775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidenciais 2016

Emissão Especial

Pedro Nuno Santos encerra "capítulo de Costa"

A primeira intervenção no Congresso com críticas ao "diabo" da direita e a espera do "apelo de Passos ao voto do PS". O fim do capítulo de Costa e a garantia: "O PS vai ter um candidato presidencial".
Presidente Marcelo

Nome: Marcelo. Signo: Gémeas

Presidente da República sempre separou a família do cargo, mas erro de cálculo no caso do alegado favorecimento pode esvaziar o bem mais precioso que acumulou em oito anos: o capital político.
Taiwan

Oposição abandona coligação em Taiwan 

Os dois principais grupos da oposição em Taiwan pretendiam concorrer unidos mas abandonaram a coligação eleitoral e formalizaram esta sexta-feira candidaturas às presidenciais.
Noticiário

16h. Agricultores do litoral vão receber apoios

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garante que os agricultores que ficaram sem alimentação para os animais por causa do incêndio vão receber apoios o mais rápido possível.
PS

PS. Congresso em julho, Costa salta presidenciais

É a proposta da direção do PS para o Congresso adiado. Reunião será dividida por 10 locais, mesmo sendo só em julho. Presidenciais já estarão longe, mas mesmo agora Costa passa adiante esse debate.
Noticiário

10h. Partidos sobre Chega. "PSD baixou os braços"

Membros de PS, PSD, PCP, Iniciativa Liberal e Chega analisam os resultados eleitorais e fazem a ponte para as próximas eleições, as autárquicas, no final do ano.
Noticiário

9h. Ursula, Michel e Sanchez felicitam Marcelo

Presidente foi reeleito para um segundo mandato. O discurso de vitória e os discursos de derrota dos vencidos nestas eleições. E ainda um ponto de situação sobre a pressão hospitalar.
Noticiário

8h. Ana Gomes culpa Costa, Ventura avisa PSD

Os discursos dos seis vencidos e o do Presidente reeleito: Marcelo recebe voto de confiança sem o encarar como um "cheque em branco", com avisos ao Governo e recados ao candidato do Chega.
Noticiário

7h. Marcelo avisa Costa e deixa recado a Ventura

O filme da noite eleitoral que deu o segundo mandato ao Presidente. É o terceiro a obter mais votos em eleições para Belém. Mas não recebeu "um cheque em branco". Ventura avisa PSD: "Ouve bem!"
Noticiário

12h. Rui Rio. "Está tudo muito bem organizado"

Líder do PSD, que recentemente tinha defendido o adiamento das eleições, reconhece que pelo menos do Porto, onde votou, é seguro exercer o direito e deixa esse apelo aos portugueses.
Noticiário

9h. Costa faz apelo ao voto e garante segurança

Primeiro-ministro recorreu ao Twitter para deixar uma mensagem aos portugueses pouco depois de as urnas abrirem. Reportagem em Lisboa, onde já há algumas filas. Como vai estar o tempo para votar?
Noticiário

8h. Já pode ir votar, horário consoante idade?

Em Lisboa, já há alguma fila na Cidade Universitária, mas está a andar. Cascais e Leiria deixam recomendações diferentes consoante a faixa etária, da melhor hora para ir votar. Ainda não sabe onde?
Noticiário

7h. Como vai estar o tempo para ir votar

Mesas abrem às 8h da manhã e estão a funcionar até às 19h. Há autarquias a pedir para ir votar consoante a idade, em determinados horários, para evitar concentrações com grupos mais vulneráveis.
Noticiário

12h. CNE garante: é seguro ir votar, Coimbra testa

Comissão Nacional de Eleições tem 120 toneladas de material profilático, entre luvas, máscaras e álcool gel, prontas a ajudar a este sentimento de segurança.
Reportagem Observador

Bolo e uma chamada no regresso de Marcelo à escola

Nos 115 anos da Escola Pedro Nunes, o ex-aluno Marcelo Rebelo de Sousa comeu bolo, atendeu uma chamada "importante" e falou sobre a pandemia. Fechar escolas é assunto para "ponderação" imediata.
Resposta Pronta

"Votei de costas e colei eu o envelope. Cumpri"

Márcia Brás votou antecipadamente, ao domicílio, por estar em isolamento. Foi um processo simples. A pandemia roubou-lhe a liberdade, por uns dias, mas não a participação democrática. 
Noticiário

9h. Voto antecipado ao domicílio termina hoje

Primeiro dia ficou marcado por uma denúncia da Associação Nacional de Municípios, com eleitores que não estavam em casa como deviam. Márcia Brás estava, votou e explica como foi.
Presidenciais 2016

Presidencias. 5.400 votaram no estrangeiro 

O voto antecipado no estrangeiro decorreu entre os dias 12 e 14 de janeiro em 73 países e nunca tinha tido uma adesão tão grande, segundo o Governo.
Coronavírus

10 mil pessoas em confinamento pediram para votar

Mais de dez mil pessoas em confinamento devido à covid-19 já se inscreveram para o voto antecipado nas eleições presidenciais do próximo domingo.
Reportagem Observador

Teste a Marcelo. "Negativo? Sabem primeiro que eu"

De visita à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Marcelo Rebelo de Sousa revelou o resultado de mais um teste à Covid-19. Mas, ainda antes de o fazer, já a informação circulava. "Não incomoda nada"
Reportagem Observador

Marisa na Mouraria a lembrar o direito à habitação

O direito à habitação foi o tema que esteve na agenda da candidata. Marisa Matias visitou moradoras da Mouraria que estiveram em vias de ser despejadas. Reportagem no número 25 da Rua dos Lagares.
Resposta Pronta

Recolha de votos. "Não há razões para correr mal" 

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, concorda com a medida de recolher votos nos lares de idosos e garante que a autarquia está pronta para começar o processo.
Presidenciais 2016

Marisa ataca "Trumpominion" e Marcelo no arranque

Marisa Matias arrancou a campanha para as eleições presidenciais com um comício virtual. Não faltaram críticas à direita, a Marcelo Rebelo de Sousa e a Ventura, que é como quem diz "Trumpominion".
Comentário

"Há uma percentagem elevada de abstencionistas"

José Manuel Fernandes, Publisher do Observador, comenta a sondagem Observador/TVI que dá vitória a Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta nas eleições presidenciais. "É dos números mais elevados".
Emissão Especial

"Intervenção de Marcelo foi muito bem estudada"

"É difícil para o eleitorado desiludido com Marcelo ouvir e acreditar que é o mesmo de há cinco anos". O comentário de Alexandre Homem Cristo à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa a Belém.
Emissão Especial

Marcelo. "Defendo debates com todos os candidatos"

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a recandidatura a Belém, com palavras diretas aos portugueses. "Não vou fugir às minhas responsabilidades". Ouça aqui o discurso, na íntegra. 
Emissão Especial

"Marcelo deixou mensagem ao eleitorado à direita"

"Marcelo Rebelo de Sousa fez uma declaração muito abrangente, quis cobrir todos os flancos". A análise de José Manuel Fernandes, publisher do Observador, ao anúncio da recandidatura a Belém.
Partido Chega

Ventura diz que Marcelo é "para-raios" do Governo

Em entrevista à Lusa, o líder do Chega critica Marcelo, Ana Gomes e Marisa Matias. Diz que o Chega não integrou o Governo dos Açores porque não quis. E considera que Salazar "atrasou-nos muitíssimo".
Presidenciais 2016

Ana Gomes "honrada" com apoio de Manuel Alegre

Manuel Alegre manifestou o seu apoio à candidatura presidencial de Ana Gomes, salientando a sua "brilhante" carreira enquanto diplomata e o facto de ser "uma mulher da esquerda democrática".
PS

Ala esquerda do PS junta-se a Ana Gomes

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, apoia Ana Gomes nas próximas presidenciais. Uma candidatura "progressista" e de esquerda - algo que Marcelo não representa, sugere.
Resposta Pronta

"Liberdade das presidenciais deve estar garantida"

PAN concorda com o estado de emergência, mas apela à liberdade de campanha para as presidenciais. André Silva realça que o Governo deve ter outras prioridades como o reforço dos transportes do SNS.
Sondagens

Presidenciais. Ana Gomes sobe, Marcelo desce

Em apenas um mês, a candidata subiu 3,2 pontos percentuais nas intenções de voto, aproveitando uma descida de Marcelo Rebelo de Sousa, agora 56,2%, de acordo com a nova sondagem da Intercampus.
Presidenciais 2016

Ventura recorre se recusarem suspensão do mandato

O líder do Chega afirmou esta terça-feira que recorrerá ao Tribunal Constitucional se o parlamento lhe recusar a suspensão do mandato de deputado para poder fazer campanha como candidato presidencial.
Presidenciais 2016

Sondagem: Marcelo vence à primeira volta

Apesar de Marcelo ainda não ter anunciado a recandidatura, vai à frente na sondagem. André Ventura, do Chega, surge com mais um ponto percentual do que a socialista Ana Gomes.
Resposta Pronta

Eleições. PS pede voto antecipado para confinados

Pedro Delgado Alves, deputado do PS, explica a proposta que pretende criar um mecanismo que garanta o direito de voto a quem está em confinamento obrigatório. "Haverá inscrição para voto antecipado".
Resposta Pronta

Líder do PS/Madeira admite "simpatia" por Marcelo

Líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, considera candidatura de Ana Gomes positiva, mas coloca-se contra apoios oficiais do PS e sublinha a "relação próxima" que tem com o atual Presidente da República.
Presidenciais 2016

António Costa e a malapata das recandidaturas

Os candidatos populistas, ao apresentarem-se como os únicos e legítimos representantes do verdadeiro povo, receberam um enorme balão de oxigénio.
Partido Chega

Ventura: João Ferreira é “camarada de plástico”

Sobre o candidato do PCP a Belém, o líder do Chega, que já tinha usado epítetos depreciativos para com outras candidatas, diz que é "um político que de valor apenas tem o ser jovem e bem-parecido”
Sondagens

Mais de 80% dos eleitores querem Marcelo

Mais de 80% dos portugueses consideram que Marcelo Rebelo de Sousa deve recandidatar-se a Presidente da República, segundo um estudo da Eurosondagem.
Observadores

As cadeiras das candidatas presidenciais

As amigas Marisa Matias e Ana Gomes anunciaram as suas candidaturas presidenciais com um dia de distância e em locais simbólicos. Mas nas cadeiras, ganhou a bloquista.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora