Política

China

4 horas de discurso para mais 5 anos no poder

O presidente chinês (e secretário-geral do Partido Comunista), Xi Jinping, discursou esta quarta-feira durante quase quatro horas. Houve bocejos e olhares para o relógio, mas o PCC saiu reforçado.
PS

Minoria do PS pede reunião dos órgãos nacionais

Membros da minoria interna dos socialistas, integrados no movimento "Resgatar a democracia", requereram a António Costa, a convocação urgente de reuniões dos órgãos nacionais.
CDS-PP

Cristas. Costa "não está à altura" das funções

Moção de censura que será apresentada pelo CDS na quinta-feira visa António Costa, que “não está à altura para o exercício das funções que desempenha”, afirmou Assunção Cristas.
Governo

Constança exerceu funções num período difícil

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou que Constança Urbano de Sousa enfrentou condições "muito, muito, muito difíceis" no verão.
António Costa

As 115 mortes que pesam na consciência de Costa

42 nos incêndios deste fim de semana. 64 no incêndio de Pedrógão Grande. 5 bombeiros chilenos e um português num incêndio na Guarda, em 2006. 2 agentes da PSP, em 2005. Um inspetor, em 2001.
Incêndios

O banho de humildade de António Costa

A magistratura de interferência de Marcelo, a fragilidade de António Costa e o fantasma da ex-ministra. A capitulação do primeiro-ministro num BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Vítor Matos
Debate Quinzenal

Três recuos de Costa e os dois desafios do debate

Em 24 horas loucas, Costa recuou na demissão da ministra e admitiu que a queria manter até sábado, acelerou indemnizações e admitiu abrir cordões à bolsa. PSD desafiou-o a lançar moção de confiança.
Crónica

Crónica. A capitulação de um primeiro-ministro

678
Esta é a crónica da rendição de um primeiro-ministro perante um Presidente. Costa aprendeu a lição tarde de mais, com vítimas. O líder do PS não é Soares, nem Guterres, nem Sampaio. Por Vítor Matos
Rui Rio

Ex-ministro coordena moção de candidato Rui Rio

O ex-ministro da Educação David Justino vai coordenar a moção de estratégia global do candidato à liderança do PSD Rui Rio.
Guiné-Bissau

Guiné. PM não compactua com atos destabilizadores

O Presidente da Guiné-Bissau diz que "não compactua" com atos que atentam contra a estabilidade do país e condenou o incidente registado na sede nacional do PAIGC.
Moção de Censura

PR. Censura acaba com o "equívoco" do apoio do PCP

865
O Presidente da República disse no discurso que a aprovação da moção de censura, ou seja, a queda do Governo, acaba com um "equívoco": as dúvidas sobre o apoio do PCP à "geringonça".
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Governo assume compensação às vítimas

O governo vai assumir as compensações pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande através de um mecanismo extrajudicial. A associação dos familiares das vítimas reuniu com o primeiro-ministro.
Angola

Angola. Líder da UNITA apela ao diálogo

O líder da UNITA aconselhou esta quarta-feira o presidente angolano a manter o diálogo para resolver problemas antigos. Isaías Samakuva afirmou que a consolidação do Estado é uma prioridade.
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Debate quinzenal. Mais pressão sobre Governo

A tragédia dos fogos e a demissão da ministra da Administração Interna vão marcar o debate desta quarta-feira no Parlamento. Apoios de António Costa à esquerda também vão ser testados.
PSD

Passos Coelho pede demissão de Costa

2.358
Foi o que ficou subentendido nas suas palavras duras: "Tenho vergonha", "não merece uma segunda oportunidade", "não tem condições para inspirar confiança". PSD vai aprovar moção de censura ao Governo.
Incêndios

Crónica. Uma foto que fala tanto como o discurso

9.497
Antes de falar ao país, o Presidente abraçou algumas vítimas dos incêndios. No seu rosto vemos a imagem de uma pessoa com sentimentos. O que faz toda a diferença. Uma crónica de José Manuel Fernandes.
Partido Comunista Chinês

Congresso do PC Chinês. Vem aí uma "nova era"?

O 19º congresso do Partido Comunista Chinês começou esta quarta-feira com um discurso de três horas do líder, Xi Jianping. 2.300 membros do maior partido político do mundo participam no evento.
Perfil

Especial/ "A professora" que acabou cercada pelo fogo

418
Há 17 anos, a professora "germânica" chamou a atenção de Severiano Teixeira. Recomendou-a a Costa que não a largou mais. Quem é a mulher que, em 2016, dizia que uma ministra nunca está de férias.
Incêndios

A carta de demissão da ministra na íntegra

564
Ministra diz que não tem “condições políticas e pessoais” para continuar no cargo e pediu esta a demissão para preservar a sua “dignidade pessoal”. Costa "tem de aceitar". Leia a carta na íntegra.
Política

PS. Carlos César recandidata-se a líder de bancada

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, anunciou que se recandidata à liderança da bancada, numa equipa em que a deputada socialista Jamila Madeira sobe a uma das vice-presidências.
Incêndios

Em direto/ Eduardo Cabrita novo MAI; um amigo como Adjunto

Em atualização 6.302
Costa escolhe Eduardo Cabrita para ministro da Administração Interna e coloca Siza Vieira, outro dos seus amigos mais próximos, para ministro Adjunto. No debate, houve um pedido de desculpas.
Incêndios

Costa recebe Familiares das Vítimas de Pedrógão

139
O primeiro-ministro recebe esta quarta-feira a Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, que tem exigido que o Estado assuma a totalidade das suas responsabilidades.
Incêndios

Manuel Alegre critica "falência do Estado"

3.689
O histórico socialista, que foi deputado e candidato a Presidente da República, afirma que "não consegue ficar calado". Num artigo de opinião no DN, Manuel Alegre fala de interesses instalados.
Incêndios

Jorge Gomes desmente pedido de demissão

466
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, desmente ao Observador ter pedido demissão esta madrugada, na sequência dos incêndios deste fim de semana, como foi avançado pela RTP.
Incêndios

Sr. primeiro-ministro não me faça chorar

2.515
“Seguramente situações como as de domingo vão repetir-se” disse Costa. Era conveniente que explicasse até quantos mortos precisa que se repitam para que jamais voltem a repetir-se?
Pedro Santana Lopes

A ministra ficar é solução? Para Santana Lopes não

Santana Lopes não vê como solução a permanência de Constança Urbano de Sousa com a pasta do MAI. Santana revê-se nas palavras de Marcelo e quer responsabilidades políticas pelos incêndios de domingo.
Incêndios

PCP dá a entender que vota contra moção de censura

132
O PCP voltou a defender a "adoção de medidas e políticas de fundo" relacionadas com a florestas. O partido recusa aquilo que diz serem "manobras parlamentares" com "objetivos políticos ".
Marcelo Rebelo de Sousa

Frases. As respostas de Marcelo a António Costa

950
Costa pediu tempo, Marcelo celeridade. Costa pediu compreensão, Marcelo inconformismo. Costa afastou demissões, Marcelo exigiu um ciclo novo. Costa não pediu desculpa, para Marcelo impunha-se o gesto.
Greve

Técnicos de diagnóstico cancelam greve

806
O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica cancelou a greve, prevista para dia 19, por tempo indeterminado por respeito às vítimas dos incêndios.
Incêndios

Não "banalizar" mortes. AR diga se quer o Governo

15.574
Presidente pede ao Parlamento para avaliar se quer que este Governo continue. Disse por outra palavras que o Governo deve remodelar a ministra. E que "banalizou" mortos.
PS

Carlos César admite saída de Constança

675
O líder parlamentar socialista admitiu que António Costa pode afastar Constança Urbano de Sousa depois do Conselho de Ministros extraordinário de sábado. "É uma decisão que só a ele compete tomar".
Caixa Geral de Depósitos

PSD e CDS criticam comissão de inquérito à CGD

O PSD acusa o relator da segunda comissão de inquérito a Caixa de "parcialidade nas conclusões" e vai apresentar uma versão alternativa das mesmas. O CDS-PP fala em "omissões", que tentará colmatar.
Incêndios

PCP vai ser ouvido por Marcelo depois do CDS

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o PCP na quarta-feira, logo depois da reunião já agendada com o CDS para falar sobre os incêndios de domingo.
Incêndios

Fogos. Partidos vão confrontar primeiro-ministro

321
As bancadas do PSD, PCP e Verdes escolheram para o debate quinzenal temas diretamente relacionados com a nova vaga de incêndios do fim de semana que provocaram pelo menos 41 mortos.
Política

O dia em que Jorge Coelho pediu a demissão

1.467
Há 16 anos, a família tentou dissuadi-lo. Até Guterres tentou dizer que a culpa de Entre-os-RIos não era do ministro. Hoje, António Costa diz que demitir a ministra seria uma "infantilidade.
Caso José Sócrates

Primo de Sócrates não foi notificado da acusação

Um primo de José Sócrates, a residir em Angola, é o único dos 28 arguidos da Operação Marquês que ainda não foi notificado da acusação do Ministério Público.
Aviação

Governo quer novo presidente na NAV "em breve"

O Governo transmitiu aos representantes dos controladores aéreos que avançará o mais breve possível para a nomeação de um novo presidente para o Conselho de Administração da NAV.
Incêndios

Levantamento dos danos será feito em duas semanas

126
O primeiro-ministro, António Costa, avançou que nas "próximas duas semanas" será feito o "levantamento integral dos danos" dos incêndios deste fim de semana.
Comissão Parlamentar

Ministro do Ambiente vai ser ouvido sobre a seca

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, por unanimidade, uma audição do ministro do Ambiente sobre a situação de seca que afeta o país mas também sobre os incêndios dos últimos meses.
PSD

Bragança Fernandes, líder PSD Porto, apoia Santana

497
A maior distrital PSD do país não vai apoiar candidatos formalmente. Mas o presidente do PSD Porto declarou o apoio a Santana Lopes, por ser "menos economicista" que Rui Rio.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo fala ao país às 20h30

363
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai falar ao país esta terça-feira às 20h30 em Oliveira do Hospital, um dos concelhos afetados pelos incêndios, para onde se dirigiu.
CDS-PP

CDS avança com moção de censura. PSD a favor

4.492
O CDS vai mesmo avançar com uma moção de censura ao Governo por ter "falhado" na proteção das pessoas. Cristas já informou Passos e Marcelo, texto fica pronto na quinta-feira. PSD votará a favor.
Incêndios

Assis: demissão da ministra é "inevitável"

779
Para o eurodeputado a "reação política" face aos incêndios foi "completamente desastrosa". Assis defende que ministra deveria "transmitir tranquilidade e segurança" em situações de tragédia como esta.
PSD

PSD. Santana lança candidatura no domingo

O antigo primeiro-ministro apresenta a candidatura à liderança do PSD no domingo, às 16h00, em Santarém, disse à Lusa fonte da sua estrutura de campanha.
CDS-PP

CDS pondera censura ao Governo por causa dos fogos

2.345
O órgão de direção mais restrito do CDS reúne-se ao início da tarde com uma moção de censura ao Governo em cima da mesa. A ideia ganha peso. Se passar, moção tem de ser discutida ainda esta semana.
Rússia

Como influenciar americanos? Ver "House of Cards"

194
Funcionários russos de uma empresa encarregue de influenciar as eleições presidenciais eram obrigados a ver a popular série do Netflix para compreenderem como funciona o sistema político americano.
Enfermeiros

Enfermeiros regressam aos blocos de parto

Os enfermeiros de saúde materna e obstetrícia vão regressar aos blocos de parto. Depois de quatro meses parados, os enfermeiros especialistas chegaram a acordo com o governo.
Incêndios

Costa: "Temos de resolver problemas estruturais"

302
Depois de ser acusado nas redes sociais de fazer declarações políticas em vez de mensagens de crise, o primeiro-ministro falou dos "momentos de grande angústia, de grande aflição".
Catalunha

Líderes catalães presos por sedição

347
Ao contrário do major da polícia catalã, o líder da Assembleia Nacional Catalã e do Òmnium foram presos esta segunda-feira. Carles Puigdemont fala em "presos políticos".
Autárquicas 2017

Autárquicas. Aberto inquérito em Montalegre

Foi aberto um inquérito ao caso da suspeita de fraude eleitoral em Montalegre, onde centenas de emigrantes foram recebidos por um autarca no aeroporto e transportados para a autarquia onde votariam.
Incêndios

Costa visita zonas mais afetadas pelos incêndios

591
O primeiro-ministro visita, esta manhã, os feridos nos Hospitais da Universidade de Coimbra e terá reuniões com os autarcas dos locais atingidos pelos incêndios deste domingo.
Timor-Leste

Timor. Oposição exige explicações ao governo

Os partidos da oposição timorense querem que o governo seja mais claro em alguns pontos do seu programa, como a justiça e a reforma administrativa, que dizem ser "um cheque em branco".
Timor-Leste

Timor. Governo quer mais taxas em tabaco e álcool

O ministro do Plano e das Finanças timorense disse que o Governo quer duplicar as receitas domésticas não petrolíferas para 400 milhões de dólares por ano.
Orçamento do Estado

"Cenário económico é confortável e risonho"

Dois economistas afirmam que o cenário previsto pelo governo no OE 2018 não é demasiado otimista, mas sim razoável. Ainda assim, acreditam que o ajuste orçamental devia ser superior.
Incêndios

Estado de calamidade permanente

2.656
A demissão da ministra não é a solução de todos os problemas. Mas seria a solução de pelo menos um gigantesco problema: a falta de responsabilidade e de vergonha na governação.
Incêndios

De que serviram as lições de Pedrógão Grande?

554
No incêndio de Pedrógão Grande foram identificadas falhas graves na prevenção e resposta à catástrofe que se anunciava. Quatro meses depois, esses erros foram repetidos durante este fim-de-semana?
Governo

Corninhos e outras razões para demitir ministros

524
Favorecimentos a filhos de ministros para entrarem na faculdade, suspeitas sobre contas na Suíça, uma anedota infeliz ou ameaça de bofetadas. O que tem levado às demissões dos ministros?
Enfermeiros

Governo e enfermeiros chegam a acordo

1.812
Ao fim de vários meses, o Governo e os sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo. Avança revisão da carreira, especialistas vão ganhar mais 150 euros a partir de janeiro e 35h para todos em julho.
Incêndios

BICA: não é falta de férias, é falta de noção

177
A ministra a falar em férias, António Costa a dizer "não me faça rir" e Jorge Gomes a apelar à autoprotecção. As frases polémicas no BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Rita Ferreira
Incêndios

Comentários críticos disparam no Twitter de Costa

2.335
Um post colocado de madrugada teve um número de comentários elevado para o que é habitual na conta oficial do primeiro-ministro. Pede-se a demissão da ministra da Administração Interna mas não só.
PSD

Fogos. Santana adia apresentação da candidatura

356
O antigo primeiro-ministro ia apresentar a candidatura no sábado, mas a catástrofe que atingiu o país e o conselho de ministros extraordinário agendado para esse dia obrigou à alteração de planos.
Áustria

Áustria elegeu o PM mais novo do mundo

1.188
Sebastian Kurz tem 31 anos, ganhou as eleições legislativas austríacas e defende a proibição da entrada de refugiados no país. A extrema-direita vai, muito provavelmente, integrar o governo.
Guiné-Bissau

Guiné. Partidos pedem intervenção à ONU

Um grupo de partidos da Guiné-Bissau pediu, através de uma carta endereçada à ONU, a intervenção da comunidade internacional na aplicação dos acordos de Bissau e Conacri.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site