Extrema Direita

Itália

Fascistas atacam sede do jornal La Reppublica

Um dúzia de apoiantes do movimento fascista Forza Nuova atacou a sede do jornal La Reppublica. O diário italiano tem dado destaque à escalada de movimentos de extrema-direita e "skinhead" no país.
Austrália

Austrália. Visita de Yiannopoulos gera confrontos

Visita do escritor de extrema-direita Milo Yiannopoulos ao parlamento australiano motivou confrontos entre grupos antifascistas e xenófobos nas ruas de Melbourne.
Estados Unidos da América

Houve falhas em Charlottesville, diz ex-procurador

Um antigo procurador federal afirmou que a resposta das autoridades a um protesto nacionalista este verão em Charlottesville, na Virgínia (EUA), teve uma série de falhas.
Presidente Trump

Donald Trump responde a críticas de Theresa May

A primeira-ministra britânica criticou o presidente dos EUA por partilhar vídeos com mensagens anti-islâmicas. Trump disse a May para se focar no terrorismo no seu país, mas disse-o à May errada.
Presidente Trump

Trump partilha vídeos de grupo de extrema direita

230
Nos vídeos veem-se atos de agressão e vandalismo que, segundo a líder do movimento de extrema direita, são levados a cabo por muçulmanos. Partilha no Twitter entendida como mensagem anti-islâmica.
Angela Merkel

Alemanha. Todos à mesa contra a extrema-direita

Angela Merkel quer governar um quarto mandato na Alemanha. O SPD ficou fora das negociações e isso obrigou a CDU a trabalhar com parceiros improváveis. O prazo para o entendimento está a esgotar-se.
Áustria

Áustria. Extrema-direita aceita negociar com Kurz

O líder do partido da extrema-direita austríaca FPÖ, Heinz-Christian Strache, aceitou iniciar negociações com os conservadores de Sebastian Kurz com vista à formação de uma coligação governamental.
Áustria

Áustria. Kurz tenta coligação com extrema-direita

O líder conservador austríaco, Sebastian Kurz, vencedor das legislativas, anunciou ter convidado o partido de extrema-direita FPÖ para negociações com vista à formação de uma coligação de Governo.
Áustria

Áustria elegeu o PM mais novo do mundo

1.257
Sebastian Kurz tem 31 anos, ganhou as eleições legislativas austríacas e defende a proibição da entrada de refugiados no país. A extrema-direita vai, muito provavelmente, integrar o governo.
Eleições na Alemanha

Extrema-direita alemã: dirigente sai sem avisar

Era para ser a conferência de imprensa da vitória da AfD (Alternativa para a Alemanha), mas uma das dirigentes, Frauke Petry, anunciou ali mesmo a sua discordância face ao partido e saiu da sala.
Eleições na Alemanha

Merkel pode continuar sem maioria absoluta

As primeiras sondagens prevêem uma vitória da chanceler Angela Merkel, a quarta consecutiva, mas sem maioria absoluta. Extrema-direita deve entrar parlamento federal.
Reino Unido

Neo-nazis presos no Reino Unido eram do exército

186
Quatro membros do exército britânico foram presos esta terça-feira no Reino Unido por suspeita de ligação à Ação Nacional, um grupo de extrema-direita banido no país.
Estados Unidos da América

Especial/ Alt-Right. Como nasceu, cresceu e chegou a Trump

140
Da Guerra Civil a Steve Bannon, entre o Klu Klux Klan e milhares de outros movimentos radicais, a extrema-direita americana parece ter em Trump um ídolo. E a extrema-esquerda? Também existe.
Casa Branca

Steve Bannon: extrema-direita são uns "falhados"

Promotor da "alt-right" e conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon remeteu-se ao silêncio depois de Charlottesville. Mas, em entrevista, disse que a extrema-direita é "um bando de falhados".
Presidente Trump

Revolta dos CEO. Walmart critica Donald Trump

CEO da Walmart junta-se ao coro de críticas de líderes empresariais a Trump, que perdeu seis conselheiros após Charlottesville. Presidente já teve nove baixas de conselheiros nos últimos meses.
Estados Unidos da América

Heather Heyer, uma alma doce cheia de convicções

Heather tinha 32 anos, trabalhava como assistente num escritório de advogados e é descrita por colegas e amigos como uma lutadora pela igualdade. Morreu este sábado, atropelada em Charlottesville.
Extrema Direita

O cerco ao organizador do protesto nacionalista

Um soco, outro, um empurrão que o atirou ao chão e uma fuga pelos arbustos. Jason Kessler, organizador da violenta manifestação de extrema-direita, foi perseguido pelas ruas em Charlotesville, nos EUA
Estados Unidos da América

Quem guiava o carro em Charlottesville?

134
Em Charlottesville, um carro avançou em direção a um grupo que se manifestava contra a marcha de extrema-direita. Ao volante ia um jovem de 20 anos. Quem é James Alex Fields?
Estados Unidos da América

Suspeito de homicídio em Charlottesville detido

162
Suspeito de atropelar contra-manifestação anti-racista, matando uma mulher de 32 anos, viajou 900 quilómetros. Disse à mãe que ia participar em protesto que "tinha a ver com Trump".
Reino Unido

A extrema-direita pode vir a controlar o UKIP

Duas semanas e mil novos militantes. É este o cenário que se vive no UKIP em vésperas de eleições. Fontes do partido acreditam que é uma viragem à extrema-direita, em apoio de Anne Marie Waters.
Extrema Direita

Vídeo falso de muçulmanos a "celebrar" terrorismo

Um vídeo de 2009 em que se vêm várias pessoas a celebrar uma vitória de uma equipa de críquete foi usado como pretexto por Paul Golding para propaganda de racismo contra muçulmanos.
Holanda

Wilders quer acabar com "escumalha marroquina"

909
O líder da extrema-direita e favorito à vitória nas legislativas diz que "há muita escumalha marroquina" na Holanda e, à Trump, pede a holandeses em inglês: "Make Netherlands ours again".
Extrema Direita

Le Pen para os europeus: "Acordem!"

428
Os principais líderes da extrema-direita europeia reuniram-se este sábado em Koblenz, na Alemanha. Querem "acordar a Europa" e, a uma só voz, defendem que o patriotismo é o futuro.
Casa Branca 2016

Qual é o problema da esquerda com Trump?

445
Trump propôs-se rasgar tratados de comércio, reduzir compromissos militares, aumentar o défice. Não é isso que desejam os inimigos do “neoliberalismo” e da “austeridade”? Porque não estão contentes?
Casa Branca 2016

Twitter suspende alt-right, a nova extrema-direita

Contas ligadas ao movimento não formal da "alt-right" (direita alternativa) foram suspensas pelo Twitter por incluírem mensagens de ódio. Nacionalistas prometem que vão continuar a espalhar a mensagem
Extrema Direita

Os apoiantes de Trump no Parlamento Europeu

110
Os partidos da direita radical e populista no Parlamento Europeu rejubilam. O Brexit e a vitória de Trump deram-lhes uma nova força que esperam capitalizar em próximas eleições.
Crime

Arguidos do hammerskin com apresenteação periódica

Os 17 arguidos do grupo de extrema-direita foram ouvidos quinta-feira o DIAP, em Lisboa, indiciados de vários crimes, incluindo homicídio qualificado na forma tentada.
Áustria

Líder da extrema-direita à frente nas sondagens

725
Uma sondagem do jornal Österreich dá a vitória ao candidato do partido da extrema-direita austríaco, Norbert Hofer. Alexander van der Bellen alcançou 48% das preferências.
Extrema Direita

Em defesa de um elitismo aberto e antiquado

267
Antes mesmo de conseguirmos identificar as origens do fenómeno populista, de esquerda e de direita, nós temos um dever: denunciá-lo.
Extrema Direita

Já se vota nas presidenciais na Áustria

As assembleias de voto abriram na Áustria pelas 7h00 (6h00 em Lisboa) com dois candidatos, um ecologista e outro de ultradireita, a protagonizar as eleições mais disputadas nos últimos 70 anos.
Mundo

Especial/ Au revoir euro, NATO e Schengen. Salut a quê?

517
O que quer afinal a Frente Nacional? Espreitámos o programa político de Le Pen, ponto por ponto. Um programa que é xenófobo, mas que traz também políticas anti-europeístas de extrema... esquerda.
Atentados de Paris

Especial/ Patriotas e portugueses. A cara da Frente Nacional

754
Davy, luso-francês de 22 anos, é uma das novas caras da Frente Nacional. Cresceu rodeado de não-franceses. "Basta", disse. E ficou chocado ao saber que um dos terroristas também tem mãe portuguesa.
Mundo

Extrema-direita surpreende em Viena

181
O resultado do partido de extrema-direita Freiheitliche Partei Österreichs chegou aos 32,2% na cidade de Viena depois de ter feito campanha à base do medo da imigração e dos refugiados.
Crise dos Refugiados

Especial/ A aldeia húngara onde ninguém quer os refugiados

168
"Ninguém tem pena deles", diz um polícia da aldeia fronteiriça que elegeu um autarca de extrema-direita com 72%. E Renáta, refugiada sérvia, diz que o exército deve disparar sobre quem tenta entrar.
Refugiados

Merkel visita centro de refugiados atacado

A chanceler alemã visita hoje o centro de refugiados de Heidenau, atacado por manifestantes de extrema-direita no fim de semana. Merkel já classificou o ato de "repugnante".
França

Jean-Marie Le Pen expulso da Frente Nacional

158
Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional, foi expulso do partido depois de entrar em conflito com a filha e atual líder do partido, Marine Le Pen.
União Europeia

A mudança na Europa

168
Muitos dos que clamam por mudança na Europa fazem-no com um discurso hostil para com o norte e, afinal, eis que é exactamente nessa geografia que a mudança está a ser feita e sentida.
Frente Nacional

Desconvocado congresso da Frente Nacional

O congresso destinado destituir Jean-Marie Le Pen do cargo de presidente honorário foi esta terça-feira desconvocado pela justiça francesa. Esta é a 3ª vitória de Jean-Marie contra a sua filha Marine.
Cova da Moura

Secretas investigam racismo na PSP

250
"Disseram que nós, africanos, temos de morrer" e "deviam alistar-se no Estado Islâmico" estão entre as denúncias de um dos jovens agredidos. Secretas suspeitam de infiltrações da extrema-direita.
Parlamento Europeu

Britânica e polacos viabilizam grupo de Le Pen

Aos cinco partidos de extrema-direita faltavam duas nacionalidades para serem um grupo. Britânica que pertencia ao UKIP e dois polacos do Partido do Congresso juntaram-se a Le Pen e aos seus colegas.
Alemanha

Detidos quatro terroristas de extrema-direita

Polícia alemã diz que o grupo tinha comprado explosivos com grande capacidade de destruição e que planeava ataques contra mesquitas e abrigos para refugiados.
Frente Nacional

Le Pen terá escondidos 2.2 milhões nas Bahamas

311
Fundador e atual presidente honorário da Frente Nacional será o principal beneficiário de um esquema que envolverá dinheiro, joias, moedas e 1.7 milhões em ouro, avança o diário online Mediapart.
Grécia

Confrontos. Julgamento do Aurora Dourada adiado

Julgamento, que começou esta segunda-feira, foi adiado para 7 de maio depois de se saber que um dos réus não tinha advogado. No exterior, houve relatos de agressões a testemunhas.
Fraude

"Irregularidades financeiras" na «Frente Nacional»

O Parlamento Europeu informou o Organismo Europeu de Luta Antifraude sobre "possíveis irregularidades financeiras" no partido de extrema-direita Francês «Frente Nacional», liderado por Marine Le Pen.
Racismo

Bebé de etnia cigana no centro de comentários racistas

517
Rikardo, de etnia cigana, foi o primeiro bebé do ano na Hungria. Nada de anormal, não fosse o deputado húngaro Elod Novak ter tecido comentários racistas sobre o número crescente de ciganos no país.
Grécia

A extrema-esquerda lava mais branco

402
O que não esperávamos, ou pelo menos eu não esperava, era ver como a extrema-esquerda lava branco tão branco que não se lava apenas a si mesma, como também lava a extrema-direita.
Reino Unido

Grupo de extrema-direita patrulha ruas londrinas

O grupo "Britain First" estava quase adormecido, não conseguindo financiamento, nem elementos suficientes para as patrulhas.
Atentados de Paris

Frente Nacional. Sede escondida, de cofre aberto

A filial da Frente Nacional em Paris está escondida, por "razões de segurança". As funcionárias dizem que os atentados fizeram disparar os cheques de adesão ao partido, que já fala de pena de morte.
Atentados de Paris

"Mantenham a calma e votem Le Pen"

119
Jean-Marie Le Pen, antigo líder da Frente Nacional e pai de Marine Le Pen, aconselhou no Twitter os franceses a terem calma e votarem na sua filha.
Atentados de Paris

Extrema-direita: Pena de morte e fechar fronteira

4.554
O ataque ao jornal Charlie Hebdo levou a reações dos partidos de extrema-direita e eurocéticos da Europa. Marine Le Pen quer referendo sobre pena de morte. Farage critica multiculturalismo.
Alemanha

Uma partida para enganar neo-nazis

789
Em vez de protestarem contra uma manifestação de nacionalistas, os donos das lojas locais e moradores de Wunsiedel prometeram doar dez euros por cada metro que os neo-nazis marchassem.
Reino Unido

Extrema-direita ganha a guerra de 'gostos'. Como?

Nos eventos de rua, o Britain First não parece conseguir atrair grande número de apoiantes. Mas, nas redes sociais, deixa os principais partidos britânicos a grande distância. Porquê?
França

Frente Nacional chega ao Senado francês

Marine Le Pen considerou uma "vitória histórica" a eleição de dois senadores para a câmara alta francesa. Os grandes derrotados destas eleições parciais são os socialistas.
Eleições

Suécia: vence a esquerda, sobe a extrema-direita

127
A coligação de esquerda venceu as eleições deste domingo e o primeiro-ministro conservador, Fredrik Reinfeldt, apresentou a demissão. A extrema-direita duplicou os votos.
Eleições Europeias

Farage e Grillo prometem "um monte de problemas"

Farage e Le Pen esforçam-se por conquistar deputados de sete países e assim conseguir criar um novo bloco político no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Le Pen tenta criar bloco de extrema-direita

154
Vai ser difícil reunir partidos de sete países, uma das condições para a criação de um novo grupo político no Parlamento.
Eleições Europeias

Infografia: Os agitadores da Europa

Para criar o bloco da extrema-direita no Parlamento Europeu é necessário reunir 25 deputados de sete países diferentes. Isso pode vir a acontecer depois deste domingo.
Mário Machado

Especial/ Casar na prisão: o skinhead e a menina de Cascais

14.415
Susana é filiada no Partido Socialista e Mário Machado é o fundador da organização de extrema-direita "Portugal Hammerskins". Conheceram-se há dez anos e casaram na prisão do Monsanto.
Extrema Direita

Mário Machado abandona organização skinhead

438
O líder do movimento de extrema-direita português, que está preso na cadeia de Alcoentre, anunciou a saída através do Facebook. Diz que a organização já não passa de um "caso de polícia"

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site