Legislativas 2015

França

Macron descarta Valls para as legislativas

O presidente eleito de França rejeitou a entrada de Manuel Valls nas listas do seu movimento para as eleições legislativas. Mas não apresenta candidato no círculo eleitoral do ex-primeiro-ministro.
Política

Especial/ O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

122
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Dívida Pública

Dívida.PS conseguiu inverter "falhanço" de Passos?

501
António Costa fez campanha, para as eleições de há um ano, acusando o governo PSD/CDS de não ter conseguido interromper a subida da dívida pública. O PS conseguiu inverter a tendência? Veja a resposta
Dívida Pública

Dívida pública sobe 5% desde as eleições

2.707
Banco de Portugal indicou esta segunda-feira que a dívida bruta voltou a aumentar, para 243,3 mil milhões de euros, em agosto. A dívida, mesmo em termos líquidos, subiu cerca de 5% desde as eleições.
Rússia

Partido de Putin conquista maioria absoluta

A Rússia Unida, o partido do Presidente russo, Vladimir Putin, conquistou 343 dos 450 lugares que compõem a Duma, ou Câmara dos Deputados.
PSD

Passos convidou Costa para vice-primeiro-ministro

677
Passos Coelho revelou, numa entrevista à Sábado, que desafiou António Costa para ser vice-primeiro-ministro após as eleições legislativas. Portas concordava. Mas o socialista recusou.
Legislativas 2015

Ter deputados custou aos partidos 10 milhões

Os sete partidos com representação parlamentar gastaram perto de dez milhões de euros na campanha eleitoral para as legislativas de 2015, com a coligação que juntou PSD/CDS-PP com despesas superiores a quatro milhões de euros.
Campanha dia a dia

Ser reitor deu experiência política, diz Nóvoa - como aconteceu

Marcelo diz que é um "pirilampo", Maria de Belém exige que Portugal não seja "boicotado". E Sampaio da Nóvoa contraria a ideia de que não tem experiência política.
Pedro Passos Coelho

"Vejo-me como candidato a primeiro-ministro"

992
Numa entrevista ao Público, Passos Coelho assume-se como "candidato a primeiro-ministro" enquanto for líder do PSD. E diz que medidas anunciadas por Centeno são "elogio" à política do anterior Governo
Sondagens

Sondagem. PS sobe, direita mantém-se na frente

164
Barómetro da Eurosondagem feito dois meses depois das eleições mostra o PS a subir para valores equiparados aos do PSD, isolado. Mas direita, junta, ainda se mantém confortavelmente na frente.
Presidenciais 2016

A “vigarice” das sondagens

182
Pude concluir que as empresas de sondagens fazem um trabalho geralmente sério e que as incorreções nas projeções não são, de forma alguma, um sinal de má-fé, como inúmeras pessoas querem fazer crer.
Governo

Governo apresentará orçamento "assim que possível"

175
Governo garante que não vai esperar por um novo presidente para aprovar orçamento e diz que o país não precisa de "quezílias institucionais".
Governo

Jerónimo: PCP encontrará "solução" para aprovar OE

523
Em entrevista ao jornal Expresso, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa assegura que os comunistas estão disponíveis para encontrar solução quer permita aprovar o Orçamento do Estado.
Governo

Portas na oposição, mas "não por vontade do povo"

829
"Não foi por vontade do povo" que Paulo Portas passou de vice-primeiro-ministro para deputado da oposição na Assembleia da República, disse o líder do CDS-PP aos militantes no Bombarral.
Governo

Angola: Portugal quebra “tabu” com van Dunem 

251
Vice-procurador-geral de Angola considera que Portugal quebrou um "tabu" com a escolha de uma mulher negra, Francisca van Dunem, para o Governo, para ocupar a pasta da Justiça.
PCTP/MRPP

Garcia Pereira demite-se do PCTP/MRPP

317
O advogado Garcia Pereira anunciou hoje que apresentou a demissão do PCTP/MRPP, depois de ter sido suspenso do Comité Permanente do Comité Central, alegando ser vítima de "ataques pessoais".
Governo

Governo PS. Reações setor a setor

Muitos preferem guardar reações para a tomada de posse (e para a lista oficial), mas há quem já se tenha manifestado. Há elogios a alguns, caderno de encargos para outros e algum espanto na Cultura.
Governo

As seis dúvidas, uma por uma

357
O Presidente chamou António Costa a Belém mas não foi para o indigitar. Cavaco Silva tem dúvidas quanto à estabilidade e durabilidade da solução e quer esclarecimentos do líder do PS em seis áreas.
Governo

Alerta de "erosão do regime semi-presidencialista"

Encontro de Passos e Portas com constitucionalistas serviu para refletir sobre "crise política sem precedentes". Posse de Costa será "arriscada" e Cavaco não deve ser encostado à parede, alertaram.
Governo

"Receio é que os sacrifícios sejam desperdiçados"

219
Ex-presidente do Conselho Europeu defende que é preciso esperar para se julgar o próximo Governo, mas diz que este também terá de convencer os mercados. Para seu próprio bem. Entrevista ao Observador.
Governo

O que é uma fraude, segundo Jerónimo de Sousa

ecretário-geral do PCP considerou ser uma fraude fazer das eleições de deputados para a Assembleia da República uma eleição para primeiro-ministro.
Governo

Jerónimo não diz como vota próximo Orçamento - como aconteceu

404
Na RTP, o secretário-geral do PCP foi muito evasivo e não deixou claro como votará o orçamento, primeiro quer ver que medidas inclui. UGT e CGTP disseram ser contra Governo de gestão a Cavaco.
Governo

Centeno acusa Governo de falta de transparência

282
A mensagem estava bem estudada: virar a página da austeridade, mas de forma controlada e financeiramente responsável. Mas pelo meio, Mário Centeno deixa várias acusações ao Governo.
Governo

Fitch ameaça com corte de rating se a dívida subir

440
Agência de rating diz que falta de acordo mais abrangente e visões muito divergentes entre os partidos que assinaram os acordos aumentam o risco de um eventual Governo socialista não chegar ao fim.
Governo

Pensões, TSU e salários: mais 625 milhões em 2016

1.549
Custo de aumentar pensões até 628,8 euros sobe 66 milhões em 2016 e 360 milhões em 2017. Subsídios serão pagos por igual a cada trimestre e as concessões e privatizações só são revertidas sem custos.
Governo

Acordos da esquerda.O que os une e o que os separa

284
A esquerda juntou-se para derrubar o novo Governo e até o deputado do PAN deu uma 'perninha', mas nem todas as arestas foram limadas. Foram precisos três acordos, com muitas medidas, nem todas iguais.
Governo

Passos: "Não abandono o meu país"

5.056
A poucos minutos de ser derrubado, Pedro Passos Coelho deixou claro que não é o poder que o move, mas recusa-se abandonar o pais - vai fazer, se Cavaco empossar Costa, oposição no Parlamento.
Governo

Esquerda derrubou Passos. Costa chuta para Cavaco - como aconteceu

3.092
Esquerda derrubou Governo de Passos na AR. Costa justifica acordo possível à esquerda: "Não podia pedir um cheque em branco". E passa a bola ao Presidente. Passos diz que acordo não chega. Em direto.
Wolfgang Schäuble

"Confiante que Portugal manterá rumo de sucesso"

Ministro das Finanças da Alemanha falou aos jornalistas em Bruxelas, à entrada para uma reunião do Eurogrupo que não deverá desbloquear ajuda financeira para a Grécia.
Governo

Bolsa tem a pior sessão desde o crash na China

7.383
A bolsa de Lisboa derrapou 4,05% naquela que foi a pior sessão desde a segunda-feira negra de 24 de agosto, marcada pelo crash no mercado acionista chinês.
Comentário Político

Mendes: PR vai ouvir parceiros e especialistas

436
Marques Mendes acredita que Cavaco não indigitará logo Costa: primeiro vai ouvir os parceiros sociais e especialistas da área económica. E adivinha a composição do próximo governo.
Governo

Acordo não garante aprovação de orçamentos - como aconteceu

1.226
Acordo à esquerda apenas estabelece que Governo PS não cai por aprovação de moções de censura, mas não garante votação de orçamentos do Estado, apenas "apreciação conjunta". Acordo assinado em breve.
Governo

CDS. Costa "enlameou" Portas para se explicar

333
Líder do PS acusou Paulo Portas de ter revertido as suas posições anti-euro em 2002 para entrar no Governo. CDS diz que é "falso" e que Costa só tentou "enlamear" Portas.
Eleições

Assembleias de voto abriram na Croácia

As assembleias de voto abriram hoje na Croácia para as primeiras eleições desde que o país aderiu à União Europeia, em 2013.
Governo

Luz verde a Costa. Programa aprovado com maioria - como aconteceu

222
Costa levou programa de Governo de esquerda à Comissão Nacional - e foi aprovado com 163 votos a favor, 7 contra, 2 abstenções. Partido dá carta branca ao líder para governar. Siga tudo aqui.
Governo

"Não vamos desenhar agora quatro orçamentos"

981
Em entrevista, Porfírio Silva diz que não é preciso referendo ao acordo de esquerda, que Assis "entusiasma-se com a sua própria retórica" e frisa que "a realidade política não é determinística".
Sondagens

PSD/CDS mais perto da maioria, PS na mesma

3.174
Se as eleições de há um mês fossem hoje, a coligação estaria mais perto da maioria absoluta, mas o cenário mantinha-se. Votos no PS mantém-se. CDU e BE praticamente inalterados.
Governo

"A política não é gestão sinuosa de uma carreira" - como aconteceu

977
PCP anunciou acordo com o PS horas depois de Governo apresentar o seu programa. Costa dá entrevista à SIC sobre negociações à mesma hora do jantar de Assis.
Governo

"Estamos disponíveis para propostas de alteração" - como aconteceu

692
Uma hora depois de Assis ter decidido antecipar o encontro de críticos para esta sexta-feira, Costa chamou-o para a reunião da Comissão Política marcada para domingo. E ele vai.
Governo

BE vs PCP. Como eles estão a marcar fronteiras

163
Tratado Orçamental, pressa na subida do salário mínimo ou Novo Banco. Costa negociou em separado com BE e PCP e cada um teve as suas prioridades.
Governo

PCP insiste. Salário mínimo nos 600, já

2.316
Mesmo depois de Catarina Martins ter dito que o aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2016 "não é possível", Jerónimo de Sousa parece não abdicar da medida e quer que aconteça no imediato.
Governo

Assis pede ao PS "especial cuidado" no debate

2.230
Francisco Assis cancela almoço da Mealhada depois de Costa ter convocado Comissão Nacional para a mesma hora. Assis não quer colocar à prova os dirigentes que já tinham confirmado presença no almoço.
Governo

Mercados estão serenos? Veja este gráfico

Impasse político continua e juros caem pelo 2º dia consecutivo - o que já não acontecia há duas semanas. Isso significa que os investidores estão tranquilos?
Governo

Acordo PS/BE: há medidas proibidas (e plano b) - como aconteceu

672
Costa e Jerónimo reunidos três horas na sede do PCP. Passos Coelho não quer mesmo ficar em gestão, confirmou o Observador, e já terá transmitido isso ao chefe de Estado.
Governo

Quando PS e PCP acordaram taxar os mais ricos

PS e PCP têm historial de acordos. Um dos mais significativos foi a reforma fiscal no segundo Governo minoritário de António Guterres. Mas não durou muito tempo.
Dívida Pública

Risco sobe. Prémio face à Alemanha nos 200 pontos

O prémio de risco exigido pelos investidores para comprar dívida portuguesa em comparação com alemã está nos níveis mais elevados desde agosto. BCE continua a conter a pressão.
Governo

PS e PCP: reunião decisiva esta quarta-feira - como aconteceu

322
A assinatura do acordo entre PS, PCP e Bloco de Esquerda pode estar por horas. João Proença avisa: "O PS pode ficar refém do PCP e do Bloco" e apoia Assis. Veja tudo aqui.
Governo

Maria Luís na calha para comissão do Orçamento?

Com a possível queda do Governo, muitos ministros podem assumir o lugar de deputado. PSD vai ser o primeiro a escolher presidência de comissões. Maria Luís pode ficar com Orçamento e Finanças.
Governo

8 tradições da AR: as que se mantêm e as quebradas

268
Um Presidente que não é do partido mais votado, um Parlamento sem trabalhos até dezembro, um deputado que quer participar na conferência de líderes mas não pode. A tradição na AR já não é o que era?
Governo

Alternativa de Assis não quer revolta na bancada

1.262
Corrente de Assis reúne-se sábado num almoço no centro do país. Objetivo é mostrar que há socialistas que não pensam como Costa mas nunca apelar a dissidentes na votação da moção de rejeição.
Governo

"PS, BE e PCP é mero acordo para chegar ao poder"

776
Poiares Maduro está de saída do Governo e de regresso a Florença. Numa entrevista ao DN, comenta a "instabilidade" nacional. Critica acordo à esquerda e pede "assomo de responsabilidade" ao PS.
Governo

Marques Mendes: PSD e CDS andam "aos bonés"

270
O ex-líder social-democrata acredita que o Governo de Passos e Portas já era e que PSD e CDS têm de se reencontrar e reagir rápido - é que andam "aos bonés" desde as eleições.
Governo

De saída. Os alertas dos ministros sorridentes

Os ministros que deixaram funções governativas esta sexta-feira dizem que país deve continuar no caminho da "exigência e responsabilidade", temendo "retrocessos" com entrada em cena da esquerda.
Legislativas 2015

Quando o CDS presidiu à Assembleia da República

455
Francisco de Oliveira Dias foi presidente do Parlamento em 1981 e era do CDS. No entanto, foi eleito numa coligação pré-eleitoral. Deputados à época afirmam que não houve "problemas" na eleição.
Governo

"Não sou defensor de eleições a cada seis meses"

403
Dia cheio para os candidatos a Belém. Marcelo pede Governo "duradouro" e não quer falar em eleições antecipadas. Maria de Belém e Nóvoa ao lado de Cavaco. Edgar Silva ao ataque.
Governo

"Às vezes parece um PREC dois", acusa Paulo Portas

698
O vice-primeiro-ministro acusa a esquerda de tentar ganhar na secretaria. Se PS, BE e PCP formarem um executivo, "esse governo estaria ferido de ilegitimidade politica desde o primeiro dia".
Governo

Governo deve agir rápido e travar subida salarial

3.281
Ex-ministro Teixeira dos Santos, aconselha futuro Governo a aprovar lei autónoma para evitar que cortes salariais da função pública caiam em janeiro. Situação do país é "delicada", avisa.
Governo

10 terramotos políticos de novembro

144
A chuva fria de novembro já provocou grandes terramotos políticos em Portugal. Em 2015, a "morte anunciada" do Governo de Passos Coelho pode juntar-se à lista dos sismos que abalaram o país político.
Governo

Passos prepara congresso no pós-presidenciais

1.200
O primeiro-ministro está já a preparar o futuro político e a ponderar recandidatura. Sabendo que Costa está firme na decisão de o derrubar, Passos quer ficar na oposição para liderar a ofensiva.
Governo

Se deitarem "tudo a perder", "classe média" paga

1.804
Passos Coelho falou como primeiro-ministro empossado, mas a nuvem negra de um futuro curto pairou no discurso. Cheio de recados acenou com o risco de mais sacrifícios se o caminho for alterado.
Governo

As tarefas inadiáveis na vida de ministros a prazo

A tomada de posse é apenas o primeiro protocolo dos novos ministros. Já há gabinetes destinados aos novatos e alguns já começaram a transição de pastas, mesmo que seja só por semanas.
Governo

Tolerância zero ao Governo de esquerda - como aconteceu

1.640
Cavaco dá posse ao Governo dizendo que não lhe foi apresentada nenhuma solução alternativa de Governo. Passos alerta que "desvios precipitados" serão pagos pela classe média. Reações em direto.
Governo

16 ministros e 36 secretários de Estado empossados

O XX Governo Constitucional liderado pelo social-democrata Pedro Passos Coelho toma hoje posse, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com queda pré-anunciada através de moções de rejeição da esquerda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site