Sindicatos

Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
Professores

Greves de professores podem ser levantadas

Os sindicatos podem levantar a greve parcial à componente não letiva na terça-feira. A greve às primeiras horas da componente letiva de cada professor já tinha sido desconvocada.
Greve

Técnicos de diagnóstico: greve afeta utentes

A greve de técnicos de diagnósticos e terapêuticas dura há mais de 18 dias, tendo já sido afetados mais de 200 mil utentes.
Politicamente Correto

É difícil comer cabrito vivo

4.164
Estava a perceber quando terão os trabalhadores do sector privado as suas 35 horas e eis que constato que a Nação se mobiliza contra uma ignomínia: a morte de um cabrito num congresso de cozinheiros
CGTP

CGTP diz que "a luta vai garantidamente continuar"

146
O dirigente da CGTP, João Torres, disse que cerca de "60 mil trabalhadores" participaram na manifestação nacional da intersindical, em Lisboa e avisou que "a luta vai continuar".
UGT

Negociar com professores abre caminho ao diálogo

134
O secretário-geral da UGT afirmou que as negociações do governo com os professores abrem caminho à negociação para a reposição de direitos de outros trabalhadores da administração pública.
Trabalhadores

Milhares na rua pela valorização do trabalho

Milhares de pessoas de todo o país participam em Lisboa numa manifestação promovida pela CGTP em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
Sindicatos de Professores

Governo e professores chegam a compromisso

463
Governo e sindicatos da Educação chegaram esta madrugada a um compromisso, que durante dez horas esteve pendente da discussão de pormenores. Governo diz que solução é "sustentável".
Greve

Registos e notariado em greve a 12 de dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado marcou uma greve para 12 de dezembro. A organização sindical recusa a proposta de revisão de carreiras.
Professores

UGT: "Falta peso político" a ministro da Educação

110
Carlos Silva questiona a força política de Tiago Brandão Rodrigues, admite ter trocado SMS com António Costa para que este aceitasse conversar e coloca a hipótese de acordo faseado com os professores.
Greve

Greve da Manpower com adesão de 80%

Os trabalhadores da ManpowerGroup Solutions ao serviço da PT-MEO cumprem esta segunda-feira uma greve de 24 horas. Fonte sindical diz que a adesão é superior a 80%.
UGT

Governo tem de reunir, "se não vai ter guerra"

594
Secretário-geral da UGT diz que vai estar ao lado da CGTP no protesto marcado pela Fenprof. Carlos Silva ameaça com "guerra sem tréguas" se Governo não se sentar à mesa para negociar com professores.
Greve

"Adesão expressiva" à greve nos hospitais

Os sindicatos dizem que a adesão à greve foi "expressiva" nos hospitais e cuidados de saúde primários, garantindo que vão "endurecer as formas de luta" se o governo não avançar com negociações.
Conselho Económico E Social

CES contra regime simplificado de IRS

O Conselho Económico e Social considera que as alterações ao regime simplificado de IRS que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2018, irão representar "um aumento de IRS e de custos".
Médicos

Adesão à greve é maior que em protestos anteriores

Os sindicatos médicos que promovem a greve que decorre desde esta quarta-feira revelaram que a adesão ao protesto é maior do que a registada nos anteriores.
Saúde

Governo acredita em acordo com sindicatos médicos

O ministro da Saúde acredita num consenso entre o Governo e os sindicatos médicos até ao final do ano. Os médicos cumprem esta quarta-feira um dia de greve nacional.
Ministro da Educação

Problema: o ministro é um Mário Nogueira de barba

373
Não me recordo de alguma vez Portugal ter tido um ministro a juntar a sua voz à dos sindicatos contra uma norma do seu Governo. Tiago Brandão Rodrigues tem sido tudo menos um ministro da Educação
Guiné-Bissau

Professores em greve contra governo

Os professores da Guiné-Bissau iniciam esta segunda-feira uma greve nacional, convocada pelos dois sindicatos do setor, para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Guiné-Bissau

Professores guineenses marcam greve para novembro

Os dois sindicatos de professores da Guiné-Bissau emitiram um pré-aviso de greve para o período entre 06 e 24 de novembro para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Novo Banco

Sindicato defende mais despedimentos no Novo Banco

O representante do Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira acredita que o Novo Banco tem de reduzir cerca 500 trabalhadores até 2021 e diz que o banco deverá dar lucro em 2020.
Função Pública

Avoila avisa que pessoas "vão continuar a lutar"

345
A dirigente sindical fez um balanço positivo da greve da função pública de sexta-feira e reafirma que o "Orçamento tira mais do que dá" à Função Pública, pelo que continua a apear à luta.
Greve

Greve com adesão superior a 80% ao final da tarde

A adesão à greve geral da função pública continuava a fixar-se em "mais de 80%" em todo o país pelas 185. Segundo a Frente Comum, setores da saúde e educação foram os setores com maior adesão.
País

Greve. Adesão média de mais de 80%

A adesão à greve no segundo turno dos hospitais e nas escolas estava, às 12h00 de sexta-feira, próxima dos 80%, disse à agência Lusa a coordenadora da Frente Comum de sindicatos da Função Pública.
Greve

Greve. Norte CGTP fala em números perto dos 100%

A greve geral da Função Pública atingiu números "muito perto dos 100%" em vários hospitais do norte do país. Organizações sindicais esperam que números da adesão se mantenham ao longo do dia.
Greve

Vários hospitais com 100% de adesão à greve 

A cordenadora da Frente Comum de sindicatos da Função Pública considerou que a adesão nos hospitais é indicativa que a participação na greve geral será elevada.
Orçamento do Estado

OE 2018. UGT diz que os portugueses esperam mais

Central sindical defende medidas como um alívio da carga fiscal nos escalões mais baixos do IRS e também nos patamares médios.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
Greve

Greve dos guardas prisionais com adesão de 83%

O primeiro dia dos dois de greve parcial dos guardas prisionais teve uma adesão a rondar os 83%. O presidente do sindicato diz que está em causa o incumprimento do estatuto profissional.
Greve

Greve dos médicos encerrou maioria dos blocos

A greve dos médicos da região Sul e ilhas desta quarta-feira encerrou a maioria dos blocos operatórios, segundo os sindicalistas. Já os cuidados de saúde primários registam uma adesão de 75 a 80%.
Greve

Greve dos médicos do sul e ilhas com adesão de 75%

A greve dos médicos está a ter uma adesão de cerca de 75% nos cuidados de saúde primários da região Sul e Ilhas, segundo os sindicatos dos médicos.
Greve

Médicos do Sul e Regiões Autónomas estão em greve

Os médicos da região sul e das Regiões Autónomas estão em greve desde as 00h00 desta quarta-feira, num dia que antecede greve nacional, prevista para 8 de novembro.
Sindicatos

Portaria de extensão beneficia pilotos da EasyJet

Os pilotos da EasyJet não filiados no Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, têm a partir da próxima semana as mesmas condições de trabalho dos filiados no sindicato, revela uma portaria de extensão.
Futebol

Há mais do que 177 futebolistas desempregados

O Instituto de Emprego e Formação Profissional contava em julho com 177 futebolistas desempregados, um número que Joaquim Evangelista considerou ficar aquém da realidade nacional.
Orçamento do Estado

António Saraiva: OE "dececiona as empresas"

162
O presidente da CIP mantém a confiança no Governo de Costa, mas tem reservas sobre Orçamento para 2018 e o crescimento económico do país. Do ministro da economia, diz que lhe falta "força política".
Orçamento do Estado

Todas as reações, dos partidos aos sindicatos

PSD fala em "oportunidade perdida" por não promover reformas estruturais. PCP regista elementos positivos mas não há cheques em branco. BE anuncia novas medidas para a especialidade. Todas as reações.
Enfermeiros

Ministro elogia "bom senso" dos sindicatos

O ministro da Saúde elogiou a "responsabilidade e bom senso" dos sindicatos dos enfermeiros nas negociações com o governo, após a desconvocação de greves.
Greve

Greve dos enfermeiros desconvocada

414
José Azevedo, líder do do sindicato dos enfermeiros, anunciou a desconvocação da greve anunciada para 23 de outubro. Reuniões com o Ministério começam na segunda-feira.
Função Pública

Frente Comum mantém greve para 27 de outubro

A Frente Comum considera que a nova versão da proposta do Governo sobre o descongelamento das progressões na carreira não responde às reivindicações, pelo que a greve se mantém.
Greve

Greve dos médicos com adesão de 80 a 90% no Norte

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos afirmou que a greve que decorreu esta quarta-feira na região Norte teve uma adesão de 90% nos hospitais e de 80 a 85% nos centros de saúde.
PT

PT diz aos trabalhadores para irem para casa

Até agora, a operadora da Altice pedia aos trabalhadores que cumprissem o horário. A partir de segunda-feira estão isentos de assiduidade. Sindicatos já reagiram.
CGTP

CGTP: "grande manifestação" a 18 de novembro

292
O líder da CGTP anunciou esta terça-feira uma manifestação nacional em Lisboa a 18 de novembro. Arménio Carlos lançou ainda uma petição, que diz ser "um marco no combate à precariedade".
Sindicatos

Trabalhadores da hotelaria querem aumento salarial

158
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte apresentou proposta de aumento salarial de 7,6% em 2018, "sem perda de direitos dos trabalhadores".
Impostos

Carvalho da Silva: "Não se pode reduzir impostos"

1.331
"Se as pessoas virem os seus impostos reduzidos, em regra, estão a ir-lhe ao bolso por outro lado", defende o investigador, antigo secretário-geral da CGTP.
Orçamento do Estado

Governo pensa alterações em cortes nas horas extra

O Governo mostrou abertura para alterar os cortes nas horas extraordinárias para todos os trabalhadores do Estado, avançou o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública.
Função Pública

Sindicato: propostas são "uma mão cheia de nada"

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública acusa as propostas do Governo para o descongelamento das carreiras na função pública de serem uma "mão cheia de nada".
Angola

Sindicato do MP denuncia "retaliações"

O sindicato que representa os trabalhadores do Ministério Público angolano acusou a instituição de promover pessoas por conveniência e ignorar agentes sindicais por retaliação.
Luanda

Trabalhadores denunciam despedimentos injustos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Domésticos de Luanda denunciou que empregadores estão a despedir funcionários "sem justa causa" e furtam-se a pagar as contribuições para a Segurança Social.
Função Pública

Sindicato ameaça greve se não houver aumentos

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública disse que, na sexta-feira, marcará uma greve nacional se até lá o Governo não apresentar propostas de aumentos salariais.
Autoeuropa

Especial/ Como a Autoeuropa fintou os sindicatos

330
Artigo académico publicado em 2000 por antigo quadro da Autoeuropa revela como a empresa conseguiu deixar os sindicatos da CGTP à porta e influenciar escolha da comissão de trabalhadores.
Serviços prisionais

Dezenas de guardas prisionais protestam em Lisboa

126
Várias dezenas de guardas prisionais concentraram-se diante do Estabelecimento Prisional de Lisboa pedindo a demissão do diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata.
Escolas

Contrato coletivo dos privados "não é o melhor"

A Federação Nacional da Educação defendeu que o contrato coletivo de trabalho que conseguiu para o setor privado é melhor do que deixar os trabalhadores sem qualquer proteção, mas que "não é o melhor"
Angola

Enfermeiros de Luanda ameaçam paralisar

Enfermeiros de Luanda ameaçam "paralisar a qualquer momento" caso as autoridades não resolvam reivindicações que datam desde 2012, como o pagamento de retroativos e a promoção do pessoal.
Fenprof

"Os patrões continuam a mamar nas tetas do Estado"

616
A Fenprof exigiu ao governo que moralize os colégios privados que recebem dinheiro do Estado, criticando outros sindicatos que assinaram contratos coletivos que traem os interesses dos professores.
Trabalho

Sindicato pede demissão de Pedro Pimenta Braz

Sindicato dos Inspetores do Trabalho pediu a demissão do inspetor-geral Pedro Pimenta Braz por por ter divulgado informações pessoais de uma funcionária. É "inaceitável" e "assédio moral".
Sindicatos

Médicos acusam Ministério da Justiça de provocação

Os sindicatos dos médicos acusaram o Ministério da Justiça de provocação, ao cancelaram uma reunião dedicada aos profissionais de Medicina Legal sem avisar todas as estruturas sindicais.
Segurança Social

Sindicatos da PT sem garantias

As estruturas representativas da PT/Meo, que estiveram reunidas com a secretária de Estado da Segurança Social, saíram sem garantias, com a governante apenas a prometer "analisar" a situação.
Saúde

Técnicos de diagnóstico vão entrar em greve

309
Dirigentes dos sindicatos representativos dos técnicos de diagnóstico e terapêutica vão entregar no Ministério da Saúde um pré-aviso de greve para 13 de outubro.
ASAE

Inspetores da ASAE apresentam pré-aviso de greve

Os trabalhadores da ASAE vão parar no dia 9 de outubro e exigem a valorização do estatuto de carreira dos inspetores e o retomar das negociações com o governo. Está prevista uma grande adesão à greve.
Função Pública

CGTP reclama medida para integrar precários

A CGTP reclamou como sua a medida para os precários em funções no Estado a tempo parcial poderem participar no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.
Saúde

Bastonário apela a entendimento com médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, acredita num entendimento entre os médicos e o Ministério da Saúde, apelando ao ministro para que "chegue a um entendimento" com os sindicatos.
Transportes

União de Sindicatos lamenta falta de resposta

A União de Sindicatos de Setúbal criticou, esta segunda-feira, o Ministério do Ambiente por não responder ao pedido de "reunião urgente" sobre a situação da Soflusa e Transtejo.
CGTP

OE2018: "Trabalhadores têm última palavra"

A CGTP-In recusou um cenário de crise política com o OE2018 mas avisou o Governo que "serão os trabalhadores a ter a última palavra" se as suas reivindicações não forem atendidas.
Enfermeiros

Enfermeiros. Sindicatos não chegam a acordo

A reunião entre os quatro sindicatos que representam os enfermeiros terminou sem qualquer acordo. A federação que aglutina todos os sindicatos diz que quer discutir o assunto com os profissionais.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site