771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estado da Nação

Estado da Nação

O que é que não funciona?

Visto que secretário-geral do PS não sabe, passemos em revista os setores basilares do Estado.
Política

Nação Murcha, Nação Valente

Somos uma Nação que, recorrentemente, se arrasta, nos últimos séculos, entre picos de sucesso, crises e simulacros de bem-estar, que só chega a alguns. Então, e face a isto tudo, o que nos salva?
Estado da Nação

A que estado (da nação) isto chegou

Os tempos vindouros não são favoráveis. Portugal é o 4º país mais envelhecido do mundo. Esta realidade vai obrigar a grandes investimentos na Saúde e no número de profissionais.
Estado da Nação

O governo zero

Com quase 8 anos de governo Costa, o país não melhorou. Os problemas de 2015 são os dilemas de hoje. Resolveu-se muito pouco e planeou-se quase nada. Vivemos num constante regresso à casa da partida.
Vichyssoise

Costa passeia, Montenegro tropeça, Marcelo refreia

Manuel Monteiro foi o convidado de uma Vichyssoise onde se discutiu o Estado da Nação: Costa seguro apesar do caos; Montenegro tímido apesar das sondagens; Marcelo comedido apesar das provocações.
Fora do Baralho

A ironia: Rio concretizou sonho do Bloco Central

O "ataque concertado" dos políticos ao MP nas buscas ao PSD. Ainda o caso Boaventura e as credenciais democráticas do PCP. Jogada dupla: do deprimente estado da nossa nação à incerteza em Espanha.
Contra-Corrente

Porque é que Costa ainda agita fantasma de Passos?

Era para ser um debate sobre o Estado da Nação em 2023, mas António Costa fartou-se foi de falar de 2015. Era também para ser um debate sobre o estado deste Governo, mas acabou-se a discutir “o diabo”
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estado da Nação ou Estado de Almas?

Um debate, dois binóculos. O Governo acha que temos um país exempla, a oposição fala num país pobre e cinzento. E assim vai tudo para férias. Quem pode, claro.
Resposta Pronta

SIM: "Pizarro deve pensar que estamos noutro país"

Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, lamenta a "incapacidade do Governo de investir no SNS" e diz que o principal problema "é o executivo não assumir que há problemas".
A História do Dia

Do rosa ao negro, como está a nação?

Mais de 4 horas de debate, mas no final o que fica? O Parlamento conseguiu refletir aquilo que são as preocupações e percepções dos cidadãos? Uma conversa com Rui Pedro Antunes, editor de Política. 
Estado da Nação

Estado da Nação: o diabo está nos detalhes

Se os governantes são como diz Costa «os pais e as mães do maior ciclo de crescimento do país», como são os portugueses os filhos pobres? A perda de poder de compra é real. A crise da habitação é real
Estado da Nação

O debate do estado da Nação em versão de bolso

Depois de um ano caótico em que teve constantemente a oposição em cima, António Costa sai do debate do estado da Nação num ambiente morno e pouco crispado.
Fact Check

Mentiras, erros e verdades do debate sobre a nação

Carga fiscal tem batido sucessivos recordes? Portugal é mesmo dos países que mais mal paga? Aumento de professores no último escalão foi exponencial? Estado da Nação em Fact Check.
Noticiário

16h. Estado da Nação. Costa critica "oposições"

Neste jornal, os destaques da primeira ronda do debate do Estado da Nação. Ainda a reação da FNAM à repetição do concurso para DGS e as explicações de Rui Moreira sobre o Stop.
Emissão Especial

Livre quer Costa a falar com oposição democrática

Líder do Livre pede diálogo do Governo com a oposição: “Não sei se será populista desejar mais do que isto para o país”. “Vamos voltar a reunir com oposição democrática”
Emissão Especial

PAN: "Portugueses não vivem no mundo rosa do PS"

Deputada única do PAN fala na falta de alojamento para estudantes e jovens no país e dos “verdadeiros atentados a pessoas sem abrigo que estão a ser varridos para debaixo do tapete”
Emissão Especial

Mortágua: Governo tem "obsessão orçamental"

Líder do Bloco de Esquerda fala na “promessa oca de estabilidade” que deu no que deu e ataca a maioria socialista mas também a direita que diz ser “um abutre que espera pelo fim”
Emissão Especial

PCP: "Para alguns isto nunca esteve tão bom"

Líder parlamentar do PCP fala nos "lucros colossais" dos grandes grupos económicos. O PCP pede a Costa valorização das carreiras da função pública e a “progressão sem constrangimentos”
Emissão Especial

“Título de garante da estabilidade, é ridículo”

Presidente da Iniciativa Liberal recorda que a receita fiscal tem subido, mas sublinha que esta “não chega aos bolsos dos portugueses porque fica no seu [de António Costa] bolso, no bolso do estado”
Emissão Especial

Ventura: “Governo está ligado à máquina"

Ventura acusa Costa de querer "maior casa de alterne da Europa" ao abrir-se à imigração e acaba com reprimenda de Santos Silva. “Registo automático de imigrantes é transformar isto numa bandalheira”
Emissão Especial

Brilhante Dias: "Profecias à direita falharam"

