786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Legislativas

Novo Governo

Empresas vão pagar menos IRC e imposto nos carros

No Programa de Governo, semelhante ao programa eleitoral da AD, mantém-se a redução faseada do IRC. Tributação autónoma nos carros de empresas vai descer em 20%, como propôs o PS.
Novo Governo

Governo mantém redução de impostos como prioridade

Numa altura em que Montenegro vai aumentando pressão sobre Pedro Nuno para que o PS garanta sobrevivência do Governo, AD não vai dar grandes sinais de cedência em relação às prioridades eleitorais.
Novo Governo

Sem acordo, Montenegro e Rocha mantêm via aberta

Versões sobre a não inclusão da IL no Governo são contraditórias, mas os dois partidos não querem reabrir feridas. Objetivo é manter pontos de contacto e encontrar entendimentos sempre que possível.
Reportagem Observador

Passos: eleitores estão a ficar fartos do "teatro"

Antigo PM fez a apresentação do livro "Identidade e Família". Sem fazer referências diretas, sugeriu que o PSD tem de chegar a um entendimento com o Chega. Critica ainda a "sovietização do ensino".
Novo Governo

Montenegro pede atitude reformista e conduta ética

À porta fechada, e na primeira reunião com todos os membros do Governo, Montenegro avisou que era para fazer bem e rápido. Falhas éticas não são toleradas. Objetivo é evitar casos como o de Galamba.
Legislativas 2024

Os 89 primeiros-ministros de Portugal

Da Monarquia Constitucional à Primeira República, passando pelo Estado Novo e pelo pós 25 de abril, saiba quem são os antecessores do novo primeiro-ministro.
Novo Governo

Os perfis dos 41 secretários de Estado 

O economista-chefe do BCP nas Finanças, a irmã de Marques Mendes na Ação Social e Inclusão, o centrista ao lado de Nuno Melo na Defesa e o homem da FPF no Desporto, para ajudar o Mundial 2030.
Novo Governo

Economista do BCP vai para secretário do Orçamento

José Brandão de Brito há muito colabora com o PSD e ajudou Passos Coelho a preparar programa económico em 2015. Em 2019, dizia a investidores londrinos que maioria do PS seria boa para o país.
O sofá do parlamento

Discurso de Montenegro fez "check" a medidas da IL

O agora vice presidente da AR vê no discurso de Montenegro pontos de consenso com a IL e recusa perda de influência quando "muitas das bandeiras" foram referidas pelo agora primeiro-ministro. 
Novo Governo

UE e EUA saúdam Montenegro

"Aguardo com expectativa a nossa cooperação. Vamos unir forças para um Portugal forte numa Europa forte", disse a presidente da Comissão Europeia numa publicação na rede social X.
Legislativas 2024

Servem para quê as Comissões e os seus Anastácios?

À CNE, e ao seu Anastácio, o que é que cumpre fazer para combater a tragédia dos votos nulos na emigração? Nada. Que leiam com mais atenção as instruções que seguem nos boletins de voto.
Legislativas 2024

Silêncios, ausências e surpresas de posse à chuva

Pedro Nuno não foi, Ventura não ia mas mudou de ideias, Costa falou de Justiça enquanto procuradora saía da Ajuda. Esquerda não quis ouvir PSD e ministros prometeram estar prontos para incerteza.
Legislativas 2024

ERC delibera sobre sondagem na Folha Nacional

Numa deliberação tomada 3 dias após as legislativas, ERC "insta o Folha Nacional para o cumprimento da Lei das Sondagens, quanto ao dever de inclusão de todos os elementos de publicação obrigatória".
Novo Governo

Recados e corrupção: Montenegro nas entrelinhas

Montenegro tentou afastar ideia de que está a prazo, amarrar Pedro Nuno a compromisso que PS não quer assumir, baixar expectativas sobre dinheiro para gastar e definir corrupção como prioridade.
Pai, já fui ministro

“Guterres a ligar e a minha mulher não acreditou”

Severiano Teixeira foi ministro da Defesa e da Administração Interna e o primeiro convite surgiu a meio da noite. Despediu-se da faculdade nos EUA. Reitor disse que era o 2.º português a fazer o mesmo
Pai, já fui ministro

Pires de Lima: “Foi um convite complexo”

Recebeu a proposta em S. Bento à noite. Dois dias depois estava em funções. António Pires de Lima foi ministro da Economia do Governo de Passos Coelho e recorda como foi.
Política

As palavras as ações

A ampliação do pensamento conservador extremista é um dado evidente, tal como este ser um campo regado pelas provocações que certas forças de Esquerda promoveram nestes anos deitando achas na fogueira
Legislativas 2024

JS pede desculpa por "erro" em tweet sobre Governo

Publicação indicava que a nova ministra da Saúde era diretora do Santa Maria "durante o caso das gémeas", o que não é verdade. Líder da JS reconhece "erro" e apaga todos os tweets sobre ministros.
Legislativas 2024

O calendário político das próximas semanas e meses

Novos ministros já tomaram posse, mas calendário político continuará intenso para o novo primeiro-ministro, que tem de entregar o programa do Governo até dia 10.
Lei Eleitoral

O abismo tecnológico do voto dos emigrantes

Em 2005 Diogo Vasconcelos lançou o primeiro e único teste-piloto do voto eletrónico para a diáspora. No entanto, passaram vinte anos e o teste permaneceu apenas isso... um teste.
Ensino Superior

Estudantes do PS criticam extinção de Ministério

Jovens socialistas acusam o novo Governo PSD/CDS-PP de ter contrariado "os apelos das associações académicas para que isto não acontecesse" e de "ignorar as suas preocupações e opiniões".
Trabalho

Centrais sindicais apreensivas com nova ministra

CGTP mostra "preocupação" com declarações passadas de Rosário Palma Ramalho, a nova ministra do Trabalho e da Segurança Social, UGT quer que nova governante diga "ao que vem".
Legislativas 2024

Comédia promissora estreou-se a 10 de março

Todos nós somos guionistas e ao mesmo tempo atores nesta  comédia. Vamos viver dentro dela.
Legislativas 2024

Quem se vai sentar ao lado de Luís Montenegro?

Dois ministros de Estado e sete mulheres, num Governo de 18, em que, sem surpresas, Miranda Sarmento ficou com as Finanças, Pedro Reis com a Economia e Paulo Rangel com os Negócios Estrangeiros.
Novo Governo

Governo. CAP felicita José Manuel Fernandes

Agricultores lembram que a AD assumiu no seu caderno temas fundamentais como a água e a reprogramação do PEPAC, entre outros. Para a CAP, abre-se agora "uma nova porta para o diálogo construtivo".
Legislativas 2024

Os mesmo ministros, menos independentes e mulheres

Novo Governo de Luís Montenegro tem características semelhantes ao último de Costa, com 18 elementos e idades parecidas. Ambos têm ministros sem cartão de militante mas associados ao partido.
Eleições

IL propõe círculo de compensação nas legislativas

Os liberais apresentam um novo projeto de lei para introduzir um círculo de compensação que elegeria 30 deputados. Esta nova proposta acontece depois de terem sido divulgados os votos perdidos.
Pai, já fui ministro

“Tomei posse na Ajuda e eu precisava de ajuda”

Miguel Relvas recorda que no dia da tomada de posse, a 5 minutos de entrar na sala, alguém o sujou com café. Esperou por uma camisa lavada de tronco nu no Palácio e foi o último a assinar.
Legislativas 2024

As escolhas de Montenegro para o Governo

Paulo Rangel será ministro dos Negócios Estrangeiros, Miranda Sarmento com as Finanças, Leitão Amaro com a Presidência, Ana Paula Martins com a Saúde e Castro Almeida com a Coesão.
A História do Dia

Como sai o PSD desta crise?

PSD e PS chegaram a um acordo para desbloquear a eleição do Presidente da Assembleia da República, mas terá isso um custo político? Miguel Santos Carrapatoso, jornalista, é o nosso convidado.
Legislativas 2024

Com Aguiar-Branco na odisseia de 30h até à eleição

Aguiar-Branco saiu de casa com o Observador no dia em que devia ter sido eleito. Não foi. Foram 30 horas de incerteza com uma meia-vitória no fim. A história da odisseia (forçada) para liderar a AR.
Noticiário

23h. Costa garante "colaboração total" de pastas

O primeiro-ministro cessante garante "colaboração total" neste período de transição com Luís Montenegro. Deseja ao líder da AD "felicidades políticas e pessoais".
Novo Governo

Montenegro entrega raio-x de ministros a Marcelo

Audiência com Marcelo só acontecerá durante a tarde de quinta-feira. Nem todos os lugares do governo estão atribuídos. Equipa de Montenegro analisa declarações entregues por (futuros) ministros.
Legislativas 2024

Costa despede-se com recados sobre contas públicas

No balanço final, Costa lembrou todos os números bons que contam os seus mandatos e só no fim assumiu falhas. Mostrou-se satisfeito com excedente e com relação com Marcelo. Política fica em standby.
Emissão Especial

Brilhante Dias: "PS é oposição mas não bloqueio"

Eurico Brilhante Dias diz esperar que Aguiar Branco seja "fiel respeitador da Constituição". O líder parlamentar socialista diz que o PS "lidera à oposição mas não é um bloqueio ao país".
A História do Dia

Impasse no Parlamento é o início do caos político?

Partidos não se entendem para eleger presidente da Assembleia da República. Que consequências tem o impasse e qual poderá ser a saída? A análise de Rui Pedro Antunes, editor de política do Observador.
Noticiário

00h. Eleição de Presidente da AR termina e impasse

À terceira não é de vez. Mantém-se o impasse, ainda não foi eleito o presidente da Assembleia da República. Os trabalhos retomam esta quarta-feira ao meio-dia.
Legislativas 2024

Um país empatado

O sistema partidário português mudou, pelo que enfiar a cabeça na areia perante essas mudanças dificilmente será uma boa solução para o que quer que seja. 
Eleições Europeias

Eleições Europeias serão o teste do algodão

Até lá, espera-se uma AD a dramatizar, um Chega a querer crescer e um PS desorientado, sem saber o que fazer.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora