Vieira da Silva

Vieira da Silva

Há falta de trabalhadores adequados, diz Ministro

Com as constantes alterações das condições do mercado de trabalho, Vieira da Silva diz que "começam a escassear as qualificações adequadas para o desenvolvimento dos serviços".
Montepio

Santa Casa no Montepio. Foi sugestão, não empurrão

358
Ministro da Segurança Social recusa a ideia de que o Governo tenha empurrado a Santa Casa para o Montepio. Foi uma sugestão. Para Vieira da Silva, o negócio não se afasta da missão da Santa Casa.
Montepio

Vieira liga Santana à ideia da Santa Casa na banca

166
O ministro do Trabalho afirmou ter sido ideia de Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa na banca mas confirma que a hipótese do Montepio partiu do Governo.
Santa Casa de Lisboa

Ministro empurra audição para não se meter com PSD

Apoiantes de Rio queriam ouvir ministro, já para a semana, sobre o negócio da Santa Casa/Montepio, que envolve Santana Lopes. Vieira da Silva não quis e empurrou data para depois das eleições do PSD.
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros discutem proposta de 580 euros

Na última reunião de Concertação Social, Vieira da Silva apresentou aos parceiros sociais uma proposta de 580 euros para o salário mínimo e disse que era "muito provável" que fosse esse o valor final.
IPSS

Especial/ Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Autoeuropa

Negociações com trabalhadores voltam esta segunda

Administração e Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa retomam esta segunda-feira as negociações. A decisão surge depois de uma reunião no Ministério do Trabalho com a presença de Vieira da Silva.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ministro assistiu a convite a Paula Brito e Costa

974
Vieira da Silva e Paula Brito e Costa foram no mesmo dia às instalações da Ågrenska. Ministro disse apenas "supor" que o convite veio dos suecos, mas responsável garante que governante assistiu a tudo
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3.024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

3.275
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
Governo

Respostas e dúvidas do ministro sobre a Raríssimas

586
Em resposta ao Observador, o gabinete do ministro repete que não sabia de irregularidades financeiras na Raríssimas, apesar da carta do ex-tesoureiro. E assegura: inspetores visitam associação amanhã.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ocupou cargo na Raríssimas

3.332
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva ocupou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas. Cargo foi ocupado entre 2013 e 2015.
Vieira da Silva

Raríssimas. Ministro foi alertado em outubro

3.625
Vieira da Silva já tinha sido avisado, há dois meses, das irregularidades nas contas da Raríssimas – denunciadas pela TVI na noite de sábado - e de várias demissões suspeitas.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Autoeuropa

Vieira da Silva: "tempo corre contra" Autoeuropa

O ministro do Trabalho advertiu que a atual situação de impasse na Autoeuropa constitui um sério risco e apelou a uma rápida convergência entre administração e trabalhadores.
Política

Idade de reforma em 2019 deverá ser de 66 anos

O ministro da Segurança Social afirmou que a idade legal da reforma em 2019 deverá fixar-se nos 66 anos e cinco meses e salientou o aumento real do poder de compra dos pensionistas em 2018.
Fact Check

Fact Check/ Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
Pensões

Subida do PIB atualiza pensões a partir de janeiro

O ministro do Trabalho disse que o crescimento homólogo de 2,5% da economia portuguesa no terceiro trimestre vai permitir a partir de janeiro a valorização automática das pensões abaixo de 850 euros.
Orçamento do Estado

Mais pensionistas com CSI e o "avô da austeridade"

Vieira da Silva voltou a ter a direita a atirar-lhe o longo passado que já tem na pasta da Segurança Social e a chamar-lhe mesmo o "avô da austeridade" nesta área. À esquerda, abriu uma janela.
Trabalho

Mais de 1/5 das pessoas de baixa podiam trabalhar

209
Cerca de 21,5% das pessoas que pediram baixa este ano estavam aptas para trabalhar. Só em setembro, foram realizadas tantas juntas médicas como em todo o ano de 2014.
Orçamento do Estado

Vieira da Silva sem brindes à esquerda

Ministro da Segurança Social não faz promessas à esquerda no subsídio de desemprego ou recibos verdes. No Parlamento, Vieira da Silva também falou no apoio aos afetados pelos fogos e antevê "falhas".
Conferências

Envelhecimento. Portugal contribui para o debate

Portugal poderá dar um contributo importante para o compromisso político conjunto que vai sair da conferência internacional das Nações Unidas sobre envelhecimento, defendeu o ministro Vieira da Silva.
Arte

Estado compra quadros de Vieira da Silva

114
O Governo aprovou a compra de seis obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva. Os quadros vão custar quase 5,6 milhões de euros.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 600€ só no final da legislatura

O Governo mantém o objetivo de aumentar o Salário Mínimo Nacional para 600 euros "no final da legislatura". Vieira da Silva diz que "o Governo irá cumprir o que está no Programa".
Governo

Aprovada prestação para pessoas com deficiência

O Governo aprovou a criação da Prestação Social para a Inclusão, cuja componente base de 264 euros será atribuída a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 80%.
Função Pública

Precários: há 400 candidatos da RTP e Lusa

344 trabalhadores precários da RTP e 48 da Lusa já se candidataram para regularizar esse estatuto, informa o Sindicato dos Jornalistas. Na tutela da Cultura, a maioria dos inscritos é da RTP.
Rendimento Social de Inserção

Quem tem carro de 25 mil deve ter direito a RSI?

8.249
O Governo considera que ter um carro não impede situações de "pobreza severa". Este sábado, entram em vigor as novas regras do Rendimento Social de Inserção.
Trabalho

Um dia e 8 respostas para evitar a precariedade

O ministro do Trabalho deu esta quinta-feira mais pistas sobre a forma como está (e irá) decorrer o processo de integração de precários no Estado. A fase de candidatura termina esta sexta-feira.
Plano Nacional de Reformas

Carreiras longas sem penalizações nas reformas

Os trabalhadores com muito longas carreiras contributivas vão poder reformar-se, sem penalizações informou o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.
Vieira da Silva

"Governo não dá ordens à Misericórdia"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou esta quarta-feira que o Governo não dá ordens à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Vieira da Silva

Ministro confirma reforma a tempo parcial até 2019

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, reiterou esta segunda-feira o compromisso de avançar até ao final da legislatura com a reforma a tempo parcial.
PSD

Vieira da Silva critica registo de Passos Coelho

Vieira da Silva criticou esta terça-feira a dificuldade do presidente do PSD de "sair de um registo negativo", assegurando que o processo de elaboração do Programa de Reformas foi transparente.
Pensões

48 anos de descontos dão reforma sem penalização

11.471
Governo propõe que trabalhadores com pelo menos 48 anos de descontos para a Segurança Social e 60 anos de idade se possam reformar antecipadamente sem penalização.
Associação Mutualista

Mudança de tutela da dona do Montepio em estudo

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, admitiu esta terça-feira que está a ser estudada a mudança de tutela da Associação Mutualista Montepio.
Segurança Social

Vieira da Silva desfia setor social a organizar-se

132
O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, desafiou hoje a economia social a dar um salto na sua representação organizada durante o congresso do setor que decorrerá este ano.
Montepio

Vieira da Silva não duvida da Associação Montepio

O ministro da Segurança Social disse esta quarta-feira que acredita que a Associação Mutualista Montepio Geral "vai continuar" a desenvolver "com eficácia e competência" as suas responsabilidades.
Montepio

Montepio. Produtos têm rácios "confortáveis"

Ministro da Segurança Social afirma desconhecer os números mais recentes da associação mutualista Montepio. Defende autonomização do banco e diz que produtos mantém rácios de cobertura confortáveis.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Baixa da TSU. Ministro pede responsabilidade

Vieira da Silva esteve esta quarta-feira no Parlamento, onde voltou a defender a legitimidade da redução da Taxa Social Única para os patrões -- medida não favorece o "grande capital", insistiu.
Parlamento

Vieira da Silva: redução da TSU favorece PME - como aconteceu

O ministro do Trabalho e Segurança Social é ouvido em comissão, no meio da tempestade política provocada pelo anúncio do PSD de chumbar a TSU. E no dia seguinte à assinatura do acordo de Concertação.
Concertação Social

Governo não tem plano B para compensar patrões

150
O ministro da Segurança Social diz que "não está em cima da mesa" uma compensação alternativa para os patrões, caso Parlamento chumbe redução da TSU. Patrões reúnem-se hoje com Governo.
Pensões

Ministro garante pensões sem penalizações

O ministro do Trabalho garantiu que os pensionistas não vão ser prejudicados no valor das respetivas pensões este ano, apesar do montante que vão receber em janeiro ser mais baixo.
Vieira da Silva

Mais dias de férias? "Não está no programa"

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou hoje que alterar o número de dias de férias não está no programa do Governo.
CDS-PP

CDS desafia Governo a apresentar relatório da OCDE

125
Os democratas-cristãos apresentaram um requerimento para forçar o Governo a apresentar o relatório da OCDE que elogia a reforma laboral introduzida pelo Governo PSD/CDS.
Segurança Social

Cooperação com sociedade civil cresceu 11 vezes

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou que o esforço de cooperação com a sociedade civil cresceu 11 vezes de 1980 para 2015 e que ultrapassa hoje os 1.500 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Pensões mínimas vão ter aumento extraordinário

536
Pensões mínimas devem aumentar de forma extraordinária só a partir de agosto, até aos 5 ou 6 euros de aumento anual, ou seja, já contando com o aumento ao nível da inflação do início do ano.
Complemento Solidário Para Idosos

Muitos idosos não sabem que podem receber o CSI

Milhares de idosos poderão estar em condições de receber o Complemento Solidário para Idosos (CSI), mas não o fazem por desconhecimento, admitiu esta quarta-feira o ministro da Segurança Social.
Desemprego

"Economia não está parada", diz Vieira da Silva

O ministro do Trabalho vê os dados do INE relativos ao desemprego no último trimestre como um "bom sinal" até para levar à Concertação Social.
Orçamento do Estado

"771 mil mínimas sem um cêntimo" do PSD e CDS - como aconteceu

127
O ministro do Trabalho e da Segurança Social está no Parlamento para discutir do Orçamento. As pensões dominam o debate, com Vieira da Silva a atacar a direita por não ter aumentado 771 mil mínimas.
Pensões

Condição de recursos nunca antes de 2018

O ministro da Segurança Social garante que a medida vai exigir um estudo "cuidado" por se tratar de um tema "sensível". Uma garantia: a condição de recursos será apenas para pensões não contributivas.
Vieira da Silva

Nada fechado sobre condição de recursos

Vieira da Silva diz que nada está decidido sobre condições de recurso para prestações sociais e que o que está em causa é a reavaliação da condição de recursos para as prestações onde já é aplicada.
Orçamento do Estado

Pensões até 275 euros podem ter aumento extra

450
O ministro respondeu aos críticos que acusam os socialistas de "insensibilidade social". E introduziu uma novidade: afinal, atualização extraordinária pode chegar a pensões abaixo dos 275 euros.
Vieira da Silva

Portugal tem "demasiada pobreza", há que mudar

156
O ministro Vieira da Silva afirmou hoje que Portugal é um "país com demasiada pobreza", uma situação que "é urgente" mudar, sendo a "maior prioridade" o combate à pobreza infantil.
Vieira da Silva

Contratação coletiva. Lei tem de mudar

O quadro é "crítico": o dinamismo da contratação coletiva está em quebra "substancial", as convenções coletivas de trabalho são poucas e o seu conteúdo é pobre. É preciso agir, diz Vieira da Silva.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Já há nova equipa para dirigir ISS

Depois de conhecidas as demissões no Instituto da Segurança Social na semana passada, o ministro Vieira da Silva já nomeou substitutos. Todos já tinham trabalhado com ministro em governos anteriores.
Estivadores

BE quer ouvir Vieira da Silva sobre despedimentos

101
Bloco de Esquerda "não compreende" o anúncio de despedimento coletivo por parte das associações dos Operadores Portuários, o qual considera "grave" e "anticonstitucional".
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

36% dos contratados em 2016 recebem salário mínimo

87 mil dos trabalhadores contratados nos primeiros três meses do ano recebiam 530 euros. A informação surge no relatório do Ministério do Trabalho que amanhã será discutido na concertação social.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site