Líder parlamentar do PS repete ideia deixada por Costa: “Portugal está melhor porque portugueses estão melhores". Dada a “falta de alternativa”, sublinha que importante é “prosseguir com estabilidade"
Emissão Especial

Sarmento: "Do 3º resgate Costa é pelo menos tio"

No debate do Estado da Nação, Miranda Sarmento acusa Governo de ser "a marca do empobrecimento". Costa contra-ataca e diz que o "diabo não veio": “Somos pais e mães do maior ciclo de crescimento".
Noticiário

12h. Moedas: "Dias da JMJ não vão ser normais"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa pede um esforço aos lisboetas e garante que está tudo pronto para a JMJ. Ainda neste jornal, o concurso para diretor-geral da Saúde vai ser repetido.
Resposta Pronta

Estado da corrupção. "Falta um debate consequente"

Coordenadora Executiva Observatório Permanente da Justiça do CES, Conceição Gomes, lamenta que combate à corrupção não tenha evoluído no último ano, pede transparência sobre trabalho feito no terreno.
Estado da Nação

Maioria considera estado do país mau ou muito mau

59% considera o estado do país mau ou muito mau, enquanto apenas 17% fazem uma avaliação positiva. No entanto, apenas um terço dos inquiridos considera o PSD uma alternativa ao atual governo.
Noticiário

10h. Assis aponta educação e justiça como problema

Dois setores que foram palco de inúmeras greves e manifestações com impacto significativo nos serviços de administração pública. Ainda neste jornal, Parlamento vai debater o Estado da Nação.
E o vencedor é...

Qual o Estado da Nação onde jovens não têm futuro?

Ainda sobre o caso de Rui Rio: não há acusação mas já há advogados de defesa. Investimento em habitação desce porque já não há confiança, eis o pacote do Governo. Qual o Estado da Nação? Não é feliz.
Noticiário

8h. CGTP diz que "nação não está bem"

No dia em que o Parlamento vai debater o Estado da Nação, Isabel Camarinha lamenta rumo do país. Ainda neste jornal, Luís Montenegro acusa o Governo de se estar a "desfazer aos bocados".
Estado da Nação

Debate antecipa confronto com oposição sobre saúde

Além das questões económicas e sociais, a oposição aponta instabilidade no Governo, com sucessivos casos e demissões, ausência de diálogo e uma tentativa de "branqueamento" de várias situações.
Estado da Nação

Um ano a cavar distâncias políticas

À esquerda e à direita, foram reorganizadas lideranças e o combate a António Costa intensificado. Depois dos muitos solavancos, os socialistas tentam reagrupar e relançar ano à boleia da economia.
Estado da Nação

Costa abre debate com crescimento económico

No núcleo político do Governo, assume-se que ao longo da primeira sessão legislativa houve alguns "episódios lamentáveis" que prejudicaram a imagem do executivo e que deram origem a várias mudanças.
Estado da Nação

Associação ambientalista aponta 5 áreas urgentes

A Zero sublinha, em comunicado, que este "é o momento importante para pôr em cima da mesa problemas estruturais da sociedade portuguesa, muitos deles ligados a questões ambientais".
Estado da Nação

O que pensam os partidos sobre o Estado da nação?

PS fala em país bem governado, PSD em empobrecimento. Chega realça dificuldades dos portugueses e PCP a falta de respostas. IL e BE apontam degradação e das instituições e PAN e Livre a instabilidade.
Estado da Nação

Imigração com habitação "profundamente desigual"

Estudo "Reformas Estruturais" feito por ISCTE adverte que a imigração em Portugal tem uma forte componente de irregularidade, colocando os imigrantes em situação de "grande vulnerabilidade".
Governo

Ministra pede auditoria a contratos de assessoria

Helena Carreiras já tinha pedido uma auditoria aos serviços e organismos do Ministério da Defesa e agora anunciou uma nova auditoria aos contratos de assessoria.
Estado da Nação

País bem, país mal e o Governo

Na discussão do Estado da Nação há duas grandes questões. Primeira, o que é que está bem e o que é que está mal? Segunda, qual é a responsabilidade do Governo no que está bem e no que está mal?
Estado da Nação

PS promove plenários antes de debate do estado

PS anunciou que vão realizar-se plenários de militantes sobre o estado da nação nas várias federações do país com a participação de membros do Governo.
Debate

Debate do estado da nação passa para 20 de julho

A súmula da reunião da conferência refere que o presidente da Assembleia da República deu indicação de que os trabalhos vão terminar no dia 20 de julho, com o debate sobre o estado da nação.
Explicador

Relatório Estado da Nação 2023: Qual o balanço?

Carlos Oliveira, presidente da Fundação José Neves e autora do relatório, fala num elevador social "enterrado" e explica que "aumento da qualificação dos trabalhadores não é acompanhado na produção".
E o vencedor é...

Mérito era salvar a TAP sem ajuda dos portugueses

O mais recente slogan: "Salvámos a TAP." Todos os dias os contribuintes salvam a Efacec, a CP ou a Soflusa. Não há nenhuma ciência nem mérito. Licenciados perderam poder de compra e qual é a solução?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos