775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dissidência Política

Política

Tenho saudades de quando discordávamos

Nos últimos meses, em Portugal, assistimos a uma inversão total do sistema de prioridades na discussão pública. Os escândalos, as demissões, as pressões, as tensões. É isto que nos ocupa, somente.
Dissidência Política

Neymar e o ódio que nasce do amor

Pelos vistos, milhões de agressões (verbais) a Neymar, que votou em quem não devia, não equivalem a uma única agressão (verbal) ao sr. Gil, que votou em quem era imperativo votar.
Dissidência Política

A política, o conflito, o populismo

Só um conflito aberto de projectos e de programas entre as forças políticas pode trazer consigo o desenvolvimento económico e cultural. Pelo contrário, a sua confusa indistinção provoca a estagnação.
China

Badiucao. "Banksy não se preocupa com a polícia"

Apesar das ameaças por parte da China, a cidade italiana de Brescia decidiu avançar com uma exposição do artista chinês Badiucao, que tem sido descrito como o Banksy chinês.
Mundo

Ex-PR georgiano em greve de fome hospitalizado

Os médicos que examinaram Saakashvili apontaram para um "alto risco de complicações" e para a "necessidade de tratamento urgente numa clínica multifuncional bem equipada". 
Dissidência Política

Família de líder morto receia ir ao funeral

"Toda a família dele tem medo, incluindo os filhos, e ninguém vai poder participar", disse Jorge Nhongo, irmão mais novo do líder do grupo dissidente da Renamo morto na segunda-feira.
Fernando Medina

Para a Rússia, com amor e erro administrativo

Quando se fala em Duarte Pacheco, pensamos na Exposição do Mundo Português; quando se fala em Fernando Medina, pensamos na exposição de dissidentes russos.
Coronavírus

Pandemia usada para reprimir dissidentes políticos

Os governos, a nível mundial, estão a utilizar a pandemia como justificação para fazerem vigilância eletrónica aos cidadãos, especialmente dissidentes políticos, conclui relatório da Freedom House. 
Rússia

Dissidente russo em greve de fome é hospitalizado

Sergei Oudaltsov, que está associado à extrema-esquerda, foi sentenciado a 30 dias de cadeia por ter queimado imagens lideres russos durante uma manifestação.
Dissidência Política

Pussy Riot renova críticas a Putin

A banda de 'punk-rock' russa Pussy Riot lançou nos Estados Unidos um espetáculo autobiográfico em que renova as críticas a Vladimir Putin, três anos após terem sido libertadas da prisão.
Cuba

Dissidente cubano Guillermo Fariñas hospitalizado

A greve de fome de Guillermo Fariñas começou a 19 de julho, dia em que o ativista publicou uma carta aberta ao presidente cubano, Raúl Castro, a denunciar os maus-tratos que sofreu.
Vladimir Putin

Opositor de Putin queasilo político ao Reino Unido

Mikhail Khodorkovsky, um dos principais críticos de Vladimir Putin, afirmou hoje que admite solicitar asilo político ao Reino Unido, depois de Moscovo ter emitido um mandado de detenção internacional.
Angola

Ex-PM diz que regime angolano "está encurralado"

Ex-primeiro-ministro angolano Marcolino Moco considerou que o "regime angolano está encurralado" e "inventa crimes" que não estão tipificados na legislação.
Crise dos Refugiados

Áustria: 2.200 militares controlam fronteira

A Áustria vai convocar "imediatamente" 2.200 militares para apoiar a polícia na gestão do fluxo de migrantes que chegam ao país, vindos principalmente da Hungria.
Venezuela

Opositor venezuelano condenado a 13 anos de prisão

Leopoldo López condenado a 13 anos e nove meses de prisão acusado pelas autoridades venezuelanas de "incitamento à desordem pública, associação criminosa, atentados à propriedade e incêndio.
Crise dos Refugiados

Recorde de refugiados a tentar entrar na Hungria

Um número recorde de mais de duas mil pessoas chegou hoje à Hungria vindo da Sérvia, disse a polícia, dias antes de o país completar a construção de um muro para impedir a entrada de imigrantes.
Dissidência Política

Filha de Nemtsov abandona a Rússia

A filha mais velha do político oposicionista russo Boris Nemtsov, que foi assassinado, saiu da Federação Russa, criticando o clima de ódio fomentado pela propaganda pró-Kremlin.
Conflitos

ONU exige aos rebeldes saída para a crise no Iémen

O Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu, no domingo, que os rebeldes xiitas deixem o poder no Iémen e negoceiem com as restantes forças uma saída para a crise. Medidas adicionais na forja.
Guerra na Ucrânia

Rebeldes avançam e EUA preparam ajuda ao Exército

Os separatistas pró-russos anunciaram a mobilização de mais cem mil homens para o conflito. Do outro lado, os EUA começam a defender uma ajuda ao exército ucraniano que está e dificuldades.
Guerra na Ucrânia

Kremlin preocupado com violência na Ucrânia

Porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, expressou a preocupação da Rússia pela "escalada das ações militares" nas regiões leste da Ucrânia.
Terrorismo

Estado Islâmico liberta 200 iraquianos

Mais de 200 iraquianos da minoria religiosa yazidi foram libertados por um grupo do Estado Islâmico no norte do Iraque, muitos com problemas psíquicos e mentais.
Palestina

Funcionários do Hamas ocupam sede de governo

Centenas de funcionários do Hamas ocuparam a sede do governo palestiniano em Gaza, exigindo a regularização dos salários dos 50 mil funcionários recrutados desde 2007.
Acordo EUA-Cuba

35 prisioneiros políticos libertados em Cuba

Pelo menos 35 prisioneiros políticos foram libertados em Cuba num espaço de 48 horas, como parte do plano de reaproximação diplomática com os Estados Unidos, anunciado em dezembro.
Cuba

Gémeos dissidentes entre os presos libertados

Dois irmãos gémeos de 18 anos estão entre os presos políticos libertados por Cuba, numa tentativa de normalizar as relações com os Estados Unidos.
Ucrânia

Viaturas da OSCE alvejadas na Ucrânia

As viaturas em que seguia a delegação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa foram alvejadas por "uma pessoa de uniforme" no leste da Ucrânia. Não há vítimas a registar.
Ucrânia

Líder pró-russo diz que Kiev "não quer a paz"

O recém-eleito "presidente" da autoproclamada "República de Donetsk" disse este domingo que está pronto para o diálogo, mas que espera uma atitude normal e razoável por parte da Ucrânia.
Economia

Moçambique cresce acima de 8%, diz a Moody's

Moçambique vai crescer 8,3% este ano e 8,4% no próximo, prevê a agência de notação financeira Moody's numa análise em que diz que a eventual má gestão das receitas pode aumentar as tensões políticas.
Sanções

Sanções à Rússia põem em causa paz 

No dia em que entraram em vigor as novas sanções à Rússia o país jé feio mostrar o seu desagrado alertando que pode ser um entrave à paz com a Ucrânia.
Síria

6,6 milhões de crianças precisam de ajuda na Síria

Cerca de 6,6 milhões de crianças vítimas da guerra civil na Síria precisam de ajuda, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), receando que a falta de fundos obrigue a uma redução da ajuda.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora