Sindicatos

Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.
Enfermeiros

Enfermeiros. 5 mil pessoas esperadas no protesto

São esperados 5 mil enfermeiros no protesto desta sexta-feira em Lisboa, que assinala o último dia dos cinco de greve. A adesão à paralisão tem estado entre os 80 e os 90%.
Companhias Aéreas

Companhias áereas assinam contrato coletivo

A Associação das Companhias Aéreas em Portugal e dois sindicatos (SITAVA e SQAC) assinaram um contrato coletivo de trabalho para o setor das companhias aéreas estrangeiras a operar em Portugal.
Salários

UGT quer aumento médio dos salários entre 3% e 4%

A UGT defendeu um aumento médio dos salários entre 3% e 4%, a subida do salário mínimo para 585 euros e a reposição dos escalões do IRS no próximo ano.
Autoeuropa

UGT acusa sindicato da CGTP de irresponsabilidade

O secretário-geral da UGT acusou o sindicato da CGTP que marcou a greve na Autoeuropa de "enorme irresponsabilidade" e sublinhou que o diálogo e a negociação devem ser o caminho a seguir na empresa.
Enfermeiros

Enfermeiros. 87% fez greve no turno da noite

489
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros acredita que o número venha a subir neste terceiro dia de paralisação. Quanto à reunião com o ministro, José de Azevedo disse foi uma manobra de diversão.
Enfermeiros

Enfermeiros. 85% de adesão à greve, diz sindicato

O final do segundo turno dos enfermeiros teve 85% de adesão à greve. Segundo o sindicato, alguns hospitais registaram mesmo adesão de 100% e outros pararam a sua atividade devido ao protesto.
Enfermeiros

Enfermeiros em greve até sexta-feira

242
Os enfermeiros iniciaram uma greve contra a recusa do Ministério em aceitar a proposta de atualização dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.
Greve

Enfermeiros. Greve é "ilegítima, ilegal, imoral"

910
Em entrevista à SIC, o ministro da saúde disse que o governo continua aberto a negociações mas considerou que algumas das exigências dos enfermeiros não são razoáveis.
Autoeuropa

Autoeuropa já está a rever horários

A administração da Autoeuropa está a tentar reduzir o número de sábados que cada trabalhador terá de fazer para cumprir os níveis de produção previstos para o novo veículo T-Roc.
Orçamento do Estado

CGTP exige aumentos salariais de 4%

237
A CGTP exigiu aumentos salariais de pelo menos 4% para o próximo ano e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros por mês para todos os trabalhadores.
Autoeuropa

Autoeuropa reúne-se hoje com os sindicatos

A administração da Autoeuropa recebe esta quinta-feira os sindicatos naquela que é a primeira reunião depois da greve de 30 de agosto contra o trabalho ao sábado.
Pediatria

D. Estefânia. Urgência pediátrica preocupa médicos

112
Os assistentes hospitalares do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, estão preocupados com o estado do serviço de urgência pediátrica e receiam que comprometa a segurança de utentes e profissionais.
Função Pública

Sindicatos pedem reunião urgente a Centeno

A Federação de Sindicatos para a Administração Pública pediu uma reunião urgente ao ministro das Finanças para discutir, entre outros assuntos, o descongelamento das carreiras e o OE para 2018.
UGT

UGT ameaça greve na função pública

Coordenador da Federação de Sindicatos para a Administração Pública alerta para possibilidade de greve. Federação exige discutir descongelamento de carreiras e OE com Governo.
Trabalho

Viver dentro da bolha na Autoeuropa

2.356
Uma das razões para o descrédito dos sindicatos está à vista na Autoeuropa. Ali, onde se vive na bolha do passado, ainda é possível assistir a guerras partidárias mascaradas de defesa de trabalhadores
Autoeuropa

Autoeuropa. António Chora lamenta "populismos"

1.155
O histórico sindicalista que liderou a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa durante 20 anos mostra-se desagradado com a ascensão do sindicato afeto à CGTP ao controlo da CT da empresa.
Sindicatos

Governo acusado de manter precários nas escolas

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais acusou o Governo de querer "tapar o sol com a peneira". Em causa estão os precários das escolas públicas.
Greve

Enfermeiros entregam pré-aviso de greve de 5 dias

O Sindicato dos Enfermeiros vai entregar na segunda-feira um pré-aviso de greve entre os dias 11 e 15 de setembro. Entre as reivindicações estão o aumento salarial e as 35 horas de trabalho.
UGT

Reformas. UGT queria Governo a ouvir sindicatos

A UGT lamentou que o novo regime das reformas antecipadas agora aprovado abranja também os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
PT

PT. Trabalhadores em defesa dos postos de trabalho

Os órgãos representativos dos trabalhadores da PT/MEO realizam esta quinta-feira uma concentração no Porto, “pela defesa dos postos de trabalho e da estabilidade social e laboral".
MPLA

Angola. Sindicato diz que MPLA foi favorecido

A campanha eleitoral do MPLA foi favorecida pela comunicação social. A acusação vem do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, que denuncia as desigualdades das campanhas eleitorais nos media angolanos.
Greve

Trabalhadores da Carris em greve a 31 de agosto

107
Os trabalhadores da Carris vão fazer "uma greve de 24 horas" no dia 31 de agosto para contestar os cortes salariais e ao incumprimento dos contratos de trabalho.
Greve

Greve de médicos de dois dias após autárquicas

Os médicos anunciaram que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, depois das eleições autárquicas, se a nova proposta negocial do governo não apresentar soluções.
Função Pública

Precários: há 400 candidatos da RTP e Lusa

344 trabalhadores precários da RTP e 48 da Lusa já se candidataram para regularizar esse estatuto, informa o Sindicato dos Jornalistas. Na tutela da Cultura, a maioria dos inscritos é da RTP.
PSP

PSP pode agir contra policiamento desportivo

O Sindicato da PSP está a analisar a hipóteses de agir judicialmente contra o policiamento da Unidade Especial de Polícia em recintos desportivos. A organização fala em ilegalidade.
Autoeuropa

Sindicato convoca plenário e mantém greve

Os trabalhadores da Autoeuropa mantêm a greve agendada para dia 30 para contestar os horários por turnos na empresa. O sindicato convocou ainda um plenário de trabalhadores para dia 28.
Função Pública

Estado. 30 mil precários já pediram regularização

A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) afirmou que o número de requerimentos apresentados para regularização dos precários era da "ordem dos 30 mil trabalhadores".
CGTP

CGTP diz que Altice tem "medo"

O secretário-geral da CGTP acusou a Altice de ter impedido a entrada de uma delegação desta central sindical nas instalações da PT Portugal.
CGTP

CGTP exige que Governo intervenha junto da Altice

A CGTP exigiu que o Governo intervenha junto da Altice apontando que esta "não vive acima da lei" e "tem de reverter as ilegalidades que tem vindo a cometer".
Aviação

Arrancam eleições para o Sindicato dos Pilotos

As eleições para a direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil começam esta segunda-feira e decorrem até sexta-feira, com duas listas concorrentes.
Altice

Sindicatos e esquerda pedem intervenção na PT/MEO

As centrais sindicais, o BE e o PCP apelaram para a intervenção política do executivo socialista para travar o processo de transferência de trabalhadores da PT/MEO dentro da Altice.
Greve

Greve na PT. Expetativas de adesão "altas"

A greve dos trabalhadores da PT arranca à meia-noite de sexta-feira, com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom na expetativa que tenha "uma forte adesão".
Protestos

Frente Comum "acampa" junto às Finanças

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realiza na sexta-feira uma ação de luta em frente ao Ministério das Finanças. O protesto decorre entre as 16h30 e as 21h30.
PT

CGTP acusa PT de ilegalidades e exige intervenção

O secretário-geral da CGTP acusou a PT de cometer "mais uma ilegalidade" ao requisitar trabalhadores para serviços mínimos para a greve de sexta-feira, exigindo ao Governo que intervenha.
Sindicatos

Greve de guardas prisionais com adesão de 85%

A adesão ao primeiro dia de greve dos guardas prisionais ronda os 85%, segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.
CGTP

CGTP diz que Governo tem voltado costas à floresta

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou os Governos dos últimos anos de terem estado de "costas voltadas" para a floresta e para a agricultura.
Estado

Arménio Carlos desvaloriza as demissões no Governo

O secretário-geral da CGTP desvalorizou a demissão de três secretários de Estado, considerando que as "políticas a desenvolver são mais importantes do que as entradas e saídas" do Governo.
Governo

UGT e CGTP admitem mais contestação ao Governo

A UGT e a CGTP alertam para o aumento do descontentamento em diversos setores da economia, que poderá acentuar a contestação nos próximos meses, caso o Governo não responda às expectativas.
UGT

UGT quer ajudar portugueses na diáspora

A União Geral dos Trabalhadores quer criar um protocolo de colaboração com o maior sindicato de trabalhadores da construção civil da América do Norte para apoiar portugueses na diáspora.
Frente Comum

Descongelamento de carreiras "é obrigação"

A Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública vincou, esta sexta-feira, que o descongelamento de carreiras em 2018 não é mais do que a "obrigação do Governo".
CGTP

Precários. CGTP avisa Governo para não "brincar"

O secretário-geral da CGTP deixou em Castelo Branco um aviso ao Governo "para deixar de brincar com coisas sérias" e adiantou que tem que apresentar as listas dos trabalhadores precários.
Função Pública

Sindicatos e Governo discutem descongelamento

101
Sindicatos da Função Pública avançam para a discussão com o Governo com expectativa que possa ser "garantida uma mudança de posição remuneratória".
PT

PT. Ações de protesto e greve geral a 21 de julho

Sindicatos da operadora que detém as marcas Meo e Sapo convocaram greve para 21 de julho e exigem intervenção do Governo e da Presidência da República. Há dez anos que a empresa não tinha uma greve.
Orçamento do Estado

CGTP exige que aumento salarial não seja impedido

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, exigiu que o Governo não coloque "qualquer restrição" ao aumento salarial e descongelamento de carreiras no próximo ano.
Brasil

Brasil. Sindicatos protestam hoje contra Temer

Vários sindicatos dos trabalhadores saem esta sexta-feira às ruas do Brasil para protestar contra as reformas económicas do Governo de Michel Temer. As associações protestam ainda contra o desemprego.
Sindicatos

Precários. Uns sindicatos satisfeitos, outro 'nim'

Dois dos maiores sindicatos da função pública - a FESAP e o STE - estão satisfeitos com a proposta do Governo para a regularização dos precários do Estado, mas a Frente Comum "tem muitas dúvidas".
Frente Comum

Concurso específico para precários inexperientes

O Governo vai avançar com dois regimes concursais para a integração de trabalhadores precários nos quadros da administração pública segundo a Frente Comum.
Portagens

Acções pela abolição das portagens na A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram que vão avançar com ações comuns pela abolição das portagens na A23.
Governo

Precários. Reunião de Governo e sindicatos adiada

O Governo adiou para quarta-feira a reunião com os sindicatos para debater o programa de regularização dos trabalhadores precários do Estado
Governo

Precários. Governo e sindicatos retomam discussão

O Governo e os sindicatos da função pública retomam as negociações sobre a regularização dos precários. Os trabalhadores têm até ao final de junho para apresentarem pedidos de vínculo permanente.
Greve

Greve dos técnicos de diagnóstico: adesão de 100%

A greve nacional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica estava às 10h30 desta quarta-feira com uma adesão da ordem dos 100% nos principais hospitais centrais.
Função Pública

Precários: Governo propõe regras para integração

Governo apresenta hoje aos sindicatos uma proposta do diploma de regularização de precários em reuniões agendadas no ministério das Finanças. Há 100 mil precários contabilizados pelo Estado.
Trabalho

Governo quer regularizar precários do Estado

O Governo deverá entregar esta segunda-feira aos sindicatos uma proposta do diploma que enquadrará a regularização dos precários que trabalham no Estado.
CGTP

CGTP contra restrições às greves de controladores

O secretário-geral da CGTP diz que restrições recomendadas pela Comissão Europeia são "tentativa de condicionamento de um direito fundamental" e insta Governo a rejeitá-las.
Angola

Angola. Empresas acusadas de trabalho infantil

O secretário-geral da Central Geral de Sindicatos Livres e Independentes de Angola denunciou que Angola continua a registar a prática do trabalho infantil, sobretudo em empresas estrangeiras.
Greve

Greve dos trabalhadores do lixo com adesão elevada

A greve dos trabalhadores das empresas de recolha e tratamento de lixo Amarsul e Valorsul, que começou à meia-noite, registou nas primeiras horas uma adesão elevada, afirmam os sindicatos.
Frente Comum

"Medo" pode justificar baixa adesão dos precários

Apenas 15 mil trabalhadores precários apresentaram até agora requerimentos de contrato permanente com o Estado. A Frente Comum justifica a fraca adesão com o "medo",
Justiça

Greve. Ministra da Justiça pede moderação a juízes

188
Francisca Van Dunem assegura que os magistrados vão ter a reposição salarial e a progressão na carreira quando outras carreiras também tiverem. E deixou um aviso: é preciso moderação nas negociações.
Sindicatos

Precários.Sindicatos e Governo discutem integração

Os sindicatos reúnem-se esta segunda-feira no Ministério das Finanças com o programa de regularização extraordinária dos vínculos precários em cima da mesa.
CGTP

A ilusão do poder

138
A CGTP está no terreno para libertar o PCP do PS. Os olhos dos comentadores estão sobre o PSD, mas a longevidade do governo, sobretudo no pós-eleições autárquicas, será ditada por este braço-de-ferro
Professores

Sindicatos independentes desconvocam greve

Os sindicatos independentes de professores decidiram esta sexta-feira, após reunião no Ministério da Educação, desconvocar a greve marcada para o dia 14 de junho.
PSP

PSP de Faro faz serviços de limpeza

Os elementos da Unidade Especial de Polícia de Faro estão a ser incumbidos de limparem as instalações e a área envolvente da unidade, o que já motivou pedido de intervenção da direção nacional da PSP.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site