788kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Serviço Público

Noticiário

22h. CNJ: "Serviço obrigatório seria retrocesso"

Conselho Nacional da Juventude considera que o regresso do serviço militar obrigatório seria um retrocesso. Ainda, Observatório de Segurança Interna admite que os dados sobre a criminalidade em 2023,
Serviço Público

Só amigo do seu amigo?

Quando o grande elogio que se faz a figuras públicas, com responsabilidade na governação, é que é ou sempre foi muito amigo do seu amigo, compreendemos que acima de tudo está a lealdade a um grupo.
Noticiário

10h. Governo define novo tecto para aumentos

A percentagem tem em conta todas as componentes remuneratórias, como as actualizações salariais, as progressões e ainda as promoções, diz o jornal Público.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF demora mais de dois anos a validar residências

Relatório dá conta do "elevado número de queixas à provedora de Justiça" sobre os processos após a apresentação de manifestação de interesse para obtenção de uma autorização de residência.
Media

Adão e Silva defende digital no serviço público

Adão e Silva considera "muito útil" o livro branco sobre serviço público de media, mas alerta destaca o digital. "Ou o serviço público de media se adapta ou então o seu futuro estará sempre", revela.
Serviço Público

Porque nunca haverá uma greve aos impostos

Por muito justo que fosse, não é possível fazer uma greve aos impostos, até porque o terço da população que os paga ainda seria considerada criminosa e punida pelo governo.
Transporte Rodoviário

Utentes exigem nova travessia na ponte da Chamusca

"É bom lembrar que por aquela ponte passam inúmeros automóveis ligeiros e também pesados, que nalguns casos transportam matérias perigosas", diz um dos organizadores do protesto.
Autoridade Tributária

Ordem alerta para problemas no Portal da AT

Ordem dos Contabilistas Certificados alertou para os "contínuos problemas" no atendimento presencial e remoto dos profissionais. Documento deseja situação rapidamente alterada.
E o vencedor é...

Carga fiscal nórdica, mas serviços de 3.º mundo

Manuel Pizarro está há três meses no cargo, mas não pode falar como se o Governo não estivesse há sete anos no poder. A crise acabou: só isso pode explicar o aumento do imposto sobre o ISP.
Serviço Público

BE critica incapacidade de resposta do Governo

Catarina Martins invocou "o cenário de encerramento de urgências no Serviço Nacional de Saúde e o Governo não apresenta uma única proposta que possa ter efeito imediato".
Projeto de Lei

Ordens: Projeto-lei tem "normas prejudiciais"

O CNOP apela aos Grupos Parlamentares que "ponderem devidamente as consequências" que o projeto-lei poderá acarretar "para os direitos dos destinatários dos serviços que as ordens profissionais".
Resposta Pronta

Filas. "Vamos ter pessoas a dormir à porta"

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado, Luís Maximino, acredita que vai ser preciso "acordar cada vez mais cedo" para garantir atendimento nos serviços públicos.
Saúde

Saúde: 96.479 reclamações, elogios e reclamações

70,2% dos processos submetidos foram relativos a estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor público, incluindo-se os estabelecimentos geridos em regime de Parceria Público-Privada.
CTT

CTT defendem reinvenção do serviço público

O presidente dos CTT apontou a queda do correio endereçado como um desafio não apenas da empresa, "mas de todo o país" e defende que é necessário "reinventar a própria natureza do serviço público".
Serviço Nacional de Saúde

814 pessoas esperam por óvulos ou espermatozoides

A falta de dadores de óvulos e de espermatozoides no Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixa 814 pais em lista de espera mais de três anos, para conseguirem ter um filho, noticia o JN.
CP

CP vai precisar de 200 a 250 comboios até 2040

Presidente da CP disse que, "sem levar em consideração o aumento da procura exponencial" atual, a empresa vai precisar de "200 a 250 unidades múltiplas para operar".
Serviços Sociais

Nova Loja do Cidadão quer atender 700 mil

Intitulado como "um dos principais polos de prestação de serviços públicos", a Loja do Cidadão do Saldanha, em Lisboa, vai distribuir senhas cerca de 15 minutos antes da abertura.
Transportes

Passageiros. Transporte passa a serviço essencial

O Presidente da República promulgou o diploma que inclui o transporte de passageiros no lote dos serviços públicos essenciais, juntando-se ao fornecimento de água, de eletricidade ou telefone.
RTP

Este ano, a RTP vai investir mais 130% na rádio

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, revelou os planos de financiamento à rádio pública no parlamento. Entre 2015 e 2018, a RTP investiu quase 5 milhões de euros por ano.
Inundações

Inundações. Moçambique renova estação hidrográfica

Moçambique reabilitou 16 estações hidrográficas no norte do país para vigilância e alerta contra inundações em dois rios que habitualmente transbordam na estação das chuvas, que começa este mês.
Comboios

Comboios. Novo contrato para a liberalização

A liberalização do transporte ferroviário arranca em janeiro de 2019, mas ainda falta o contrato de serviço público que Governo e CP estão a preparar.
Serviço Nacional de Saúde

Papas e bolos

É muito interessante o despudor satisfeito com que a senhora adjunta do director do Plano Nacional para a Alimentação Saudável alardeia a sua capacidade para condicionar a vontade de cidadãos livres.
Política

Governo procura travar preço da madeira queimada

O Governo vai avançar com o sistema de cotações de mercado de produtos florestais para travar o preço da madeira queimada e lançar uma linha de crédito a que pode recorrer quem cumprir o preço mínimo.
Inclusão Social

É lei. Grávidas e idosos passam à frente nas filas

Dar prioridade a grávidas, idosos ou pessoas com deficiência já estava legislado para os serviços públicos. Dentro de cerca de quatro meses, passará a ser obrigatório também nas entidades privadas.
Serviço Público

João Soares promete valorizar RTP e Lusa

O ministro da Cultura afirmou que tudo fará para valorizar a agência Lusa e a RTP enquanto serviços públicos de "altíssima qualidade".
País

SIC e TVI: é "inaceitável" canais da RTP na TDT

Os dois privados uniram-se para considerar "inaceitável" a possibilidade de a RTP emitir mais dois canais em sinal aberto, projeto do BE. SIC e TVI diz que será "concorrência desleal" e "abusiva".
Energia

Factura da luz baixa 6% a 13% sem taxa para a RTP

A contribuição audiovisual (CAV) destinada a pagar o serviço público garantido pela RTP pode passar para os serviços de televisão pagos. A fatura de electricidade pode baixar entre 6% a 13%.
Serviço Público

ERC dá início à instrução da queixa do CR da rádio

O regulador decidiu dar início à instrução da queixa apresentada contra a administração da RTP pelo incumprimento das normas na exoneração do diretor de informação, Fausto Coutinho.
Serviço Público

ERC não aprova exoneração de Fausto Coutinho

O diretor de Informação da rádio pública terá dito que não lhe foram dadas razões para a saída. Administração da RTP não tem o parecer do Conselho de Redação da rádio. ERC quer mais justificações.
RTP

Presidente da RTP não mede canal por audiências

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, afirmou hoje que o papel da estação pública "não deve ser medido por audiências", mas sim por fazer um "bom serviço público" e apoiar a produção audiovisual.
Televisão

Shark Tank é serviço público

Shark Tank tem características que fazem bem ao país: mostra que é possível ter sucesso empresarial sem usar o Estado como muleta, recusa o estigma do desprezo social pelos nossos pequenos empresários
Serviço Público

Mais estabilidade, multimedia e mais talento na RTP

São os desejos de Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração, depois de assinar o contrato de concessão da RTP com o governo.
Serviço Público

"A RTP tem de manter a relevância"

Prestes a assinar o contrato de concessão de Rádio e Televisão, Gonçalo Reis assume ao Observador o risco nas audiências face à obrigação de contenção de custos. O objetivo é manter a relevância.
Televisão

O mistério da educação (III)

A educação, que podemos agora definir como o ensino do modo de aparecer na televisão sem usar argumentos, é uma actividade vantajosa.
RTP

"BE tem mais influência sobre o CGI que o Governo"

Ministro-Adjunto diz que o Governo não manda na RTP nem tem influência sobre o Conselho Geral Independente. A opinião do Executivo conta tanto ou menos do que a dos partidos da oposição, acredita.
Serviço Público

BBC: Modelo da RTP está sob fogo

É um gigante da comunicação mundial e Miguel Poiares Maduro inspirou-se no seu modelo de gestão para a nova estrutura da RTP. Mas a BBC não é imune a problemas e o seu futuro é uma incógnita.
RTP

Caso RTP: ministro e administração vão à AR

O assunto em torno da RTP vai ser discutido pelos deputados na Assembleia da República. O BE pediu uma audição de urgência dos responsáveis que foi aprovada por unanimidade.
Serviço Público

Para que serve a RTP?

A RTP não serve hoje para propaganda directa dos governos, nem alguma vez servirá para estabelecer um padrão de qualidade elevada. Mas pode servir para condicionar os outros operadores privados.
Liga dos Campeões

Administração da RTP não recua, diretores apoiam

Administração da RTP diz que cumpriu o que devia, citando contrato de concessão feito pelo Governo. Cinco diretores de informação e programação perguntam à ERC quais são os poderes da CGI.
RTP

Esse despautério sem fim que é a RTP

Tudo na posição da RTP sobre o caso das transmissões da Liga dos Campeões é errado, tudo na sua argumentação é espúrio, tudo no comportamento dos seus responsáveis é vergonhoso e oportunista.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora