788kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Francisca Van Dunem

Racismo

25 Abril: Francisca Van Dunem sentiu preconceito 

A antiga ministra da Justiça revelou que o seu mérito "causava estranheza, por não ser esperado" e que a "estranheza, o espanto, são outra faceta, menos abordada, do preconceito".
Política

Van Dunem defende Mamadou Ba em tribunal

Ex-ministra da justiça é testemunha de defesa do ativista antirracista que é acusado de ter difamado o neonazi Mario Machado. Julgamento arranca a 26 de abril.
Noticiário

1h. Ex-ministra avisa. Aproxima-se crise profunda

A antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz diz ter ficado surpreendida com tantos casos polémicos no Governo e critica a gestão que foi feita.
Justiça

"Estamos a aproximar-nos de uma crise profunda"

Ex-ministra da Justiça defende reforma profunda do processo penal, elegendo o ataque às manobras dilatórias e à litigância de má-fé como prioritária. E advoga a integração do Constitucional no STJ.
Francisca Van Dunem

Van Dunem critica imagens de violência nos media

Para a ex-ministra da Justiça, a repetição exaustiva de imagens de violência e relatos de violência nos media podem gerar sentimentos de insegurança profundos.
O Bom, o Mau e o Vilão

O ministro da Propaganda está de volta

O Parlamento (que vai poupar energia), o ministro da Propaganda (que vocês sabem quem é) e Francisca Van Dunem (que quer limitar a imprensa) são o Bom, o Mau e o Vilão.
E o vencedor é...

Estamos mais impacientes com a Justiça? Ainda bem

Entrevista infeliz: dos lamentos sobre perda de dinheiro do marido à visão cor-de-rosa da Justiça. Cabrita quer ser diretor da Frontex? O homem que era ministro quando ucraniano morreu às mãos do SEF.
Francisca Van Dunem

Van Dunem: atraso no caso BES já era "inaceitável"

Van Dunem diz que "mediatização da Justiça" leva a que atrasos no caso BES sejam "insuportáveis". Enquanto foi ministra, afirma que marido "perdeu fortuna": "Um ministro não ganha para o que faz."
Corrupção

Prevenção de corrupção entra em vigor sem fiscais

Regime de Prevenção da Corrupção entrou em vigor mas autoridade fiscalizadora não existe. Atraso do Governo impede escrutínio de canais de denúncia. Morgado recusou convite para liderar Mecanismo.
Tribunal Constitucional

Governo ignorou alerta sobre metadados

Provedora de Justiça recomendou em 2019 alteração da lei dos metadados. Ministra nada fez devido a calendário eleitoral e "complexidade" da mudança. Agora, milhares de processos estão em risco.
Supremo Tribunal de Justiça

Van Dunem jubilada como juíza do Supremo Tribunal

Segundo informação publicada em Diário da República, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, aposentou-se como juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.
Legislativas 2022

Metade dos votos na Europa não se repetirão

Francisca Van Dunem adiantou que "por comparação com o período idêntico do primeiro período de votação", há "menos 43% de pessoas a votar do que no período correspondente anterior".
Noticiário

18h. Van Dunem preocupada com ataques informáticos

Ainda assim, a ministra considera que o país não está demasiado exposto a este tipo de situações. Ainda neste jornal, PCP considera que a Iniciativa Liberal não deve mudar de lugar no Parlamento.
Noticiário

13h. Conselho de Ministros aprova voto de isolados

Entre as 18h00 e as 19h00. Francisca Van Dunem defende que esta é a melhor solução e confia no sentido cívico dos eleitores. Ainda neste jornal, Fernando Teixeira dos Santos critica Mário Centeno.
Noticiário

14h. Isolados podem sair de casa dia 30 para votar

Devem ir votar entre as 18h00 e as 19h00 e a recomendação é para que não usem transportes públicos. Ouça aqui o especialista Vasco Ricoca Peixoto sobre os riscos da medida para a saúde pública.
E o vencedor é...

MAI é "pasta amaldiçoada"

Estamos a 20 dias das eleições e as respostas para o voto das pessoas em isolamento tardam em chegar. Debate entre Rui Rio e Cotrim Figueiredo foi um dos melhores desta maratona. 
Francisca Van Dunem

Oficiais de Justiça pedem demissão de ministra

Em causa está o que o sindicato considera ser uma "ignóbil atuação" do Ministério da Justiça a propósito do serviço na tolerância de ponto nas vésperas de Natal e do fim de ano.
Presidente da República

Marcelo concede indultos a cinco reclusos

Os cinco indultos concedidos "por razões humanitárias" repetem o número de indultos concedidos por ocasião do Natal de 2020.
Ministério Da Justiça

Rendeiro. Van Dunem elogia missão "exemplar" da PJ

Numa nota enviada à Lusa, Francisca Van Dunem diz que a PJ cumpriu "exemplarmente a sua missão" para a detenção de João Rendeiro e que, agora, espera que o processo siga "o seu curso" em tribunais.
Francisca Van Dunem

Van Dunem elogia independência judicial portuguesa

Francisca Van Dunem ligou o Estado de Direito à salvaguarda dos direitos fundamentais e recordou que o Tratado da União Europeia consagra o Estado de Direito como um "valor fundamental" da União.
Francisca Van Dunem

Diplomas anticorrupção trazem "grande otimismo"

Entre os principais dados com a aprovação da estratégia de combate à corrupção, segundo Francisca van Dunem, estão a proteção dos denunciantes, a dispensa e atenuação da pena, e as sanções acessórias.
Francisca Van Dunem

Costa faz rasgado elogio a Francisca Van Dunem

Francisca Van Dunem manifestou publicamente a sua intenção de abandonar a atividade política após as eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro de 2022.
Francisca Van Dunem

Ministra lamenta queda dos acordos de sentença

A ministra da Justiça reprova a generalidade das medidas aprovadas pelo governo, mas está "convencida de que a prazo encontraremos qualquer resposta para a fase de julgamento".
Noticiário

Costa e Van Dunem: "Ninguém está acima da lei"

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Primeiro-Ministro e a Ministra da Justiça falaram do novo mecanismo anticorrupção, que foi aprovado no início da semana pelo Presidente da República.
Noticiário

9h. Posse já hoje da nova MAI, Van Dunem

Ministra da Justiça acumula as duas pastas. Notícia da demissão de Eduardo Cabrita correu o mundo, dos Estados Unidos à China. E ainda a Covid19: capacidade dos cuidados intensivos já vai em metade.
Noticiário

00h. Francisca Van Dunem substitui Eduardo Cabrita

A Ministra da Justiça vai acumular funções e fica também com a pasta da Administração Interna até às próximas eleições legislativas. Ainda, o Sporting venceu o Benfica por 3-1, no Estádio da Luz.
Francisca Van Dunem

Ministra lamenta rejeição dos acordos de sentença

Ministra contrapôs que era uma "boa medida" para simplificar e acelerar a fase de julgamento nas situações em que o arguido confessa os factos, contudo sabe que "o parlamento é soberano".
Noticiário

14h. "Casa Aberta" continua nas Lojas do Cidadão

Ministra da Justiça revela que a medida vai continuar. PCP mantém a porta aberta a eventuais "convergências" na próxima legislatura. E ainda, seleção nacional de futebol feminino confiante para jogos.
Justiça

O que muda com as novas leis anticorrupção

Oposição do PSD determina fim dos acordos de sentença e colaboração premiada menos ambiciosa. Avança enriquecimento injustificado e aumenta prazo de prescrição de corrupção.
Francisca Van Dunem

Van Dunem não voltará a integrar governo

Francisca Van Dunem afirma que não assumirá funções num futuro governo. A ministra da Justiça diz está há seis anos em funções e que deveria ter saído no final da Presidência da União Europeia.
Governo

Oficiais de justiça. Ministério termina negociação

As estruturas sindicais não abdicaram da transição de todos os oficiais de justiça para carreira de nível 3, do regime especial de aposentação, do regime específico de avaliação.
Francisca Van Dunem

Van Dunem admite falta de meios na magistratura

Francisca van Dunem disse que o Governo "tem normalizado o recrutamento de magistrados" nos últimos anos e que entraram mais magistrados para o MP do que para outras magistraturas.
Justiça

Justiça com capacidade de voltar a trabalho remoto

Ministra da Justiça diz que há condições de voltar ao modelo "que vigorou durante o estado de emergência, em que se privilegiou o trabalho remoto e os meios tecnológicos à distância".
Francisca Van Dunem

Van Dunem defende reestruturação de empresas

Francisca Van Dunem referiu ainda como positivo o facto de a proposta do Governo "reduzir significativamente" o prazo necessário para perdão de dívidas de cinco anos para 30 meses.
Fact Check

Revogar perdão de penas “nas mãos” do Parlamento?

Ministra da Justiça disse que, apesar de o Governo estar “perfeitamente alinhado” com as propostas do PSD e do CDS, para acabar com o regime de exceção, essa iniciativa cabe aos partidos. Verdade?
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Haverá transferência de competências e meios

Tendo em conta o que está previsto, e a lógica definida pelo Governo, "a transferência de competências é acompanhada da transferência de meios", explicou a ministra da Justiça.
Prisões

Condições de visita a presos "aligeiradas"

Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, acrescentou que vão ser retirados os parlatórios das prisões para garantir um "convívio mais próximos" das famílias com os reclusos.
Francisca Van Dunem

Pandemia colocou desafios ao sistema prisional

Garantir que os tribunais não parassem, respeitar as medidas sanitárias, proteger a população prisional e evitar a propagação do vírus nas prisões foram alguns dos desafios do ministra da Justiça.
União Europeia

Tribunal da UE rejeita queixa de Ana Carla Almeida

Tribunal europeu considerou o pedido "inadmissível" e não discutiu a causa apresentada pela procuradora contra o Conselho da UE. Ana Carla Almeida discorda da decisão e vai recorrer "de imediato."
Justiça

Governo quer criar Super Ticão

Executivo de António Costa vai propor ao Parlamento a integração do TIC de Lisboa no Tribunal Central de Instrução Criminal e o alargamento dos quadros de dois para nove juízes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora