775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Defesa

Guerra na Ucrânia

Polónia demite comandante do Eurocorps

Os serviços de informações "lançaram uma investigação de controlo" sobre o acesso do tenente-general Jaroslaw Gromadzinski a informações confidenciais, devido a "novas informações sobre o oficial".
Brasil

Lula da Silva e Macron lançam ao mar submarino

O acordo de cooperação militar entre os dois países levou à criação de um submarino de propulsão. Os dois chefes de estado participaram no lançamento e reforçaram a importância da sua parceria.
Forças Armadas

Costa agradecido na despedida das Forças Armadas

Primeiro-ministro cessante considerou que a sociedade portuguesa se podia orgulhar de viver num "dos países mais pacíficos e seguros do mundo" e agradeceu a dedicação e empenho de todos.
Açores

Santa Maria: resgatados 3 tripulantes de veleiro

O veleiro Norwegian Queen, com bandeira dos Países Baixos, encontrava-se à deriva por avaria há quatro dias, a cerca de 1430 quilómetros sul da ilha de Santa Maria.
Marinha

Marinha acompanhou passagem de navios russos

A Marinha refere "acompanharam de perto estes navios" com o objetivo de "garantir a segurança dos espaços marítimos nacionais e contribuir para a defesa coletiva no quadro da Aliança Atlântica".
Noticiário

9h. Míssil russo violou o espaço aéreo polaco

A passagem do míssil durou quase 40 segundos. Durante esse tempo, foi observado de perto pelos sistemas de radar militares de Varsóvia. A Polónia ativou também a força aérea durante a madrugada.
Noticiário

6h. Polónia ativa aviões para proteger fronteira

Rússia lançou ataques aéreos contra Kiev e a região de Lviv. As forças armadas polacas ativaram aviões para garantir a segurança do espaço aéreo perto fronteira.
Guerra na Ucrânia

Michel fala em "novo capítulo" da defesa europeia

O presidente do Conselho Europeu diz que a União Europeia "está empenhada em aumentar o seu grau de preparação e as suas capacidades globais de defesa" com futuro investimento previsto.
Marinha

Reformem a Autoridade Marítima, porra!

Dezenas de erros na legislação neste âmbito mostram que legisladores e Governo dominam mal a matéria, e a Armada não é alheia a tais disfunções. O que propicia o alheamento face à Autoridade Marítima.
NATO

Militares portugueses em missão da NATO

A missão, que se inicia a 1 de abril e decorre até 31 de julho, envolve a participação de até 95 militares da Força Aérea e quatro aeronaves F-16M, que operam a partir da Lituânia.
Fact Check

EUA emitem alerta devido a ataque nuclear?

"Os Estados Unidos foram submetidos a um ataque nuclear", lê-se num vídeo que se tornou viral. Mas a mensagem é falsa: não foi emitido qualquer alerta. Trata-se de um "cenário fictício".
Defesa

A primeira estratégia industrial de defesa da UE

Os gastos dos países membros da UE com a defesa atingiram o valor recorde de 270 mil milhões de euros em 2023, mas continuam a existir graves lacunas em termos de interoperabilidade de sistema.
Forças Armadas

Exército pede reforço de verbas para Artilharia

À margem do exercício "Strong Impact", o general declara que as "capacidades necessitam de ser mais reforçadas em termos de verbas e antecipada a sua execução em termos da Lei de Programação Militar".
Guerra na Ucrânia

EUA garantem que "não vão deixar cair a Ucrânia"

"Tropas ucranianas enfrentam condições difíceis e combates duros. E os civis uma barragem constante de mísseis russos e drones iranianos", disse Austin. Mas nem Ucrânia nem EUA vão recuar.
Forças Armadas

Quem não deve ser o/a novo/a Ministro/a da Defesa

Não deverá ser alguém que precise de dois anos para conhecer os dossiês militares e de dois anos para decidir sobre esses assuntos. Deverá antes deter muita experiência prévia em assuntos militares.
Noticiário

19h. Marinha portuguesa acompanha navios russos

A Marinha Portuguesa terminou este sábado o acompanhamento de três navios russos que, alegadamente, transportavam material de guerra. E ainda, seleção de andebol a uma vitória dos Jogos Olímpicos.
Ministério da Defesa

Quase 6.500 militares vão ser promovidos este ano

Plano de promoções "começará a ser implementado desde já, permitindo que 6.459 mulheres e homens militares e militarizados dos diferentes ramos vejam atualizada a sua posição na carreira em 2024".
Guerra na Ucrânia

EUA e G7 ameaçam Irão por envio de armas à Rússia

O Governo dos EUA tem vindo a denunciar que a Rússia tem pedido ao Irão mísseis balísticos para travar a guerra com a Ucrãnia. G7 pondera proibir Iran Air de voar para a Europa.
Guerra na Ucrânia

Ameaça russa reaviva discussão na Alemanha

O ministro da Defesa alemã está a analisar "todas as opções" e a ver como é que as outras nações lidam com essa questão. Suspenso desde 2011, o serviço militar obrigatório voltou a gerar discussão.
Moçambique

Missão da UE decidida nas próximas semanas

Numa altura em se regista de novo um aumento de ataques violentos em Cabo Delgado o prolongamento ou não da missão de treino militar da UE contra o terrorismo será decidido nas próximas semanas.
Guerra na Ucrânia

EUA sem sinais de armas nucleares na Ucrânia

Porta-voz da Casa Branca disse não haver razão para EUA ajustarem a própria "postura nuclear" e acredita que Putin apenas "reiterou a doutrina nuclear da Rússia".
Noticiário

7h. PS vai votar contra OE da Aliança Democrática

Fontes socialistas dizem que PS vota contra na generalidade mas não exclui alinhar algumas medidas na fase de especialidade. Ainda, Putin alerta Ocidente que Rússia está pronta para guerra nuclear.
Guerra na Ucrânia

Alemanha rejeita troca de misseís com Reino Unido

Em causa, está uma troca de mísseis alemães Taurus pelos britânicos Storm Shadow. Algo que ajudaria a dissipar a preocupação de Scholz, que não quer que mísseis alemães ataquem o território russo.
Guerra na Ucrânia

Rússia, Irão e China fazem exercícios conjuntos

O quinto exercício conjunto dos três países para assegurar a "segurança das atividades económicas marítimas" coincide com demissão do comandante-chefe da Marinha russa, o almirante Nikolai Yevmov.
Estados Unidos da América

Japão: aviões militares dos EUA autorizados a voar

Suspensas desde dezembro, depois de oito pilotos terem morrido na sequência da queda de um avião Osprey no Japão, as aeronaves militares dos EUA estão autorizadas a voar outra vez.
O Domínio da Guerra

Cessar-fogo em Gaza? "O Ocidente está preocupado"

O início do ramadão é um alerta para alcançar o cessar-fogo. O Major-General Arnaut Moreira destaca o receio dos líderes ocidentais e a importância do discurso de Biden sobre o problema humanitário.
Cinema

Estrelas protestam contra uso de armas nucleares

Figuras de Hollywood assinaram uma carta aberta que pede aos líderes mundiais que ponham termo ao uso de armas nucleares, à boleia do sucesso do filme "Oppenheimer". Óscares acontecem este domingo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A Europa está preparada para ultrapassar os EUA?

Para se emancipar militarmente dos Estados Unidos e explicar as opiniões públicas, a Europa tem que investir na defesa. Um grande desafio para os políticos que só gostam de dar boas noticias.
Justiça

Comandos. Tribunal agrava pena a militares

O Tribunal da Relação condenou dois militares a penas efetivas de prisão pela morte de dois recrutas dos comandos, em 2016. Trata-se de um agravamento da decisão da primeira instância.
Meteorologia

Maior nevão desde 2018: 1 metro de neve na Serra

As condições meteorológicas irão agravar-se neste final de semana, com chuva, vento forte e queda de neve. Todo o continente em alerta amarelo devido à chuva.
Explicador

Europa chega tarde à questão da defesa?

Para Carlos Zorrinho, os perigos que têm surgido tornam o reforço da defesa algo necessário e urgente. Paulo Rangel considera que a medida chega tarde e alerta para uma mudança de paradigma na Europa.
Guerra na Ucrânia

Letónia começou a reforçar fronteira com a Rússia

Ministro da Defesa disse que os primeiros 4 obstáculos antitanque já foram colocados na fronteira com a Rússia. Além destes obstáculos, defesa inclui minas antitanque e minas antipessoal programáveis.
Direto ao Assunto

Plano da UE? "Exército europeu fora de questão"

Representante da Comissão Europeia em Portugal, explica que o objetivo do pacote de Defesa da Comissão Europeia passa apenas pela cooperação entre os estados-membros.
Resposta Pronta

UE. Pacote de defesa conjunta "vem tarde"

A UE propõe um programa de 1,5 mil milhões de euros para a defesa. Para o Major-General Isidro de Morais Pereira, a decisão vem tentar quebrar a dependência militar europeia em relação aos EUA.
Noticiário

14h. UE propõe 1,5 ME para Defesa

Plano apresentado pela União Europeia procura impor estratégias comuns aos Estados-Membros até 2030. Ainda neste jornal, Rui Rocha fala em "desespero" de André Ventura.
Noticiário

8h. Bruxelas apresenta hoje plano de defesa

O pacote está avaliado em 100 mil milhões de euros. Neste jornal, a análise. Ainda o dirigente da ANTRAM, que pede ajuda ao próximo Governo para dinamizar o setor dos transportes.
Legislativas 2024

Militares pedem "atenção" e não descartam protesto

Associações representativas de oficiais, sargentos e praças das Forças Armadas pedem mais "atenção" ao próximo governo e a Marcelo. Protestos? Se não for dada "atenção especial", intenção mantém-se.
Forças Armadas

Presença de militares portugueses é "distintiva"

Helena Carreiras considera que militares portugueses são "muito efetivos e dissabores na proteção das populações", numa atitude de "grande respeito, reciprocidade e capacidade de comunicação".
Forças Armadas

Serviço Militar Obrigatório: sim, não ou nim?

Políticos da tanga preferem ter uma tropa fandanga. Políticos profissionais preferem apoiar a tropa profissional. Políticos da tanga temos para dar e vender. Políticos profissionais só recrutando fora
Forças Armadas

Defesa Nacional apoia a proposta de ajustamentos

Conselho Superior de Defesa "deu parecer favorável, por unanimidade, às Propostas de Ajustamentos às Forças Nacionais Destacadas 2024". Foi ainda feito um ponto de situação do apoio à Ucrânia.
Explicador

Que sentido fizeram as declarações de Macron?

O Presidente francês admitiu o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia. Marcos Perestrello fala numa declaração "desajustada". Ana Miguel dos Santos considera que "NATO deve falar a uma só voz".
Estados Unidos da América

Fábrica de armas nucleares a salvo de incêndio

Fábrica de arsenal nuclear esteve em perigo com os fogos florestais no Texas e foi mesm evacuada mas já está livre de perigo. Fogo de grandes proporções continua fora de controlo.
Noticiário

9h. Von der Leyen. Europa em risco de guerra

A presidente da Comissão Europeia discursou sobre a necessidade dos 27 aumentarem a capacidade de segurança e defesa. E António Costa pode juntar-se à campanha do PS na próxima semana.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora