776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estado Novo

Fátima

"Relação de Fátima com Estado Novo exige estudo"

Responsável do Santuário explica que Fátima se desenvolveu mais no período pós-25 de Abril. Reconhece que é "fácil" associar Fátima ao Estado Novo, mas na verdade a relação não foi assim tão próxima.
E o Resto é História

Golpe das Caldas: a revolta falhada antes de Abril

Há 50 anos, a 16 de Março de 1974, a primeira tentativa para derrubar o regime de Marcello Caetano falhou redondamente. Esta é a história do Golpe das Caldas, um fracasso antes do êxito do 25 de Abril
E o Resto é História

Salazar foi corrupto ou não?

A imagem do ditador humilde e sem posses faz parte da mitologia do Estado Novo. Mas até que ponto corresponde ela à verdade? Uma viagem pela história do compadrio e da troca de favores em Portugal.
Podcasts

"Operação Papagaio". Está aí o novo Podcast Plus

Durante 64 anos, os detalhes do plano mais louco para derrubar Salazar estiveram escondidos nos arquivos da PIDE. "Operação Papagaio" é o novo Podcast Plus do Observador. E vai revelar toda a história
E o Resto é História

Tarrafal: a pior prisão do Estado Novo

Há 70 anos, a 26 de janeiro de 1954, foi encerrada a mais mortífera prisão do Estado Novo: o campo do Tarrafal, em Cabo Verde, inaugurado em 1936 e onde morreram 34 pessoas. Esta é a sua história.
E o Resto é História

Marinha Grande: uma revolta contra o Estado Novo

Em 1934, poucos meses após o nascimento do Estado Novo, vários sindicatos portugueses tentaram organizar uma greve geral que parasse o país. Sem sucesso. A Revolta da Marinha Grande foi há 90 anos.
Cinema

Um filme sobre a liberdade da mulher no franquismo

Estreia-se esta semana "O Corno do Centeio", que venceu a Concha de Ouro em San Sebastian. Um filme que começa na maternidade para caminhar longe. Falámos com a realizadora, Jaione Camborda.
Conferência de Imprensa

Como eram feitas as escutas no Estado Novo?

A comunicação social já teve melhores dias. Agora é o Washington Post que tem primeira greve desde a década de 1970. A história por trás das escutas durante o Estado Novo, agora disponível em livro.
Universidade de Lisboa

O wokismo na Faculdade de Direito de Lisboa

Antes de Caetano ser o homem-político que foi já era o homem-académico que ainda hoje é e que sempre será, queiram ou não queiram alguns alunos da Faculdade de Direito de Lisboa.
Universidade de Lisboa

Estudantes querem acabar com sala Marcello Caetano

O tema foi levado a uma Reunião Geral de Alunos a 23 de novembro, provocando uma "discussão acesa". Direção da faculdade ainda não recebeu comunicação sobre a proposta.
Fact Check

Marcello Caetano aumentou "todos" em 500 escudos?

Uma publicação num grupo da rede social Facebook "recorda" o aumento salarial de 500 escudos geral que Marcello Caetano, o último líder do Estado Novo. É falso.
Fact Check

Salazar criou o Serviço Nacional de Saúde?

Post alega que Serviço Nacional de Saúde foi criado por António de Oliveira Salazar durante o Estado Novo, antes do período da democracia. Consulta ao Diário da República permite concluir o contrário
Fact Check

SNS foi criado por Salazar no Estado Novo?

Numa publicação no Facebook é indicado que o Serviço Nacional de Saúde foi criado no período do Estado Novo. No entanto, a criação do SNS tem a data de 1979, ou seja, depois da queda do antigo regime.
A Sexta Coluna

Para uma memória alternativa

No 49º aniversário da Revolução, os episódios trágico-cómicos da nossa já madura democracia e a denúncia dos horrores do Antigo Regime com que nos vai entretendo, obrigam a alguma memória alternativa.
Perceber a História

A solução militar do problema ultramarino

Em 1974, a guerra já não opunha só colonos e independentistas. Era uma guerra africana com a participação de portugueses desmotivados e com um sentimento dominante: acabar com o conflito de imediato.
Perceber a História

O início do MFA

A experiência de administração e governo civil das forças armadas foi crucial para a génese do “Movimento dos Capitães”. Marcello Caetano sabia que, se falhasse, seria substituído pelos militares.
Perceber a História

África: a guerra para acabar com a guerra

Marcello Caetano subiu ao poder em 1968 e com ele veio o objetivo pôr fim à guerra no utramar. Mas as críticas não tardaram. Mas esse não era um caminho fácil, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

A crise da guerra barata

Era cada vez mais difícil a Salazar manter os custos controlados para prolongar a guerra – e vencê-la por cansaço. E, no final da década de 1960, o anticolonialismo ganhava força, escreve Rui Ramos.
Estado Novo

Estado Novo. Câmara pede ajuda com obra cultural

Câmara pede contributo a munícipes e visitantes de Santa Comba para realizar o Centro Interpretativo do Estado Novo. Autarca admite pôr as "virtudes da democracia" em contradição ao que foi ditadura.
A Sexta Coluna

João Salgueiro: no coração da transição

A crise entre os católicos e o Estado Novo ficou também a dever-se à desilusão de uma ala de católicos corporativistas com o corporativismo português.
Perceber a História

A estratégia salazarista

Suportar uma guerra além-fronteiras para evitar conflitos políticos internos – e manter o poder. Foi essa ideia que justificou, em parte, o conflito colonial, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Ultramar: uma guerra viável

Porque não seguiu Portugal os exemplos de outras potências europeias que retiraram das colónias africanas? Porque havia dinheiro, a geografia dos conflitos era diferente e o número de baixas reduzido.
Perceber a História

O ultramar como tragédia

Foi difícil e catastrófico retirar do ultramar em 1974? Sem dúvida. Mas, lembra o historiador Rui Ramos, também não teria sido fácil fazê-lo nas décadas anteriores.
Perceber a História

A guerra em África e as origens do 25 de Abril

Uma nova série de newsletters da autoria do historiador Rui Ramos, agora dedicada à guerra colonial e aos anos que antecederam o 25 de Abril.
Perceber a História

O final do salazarismo: o marcelismo sem Marcello

No final da vida, Salazar não soube que fora substituído por Marcello Caetano. Mas, como notou Adriano Moreira, também nunca perguntou. Rui Ramos escreve sobre a herança salazarista – e marcelista.
Perceber a História

Salazarismo: “Portugal como um destino”

Nos anos 1960, as novas gerações comparavam o atraso português com o avanço de França ou Alemanha. E a guerra colonial funcionou como o seguro de vida do salazarismo, lembra o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a política

Gerir a pequena elite política e social portuguesa, através de uma distribuição calculada de destaques, empregos, favores e pequenas atenções terá sido a principal arte de Salazar, escreve Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a doutrina e a Guerra Fria

O Estado Novo era “um mal menor que se suporta, mas a que não se adere”, disse Marcello Caetano a Salazar. Rui Ramos escreve sobre esta doutrina baseada no autoritarismo como garantia de ordem.
Estado Novo

Documentário sobre vigília do Rato na RTP

A vigília de dezembro de 1972 é considerada um dos momentos marcantes da oposição dos católicos progressistas ao regime que viria a ser derrubado menos de dois anos depois, com a revolução do 25A.
Perceber a História

Salazarismo: para além do fascismo

Faz sentido estudar o salazarismo em relação ao fascismo dos anos 1920 e 1930, mas , para o historiador Rui Ramos, trata-se de diferentes formas de exercer o poder – e o manter.
E o Resto é História

Vídeo. O nascimento do Expresso há 50 anos

Entre o final de 1972 e o início de 1973, dois acontecimentos marcaram o período marcelista: o surgimento do Expresso e a vigília da Capela do Rato.
Perceber a História

Salazarismo: a sociedade portuguesa

Salazar aproveitou a disciplina tradicional da Igreja, do Estado e das hierarquias estabelecidas, como a das Forças Armadas, para exercer o seu poder facilmente, defende o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: o poder

O historiador Rui Ramos escreve sobre a ascensão de Salazar, o jovem ex-seminarista, nem liberal nem republicano, filho de uma família modesta da província que chegou a líder do regime.
Perceber a História

Salazarismo: ditadura e atraso 

O historiador Rui Ramos inicia uma nova série de newsletters, agora dedicada aos anos do salazarismo. E começa por desfazer dois equívocos.
Estado Novo

Lupi, um aventureiro nos corredores do Estado Novo

Foi correspondente da Reuters e da AP, fundador da Lusitânia e informador inglês. Pré-Publicação de "Jornalista, espião e empresário — A vida aventureira de Luís Lupi nos corredores do Estado Novo".
… em 40 minutos

Eduardo Marçal Grilo 'em 40 minutos' em vídeo

Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação de Guterres fala do poder, da paixão pelo ciclismo, os autógrafos e o novo livro: Salazar e a Educação no Estado Novo.
Estado Novo

Exposição mostra projetos da ditadura para Belém

Trata-se da segunda parte de uma exposição inaugurada em maio, que pretende sublinhar projetos "menorizados ou até esquecidos pela historiografia"
Literatura

"Orgulhosamente só", livro sobre política externa

O livro da famosa frase de Salazar faz parte de uma trilogia sobre a política externa praticada pelo Estado Novo, de Bernardo Futcher Pereira, atual embaixador em Marrocos, lançado esta terça-feira.
Teatro

Estado Novo. Perseguições a homossexuais em cena

O espetáculo "Sombras Andantes" estreia a 23 de setembro no Museu do Aljube — Resistência e Liberdade, em Lisboa. Objetivo: "dar a conhecer uma parte do terror vivido por muitos portugueses".
Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora