771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Azeredo Lopes

Assalto em Tancos

Tancos. O acórdão do caso que "intimidou o país"

A decisão de primeira instância — que condenou três assaltantes a prisão efetiva, vários militares a penas suspensas e absolveu Azeredo Lopes — é um desfecho num caso que não acaba aqui.
Noticiário

9h. Só seis crianças com reações adversas à vacina

São números do Infarmed, revelados ao Jornal de Notícias. Quatro dos seis casos de reações adversas foram considerados graves. E ainda, leitura do acórdão do caso Tancos está marcada para esta manhã.
Noticiário

8h. Tancos. Leitura do acórdão conhecida hoje

Julgamento chega ao fim, quatro anos depois do assalto das armas do paiol de Tancos. Ex-ministro Azeredo Lopes é um dos 23 arguidos. E, tema da corrupção marca debate entre Costa e Ventura.
CM Porto

Selminho. Azeredo Lopes confirma versão de Moreira

Azeredo Lopes confirma que aconselhou Moreira a assinar a procuração que está no centro do caso Selminho, pois acreditava que os serviços jurídicos da câmara sabiam das ligações do autarca à empresa.
Assalto em Tancos

MP acusou Azeredo, mas agora pede absolvição

O procurador do Ministério Público pediu a condenação de 12 dos 23 acusados no processo. Em relação ao ex-ministro da Defesa, considera não haver prova factual para o condenar.
Assalto em Tancos

Líder de assalto a Tancos quer entregar material

O suspeito de liderar o assalto aos paióis de Tancos quer devolver o material de guerra que continua em falta. Para tal, entregou um requerimento ao Tribunal de Santarém, que aceitou a iniciativa.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa vai voltar a responder por escrito

Depois de o Conselho de Estado ter recusado que Costa fosse ouvido presencialmente na instrução de Tancos, o Tribunal de Santarém, onde será o julgamento, nem sequer pediu um depoimento presencial.
Assalto em Tancos

Tancos. Como Azeredo quer desmontar a acusação

Em 250 páginas, o ex-ministro insiste que não fez parte da encenação montada pela PJM, contesta provas como o SMS em que diz "Eu sabia" e acusa a PJ e o MP de vingança e de "obsessão quase doentia".
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes chama Costa como testemunha

Costa surge em primeiro lugar numa lista de 9 testemunhas chamadas por Azeredo Lopes. No pedido de abertura de instrução, o ex-ministro fala em "preconceitos, omissões e falsidades" da acusação.
Assalto em Tancos

Tudo o que diz a acusação sobre o "papagaio-mor"

O que estava na escuta? Que justificações deu o autor da expressão "papagaio-mor do reino"? E de que forma falou sobre a Presidência da República nas suas declarações?
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes acusado de 4 crimes

Ex-ministro da Defesa Nacional foi formalmente acusado de ter alegadamente conspirado contra a investigação da Polícia Judiciária sobre o roubo aos paióis de Tancos. MP acusa mais 22 arguidos.
Assalto em Tancos

“Eu sabia.” O SMS que compromete Azeredo Lopes

Ex-ministro da Defesa confessou ao deputado Tiago Barbosa Ribeiro que sabia que as armas iam ser recuperadas pela PJM mas tencionava omitir ao Parlamento essa informação.
Assalto em Tancos

Azeredo sabia do 'achamento' desde o início

Ministério Público diz ter indícios de que o ex-ministro da Defesa Nacional esteve a par desde agosto de 2017 não só da investigação paralela da PJM, como das negociações com os assaltantes de Tancos.
Assalto em Tancos

As versões de Azeredo sobre o assalto de Tancos

Desde a frase “no limite pode não ter havido furto” até negar ter sido informado da encenação de recuperação das armas: o que o ex-ministro — agora arguido — disse sobre Tancos.
Luís Marques Mendes

Tancos. António Costa agiu de forma "desastrosa"

Ex-líder do PSD critica António Costa por ter andado "sempre a reboque dos acontecimentos". Mostra que o primeiro-ministro "tem muita habilidade mas pouca capacidade de decisão".
Assalto em Tancos

Santos Silva diz que demissão "enobrece Azeredo"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a demissão do Ministro da Defesa Nacional "enobrece" o próprio e recusou adiantar mais comentários sobre quem será o próximo ministro.
Azeredo Lopes

Oficiais. Demissão "não resolve os problemas"

O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, António Mota, diz que a saída de Azeredo Lopes não resolve os problemas, referindo que o seu sucessor terá muitas questões para resolver.
Azeredo Lopes

As 4 polémicas do ministro Azeredo Lopes

Era um ministro com a "confiança inabalável" de António Costa, mas o caso Tancos levou à sua demissão. Em 4 pontos, lembramos as polémicas que marcaram os quase três anos de mandato de Azeredo Lopes.
Atualidade

Como Tancos tramou Azeredo

Um ano, três meses e 13 dias depois do furto de material em Tancos, o ministro da Defesa saiu de cena. Reveja a sequência de declarações que foram degradando as condições de Azeredo Lopes no cargo.
Azeredo Lopes

Rambo e bullying. O que Azeredo disse sobre Tancos

Assumiu a responsabilidade política mas recusou demitir-se, disse que podia não ter havido furto e até falou nos "filmes do Rambo". O que Azeredo Lopes disse sobre Tancos, de junho de 2017 até agora.
Azeredo Lopes

A carta de demissão do ministro da Defesa

Esta sexta-feira, Azeredo Lopes entregou ao Primeiro-Ministro a carta de demissão onde explica os argumentos que o levaram a tomar esta decisão. O Observador revela-lhe a carta na íntegra.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Assalto em Tancos

Azeredo justifica ausência ao lado de Marcelo

Depois de falhar as cerimónias do 5 de outubro, o ministro da Defesa, debaixo de fogo por causa do caso de Tancos, não esteve numa cerimónia militar com Marcelo, mas justifica-se com agenda cheia.
Assalto em Tancos

A insustentável leveza de Azeredo

O caso de Tancos volta a demonstrar a tese geral de António Costa: um ministro nunca é responsável por nada. No máximo, nem sequer existe. Como se viu com Azeredo Lopes nas cerimónias do 5 Outubro.
Azeredo Lopes

Paulo Isabel é o novo diretor da PJ Militar

Azeredo Lopes nomeou o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Isabel para o lugar de Luís Augusto Vieira, constituído arguido no âmbito da Operação Húbris e atualmente em prisão preventiva
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes diz que é preciso "refundar" a NATO

Segundo o ministro da Defesa, nos últimos anos a NATO já tem "dado saltos qualitativos, também por influência das posições portuguesas" ao nível de "ameaças não estaduais". como a ciberdefesa.
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro da Defesa recusa esclarecimentos

Só os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal podem explicar se há ou não armas furtadas dos Paióis Nacionais que continuam por recuperar, diz Azeredo Lopes.
Europa

Portugal pode receber treinos de helicópteros

Neste momento, Portugal é o único país candidato a acolher o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa. Local proposta é a Base Aérea de Sintra.
Angola

Ministro angolano elogia parceria com Portugal

Ministro da Defesa de Angola elogiou a relação entre militares angolanos e portugueses, referindo-se à parceria entre os dois países como "sã e profícua". Azeredo Lopes está em visita oficial ao país.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Defesa

Azeredo Lopes visita Angola a partir de segunda

No encontro que decorre entre segunda e sexta-feira, o ministro da Defesa vai visitar diversas unidades militares e assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021.
Azeredo Lopes

Defesa. Ministro destaca importância de Angola

O ministro Azeredo Lopes afirmou esta quinta-feira que as relações com Angola no domínio da Defesa são "excelentes" e disse que aquele país representa um parceiro importante.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes em Angola para desanuviar relações

O ministro da Defesa vai deslocar-se a Angola dentro de duas semanas para desanuviar a relação entre os dois países. É a primeira visita de um ministro português desde o início da tensão diplomática.
França

Portugal pode integrar força de intervenção comum

Se entrar, Portugal designa militar das Forças Armadas para integrar rede de oficiais. Ainda não há "nenhuma vinculação", a hipótese que está a ser discutida é a assinatura de carta de intenções.
Azeredo Lopes

Carreiras? Não haverá "faltas de equidade"

O ministro da Defesa garantiu esta segunda-feira que o processo de desbloqueamento de carreiras "continua a ser ponderado" e que não haverá "faltas de equidade".
Defesa

Ministro da Defesa destaca reputação internacional

Azeredo Lopes discursava esta segunda-feira na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, e afirmou que Portugal "assume as suas responsabilidades e dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos".
Incêndios

Ministro assegura esforços na comunicação

Azeredo Lopes garantiu que está-se a trabalhar para "ter a certeza de que não há um, não há dois, há vários sistemas e várias redundâncias" que evitem problemas de comunicação.
Defesa

Ministro revela prioridades de investimento

A possibilidade de "duplo uso" de equipamentos e sistemas, o reforço da interoperabilidade e mais investimento no domínio "ciberdefesa" são as prioridades definidas por Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Síria. Operação militar teve uma "mensagem clara"

O ministro da Defesa afirmou que o uso de armas químicas "é uma violação muito grave do direito internacional" e uma situação que "não é aceitável".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos