786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Adalberto Campos Fernandes

Noticiário

10h. Gémeas. "É preciso intervenção do MP"

Adalberto Campos Fernandes fala de "violação grosseira" da lei. Santa Maria vai abrir auditoria para perceber como é que crianças que viviam no Brasil receberam tratamento milionário em Lisboa.
Explicador

"É o acordo possível com aumento da despesa"

Ex-ministro da saúde não tem dúvidas que "em 2026 despesa pública vai aumentar", mas garante que "se garantir estabilidade, vale a pena". Destaca que "SNS ainda é conservador e é preciso modernizar".
Direto ao Assunto

Urgências. "Alguém ponha cobro a esta situação!"

Ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pede ao PM que "diga o que quer para o SNS". Apela a que seja "reativada a autoridade política e regional" que impeça descoordenação entre hospitais.
Noticiário

10h. Saúde. Antigo ministro apela ao diálogo

Adalberto Campos Fernandes apela ao diálogo para um acordo abrangente. Ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 reunidos em Kiev.
Serviço Nacional de Saúde

Ex-ministro da Saúde pede intervenção de Costa

Adalberto Campos Fernandes diz que situação difícil no SNS é "um problema do Governo", que diretor e ministro da Saúde não podem resolver. Ex-ministro pede pacto entre a política e profissionais.
Noticiário

19h. SNS. "Costa e Medina são responsáveis"

Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro do governo PS, considera que Fernando Medina também é responsável pela situação do SNS, assim como todo o governo de António Costa.
Noticiário

10h. Ex-Ministro fala em clima de pré campanha

O ex-Ministro da Saúde admite que há um bloqueio na relação entre as duas instituições, que vai trazer complicações ao executivo. Ainda neste jornal, PS mantém silêncio depois do discurso do PR.
Direto ao Assunto

"A substituição de João Galamba não chega"

O ex-Ministro socialista defende que "o Governo ganharia muito em abrir-se ao exterior, apostando em personalidades com respeito da comunidade". Adalberto Campos Fernandes espera solução "disruptiva".
Adalberto Campos Fernandes

Saúde. "Não há mais margem para não fazer bem"

Adalberto Campos Fernandes alertou que Portugal não tem "nenhuma margem a mais para não fazer bem" na Saúde. "É preciso às vezes afastarmo-nos da espuma dos dias e olharmos o horizonte".
Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
Noticiário

2h. Zelensky acusa Rússia de esconder derrota

Presidente ucraniano garante que recuo das forças russas é visível. E o antigo ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, defende que novo aumento dos casos de covid-19 não é sinal para alarme.
Resposta Pronta

"Mais pedagogia e menos alarmismo" nas medidas

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, recusa comparações com o Natal de 2020: "Não é razoável, nem rigoroso". Pede "mais pedagogia e menos alarmismo" na discussão em torno de medidas.
PS

"Vejo no PS uma atração para ser um BE 2.0"

O ex-ministro da Saúde acredita que existe uma ala do PS que quer arrastar o partido para a esquerda. Sobre Marta Temido, Adalberto Campos Fernandes assume que "não lhe conhece pensamento político".
Coronavírus

Adalberto Campos Fernandes: é tempo de unidade

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, afirmou que "temos momentos muito difíceis pela frente", em relação à pandemia e, por isso, é "tempo de unidade no país".
Adalberto Campos Fernandes

"Gostava ter feito muito mais investimento"

Adalberto Campos Fernandes revela que já tinha pedido a António Costa para sair antes de ser substituído e lamenta não ter tido mais dinheiro para investir no Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde. Ex-ministro sai em defesa de Maria de Belém

Ao Observador, Adalberto Campos Fernandes, que deixou o Ministério há dois meses, diz que a proposta para a Lei de Bases da Saúde "era uma boa proposta": "Acompanho as preocupações de Maria de Belém".
Infarmed

Infarmed no Porto? Certeza, "cambalhota" e recuo

A mudança era dada como certa, mas na última sexta-feira o ministro da Saúde travou a fundo e, afinal, essa decisão terá de ser reavaliada. Rui Moreira lembra que Costa tem "responsabilidade máxima".
Infarmed

Infarmed. Governo remete decisão para AR

Adalberto Campos Fernandes disse aos deputados que "o contexto político mudou significativamente" em relação há um ano, quando a decisão de mudar o Infarmed para o Porto foi tomada pelo Governo.
Canábis

Canábis para fins recreativos merece "ponderação"

Adalberto Campos considera que a utilização da canábis para outros fins que não os terapêuticos "é uma matéria que carece de ponderação e de avaliação de experiências em curso".
Saúde

Saúde: 2 mil profissionais vão ser contratados

Adalberto Campos Fernandes disse esta quarta-feira que a partir de julho, e numa primeira fase, vão ser contratados cerca de dois mil profissionais de Saúde. Depois serão feitos ajustamentos.
Adalberto Campos Fernandes

Impossível resolver privações na Saúde em 2 anos

O ministro da Saúde estima que sejam precisos entre seis ou sete anos de trabalho no setor da saúde para "repor os défices de investimento que se acumularam" durante vários anos.
Saúde

BE quer ouvir ministro da saúde com urgência

BE quer ouvir, "com urgência, o ministro da Saúde", para obter esclarecimentos sobre as negociações com as várias profissões do setor e a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde

Ministro da Saúde: "Não podemos vender ilusões"

Adalberto Campos Fernandes, que tem sido alvo de muitas críticas devido às condições do Hospital São João, no Porto, inaugurou esta quarta-feira o novo centro de saúde de Barcarena (Oeiras).
Adalberto Campos Fernandes

Saúde. Portugal vai cooperar mais com PALOP

Ministro da Saúde disse que, "dentro da capacidade que o país tem", vai tentar colaborar mais com os PALOP na área da saúde e considera que "experiência desses países é muito enriquecedora.
Adalberto Campos Fernandes

Bom SNS só é possível com contas públicas sólidas

O ministro da Saúde disse esta segunda-feira que não quer "iludir" ninguém e que um bom Serviço nacional de Saúde só é possível se o país estiver sólido nas contas públicas.
Saúde

Situação no S. João desbloqueada em 2 semanas 

A propósito da questão da ala pediátrica do Hospital de São João, o ministro da Saúde diz que a situação "tem contornos que importará esclarecer" e que será desbloqueada em duas semanas.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde costuma ser "bombo da festa"

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz que o cargo que ocupa funciona em todas as legislaturas como "uma espécie de válvula de descompressão dos governos, de bombo da festa político".
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde diz que são "todos Centeno"

Adalberto Campos Fernandes tem sido alvo de críticas devido à alegada dependência da Saúde em relação às Finanças. Ministro afirmou que são "todos Centeno".
Enfermeiros

Enfermeiros. Sindicato quer reunião com ministros

O Sindicato dos Enfermeiros quer reunir com os ministros das Finanças e da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para resolver o pagamento das horas extraordinárias em dívida.
Adalberto Campos Fernandes

Surto de sarampo não é preocupante, diz o ministro

Adalberto Campos Fernandes diz que "não há motivo para preocupação" quanto ao surto de sarampo detetado no Porto. Mas considerou "pouco racional" a falta de vacinação: a vacina "é uma arma".
Saúde

Ministério da Saúde está "refém" do das Finanças

O presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos afirmou que o ministério da Saúde está "refém" do das Finanças. António Araújo falava sobre o programa orçamental da saúde.
Adalberto Campos Fernandes

Governo mantém via do diálogo com médicos

Adalberto Campos Fernandes afirmou que "o ideal é que não haja greves de médicos e que haja, de facto, consenso, negociação", acrescentando que mantém aberta a via do diálogo com médicos.
Médicos

Ordem exige saber onde estão 200 vagas que faltam

Há 700 médicos à espera do concurso para recém-especialistas. O concurso abriu 503 vagas pelo que a Ordem dos Médicos quer explicações para a diferença entre os números.
Hospitais

Vários hospitais estão em "falência técnica"

Ministro da Saúde reconheceu que existe uma "quantidade significativa" de hospitais em "falência técnica". Adalberto Campos Fernandes disse que a situação deve ser revertida com o reforço do capital.
Enfermeiros

Ministro acha normal greve dos enfermeiros

O ministro da Saúde afirma que "as greves fazem parte do exercício da regulação das tensões em democracia", referindo-se à greve dos enfermeiros, mas diz que cabe ao Governo "fazer tudo" para a travar
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros mantém greve

Apesar do anúncio do ministro da Saúde, de que vai pagar o subsídio, com retroativos desde janeiro, o sindicato dos enfermeiros mantém greve marcada e só recua se as reivindicações forem concretizadas
Médicos

Concurso de recém-especialistas na próxima semana

Adalberto Campos Fernandes anunciou esta sexta-feira na Assembleia da República que o concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais será publicado na próxima semana.
Saúde

Ministro da Saúde nega estar cativo das Finanças 

Galriça Neto acusa ministro da Saúde de "estar cativo do ministro das Finanças". Adalberto Fernandes reagiu: "Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público".
Médicos

Processo sobre concurso para médicos nas Finanças

O ministro da Saúde afirmou que o processo para a abertura do concurso para 700 médicos está no ministério das Finanças. O bastonário da Ordem dos Médicos considera o atraso "uma vergonha".
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora