771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estado Social

Comentário

"Teremos de ser menos generosos no Estado Social"

O equilíbrio entre investir em defesa e cortar noutros lados deve ser explicada com clareza pelos políticos já na campanha eleitoral, defende Helena Garrido. No fundo, "será pior se não o fizerem".
Estado Social

O que é o “Estado social local”?

O Estado social local está sobretudo nos Transportes e na Habitação, dois capítulos em que Moedas tem políticas fortes e bons vereadores. É natural e saudável que a esquerda se irrite.
Estado Social

A miséria que não rende votos

Esta agenda radical que o PS adoptou serve também para ocupar o espaço mediático, e escamotear o submundo da pobreza em Portugal que começa nos sem-abrigo na rua e abrange lares sem condições.
Estado Social

O PER ou o Bairro da Jamaica

Os comunistas inventam pretextos para recusar programas acordados entre os municípios e o governo da República. Sacrificam o bem-estar das populações; para depois responsabilizar o capitalismo.
Pobreza

Pobreza

A televisão pública passa programas de entretenimento ou debates sobre a economia dos ricos, não passa um programa pedagógico sobre economia dos pobres.
Segurança Social

Ministra: investimento social transforma vidas

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou que o investimento social "transforma vidas". "Setor social é o grande motor de fixação de pessoas", frisou Ana Mendes Godinho.
Estado Social

A justiça social não é de esquerda

Este novo ciclo abrirá uma janela de oportunidade para a direita se afirmar como promotora da justiça social. É hora de substituir o lema da “reposição de rendimentos” pelo da “criação de rendimentos”
Estado Social

Sai o Estado Social, entra o Estado Sociável

Numa altura em que há cada vez mais idosos a viverem sozinhos, um Estado Social com serviço de saúde competente, que despacha serviço, potencia a solidão.
Estado Social

A inclusividade da exclusão

O que é fundamental não é inclusão indiscriminada, mas respeito. Respeito pelo outro enquanto ser humano. E enquanto cidadão, com virtudes a imitar, e com vícios que nos ajudam a nos emendar.
Estado Social

A verdadeira grande vantagem do estado social

A grande vantagem do estado social não é, pois, o apoio que nos dá no infortúnio & necessidade, mas tornar-nos dependentes da autoridade política. E tornando-nos dependente, tornar-nos submissos.
Estado Social

Que Estado queremos nós?

Um dia estamos a pedir que o Estado nos pague a conta do supermercado. Vamos ter de escolher em que regime afinal queremos viver.
Governo

O Governo em baixa podia ser natural (e desejável)

No início de uma legislatura em maioria absoluta seria perfeitamente normal um Governo estar com o eleitorado mais zangado. Porque é que, desta vez, não é assim?
Estado Social

O estado social

Se o estado não fizer reformas profundas nos sectores mais importantes, rapidamente se autodestruirá. Aí acaba-se o social, e como ficará o estado?
Estado Social

Congratulazioni: il governo è sulla giusta direzio

Há medidas que sendo implementadas teríamos um estado social para pessoas responsáveis, capazes de fazer escolhas. Até lá estamos dependentes das preferências, preconceitos e vieses do nosso Pai Natal
Marcelo Rebelo de Sousa

"Sociedade deve estar preparada para contingência"

Marcelo quer os setores social, privado e público a fazer "ainda mais" do que têm feito até aqui e considera o contributo do setor privado "insubstituível".
Estado Social

Quadrilha

Estamos em 2022 e ainda há quem tome por boa esta conversa de coisas gratuitas. Como se não fossem pagas por alguém. Como se necessitar de coisas que o Estado dá fosse melhor que ter condições de vida
Estado Social

Orgulho, falência e preconceito

Portugal precisa de derrubar de vez os muros de Berlim que ainda existem. E perceber que em democracia parte da saída para as dificuldades passa precisamente por questionar aquilo que sacralizamos.
Oficina da Liberdade

Sim, é o PS que coloca em perigo o estado social

Os países com maior liberdade económica são aqueles com uma economia mais pujante e com um Estado social mais robusto.
Sociedade

Sociedade a preto e branco

Estigmatizar ou centrar em determinada ou determinadas etnias as situações de fraude e utilização indevidas de um qualquer beneficio social não cabe num Estado de Direito e abre portas perigosíssimas.
Política

A ideia da social democracia

Mais Estado? Menos Estado? Logo se verá, em função do espaço, tempo e circunstâncias. Mas é aqui que a social-democracia faz a diferença: não teima num caminho único, pelo contrário, considera todos.
António Costa

Novo pacto social: Costa evoca Guterres

António Guterres enviou "um abraço fraterno" a todos os presentes na sessão, dizendo que recorda com "especial emoção o momento" em que o seu Governo assinou em 1996 o primeiro pacto.
Estado Social

Comparticipação do Estado nos lares sobe para 50%

Aumento da comparticipação aplicar-se-á a todos os serviços e equipamentos em que atualmente esteja abaixo dos 50%, ou seja, casos em que os utentes têm de suportar mais de metade das despesas. 
Governo

Estado "falhou" em promover habitação pública

Marina Gonçalves disse o PRR não invalida a criação de outros programas que permitam "conciliar o investimento público com o investimento privado".
Economia

Conselhos económicos querem cooperação na saúde

O presidente do CES considerou que a pandemia da Covid-19 levou a alguma cooperação na área da saúde entre os países da UE, mas defendeu que são necessárias mais melhorias.
Apoio Social

PRR. Candidaturas para requalificação abrem dia 7

O aviso, que aufere a "maior dotação" em termos de equipamentos sociais, nomeadamente, 250 milhões de euros, abrange vários tipos de respostas sociais.
Francisco Assis

Francisco Assis defende criação de "Europa social"

Francisco Assis defendeu que "é chegado o momento de se avançar para a criação de uma Europa social em todas as suas vertentes".
Apoio Social

Setor social foi "rede" de segurança em pandemia

"A crise social e económica em Portugal seria mais profunda se não tivéssemos um setor de economia social que atua e aparece e se torna visível nas crises."
Reforma do Estado

O Estado de Mercado Social

Contributo para o pensamento social, incluindo a reforma do Estado Previdência, de uma Aliança Social Reformista.
Jean-Claude Juncker

Se Costa não for bem sucedido, "ninguém será"

Juncker considera ainda que a UE "deve defender os seus interesses em conjunto com os Estados Unidos", mas não é o "escravo" ou o "vassalo" dos parceiros norte-americanos.
Coronavírus

Temos razões para estar inquietos

Muita gente está a pagar duramente pelo fracasso dos Estados e dos serviços públicos na contenção da epidemia. Temos o dever de compreender a sua impaciência, e de estar também inquietos.
Economia

O Grande Capital

A esquerda não tem o monopólio do coração, não é dona e senhora das preocupações sociais nem da defesa dos mais desfavorecidos, nem da luta por uma verdadeira igualdade de oportunidades.
Crise económica

A sina de não ter Estado Social quando precisamos

Os primeiros danos da catástrofe começam a mostrar-se. O turismo garantiu a saída da anterior crise, agora será a grande vítima. São pelo menos dois anos. Nem todos vão aguentar. E podia ser diferente
Socialismo

O vírus mais letal

O vírus mais letal consiste na dogmatização da razão humana e no uso sistemático da coação que encarna o Estado. Este, apresentado com pele de cordeiro, que nos tenta com o nirvana aqui e agora.
Bebés

Um bebé abandonado pelo Estado Social falhado

Por mais que nos custe, a prisão desta menina será a única (e talvez a última) forma que o Estado teve para que aquela jovem passe a ter “adequado” acolhimento médico, social, psicológico, educacional
País

Portugal é o 2º país com mais direitos pessoais

Segundo um estudo apoiado pela Deloitte, Portugal é o 2º país de 149 que mais protege os direitos pessoais. Em termos globais, é o 18º com melhor índice de progresso social.
Estado Social

Gratuitidade a peso d’ouro

O português tem de parar com a retórica de que o Estado dá e que isto e aquilo é gratuito. Mesmo quem recebe acaba a ser prejudicado, quer seja pela falta de emprego, quer seja pelo vencimento baixo.
Segurança Social

Não tinha de ser assim

Em 1974, politicamente bloqueado, o país aguardava que os militares tratassem do assunto. O assunto era o Ultramar. Em 2019, o país está bloqueado de novo. O assunto chama-se Estado Social.
Segurança Social

"Segurança Social não pode ser só para os pobres"

Da sustentabilidade da Segurança Social às (baixas) taxas de natalidade na Europa e às desigualdades na carreira das mulheres. As reflexões de um dos maiores teóricos da atualidade sobre o tema.
Estado Social

São precisos mais ricos em Portugal

Estudo da OCDE coloca dedo na ferida. Afinal qual é a ligação da riqueza e justiça social? É que sem ricos ou riqueza não há fontes de rendimento atractivas para as pessoas nem receitas para o Estado
Estado Social

Os três princípios da reta solidariedade

Um Estado que faz mal o que deve fazer e deve fazer bem, e que faz ineficiente e deficientemente aquilo que não precisa de fazer, não é um Estado solidário, é um Estado degradante. E degradado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos