785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Festa do Avante

Festa do Avante

Avante hipócritas, avante

A festa da hipocrisia foi criada pelo PCP como um suposto evento político-cultural. Obviamente com o objectivo de transmitir o suposto mundo encantado do comunismo.
Noticiário

00h. PR diz que "há vida" para além do défice

Presidente da República admite que o tempo é de “imprevisibilidade económica" mas que há folga orçamental. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo garante que PCP é "alternativa confiável" para o país.
Noticiário

1h. "IL, PSD e Chega querem mutilar Constituição"

Jerónimo de Sousa acusa PSD, Iniciativa Liberal e Chega de quererem “mutilar e subverter” a Constituição. Ainda neste jornal, PR espera que Bruxelas dê atenção à carta de Costa sobre a habitação.
PCP

Raimundo confiante para as eleições na Madeira

Secretário-geral do PCP diz que bons resultados eleitorais se traduzem em melhores condições de vida das pessoas e manifestou confiança para as eleições na Madeira.
Direto ao Assunto

Guerra Ucrânia. "Vão perceber que PCP tinha razão"

António Filipe, antigo deputado do PCP, garante que derrotas não desanimam o partido. A Guerra na Ucrânia "começou em 2014 e não em 2022". O que era necessário "era evitar a guerra e ninguém o fez".
Festa do Avante

Rentrée do PCP arranca esta sexta-feira

O PCP arranca esta sexta-feira a sua rentrée política com A Festa do Avante!. Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP desde novembro do ano passado, vai estar presente em todos os dias do evento.
Festa do Avante

Festa do Avante! começa na sexta-feira

Dias 1 a 3 de setembro são "mágicos", de "grande alegria" e de "afirmação política", diz o secretário-geral do PCP. Afirma que o partido está "empenhado e com muita confiança" para estas eleições.
Festa do Avante

Gato escondido com o “Z” de fora

Agora a sério, José Milhazes, acha que estas cabeças poderiam escutar o seu apelo?
Festa do Avante

PCP demarca-se de ímans com "Z" russo no Avante

Arquivo de José Pacheco Pereira, o Ephemera, recolheu objeto com símbolo "Z", de apoio às tropas russas e à invasão da Ucrânia. Ao Observador, PCP diz que não foi lá colocado pela organização.
Festa do Avante

Como o PCP discutiu o "problema" na Ucrânia

Comunistas marcaram vários debates sobre "paz" e "fim do militarismo" no Avante!. Dizem que Rússia está cercada e EUA e NATO querem guerra. PCP tenta "furar" e passar a sua mensagem.
Noticiário

20h. PCP: "Medidas do Governo falsas e hipócritas"

"Falsas e hipócritas": é desta forma que Jerónimo de Sousa descreve as medidas do Governo para combater o aumento do custo de vida. Além disso, fala sobre Marta Temido e sobre a guerra na Ucrânia.
Festa do Avante

Jerónimo: Governo é "cúmplice" na guerra

No encerramento do Avante!, secretário-geral do PCP falou para as bases. Lembrou Cunhal, criticou "chantagens desprezíveis" e esqueceu que o PCP alguma vez negociou com o PS.
PCP

Jerónimo quer mais ambição no apoio às famílias

Questionado sobre o pacote para mitigar efeitos da inflação que Governo vai apresentar, Jerónimo de Sousa considerou medidas insuficientes. Para além de aumentos, defendeu "monitorização dos preços".
Festa do Avante

Avante. Um debate entre mãe e filha sobre Ucrânia

Maria de Lourdes já era militante na clandestinidade, Sónia esteve em colónias na URSS. Quanto à guerra, não concordam. Na festa do PCP, fica claro quem o partido considera culpado (e não é a Rússia).
Noticiário

9h. Natação. Diogo Ribeiro conquista ouro

O nadador português já tinha alcançado a medalha de ouro na prova de 100 metros mariposa. Ainda, Jerónimo de Sousa não esclarece se vai estar na próxima Festa do Avante como secretário-geral do PCP.
Festa do Avante

O “plano maquiavélico” do José Milhazes 

Eu sou jornalista desde 8 de Agosto de 1989 e o palavrão foi traduzido em meados de 2022. Por isso, não se preocupe com o meu futuro, quando “já não exercerá o menor fascínio junto do público”.
Festa do Avante

"Um dia será", diz Jerónimo sobre saída

Em declarações à imprensa na abertura do Avante, Jerónimo de Sousa respondeu com sorrisos à questão sobre o futuro no partido. “Um dia será”, disse sobre possível saída do cargo de secretário-geral.
PCP

Avante arranca na sombra da guerra na Ucrânia

Painéis e debates da Festa do Avante! não falam na Ucrânia, mas em "paz" e fim do "militarismo". Partido volta à Atalaia apostando no argumento da ofensiva anticomunista.
CDS-PP

Melo e JP atacam Festa do "Avante!"

O líder do CDS e da JP, Nuno Melo e Francisco Camacho, vão lançar um cartaz em frente ao recito da Festa do "Avante!" com várias referências à guerra na Ucrânia e ao "fanatismo cego" do PCP.
Festivais de Música

Bia Ferreira: "Só respondo pela minha arte"

A cantora Bia Ferreira, que vai atuar na Festa do Avante!, em setembro, mostrou-se "surpreendida" com a "deturpação" do seu discurso. Bia Ferreira diz que não responde por nenhum partido político.
Contra-Corrente

A Festa do Avante! é livre, até no imenso cinismo

Todos são livres de ir tocar à Festa do Avante! e de ir ver concertos à Festa do Avante!, mas de passagem não deem justificações parvas para desvalorizarem o que se está a passar na guerra da Ucrânia.
Festa do Avante

Tocar no Avante! não equivale a militar no PCP

Actuar no Avante! não equivale a apoiar Putin ou aderir ao PCP. Mas, porque é um comício, participar condiciona politicamente: em coerência, não dá para ser activista LGBT e subir ao palco do Avante!.
Festa do Avante

Chorar pela Ucrânia, cantar no Avante

Os artistas têm um papel crucial nas causas sociais. E quando atuam em prol de uma, é difícil aceitar que, por outro lado, façam o seu espectáculo num evento ligado a algo totalmente contrário.
Festa do Avante

Concertos de Carminho e Pongo na Festa do Avante!

A Festa do Avante! recebe os sons de Angola e o kuduro de Pongo, as guitarras portuguesas que vão acompanhar Carminho e Paulo Bragança com canções do repertório de Adriano Correia de Oliveira.
PCP

Entrelinhas. Recados no OE, força nas autárquicas 

"Milhões" que Costa anunciou não chegam: o PCP está farto de anúncios e coloca as suas exigências na mesa. No Avante, Jerónimo deixou força para as autárquicas e críticas aos EUA no Afeganistão.
Festa do Avante

Jerónimo anuncia caderno de encargos para o OE

No palco da Festa do Avante!, líder do PCP explicou voto no último OE e elencou próximas medidas. Discurso também serviu para lançar autárquicas e atacar EUA por causa do Afeganistão.
Festa do Avante

Jerónimo critica "confinamentos excessivos"

Na abertura da festa, foco esteve na "ofensiva premeditada" ao PCP, com uma palavra de força para as autárquicas. Visitantes concordam: "campanha do medo" prejudicou o partido.
PCP

Festa do Avante! promove mais de 60 debates

A Festa do Avante! vai promover mais de 60 debates e de entre os temas destacam-se: o centenário do partido, luta pela igualdade e direitos laborais, o futuro do PCP, paz e cooperação, entre outros.
Festa do Avante

Festa do Avante! abre esta sexta-feira as portas 

O ponto mais alto das celebrações do centenário do partido comunista, a Festa do Avante!, abre esta sexta-feira as portas a 40.000 pessoas, mais 23.000 do que o ano passado.
Coronavírus

Festa do Avante com mais 23.500 lugares em 2021

A lotação máxima para Festa do Avante aumentou este ano para 40.000. A DGS "recomenda fortemente" que participantes tenham certificado ou teste negativo, mas não obriga.
Festa do Avante

Jerónimo prevê Avante sem polémicas

Jerónimo de Sousa descarta eventuais polémicas em relação à Festa do Avante!, considerando que as criticas à edição do ano passado foi uma "operação claramente de provocação".
Festa do Avante

Avante: PCP oferece testes e recomenda certificado

Parecer da DGS deve estar por dias, mas plano dos comunistas passa por recomendar testes e certificado, para já sem obrigatoriedade. Quase só há artistas portugueses, com uma exceção: Cuba.
Festa do Avante

PCP explica prejuízo da Festa do Avante de 2020

PCP afirma que os prejuízos de 930 mil euros da Festa do Avante de 2020 estão relacionados com a campanha que contra ela foi desferida e com a exigência em termos de condições sanitárias.
Festa do Avante

Festa do Avante. Dezenas de concertos em Português

Os organizadores convidaram artistas com carreiras ligadas a Portugal, a exemplo do que aconteceu no ano passado, "para aumentar as possibilidades de oferta de trabalho" aos profissionais da música.
PCP

Festa do "Avante!" já está "em preparação"

Comunistas apontam para a organização do ano passado e garantem que a festa "derrubou mitos" sobre a pandemia. Prioridade será dada aos artistas portugueses para apoiar o setor.
Fact Check

Avante não paga impostos e lucrou de 1,4 milhões?

Uma publicação do Facebook alega que o PCP não paga impostos pela Festa do Avante e que todo o lucro gerado vai diretamente para o partido.
PCP

A leniência com o leninismo

Haverá anti-comunismo em Portugal? Sim, mas não o suficiente. É um fenómeno residual. Não chega para nos compararmos com o que de melhor se faz lá fora.
Festa do Avante

Fotos. Versão “higienizada" de um Avante histórico

Apesar de críticas à direita e à esquerda, o PCP realizou a Festa do Avante, um ano em que, devido à pandemia, ficará para a história do partido e da política. Veja as imagens da Festa deste ano.
Festa do Avante

"Não vale a pena ameaças de crise política"

PCP não teve agenda para a reunião do OE, mas está disponível para negociar e até já deixou claro do que não abdicará. PS ficou avisado, ameaças de crise política são inúteis.
Festa do Avante

Os músicos entregaram-se, o público foi tímido

Dino D'Santiago, Capicua, Lena D’Água ou Mão Morta estavam prontos para a grande festa da Quinta da Atalaia. Mas as regras eram muitas e o público era pouco. Foi o Avante possível nos palcos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos