Sindicatos

Função Pública

Precários dispensados antes dos concursos

Os sindicatos da Função Pública denunciam a não renovação dos vínculos dos precários, ainda à espera de resposta ao requerimento para integração no Estado, conta o DN.
UGT

UGT "não fará fretes" na legislação laboral

102
O secretário-geral da UGT disse que a central sindical "não fará fretes em relação a legislação laboral" e referiu que "há muita gente confundida no país em relação ao momento que se vive".
CGTP

CGTP: "este é o momento" para alterar lei laboral

Arménio Carlos afirmou que "Este é o momento para falar e para se concretizar" as alterações à legislação laboral, acrescentando que o Governo ainda não apresentou nada em concreto.
Autoeuropa

Sindicato quer sábados pagos como trabalho extra

O sindicato mais representativo dos trabalhadores da Autoeuropa quer os sábados pagos como trabalho extra. Além disso, mais 250 euros/mês para quem aderir ao novo horário.
Sindicato dos Jornalistas

"Falta de respostas" às necessidades da Lusa  

A reunião com os grupos parlamentares aconteceu devido à saída de jornalistas do quadro e das secções nacional e internacional. A substituição destes jornalistas tem sido "sucessivamente adiada".
Açores

Cofaco. Sindicato ameaça com greve em S. Miguel

O Sindicato de trabalhadores ameaça com greve na empresa Cofaco, em S. Miguel, em solidariedade para com os trabalhadores da ilha do Pico. Isto resulta do "despedimento coletivo" que foi anunciado.
Açores

Conserveira Cofaco despede 180 trabalhadores

O conselho de administração da conserveira Cofaco reuniu-se com os 180 trabalhadores da fábrica para os informar de que todos seriam despedidos com direito a "indemnização e fundo de desemprego".
Greve

Greve nos registos e notariado perto dos 100%

A adesão à greve dos trabalhadores dos registos e do notariado está próxima dos 100%. A paralisação começou na quarta-feira e só termina no sábado.
Greve

Mineiros. Sindicato satisfeito com greve

O sindicato dos mineiros fez um balanço positivo da terceira greve do ano dos trabalhadores da mina de Neves-Corvo. A concessionária avisa que as greves podem causar a suspensão de investimentos.
Cabo Verde

Cabo Verde. Greve da polícia com adesão de 99%

Os sindicatos que representam a polícia cabo-verdiana avançam que a greve que começa esta quarta-feira registou uma adesão quase total. A paralisação vai estender-se por três dias.
Salário Mínimo Nacional

CGTP vai intensificar dinâmica nas empresas

495
A CGTP vai intensificar a dinâmica reivindicativa nas empresas até que o Governo aceite atualizar o salário mínimo para 600 euros, disse o secretário-geral, Arménio Carlos.
CTT

80% de adesão à noite no 2º dia de greve dos CTT

A adesão no segundo dia de greve dos trabalhadores dos CTT nos três turnos da noite ronda os 80% nas centrais de Lisboa, Porto e Coimbra, segundo fonte do SNTCT.
Comércio

Greve na distribuição começa sexta-feira 

A greve, convocada pelos sindicatos da CGTP, tem como objetivo pressionar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a evoluir na negociação do Contrato Coletivo do setor.
Salário Mínimo Nacional

UGT acusa patrões de "radicalismo"

A UGT lamentou a "postura intransigente das confederações patronais" e o seu "radicalismo" na negociação do salário mínimo nacional para 2018.
CTT

Arménio Carlos defende retorno de CTT ao Estado

O secretário-geral da central sindical CGTP, Arménio Carlos, defendeu esta noite a necessidade de "fazer retornar os CTT à esfera do setor empresarial do Estado".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Efetivos no aeroporto de Lisboa "insuficientes"

O sindicato que representa os inspetores do SEF considerou "manifestamente insuficiente" o efetivo no aeroporto de Lisboa, atualmente de cerca de 160.
Ryanair

Ryanair vai reconhecer sindicatos de tripulação

A Ryanair vai iniciar um processo de reconhecimento dos sindicatos de tripulação de cabine, tal como pretende fazer com os pilotos, anunciou a companhia aérea de 'low cost'.
Autoeuropa

CGTP quer nova estratégia para a Autoeuropa

1.605
A CGTP quer que o Governo discuta uma estratégia de médio e longo prazo para a Autoeuropa. Arménio Carlos defende que a nova estratégia tem de passar pela produção de carros elétricos.
Ryanair

Ryanair negoceia com sindicatos para evitar greve

A companhia aérea irlandesa aceitou negociar com os sindicatos para evitar greves e transtornos para os clientes, principalmente nos próximos dias.
CGTP

CGTP regista "evolução" nos recibos verdes

O secretário-geral da CGTP reconheceu que existe "alguma evolução" em relação aos recibos verdes. Ainda assim, Arménio Carlos alerta que o "problema" continua.
PT

PT. Nova gestão não se preocupa com trabalhadores

Os sindicatos da PT consideram que a reunião com o novo presidente da Altice Portugal não deu frutos. Os trabalhadores acusam a nova gestão de não se preocupar com os funcionários.
Função Pública

Descongelamento de carreiras: verba é insuficiente

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, diz que "o Governo não quer abrir os cordões à bolsa" para que todos os funcionários progridam no próximo ano.
País

Não docentes admitem todas as formas de luta

Representantes sindicais dos trabalhadores não docentes exigiram a integração de todos os funcionários das escolas que desempenham funções permanentes.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Impresa

Arménio Carlos em plenário da Impresa

107
É a primeira vez que os sindicatos entram ao mais alto nível numa reunião de trabalhadores do publishing da Impresa, que detém o Expresso e que vai alienar a Visão e a Exame, entre outras publicações.
Frente Comum

Frente Comum. Admissões só na Educação e na Saúde

Ana Avoila garante que as novas admissões na administração pública só estão previstas na Educação e na Saúde. A dirigente sindical revelou que no setor da Educação estão previstas 1.200 admissões.
Função Pública

Sindicato da função pública reúne com o Governo

As "políticas de admissões" vão ser esta quarta-feira discutidas entre os sindicatos da função pública e a secretária de Estado do Emprego Público.
Greve

Greve pára comboios na quinta-feira

271
Os sindicatos do setor ferroviário mantêm a greve marcada para dia 30 de novembro, quinta-feira. A circulação de comboios vai ser totalmente afetada e não vão existir serviços mínimos.
Alimentação

Sindicatos contestam subida do preço do pão

A Federação de Sindicatos de Alimentação contestou a subida do preço do pão em cerca de 20% em 2018. A união sindical quer uma reunião com o patronato no Ministério do Trabalho.
Política

Regulamentação do emprego científico negociada

Governo e sindicatos concluíram a negociação da regulamentação da legislação do emprego científico, para que possam ser abertos concursos para a contratação a termo de investigadores-doutorados.
Greve

Greve dos Técnicos de diagnóstico chega ao fim

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo suspenderam a greve que durava há 24 dias, depois de chegarem a acordo com o Governo.
Salários

Salário Mínimo. UGT condena posição de Bruxelas

A central sindical, que considera que o aumento do salário mínimo é "um imperativo económico e social", condenou as declarações da Comissão Europeia sobre um possível impacto negativo no emprego.
Despedimentos

Somague confirma despedimento de 300 trabalhadores

A construtora confirmou a notícia à Lusa no mesmo dia em que o presidente do Sindicato da Construção afirmou que a empresa se preparava para fazer um despedimento coletivo.
Salário Mínimo Nacional

UGT aceitará salário mínimo de 580 euros

A UGT vai aceitar a subida do salário mínimo nacional para os 580 euros. Ainda assim, Carlos Silva garante que é possível ir mais longe e propõe 585 euros.
Orçamento do Estado

Depois dos professores, quem se segue?

1.436
Descongelar carreiras foi oferecido como uma vitória, mas trouxe nova dor de cabeça a Centeno. Polícias, militares e juízes querem o mesmo que professores. O que exigem e como progridem nas carreiras?
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

1.236
O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
Professores

Greves de professores podem ser levantadas

Os sindicatos podem levantar a greve parcial à componente não letiva na terça-feira. A greve às primeiras horas da componente letiva de cada professor já tinha sido desconvocada.
Greve

Técnicos de diagnóstico: greve afeta utentes

119
A greve de técnicos de diagnósticos e terapêuticas dura há mais de 18 dias, tendo já sido afetados mais de 200 mil utentes.
Politicamente Correto

É difícil comer cabrito vivo

4.914
Estava a perceber quando terão os trabalhadores do sector privado as suas 35 horas e eis que constato que a Nação se mobiliza contra uma ignomínia: a morte de um cabrito num congresso de cozinheiros
CGTP

CGTP diz que "a luta vai garantidamente continuar"

147
O dirigente da CGTP, João Torres, disse que cerca de "60 mil trabalhadores" participaram na manifestação nacional da intersindical, em Lisboa e avisou que "a luta vai continuar".
UGT

Negociar com professores abre caminho ao diálogo

142
O secretário-geral da UGT afirmou que as negociações do governo com os professores abrem caminho à negociação para a reposição de direitos de outros trabalhadores da administração pública.
Trabalhadores

Milhares na rua pela valorização do trabalho

Milhares de pessoas de todo o país participam em Lisboa numa manifestação promovida pela CGTP em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
Sindicatos de Professores

Governo e professores chegam a compromisso

466
Governo e sindicatos da Educação chegaram esta madrugada a um compromisso, que durante dez horas esteve pendente da discussão de pormenores. Governo diz que solução é "sustentável".
Greve

Registos e notariado em greve a 12 de dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado marcou uma greve para 12 de dezembro. A organização sindical recusa a proposta de revisão de carreiras.
Professores

UGT: "Falta peso político" a ministro da Educação

110
Carlos Silva questiona a força política de Tiago Brandão Rodrigues, admite ter trocado SMS com António Costa para que este aceitasse conversar e coloca a hipótese de acordo faseado com os professores.
Greve

Greve da Manpower com adesão de 80%

Os trabalhadores da ManpowerGroup Solutions ao serviço da PT-MEO cumprem esta segunda-feira uma greve de 24 horas. Fonte sindical diz que a adesão é superior a 80%.
UGT

Governo tem de reunir, "se não vai ter guerra"

594
Secretário-geral da UGT diz que vai estar ao lado da CGTP no protesto marcado pela Fenprof. Carlos Silva ameaça com "guerra sem tréguas" se Governo não se sentar à mesa para negociar com professores.
Greve

"Adesão expressiva" à greve nos hospitais

Os sindicatos dizem que a adesão à greve foi "expressiva" nos hospitais e cuidados de saúde primários, garantindo que vão "endurecer as formas de luta" se o governo não avançar com negociações.
Conselho Económico E Social

CES contra regime simplificado de IRS

O Conselho Económico e Social considera que as alterações ao regime simplificado de IRS que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2018, irão representar "um aumento de IRS e de custos".
Médicos

Adesão à greve é maior que em protestos anteriores

Os sindicatos médicos que promovem a greve que decorre desde esta quarta-feira revelaram que a adesão ao protesto é maior do que a registada nos anteriores.
Saúde

Governo acredita em acordo com sindicatos médicos

O ministro da Saúde acredita num consenso entre o Governo e os sindicatos médicos até ao final do ano. Os médicos cumprem esta quarta-feira um dia de greve nacional.
Ministro da Educação

Problema: o ministro é um Mário Nogueira de barba

373
Não me recordo de alguma vez Portugal ter tido um ministro a juntar a sua voz à dos sindicatos contra uma norma do seu Governo. Tiago Brandão Rodrigues tem sido tudo menos um ministro da Educação
Guiné-Bissau

Professores em greve contra governo

Os professores da Guiné-Bissau iniciam esta segunda-feira uma greve nacional, convocada pelos dois sindicatos do setor, para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Guiné-Bissau

Professores guineenses marcam greve para novembro

Os dois sindicatos de professores da Guiné-Bissau emitiram um pré-aviso de greve para o período entre 06 e 24 de novembro para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Novo Banco

Sindicato defende mais despedimentos no Novo Banco

O representante do Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira acredita que o Novo Banco tem de reduzir cerca 500 trabalhadores até 2021 e diz que o banco deverá dar lucro em 2020.
Função Pública

Avoila avisa que pessoas "vão continuar a lutar"

345
A dirigente sindical fez um balanço positivo da greve da função pública de sexta-feira e reafirma que o "Orçamento tira mais do que dá" à Função Pública, pelo que continua a apear à luta.
Greve

Greve com adesão superior a 80% ao final da tarde

A adesão à greve geral da função pública continuava a fixar-se em "mais de 80%" em todo o país pelas 185. Segundo a Frente Comum, setores da saúde e educação foram os setores com maior adesão.
País

Greve. Adesão média de mais de 80%

A adesão à greve no segundo turno dos hospitais e nas escolas estava, às 12h00 de sexta-feira, próxima dos 80%, disse à agência Lusa a coordenadora da Frente Comum de sindicatos da Função Pública.
Greve

Greve. Norte CGTP fala em números perto dos 100%

A greve geral da Função Pública atingiu números "muito perto dos 100%" em vários hospitais do norte do país. Organizações sindicais esperam que números da adesão se mantenham ao longo do dia.
Greve

Vários hospitais com 100% de adesão à greve 

A cordenadora da Frente Comum de sindicatos da Função Pública considerou que a adesão nos hospitais é indicativa que a participação na greve geral será elevada.
Orçamento do Estado

OE 2018. UGT diz que os portugueses esperam mais

Central sindical defende medidas como um alívio da carga fiscal nos escalões mais baixos do IRS e também nos patamares médios.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
Greve

Greve dos guardas prisionais com adesão de 83%

O primeiro dia dos dois de greve parcial dos guardas prisionais teve uma adesão a rondar os 83%. O presidente do sindicato diz que está em causa o incumprimento do estatuto profissional.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site