaixador José Júlio Pereira Gomes deveria "renunciar já" à nomeação para secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Secretas

Secretas. "Depois do referendo senti desespero"

Em declarações ao Observador, chefe indigitado das secretas reitera responsabilidade do Governo de António Guterres na decisão de sair de Timor. E garante estar de "consciência tranquila".
António Costa

Costa mantém confiança na escolha para Secretas

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou confiança no diplomata José Júlio Pereira Gomes para o desempenho das funções de secretário-geral das "secretas".
Secretas

"Secretas" dão luz verde para acesso a metadatos

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa considera equilibrada a proposta do Governo para permitir o acesso a dados de comunicações eletrónicas, os metadados.
Serviços De Informações

Apreensão nas "secretas" com nome de Pereira Gomes

118
Episódios que envolvem o embaixador chamado por António Costa para os serviços de informações estão a ser recebidos com reservas. Primeiro-ministro mantém o apoio.
Bloco de Esquerda

BE. Governo deve "reconsiderar" chefe das secretas

Nomeação de Pereira Gomes para chefiar as secretas começou por ser pacífica, mas já não é. Perante "dados novos", o Bloco de Esquerda admite que o Governo "considerar" a escolha feita.
PSD

Eleição para Conselho de Fiscalização a 7 de junho

A conferência de líderes parlamentares agendou, esta quarta-feira, para 7 de junho a eleição do elemento em falta no Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Secretas

Aprovado acesso das "secretas" a metadados

O parlamento aprovou os diplomas do Governo e do CDS-PP para acesso dos agentes dos serviços de informações a dados de tráfego de comunicações eletrónicas.
Secretas

Juízes negam acesso das secretas a metadados

Parlamento prepara-se para aprovar diploma do Governo que prevê acesso das secretas a metadados. Conselho Superior da Magistratura vê riscos de inconstitucionalidade. BE pediu a Marcelo para intervir.
Secretas

Secretas. PSD insiste e leva Teresa Morais a votos

275
Depois da nega do PS, PSD avança na mesma com candidatura de Teresa Morais para fiscalização das secretas. PSD recusa "birra" e acusa socialistas de quererem ser "os novos donos disto tudo".
Secretas

Secretas. PS considera Teresa Morais sem perfil

O líder parlamentar do PS afirmou que a vice-presidente do PSD Teresa Morais não tem o perfil adequado para o cargo de presidente do Conselho de Fiscalização das Secretas.
Secretas

PS chumba Teresa Morais para fiscalizar secretas

O PS decidiu 'chumbar' a candidatura de Teresa Morais para substituir Paulo Mota Pinto na presidência do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).
Secretas

Pereira Gomes é novo secretário-geral das Secretas

O atual secretário-geral, Júlio Pereira, há 12 anos nas Secretas, mantém-se no cargo até final da visita do Papa Francisco.
Secretas

PSD propõe Teresa Morais para fiscalizar secretas

O PSD propôs a vice do partido Teresa Morais para substituir Paulo Mota Pinto na presidência do Conselho de Fiscalização das secretas, mas o PS recusou subscrever a proposta.
Secretas

Governo vai apresentar lei sobre "secretas"

O Governo vai entregar "em breve" uma proposta ao parlamento sobre o acesso, mediante condições, a metadados de eventuais suspeitos de terrorismo, anunciou a ministra da Administração Interna.
Secretas

Costa quer esquerda a apoiar reforço das secretas

António Costa está confiante num acordo que inclua PCP e BE no sentido reforçar os poderes das secretas na recolha de dados de comunicações em casos de terrorismo. Esquerda disposta a avaliar diploma.
Segurança

"Indícios" de terrorismo sobem em Portugal

324
Relatório Anual de Segurança Interna de 2016 revelam "indícios" de "agravamento de alguns fatores de risco" de terrorismo em Portugal. Por outro lado, a criminalidade desceu.
Secretas

Conselho de fiscalização quer alteração da lei

Paulo Mota Pinto, presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações, defendeu esta terça-feira o acesso a dados de comunicações através de uma alteração legislativa.
Secretas

Conselho de Fiscalização pede fusão das secretas

O Conselho de Fiscalização do SIRP voltou a defender a fusão das secretas nacionais junto do Parlamento. A medida sempre contou com a oposição dos partidos mais à esquerda e não deverá sair do papel.
Secretas

Secretas querem aceder a metadados

O Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações defendeu uma solução legislativa que permita às secretas acederem a dados de tráfego e localização de comunicações contra o terrorismo.
Terrorismo

Aeroportos são vulneráveis, alertam PSP e SIS

Representantes da PSP e do SIS alertaram para a maior probabilidade de ataques terroristas em zonas de segurança reduzida, sublinhando que o aeroporto é um dos alvos potenciais mais vulneráveis.
Secretas

SIS. Decisão de Costa fecha investigação a espiões

1.542
Em causa, inquérito a agentes do SIS por suspeita do crime de favorecimento a arguido do caso Vistos Gold. Recusa de António Costa em revelar identidade dos espiões na origem do arquivamento.
Secretas

Secretas negam ter culpa em fuga de informação

Júlio Pereira garante que a fuga de informação de dezenas de documentos confidenciais, noticiada pelo Observador, não é da responsabilidade dos serviços de informações.
Secretas

Documentos das “secretas” aparecem em África

1.350
Relatórios do SIS, PSP e GNR apareceram inadvertidamente numa empresa local. Fuga poderá pôr em causa segurança nacional e internacional.
Secretas

Portugal é um país cada vez menos a sério

217
A Intellcorp até pode “em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", mas não de forma legal, principalmente se recorrer aos “canais próprios e contactos de ex-expiões”.
Secretas

Ex-espiões criam empresa para vender informações

1.050
"Conseguimos em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", garante um dos fundadores ao DN. Vendem serviços de Intelligence para ajudar políticos e empresários a "neutralizar ameaças".
Secretas

Chefe das "secretas" nega escutas 

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, negou a existência de interceções telefónicas por parte dos seus serviços e afastou em absoluto qualquer inspeção internacional ao funcionamento das "secretas" portuguesas.
Secretas

PCP: Chefe das secretas sem condições para ficar

O PCP acredita que Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, "não tem condições para se manter à frente do cargo". Detenção de Carvalhão Gil foi gota de água.
Secretas

Secretas: leitura do acórdão dia 19 de setembro

O tribunal marcou para 19 de setembro a leitura do acórdão do 'caso das secretas', no qual é arguido o ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho.
Secretas

Secretário-geral do SIRP conhece os documentos

João Luis, ex-funcionário das 'secretas', garante que o secretário-geral do Sistema de Inofrmações da República Portuguesa tem conhecimento de todos os documentos.
Secretas

Espião do SIS vai ficar em prisão domiciliária

A DGRSP informou que já iniciou procedimentos relativos ao pedido de vigilância eletrónica que permitirá ao funcionário do SIS detido por suspeita de espionagem ficar em prisão domiciliária.
Secretas

Espião. Encontro em Roma era para criar empresa

112
O agente do SIS disse em tribunal que pensava que o espião russo era um empresário. Carvalhão Gil afirmou ainda que tinha os documentos da NATO na mochila para os estudar.
Secretas

'Secretas' reforçam segurança

Os serviços de informações vão reforçar os procedimentos de segurança depois do caso Carvalhão Gil. A informação foi avançada durante a apresentação do novo site das 'secretas' portuguesas.
Justiça

Espião português em prisão preventiva

Frederico Carvalhão Gil, o espião português, fica em prisão preventiva, um dia depois de ter sido constituído arguido. O advogado do arguido considera o caso "um disparate pegado".
Secretas

Espião detido vai negar crime de espionagem

O funcionário do SIS detido a 21 de maio em Roma por alegada espionagem e outros crimes vai refutar as imputações do Ministério Público quando for interrogado pelo Tribunal Central de Instrução Criminal, admitiu à agência Lusa o seu advogado.
Espionagem

Espião detido em Itália já está em Portugal

Frederico Carvalhão Gil foi detido em Itália em flagrante delito quando vendia informações classificadas a outro espião russo. Aterrou esta noite em Lisboa, onde tinha inspetores da PJ à espera.
Secretas

Espião extraditado para Portugal no fim de semana

O agente do SIS Frederico Carvalhão Gil, que foi detido a vender informações secretas da NATO a um espião russo, vai ser extraditado para Portugal este fim de semana.
Justiça

NATO vai investigar SIS

Serviço de Informações de Segurança está na mira da Aliança Atlântica na sequência da detenção de Frederico Carvalhão Gil, um espião português suspeito de vender documentos secretos à Rússia.
Rússia

Afinal há espiões ou é conspiração contra Putin?

Será Bruxelas capaz de ter novas ideias (ou ir buscar velhas ao baú da história) nas relações com o Kremlin? Ou irá permitir que os “putinzinhos” tenham um papel cada vez mais destrutivo na Europa?
Secretas

Espião do SIS deverá ser extraditado até julho

Russo detido tinha passaporte diplomático e invocou imunidade para requerer libertação imediata. Tribunal italiano recusou e vai analisar pedido de extradição das autoridades portuguesas.
Secretas

Com espiões não se brinca

1.229
Portugal tem uma experiência dolorosa de relação com espiões russos, pois é bom não esquecer que, no PREC, o KGB conseguiu desviar, com o apoio do PCP, parte dos arquivos da nossa inteligência militar
País

Quando Portugal expulsou quatro espiões do KGB

A propósito do espião recentemente detido, o Observador recorda o verão de 1980, quando o Governo de Sá Carneiro expulsou diplomatas soviéticos por "intromissão nos assuntos internos" nacionais.
Secretas

O espião "certinho" apanhado a vender segredos

1.267
Um espião português foi detido, em Roma, por suspeita de estar a vender segredos a um funcionário dos serviços de informações da Rússia. Frederico Carvalho Gil era "certinho" até que se divorciou...

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site