Estado da Nação

Estado da Nação

Vídeo: o lado B do Estado da Nação em 5 actos

1.236
Os frutos secos que chegaram ao Governo num envelope, o ataque de riso de António Costa, os deputados mais expansivos nos apartes, o sussurro de Galamba e o duelo de aplausos entre Passos e Costa.
Estado da Nação

Fact Checks. Dissimulações e algumas mentiras

3.054
O ministro da Saúde mentiu, Costa manipulou dados de forma grosseira, Montenegro foi enganador e o Governo negou verdades. Em nove fact-checks feitos no Estado da Nação, o PS perdeu cinco.
Estado da Nação

O estado dos duelos. Duros à direita

Entre Governo e direita, o ano parlamentar fecha como começou, com relações tensas. Costa e Passos evitam confrontos diretos. À esquerda está mais tudo do que morno.
Estado da Nação

A colapsar ou a crescer. Como vai a Nação?

286
Costa levou o ministro da Saúde para mostrar que está tudo bem com os serviços, apesar das cativações. Atacou a Altice. Sossegou a esquerda. Passos apelidou Governo de "fraude". Eis o Estado da Nação.
Estado da Nação

Discurso de Passos baseou-se em post do Facebook

582
No discurso que fez esta quarta-feira no debate sobre o Estado da Nação, Passos Coelho utilizou frases semelhantes às que Poiares Maduro escreveu no Facebook na terça-feira à noite, sem o citar.
Fact Check

Fact Check/ Cativações efetivas foram só 0,09%, como diz o PM?

O primeiro-ministro defendeu-se do valor histórico das cativações argumentando que só as que são impostas sobre as receitas de impostas é que são, efetivamente cativações.
Estado da Nação

Vídeo em direto/ Governo e oposição debatem o Estado da Nação

O debate do Estado da Nação coincide com o momento mais difícil que do Governo. Depois das boas notícias na economia e no défice, o Governo terá de falar do que falhou no Estado e de cativações.
Estado da Nação

Costa: "Obviamente não demito nenhum ministro" - como aconteceu

153
Um mês depois de Pedrógão, duas semanas depois de Tancos e com uma mini-remodelação em curso, Governo enfrentou o seu segundo debate do Estado da Nação. Leia aqui tudo o que foi dito.
Estado da Nação

Especial/ Melhor dos mundos: agradar à esquerda e a Bruxelas

O Governo quis agradar aos parceiros, cumprir as metas europeias e fazer um brilharete orçamental para passar uma mensagem para fora e enterrar a oposição. Mas que custos terão as cativações?
Estado da Nação

Especial/ A cronologia da Nação: Galp, fogos e CGD

O ano político começou com incêndios e Galpgate. E assim termina. Pelo meio, défice, desemprego, offshores, um gestor chamado Domingues e a TSU a ameaçar a esquerda. De mês a mês, como esteve a Nação?
Estado da Nação

Especial/ Democracia: o Estado da Nação para lá dos números

236
O Estado da Nação não se mede só em metas económicas e financeiras. Qual é o estado da nossa democracia este ano? Cinco perguntas sobre escrutínio, Marcelo, "geringonça", oposição e falhas do Estado.
Estado da Nação

O momento Duran Clemente de António Costa

849
Portugal, endividado e estagnado, não pode viver sem o financiamento europeu. Por isso, os canais de notícias portugueses acham que é mais importante ouvir Pierre Moscovici do que António Costa.
Estado da Nação

Os números do debate: quem disse a verdade?

199
O debate do Estado da Nação foi invadido por números. Primeiro-ministro e oposição socorreram-se das estatísticas, passadas, presentes e futuras, para fazer valer a sua posição. Só disseram verdades?
Estado da Nação

Crónica. Sansões e Dalilas

Nem Costa é o todo-poderoso Sansão. Nem a direita é Dalila que o traiu e lhe roubou as forças. No debate do Estado da Nação, o PM acusou o PSD de "mesquinhez". E Passos tirou um número novo da manga.
Estado da Nação

Notas ao governo. Os ministros avaliados um a um

109
No dia em que o parlamento debateu o estado da Nação, leia 20 análises à atuação dos 18 membros do governo (e de mais dois, que entram pela quota da "geringonça"). As notas vão de zero a 20.
Estado da Nação

A ministra sim sim

Quando teve de intervir a sério, Ana Paula Vitorino agiu de forma a resolver o problema de forma eficaz. Sacou de uma fórmula que não comporta riscos e resulta sempre: dizer sim aos sindicatos.
Estado da Nação

Ancorado aos fundos

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sabe do assunto, mas a manta orçamental é curta. Tem setores a arder, como a suinicultura ou os produtores de leite.
Estado da Nação

Entre a ambição e o silêncio

Redução das emissões, barragens, resíduos, conservação da natureza, mobilidade sustentável. 14 valores é por agora uma nota equilibrada para Matos Fernandes no Ambiente.
Estado da Nação

A vantagem de ser discreto num ambiente hostil

Caldeira Cabral tem a dificuldade acrescida de ser ministro da Economia num governo apoiado por dois partidos que gostam tanto de empresas privadas como o peru gosta do Natal.
Estado da Nação

A falta de dinheiro é amiga da racionalidade

Pedro Marques, no Planeamento, tem um programa que está nos antípodas dos que executaram os seus antecessores na pasta nos governos socialistas que integrou no passado.
Estado da Nação

Sem quebras de rumo dramáticas

O atual ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, tem conseguido alguns progressos, cumprido várias promessas eleitorais e encontrado obstáculos ainda por ultrapassar.
Estado da Nação

O mago do aparelho

Nunca se deve regressar a um lugar onde se foi feliz ou fez um bom trabalho. Nas políticas, Vieira da Silva merece suficiente; na política, o que está a ser bom para o PS não parece bom para o país.
Estado da Nação

Um ministro sob tutela

223
Sem autoridade política, o ministro da Educação é tutelado em vez de tutelar. Seja por BE, PCP e Fenprof. Seja pelos seus secretários de Estado, a quem entregou os dossiers e a exposição pública.
Estado da Nação

O pacificador

O principal resultado que Manuel Heitor tem para apresentar é a pacificação do sector científico. E, em bom rigor, era isso o fundamental do que se lhe pedia para os primeiros seis meses.
Estado da Nação

O ministro clandestino

O problema é que cultura e política andam a velocidades diferentes e o ministro Luís Filipe Castro Mendes tem revelado dificuldades para entrar no ritmo da política.
Estado da Nação

Um ministro em suspenso

Se quiser passar dos projectos às reformas propriamente ditas, Eduardo Cabrita vai precisar de dotes de negociador muito superiores aos que mostrou quando debateu a reforma do IRC com Paulo Núncio.
Estado da Nação

Francisca, a discreta

Com um perfil assumidamente discreto, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, promoveu a paz com os operadores judiciários e tem tido poucas intervenções públicas.
Estado da Nação

Um ministério entrincheirado

117
O contexto actual, com um crescendo do sentimento de insegurança e constrangimentos orçamentais, dificulta o papel de qualquer ministro da Administração Interna, como saberá Constança Urbano de Sousa.
Estado da Nação

O ministro que ia levando à insubordinação

Azeredo Lopes, ministro da Defesa, conseguiu evitar as cativações na LPM, mas perdeu-se com a polémica do Colégio Militar que levou à demissão do Chefe do Estado-Maior do Exército.
Estado da Nação

Mário Centeno, (ainda) pouco falcão

Mário Centeno deveria ter ficado à margem do popular “fim da austeridade”, assumindo o papel que um ministro das Finanças tem de ter, o de dizer “não” a mais despesa pública.
Estado da Nação

O novo simplex e as vacas voadoras

Maria Manuel Leitão Marques merece o benefício da dúvida na modernização administrativa; mas, politicamente, não tem especial brilho ou entusiasmo.
Estado da Nação

O ministro de todas as pastas

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, está num governo socialista apoiado no parlamento pelo PCP e pelo BE, como estaria num governo socialista apoiado pelo PSD e pelo CDS.
Estado da Nação

Entre a oportunidade e o exagero

Catarina Martins tem pressa de mostrar que vale mais do que os votos que recebeu. O Bloco precisa de crescer, encostado ao Governo, aquilo que não conseguiu crescer fora dele.
Estado da Nação

Costa, ou se isto é um político

2.486
Não me ilude o malabarista da geringonça, pois tal só tem a ver com ter e manter o poder. Interessa-me o chefe do Governo, e esse tem causado muito dano ao país, levando-o para uma tempestade perfeita
Estado da Nação

Parlamento. Greatest hits 2015/2016

À boleia do debate do Estado da Nação, um balanço sobre como o Parlamento viveu o primeiro ano da "geringonça". Houve troca de cadeiras, caranguejolas, convites para almoçar. E muito (muito) humor.
Estado da Nação

Costa e a canção do "tempo não volta para trás"

Nove meses de Governo 'geringonça', os números da economia, do défice e da dívida no debate do ano, no mesmo dia em que Portugal soube que podem vir aí sanções de Bruxelas. Siga aqui em direto.
Estado da Nação

Costa: "Não há plano B" nem medidas "excecionais" - como aconteceu

António Costa prestou contas no Parlamento, no debate anual sobre o Estado da Nação. Foi um passa-culpas sobre quem teve a responsabilidade das sanções. Passos disse que o défice foi de 2,8% em 2015.
Sanções

"Não é uma coincidência feliz"

O PM fala no Parlamento sobre o Estado da Nação à hora em que Bruxelas se decidem sanções ao país. Jorge Lacão diz ser uma coincidência pouco feliz. O BE desvaloriza, mas fala em "punição política".
Estado da Nação

O Estado da Nação em Cristianos, submarinos e BES

123
Quanto pesa o défice orçamental? 12 hospitais. Quanto vale um salário mínimo? Seis minutos de Cristiano Ronaldo. Quanto exportámos a menos? Dois prémios do Euromilhões. Assim vai a nação portuguesa.
Estado da Nação

Especial/ O que pensam os mercados sobre o Estado da Nação?

Não pensam nas "yields", ignoram as Euribor e não perdem o sono com as "bunds" alemãs. O que estes mercados mais temem é a emigração e o desemprego. Aviso: também lidam mal com a incerteza.
Estado da Nação

Já estivemos melhor e podemos ficar pior

1.087
Hoje estamos pior do que há ano. Sem o sentirmos. Em 2017, se a política e as políticas não se corrigirem estaremos pior ainda. Com uma diferença. Vamos deixar de ter a ilusão de prosperidade.
Estado da Nação

ONG. Refugiados, deficientes e ambiente

A Plataforma de Apoio aos Refugiados, a ACAPO e a Quercus fizeram o balanço do ano que passou nas suas áreas de atividade. Governo e Parlamento ganham pontos no âmbito social, mas perdem no ambiente.
Estado da Nação

Patrões. Os sinais são contraditórios

A reposição dos salários ajuda o consumo, mas o retorno às 35 horas na função pública funciona no sentido contrário. Os patrões querem mais aposta na competitividade e na capitalização das empresas.
Estado da Nação

Sindicatos. Está melhor mas não chega

A União Europeia é a grande culpada. Arménio Carlos, da CGTP, até classifica a UE como uma "democracia musculada". Carlos Silva, da UGT, admite que a "geringonça" funcionou melhor do que ele esperava.
Estado da Nação

Direita. Modelo económico do Governo não é viável

Num ano desfizeram-se alianças e partidos do Governo passaram a oposição. No balanço do Estado da Nação PSD e CDS falam a uma só voz: há menos "esperança" e o país está mais "exposto" ao risco.
Estado da Nação

Esquerda. O caminho é este, mas com pressa

No balanço do Estado da Nação, Bloco de Esquerda e PCP reconhecem que foram dados passos decisivos e aplaudem o esforço do Governo socialista. Mas é preciso mais, vão dizendo. Muito mais.
Estado da Nação

Governo. "Tranquilidade", mas com "preocupações"

Eduardo Cabrita, ministro-adjunto, diz que pela primeira vez em anos as pessoas vão de férias tranquilas, embora haja "margens de incerteza e preocupações reais sobre o ritmo de crescimento".
Estado da Nação

Seis visões sobre o Estado da Nação

Um Governo que diz bem, mas com cautela. Uma oposição que diz mal. A novidade: uma esquerda com discurso moderado e sindicatos que não maldizem. Ainda há patrões meio satisfeitos e ONG contentadas.
Estado da Nação

O Estado da Nação: resiliência e mudanças

211
Fora da oposição e das carpideiras de serviço, todos – incluindo Costa, quando lhe fugiu a boca para verdade – reconhecem que Portugal está melhor do que jamais imaginaríamos há 4 ou mesmo há 2 anos.
Estado da Nação

Sabem...

237
Hoje o significado de “ser de esquerda” é irrelevante quando a ele se sobrepôs o "ser da esquerda", reduzindo o que era uma postura construtiva e altruísta a uma lógica de clã, de grupo, de matilha.
Estado da Nação

Os sete pecados capitais e as 10 pragas do Egito - como aconteceu

191
Último debate da legislatura teve de tudo: para uns o país está "melhor do que há 4 anos" e há "confiança". Para outros, é tudo uma "mentira" e o Governo será julgado nas urnas.
Estado da Nação

Mais "rigor" e avaliações valem chumbo ao ministro

As palavras "rigor" e "exigência" têm dominado o discurso de Crato, servindo de mote para muitas das medidas ao longo do mandato. A polémica estalou várias vezes e valeu nota negativa ao matemático.
Estado da Nação

Menos processos pendentes e menos reclusos

101
Há menos processos pendentes nos tribunais judiciais portugueses e também menos reclusos. Mas há quem defenda que os números estão maquilhados e que continuam a existir muitos presos em Portugal.
Estado da Nação

Estado da Nação: Que país vai a eleições?

156
Esta quarta-feira é debatido o Estado da Nação. Qual nação? A grega? Não, Portugal. O Observador analisa oito áreas: Economia, Justiça, Impostos, Pensões, Saúde, População, Educação e Cultura.
Estado da Nação

PIB e emprego crescem, dinheiro nos bolsos não

O emprego está a crescer em Portugal, após ter caído em 2013. O turismo e as exportações, grande trunfo de Passos, acompanham o ritmo, mas nem por isso há mais dinheiro no bolso dos portugueses.
Estado da Nação

Mais livros, mais computadores e mais espetáculos

Desde 2008, que não havia tantos espetáculos. Os livros publicados também estão perto do máximo histórico. E o número de famílias com computador continua em crescimento. Serão tudo boas notícias?
Estado da Nação

Pensões: Depois da emergência, a reforma?

A crise provocou um abalo no sistema de pensões e tanto de um lado como de outro defendem que é preciso mudar regras para garantir as pensões no futuro. Depois da excecionalidade, virá uma reforma?
Estado da Nação

Menos despesa, mais consultas e mais medicamentos

Os últimos quatro anos ficaram marcados no setor da saúde pela redução dos preços dos medicamentos, verbas extra para pagar dívidas, mais consultas e melhores indicadores em saúde.
Estado da Nação

Impostos. Cada vez mais altos e melhor cobrados

Houve um "enorme" aumento de impostos a que se juntou uma maior eficácia da cobrança fiscal. A carga fiscal é o ponto negro deste Governo, lembram os especialistas.
Estado da Nação

Este país não é para novos

Como evoluiu a população nos últimos anos? País cada vez mais velho, menos filhos, menos vontade de os ter e mais vontade de sair para o estrangeiro.
Estado da Nação

O país visto pela última fila do Parlamento

Deputados fazem esta quarta o balanço da legislatura, mas nem todos terão oportunidade de falar. Ainda assim, o país visto da última fila do Parlamento não difere da primeira. O que diriam ao Governo?
Estado da Nação

PM defende "guerra sem quartel às desigualdades"

2.962
PM reclama que o Governo corrigiu os desequilíbrios herdados, alegando que Portugal era o país da zona euro em pior situação, mas defendeu que falta travar uma "guerra sem quartel às desigualdades".
País

Grécia irrompe pela política adentro. E o país?

À direita rejubila-se com o tema, um trunfo eleitoral. No PS, admite-se que é incontornável mas pode ser prejudicial. E como fica a política nacional? Para a semana há balanço do Estado da Nação.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site