789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Europeias

Eleições Europeias

O perfilar partidário para o embate europeu

É para mim claro que o partido que deu maior importância e relevância às Europeias na escolha do seu cabeça de lista foi o Chega.
Noticiário

21h. Bugalho."Transição mais democrática possível"

Sebastião Bugalho respondeu às críticas da passagem do comentário e da opinião para a vida política. O candidato da AD às europeias assegura que "não vai aceitar um tacho".
Eleições Europeias

Bugalho: o "novo Portas" ou o velho Sebastião?

O cabeça de lista da AD às europeias foi sempre visto como querendo ser "o novo Paulo Portas" — no jornalismo e agora na política. Pela pose, dizem que é um jovem, mas também velho. Como chegou aqui?
Aliança Democrática

Sebastião Bugalho: "Não vou aceitar um tacho"

Atualizado
O candidato da Aliança Democrática às eleições europeias, Sebastião Bugalho, considera que o facto de ir a votos é a forma mais democrática de fazer a transição para a política.
360º

Infração financeira na TAP e a "razia" no PS

TAP pediu visto para contratos já executados. MP quer imputar corrupção a deputados do PSD. Razia de Pedro Nuno provoca "surpresa" em Bruxelas. Sporting pode ser campeão no Dragão, mas adia a festa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Depois das listas, já podemos discutir a Europa?

Vão ser longos dias a debater a idade de Sebastião Bugalho, Marta Temido e a corrida a Lisboa que fica para trás ou se Rui Moreira foi ou não maltratado pelo PSD. Afinal, quando se discute a Europa?
Eleições Europeias

Umas eleições europeias à medida do CH (e da IL)

Numas eleições que a AD está obrigada a vencer, a responsabilidade por um mau resultado não poderá ser atribuída ao jovem Bugalho, mas sim a quem o convidou.
Eleições Europeias

Um azar do Bugalho

Portugal não é a bolha mediática que entregou a comentadores o trabalho de jornalistas. Ao invés do que pensa Montenegro, o País não conhece Sebastião Bugalho, e Montenegro parece não conhecer o País.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Eleições Europeias

Rui Moreira confirma convite para ser nº 2 da AD

Rui Moreira confirma conversa na qual Montenegro o sondou sobre a "possibilidade de integrar a lista, na posição número dois" e afirma ainda que nunca foi convidado para cabeça de lista.
Noticiário

22h. PR condecora militares, Alberto Martins e RR

Numa cerimónia no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto Martins, o rosto da revolta académica de 1969.
Noticiário

21h. SNS. Médicos dizem que demissão era esperada

O bastonário dos médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes do setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu os cuidados de saúde de qualidade.
Açores

PSD/Açores admite insatisfação com lista

O candidato indicado pelo PSD/Açores, Paulo Nascimento Cabral, vai ocupar o sétimo lugar da lista da Aliança Democrática ao Parlamento Europeu, que será encabeçada por Sebastião Bugalho.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Eleições Europeias

Razia de Pedro Nuno provoca "surpresa" em Bruxelas

Pedro Nuno Santos decidiu fazer uma limpeza geral na delegação do PS no Parlamento Europeu e deixou descontentes, mas sobretudo "as bocas abertas" nas delegações estrangeiras.
Explicador

Inexperiência de Bugalho pode comprometer a AD?

Duarte Pacheco rejeita consequências pela falta de experiência de Sebastião Bugalho. Adalberto Campos Fernandes refere que Francisco Assis tinha o perfil mais indicado para liderar a lista do PS.
Noticiário

10h. Europa. PSD diz que Temido "não acrescenta"

No Explicador, vice-presidente da bancada do PSD fala em "cadastro governativo". Falou-se ainda de Rui Moreira, que revela que Marcelo Rebelo de Sousa insinuou que autarca seria número 1 pela AD.
Explicador

Cabeças de lista de AD e PS são boas soluções?

Pedro Alves destaca a capacidade de recrutamento da AD e diz que Bugalho é uma escolha interessante. Francisco César sublinha a experiência comprovada e a confiança dos portugueses em Marta Temido.
E o vencedor é...

Bugalho está pronto para a piscina dos grandes?

Montenegro quer fazer uma experiência sociológica com Bugalho e provocar um abanão. Mas onde fica a experiência e as ideias sobre a Europa? Ainda a possível mudança de dress code no Liceu Pedro Nunes.
O Bom, o Mau e o Vilão

Nas europeias decide-se se o governo vive ou morre

A surpresa na política (que mostra a importância das eleições europeias), a Climáximo (que confunde democracia e ditadura) e o PS (que gosta do taticismo) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. PS escolhe Temido para Bruxelas com reparos

Surpresa na escolha de Sebastião Bugalho pela AD. Reparos e ausências na escolha de Marta Temido pelo PS. A análise neste jornal. MAI propõe subsídio a PSP e GNR na próxima semana.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Qual o nome mais surpreendente para as europeias?

Marta Temido é cabeça de lista do PS às europeias e na AD a escolha foi surpreendente: Sebastião Bugalho. É jovem, não é militante e parece demasiado rebelde para a necessária disciplina partidária.
Resposta Pronta

Europeias. "Rui Moreira viveu uma humilhação"

João Pacheco explica que escolha de Bugalho para as europeias é arriscada e sublinha a "humilhação pública" que Rui Moreira viveu. Destaca que as listas do PS valem pelo coletivo e pela experiência.
Noticiário

7h. Europeias. Bugalho causa "estupefação" no PSD

Estupefação e ofensas nos bastidores da escolha de Sebastião Bugalho na AD. PS escolhe Marta Temido em reunião com ausências de peso. E ainda, Benfica vence e Schmidt critica adeptos.
Eleições Europeias

Os bastidores da escolha de Bugalho para europeias

Solução esteve a ser preparada, pelo menos, desde a semana passada. Moreira achou indigno ser número dois e recusou convite para integrar a lista. PSD aprovou a equipa. Mas não está todo convencido.
PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.
Noticiário

21h. Temido. Cabeça de lista do PS às europeias

Francisco Assis e Ana Catarina Mendes também serão candidatos. Os nomes vão ser aprovados esta segunda-feira numa reunião da Comissão Política do partido.
Partido LIVRE

Livre. Paupério foi membro fundador do +Liberdade

Francisco Paupério garante que se trata de um equívoco e já pediu para retirar o seu nome do site do instituto. Assim que recebeu e-mail assinado por Guimarães Pinto desistiu de participar no projeto.
Direto ao Assunto

Rui Moreira fora das europeias? "Grande notícia"

Luis Filipe Menezes, ex-líder do PSD e um dos subscritores do manifesto contra a escolha do autarca, diz que Rui Moreira não agrega votos. Menezes sublinha ainda a divisão interna face ao candidato.
Comentário

Jorge Fernandes: "É a marcelização do regime"

Surpreendido com a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista da AD nas europeias, Jorge Fernandes aponta o destaque mediático do agora candidato do PSD e do CDS. 
PS

Temido é cabeça de lista do PS às europeias

Lista é de renovação total: nenhum eurodeputado socialista irá continuar. Temido é o primeiro nome, seguida por Assis e Ana Catarina Mendes. Há autarcas e um dirigente da JS nos lugares elegíveis.
Noticiário

8h. Portas: Passos via Troika como "bem virtuoso"

Troca de acusações entre Paulo Portas e Passos Coelho. Um via a Troika como "mal necessário" e outro como "bem virtuoso". Rui Moreira assume interesse por Bruxelas, nome não é pacífico dentro do PSD
Resposta Pronta

"Rui Moreira como deputado europeu é traição"

Presidente da bancada do PSD na A.M. Porto é um dos subscritores do manifesto contra escolha de Rui Moreira pelo PSD à Europa: "Como é possível?", questiona, acusando o autarca de eventual "traição".
Eleições Europeias

Autarcas do PSD/Porto contra Moreira nas europeias

Subscritores lembram que Rui Moreira se candidatou em 2021 com a promessa de que cumpriria o mandato. E notam proximidade a António Costa e à Aliança Democrática: “Tentou dar-se com deus e o diabo.”
Eleições Europeias

Rui Moreira sobre UE: "É um projeto que me atrai" 

Atual presidente da Câmara Municipal do Porto assume "interesse" e preocupação pela Europa, mas garante não ter recebido ainda qualquer "convite formal" de Montenegro para liderar AD nas europeias.
Parlamento Europeu

Cotrim critica "falta de ambição para reformar"

Cabeça de lista da Iniciativa Liberal às europeias apontou baterias ao Governo de Montenegro e defende que extrema-direita se combate acabando com "razões de queixa" que afastam eleitorado.
Eleições Europeias

PCP ataca "submissão" à política do euro

João Oliveira diz que PCP não defende saída da UE e recusa que posições do partido conduzam a isolamento. "É exatamente o contrário: defendemos o alargamento a outros povos e a outros Estados."
Eleições Europeias

IL aprova Cotrim Figueiredo como cabeça de lista

João Cotrim Figueiredo foi este domingo aprovado pela Iniciativa Liberal como cabeça de lista do partido às eleições europeias. O nome do ex-presidente da IL foi aprovado com zero votos contra.
Eleições Europeias

Sondagem: PS favorito à vitória nas europeias

PS recolhe 31,3% das intenções de voto para as europeias, seguido da AD (24,8%) e do Chega (18,4%), que se consolida como terceira força política e pode conseguir eleger quatro eurodeputados.
Noticiário

9h. PS lidera sondagem para as eleições europeias

Na sondagem da Aximage, os socialistas têm 31% das intenções de voto. A AD tem 25%. Ainda, Mecanismo Nacional Anticorrupção ainda não aplicou multas, e preencheu menos de metade dos quadros.
Noticiário

8h. CDU. Portugal deve preparar saída do Euro

João Oliveira afirma que o futuro da moeda única é incerto. Na atualidade internacional, as eleições no País Basco podem ditar o parlamento mais nacionalista de sempre.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora