Presidenciais 2016

Bloco de Esquerda

Marisa Matias cantou Grândola Vila Morena em Paris

193
A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, cantou, em Paris, Grândola Vila Morena no comício de encerramento da campanha de Jean-Luc Mélenchon.
França

O debate anti-Le Pen que foi um exame a Macron

Fillon foi estadista, Hamon foi humanista e Mélenchon vestiu-se de espalha brasas num debate de mais de três horas que juntou cinco candidatos às presidenciais com o foco em dois: Macron e Le Pen.
França

Fillon arrefece e Juppé salta para o aquecimento

As manobras políticas da direita francesa andam mais agitadas do que o liveblog de um jogo de futebol: Fillon pode desistir das presidenciais no domingo e Juppé está posicionado para ocupar a vaga.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo justifica o seu estilo mais 'acelerado'

O Presidente da República justificou o seu estilo mais acelerado em relação a anteriores chefes de Estado com o "tempo diferente" em que vive, mas defendeu a importância de existir outro tempo mais lento e ponderado.
Presidência da República

Marcelo deu livros a máquina do PSD que o apoiou

370
Presidente ocultou da agenda oficial o encontro com máquina do PSD na última terça-feira. Ofereceu a todos os coordenadores e mandatários o livro "Um ano depois".
Presidente da República

Marcelo janta com estrutura do PSD que não existia

821
Presidente convidou coordenadores de campanha para jantar dia 24 de janeiro, quando se completa um ano das Presidenciais. Todos tinham cargos nas estruturas distritais do PSD. Afinal, havia máquina.
Presidenciais 2016

Marcelo doa lucro de campanha a IPSS

125
Campanha "low cost" de Marcelo Rebelo de Sousa deu lucro de 45 mil euros. Agora, Presidente eleito vai doar dinheiro a instituição de solidariedade social, avança o Diário de Notícias.
Presidenciais 2016

Acabaram os comícios, brindes e cartazes?

As contas de campanha foram divulgadas e mostram menos investimento em propaganda. Em 2011, Cavaco sozinho gastou quase tanto como os cinco principais candidatos de 2016. O marketing mudou.
Presidenciais 2016

Presidenciais: Nóvoa com despesas mais elevadas

Sampaio da Nóvoa foi o candidato presidencial que mais gastou na campanha eleitoral, 924 mil euros, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa declarou despesas de 179 mil euros.
Presidenciais 2016

Cristas espera consensos e intervenção de Marcelo

Assunção Cristas diz esperar de Marcelo Rebelo de Sousa a procura de consensos, diálogo e um papel interventivo. Em relação a Cavaco Silva, considera que o País lhe deve gratidão.
Presidência da República

Marcelo convida Pedro Mexia para Belém

2.907
São conhecidos mais três nomes da equipa que vai acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. Pedro Mexia foi convidado para assessor cultural, avança o jornal Expresso.
Presidenciais 2016

Marcelo em fotos: uma campanha que deu um livro

115
A amizade de 40 anos com Marcelo Rebelo de Sousa levou o fotógrafo Rui Ochôa a aceitar cobrir a sua campanha para Presidente. O resultado é um livro com as principais imagens da corrida a Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa

Dona Glória, um bagaço e uma promessa cumprida

357
Foi a "coisa mais divertida" que Marcelo fez "desde que foi eleito". Cumprindo uma promessa de campanha, o Presidente visitou a D.Glória a quem tinha prometido um bagaço - e levou-lhe foi uma garrafa.
Presidenciais 2016

Porque votam PSD e CDS contra este Orçamento?

467
A verdadeira razão do voto contra do PSD e CDS ao OE 2016 só pode basear-se numa ideia muito simples: este orçamento mostra que existe uma alternativa de orientação das políticas económicas e sociais
Presidenciais 2016

Oficial: Marcelo teve 52,0% dos votos

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República com 2.413.956 votos (52,0%) num universo de 4.744.597 votantes. Os resultados oficiais foram divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.
Presidenciais 2016

CNE arquiva queixas contra Paulo Portas

A Comissão Nacional de Eleições arquivou as queixas apresentadas contra Paulo Portas por considerar que o centrista não fez um apelo ao voto em Marcelo no dia das eleições.
Novo Governo

PCP e BE: as tensões de uma relação "engraçadinha"

Juntaram-se para aprovar o OE numa convergência inédita, mas a relação entre comunistas e bloquistas é tensa desde a fundação do BE. Houve críticas, acusações, desconforto - e piadas.
Presidenciais 2016

Marcelo poderá tomar posse em cerimónia aberta

1.799
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse no dia 9 de março. E essa cerimónia poderá vir a ser pública, escreve o Sol. Escreve ainda o mesmo jornal que a Presidência da República poderá vir a ter uma TV.
Presidenciais 2016

Eduardo Lourenço no Conselho de Estado

715
O ensaísta e escritor Eduardo Lourenço tem assento no órgão de consulta do Presidente por escolha pessoal de Marcelo. "Fiquei surpreendido", disse à TSF.
Presidenciais 2016

Marcelo foi a Bruxelas buscar chefe da Casa Civil

105
Fernando Frutuoso de Melo, atual diretor da política de cooperação e da ajuda externa da Comissão Europeia (e ex-membro de gabinete de Barroso), será Chefe da Casa Civil de Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidenciais 2016

Apoiantes de Belém devem unir-se e pagar campanha

6.341
O dirigente socialista Ricardo Gonçalves lançou a sugestão de criar uma campanha para pagar as despesas de campanha de Maria de Belém. Há quem, dentro do PS, queira tornar o apelo público.
Presidenciais 2016

Marcelo vence em Washington e em Newark

249
O candidato Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais em Newark e Washington, nos Estados Unidos, que aconteceram este fim de semana.
Presidenciais 2016

95,5% dos portugueses no estrangeiro não votaram

Os resultados do estrangeiro nestas presidenciais já foram apurados. Dos 1.386 emigrantes registados no consulado de Londres, votaram 291, ou seja, 21%.
Presidenciais 2016

4.500 portugueses votam nos Estados Unidos

Cerca de 4.500 portugueses registados em Newark e Washington começaram a votar no sábado nas eleições presidenciais de Portugal, depois do cancelamento devido a uma tempestade de neve.
Presidenciais 2016

Marcelo em Belém. Dias difíceis para Passos?

552
Pressão sobre Passos cresce. Aos que pedem consensos e que realinhe ao centro, o líder responde com "social-democracia sempre". Críticos vão ao próximo congresso dizer tudo o que pensam.
Presidenciais 2016

“Tempo Novo” deu vitória a Marcelo

177
Menos de metade dos votos de Marcelo e pouco mais do dobro dos votos da candidatura oficial do Bloco é muito pouco para uma candidatura que contou com total apoio (ainda que oficioso) da máquina do PS
Presidenciais 2016

Os encontros em segredo de Marcelo

O amigo de longa data Silveira Botelho nega estar a caminho da Casa Civil. O Presidente eleito já prepara a nova vida e encontrou-se em segredo com Passos, Portas, Jerónimo e Catarina.
Presidenciais 2016

Presidenciais: dois balanços

Uma falsa impressão criada pelos media foi a de um retumbante êxito da candidata do Bloco com quase 470.000 votos, quando na verdade o melhor resultado do BE remonta a 2009 com quase 590.000 votos.
Presidenciais 2016

António Galamba e PS. "A vergonha na cara morreu"

1.173
António Galamba mais uma vez ao ataque. Crítico da atual direção, acusa o PS de querer transformar uma derrota numa vitória, diz que Costa se escondeu e avisa: "Não há duas derrotas sem três".
Presidenciais 2016

Belém. A foto de boas-vindas de Cavaco a Marcelo

640
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deu as boas-vindas ao Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, no início de uma audiência no Palácio de Belém.
Jorge Sampaio

Marcelo deverá "demonstrar que pode ser estadista"

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio elogiou na quarta-feira o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, e confessou estar pessimista com a crise de refugiados. 
Presidência da República

"Transparência". Cavaco justifica contas de Belém

A Presidência da República emitiu esta quarta-feira uma nota em que defende que recorre "sempre aos procedimentos legalmente previstos" no que diz respeito a contratações externas.
Aníbal Cavaco Silva

Marcelo almoça com Cavaco, janta com Costa

Presidente cessante e Presidente eleito vão ter reunião de trabalho e almoço no Palácio de Belém. Cavaco prepara transição.
Presidenciais 2016

PCP culpa Costa pela vitória de Marcelo

2.325
Comunicado do Comité Central vai mais longe que Jerónimo. Acusa o PS de não ter lutado o suficiente para derrotar Marcelo pelo facto de ter optado por não apoiar nenhum candidato presidencial.
Presidenciais 2016

A última polémica com Marcelo

1.065
A reportagem do primeiro dia de Marcelo após as eleições está a ser escrutinada nas redes sociais. As câmaras da SIC captaram o carro do professor parado num lugar reservado a deficientes.
Presidenciais 2016

Candidatos presidenciais que fizeram contas à vida

168
Concorrem como independentes e sem apoios partidários. Quando as eleições passam, veem-se muitas vezes a braços com dívidas pesadas. A regra, dizem, "é não dar um passo maior do que a perna".
Presidenciais 2016

Cavaco não deixa a mesa limpa para Marcelo

PR cessante não é obrigado a promulgar tudo o que tem na secretária antes de sair de Belém. Diplomas considerados urgentes pelo Governo podem ser fechados. Outros assuntos ficam na pasta de transição.
Presidenciais 2016

Como é distribuída a subvenção estatal?

Os candidatos presidenciais podem receber dinheiro do Estado para a campanha. Mas há condições a preencher e os montantes não são distribuídos da mesma forma.
Presidenciais 2016

Marcelo aos portugueses: "Abraço amigo e obrigado"

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma nota de agradecimento aos portugueses na qual promete uma presidência de proximidade, e defendeu que o povo ordenou a "abertura de um ciclo de renovação da esperança".
Presidenciais 2016

O crime compensa!

945
Desta eleição resulta o risco de se consumar uma injustiça histórica e de se vulgarizar da ideia de que em política vale tudo e de que paira acima de tudo: do bem e do mal, da honra e da desonra.
Presidenciais 2016

António Costa por entre as ruínas do PS

2.397
Não duvido que António Costa pode ir salvando a pele, transformando derrotas eleitorais em vitórias temporárias e pessoais. Mas caminha cada vez mais entre ruínas – as ruínas do Partido Socialista.
Presidenciais 2016

Belém vai pagar tudo. PS não entra nas contas

2.492
Já sabia que não ia contar com ajuda do Estado para pagar a campanha e vê agora que o seu partido também não vai contribuir. Vera Jardim explica derrota com críticas à direção do PS.
Aníbal Cavaco Silva

O Presidente

1.020
Dois pesos e duas medidas, ou a esquerda ancorada no seu pior, intolerante face à vitória de um opositor e do seu programa, mesmo que altamente sufragada pelo povo (mas há o povo “deles” e o outro).
Presidenciais 2016

Paulo Morais pede donativos para pagar campanha

4.654
O candidato presidencial Paulo de Morais fez um apelo a pedir donativos dos cidadãos que o ajudem a pagar campanha. Neste momento o candidato precisa de mais de 40 mil euros.
Presidenciais 2016

Para onde fugiram os votos do PCP?

689
Foi culpa do acordo? Foi o Edgar? Ou o voto útil? Os comunistas têm uma resposta para o desaire das presidenciais, mas só hoje vão debater o caso em Comité Central. Um abalo aos acordos de esquerda?
Presidenciais 2016

Presidenciais. Será que reparou nestes 9 dados?

197
Feitas as festas e choradas as derrotas, há curiosidades escondidas. Sabia que onde Maria de Belém teve mais votos foi no distrito de Seguro? E que Edgar ficou abaixo de José Manuel Coelho em 2011?
Presidenciais 2016

Resultados das presidenciais são "aviso" para o PS

513
Álvaro Beleza afirma que ou o PS "tem juízo" ou vai ter "dificuldades". O socialista diz que resultados mostram que solução de Governo com extrema-esquerda "não é consensual" no eleitoral do PS.
Presidenciais 2016

CDS responde à CNE com vídeo irónico

723
Num curto vídeo publicado no Facebook, o partido lembra que Costa também falou nas eleições legislativas e não foi questionado pela CNE. Este órgão vai agora analisar as declarações de Portas.
Presidenciais 2016

IVG e adoção gay. Marcelo já disse o que pensa

209
Foi confrontado com ambos temas no debate com Marisa Matias. Defende que a "proteção da criança" é o que importa num processo de adoção, seja por casal gay ou não, e na IVG não é pró-penalização.
Presidenciais 2016

Presidenciais.As melhores brincadeiras na Internet

914
A noite eleitoral também se fez de gargalhadas. Pelo menos nas redes sociais. Eis as brincadeiras que invadiram o Twitter e o Facebook enquanto Marcelo Rebelo de Sousa se tornava no novo Presidente.
Presidenciais 2016

Marcelo é "grande apoiante" da CPLP

O secretário-executivo da CPLP congratulou-se hoje com a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como o novo Presidente da República portuguesa, considerando-o um "grande apoiante" do "crescimento" da organização lusófona.
Presidenciais 2016

Assis. A "ilusão do PS", "discurso perigoso" do BE

992
Marcelo ganhou e Assis reconhece as suas competências. Mas para o eurodeputado do PS a derrota da esquerda não era anunciada, ficou a dever-se a uma viragem "populista", que o PS não está a combater.
Presidenciais 2016

Juncker felicita Marcelo e espera reencontro breve

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, e transmitiu-lhe o desejo de o rever em breve, indicou um porta-voz do executivo comunitário.
Presidenciais 2016

O que a imprensa internacional diz sobre Marcelo

574
Do Financial Times ao El País, passando pelo Wall Street Journal ou pelo Le Monde, as eleições presidenciais portuguesas e o "fenómeno" Marcelo Rebelo de Sousa invadiram as páginas dos jornais.
Presidenciais 2016

Eleições: Estado poupou dinheiro

462
As presidenciais custaram menos ao Estado do que estava previsto. O orçamento total definido para a campanha não foi atingido e por isso vai sobrar dinheiro nos cofres do Estado.
Presidenciais 2016

9 coisas a saber para poder discutir as eleições

123
Marcelo teve mais milhão de votos do que Passos e Portas. PCP perdeu metade do eleitorado. Marisa vale dois Louçãs. Tino de Rans ficou longe de score de José Manuel Coelho. Saiba o que mudou.
Presidenciais 2016

Marcelo e Costa. Vem aí a coabitação tranquila?

Os dois já tiveram uma relação de consensos no passado. Querem repeti-la agora. Belém poderá não ser grande problema para Costa. Pelo menos no campo das intenções, será amor para sempre.
Presidenciais 2016

A vitória é "dele" mas direita reclama Marcelo

104
À direita, o que se espera de Marcelo? Um Presidente "imparcial" mas que faça Portugal cumprir as "regras". Depois de Marcelo ter querido vingar sem eles, agora são eles que o puxam para si.
Presidenciais 2016

Costa sob fogo. Dias quentes no PS

1.400
Nem Maria de Belém, nem Sampaio da Nóvoa. O PS não conseguiu que nenhum candidato chegasse perto de disputar uma segunda volta e, agora, várias figuras do partido dizem que é preciso "refletir".
Presidenciais 2016

2016 igual a 2006

271
António Costa, que não quis Maria de Belém e tolerou Sampaio da Nóvoa, pensa que ganhou com Marcelo – acha que o tem na mão e que este é a sua alma gémea política. Rapidamente se aperceberá do engano.
Presidenciais 2016

"Um intervalo ou o regresso dos consensos?"

Amanhã a questão é simples – voltamos à crispação gerigonça/PàF ou evoluímos para os consensos ao centro defendidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa?
Presidenciais 2016

"A política, D.M. (depois de Marcelo)"

Marcelo com mais legitimidade que Costa. Costa com mais um problema - talvez dois, se contarmos com o PCP. O PSD não pode bater palmas. E o namoro Marcelo-Costa, dura quanto?
Presidenciais 2016

"Um presidente com jeito de monarca"

295
É provável que este seja o primeiro Presidente da República que a isso estava destinado desde pequenino. Se o estilo for para manter, vai ser um conciliador. É uma boa notícia para António Costa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site