Maioria de Esquerda

PS

PS aguarda PSD "mais construtivo"

Carlos César afirmou que o PS está "satisfeito" com os parceiros de esquerda. O presidente e líder da bancada parlamentar explicou que o partido está à espera de um PSD "mais construtivo".
Terceira Idade

Quando for velho, quero ser gato

832
Quererá a maioria de esquerda dizer, ao reprovar as propostas de protecção dos idosos e ao aprovar o reforço do estatuto dos animais de estimação, que estes têm prioridade face aos nossos mais velhos?
PS

Futuro do PS ataca PSD do futuro e avisa Rio

274
Pedro Nuno Santos escreveu um artigo de opinião a distanciar o seu partido do PSD, mesmo com uma nova liderança. E também se demarca face ao PSD que pode vir a ter que combater no futuro.
Maioria de Esquerda

Queijo fundido

606
Ou muito me engano, ou o político astuto, ambicioso e corajoso que é Costa corre mesmo o risco de levar no topo do seu curriculum, que exibirá no alto-comissariado para onde for, o Siresp e o Resgate.
Função Pública

Salários na Função Pública não sobem em 2019

1.200
Em entrevista ao francês Les Echos, ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Governo não pode comprometer-se com "despesas insustentáveis". E não se pode "enviar [para fora] a mensagem errada".
Função Pública

Galamba. "Dificilmente haverá aumentos em 2019"

1.034
"É melhor que sejam passos curtos e mais lentos do que acelerados e depois tenha de se voltar atrás", diz o porta-voz do Partido Socialista.
Maioria de Esquerda

A César o que é de César

Rui Rio ouviu publicamente aquilo que já não era uma novidade para si. O Bloco Central representa um cenário que o PS só encarará como última alternativa para se manter no poder.
PS

Costa quer reeditar a "geringonça"

427
Líder socialista foi às jornadas parlamentares do PS deixar claro que, mesmo com novo líder no PSD, é à esquerda que quer continuar. "Quando se está bem acompanhado não se muda de companhia", disse.
Maioria de Esquerda

As taxas dos amanhãs que cantam baixinho

586
Taxa de desprotecção civil. Taxa pernil. Taxa pirolito. Taxa Arménio Carlos... Que taxas são estas? Aquelas que se pagam antes sequer de existirem.
Maioria de Esquerda

O Bloco está mortinho por ter um ministro

1.604
Uns dias quer ser a "consciência moral" do país, noutras sonha com ministérios. E não julguem que isso acontece apenas porque o Bloco se aburguesou, também sucede porque boa parte do PS se "bloquizou"
Maioria de Esquerda

Os portugueses não precisam de Rennie

2.160
Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha
Maioria de Esquerda

A esquerda ufanista e os seus problemas

A fixação estatista é uma desgraça que muito mal nos fez e muito mal nos fará. Bloco, PC e PS não tiram o Estado da boca. Tudo o que mexa fora dele merece uma cura de arsénico burocrático intensiva
Maioria de Esquerda

O PCP e o BE são a maior ameaça para a economia

1.813
Há duas regras na política portuguesa. Quando o PS está no governo a realidade é sempre pior do que parece. E quando este abandona o poder fá-lo subitamente e deixando o país em apuros (2002 e 2011).
Maioria de Esquerda

PCP. PS está "refém de imposições externas"

292
Jerónimo de Sousa defendeu hoje para Portugal uma política "patriótica e de esquerda" que não seja "refém das imposições externas", como a atualmente assumida pelo "Governo minoritário PS".
Banca

PS faz aprovar 11 diplomas para reforçar regulação

A esquerda parlamentar, em conjunto com o PAN, aprovaram 11 diplomas para reforçar os poderes da supervisão do Banco de Portugal. PS e CDS optaram quase sempre pela abstenção.
Maioria de Esquerda

Quo vadis geringonça? Para o Porto?

285
Navega-se à vista. Sem rumo. O destino determina-o o vento. Para comprar clientelas eleitorais sacrificam-se as refeições escolares, as intervenções cirúrgicas em oncologia ou a alimentação prisional.
PSD

PSD: Governo tem obrigação de "chegar ao fim"

O líder parlamentar do PSD afirma que a obrigação do Governo é "chegar ao final da legislatura". Hugo Soares garante que esta tem sido uma solução governativa com "custos fortíssimos para o país".
Governo

Mortos pelo Estado, mortos por nós

1.824
São 115 pessoas, com nome e família, que perderam a vida porque o Estado falhou. Em menos de cinco meses. Estas estão a ser as nossas escolhas, quer queiramos ou não ver.
Governo

Que vento é este que sopra?

2.363
“A culpa é do governo anterior” dizia o maestro Costa, fidelíssimo ao seu tique número 1 de obsessivamente derramar culpas inventadas sobre a governação a quem ele roubou a governação.
Maioria de Esquerda

Geringonça: por mais dois anos?

378
A prova do pudim, está em comê-lo. A prova de que esta solução governativa pode funcionar está em levá-la até ao fim, 2019. Penso que todos os partidos que a apoiam já o perceberam.
Governo

A propaganda socialista deixou de ser suficiente

880
O país onde tudo corria bem tornou-se “pobre, de gente velha e doente, entregue a si próprio e abandonado”. Não foi um neoliberal que o disse. Foi um ministro. Ele saberá porque acha o país abandonado
Governo

Ciência e Tecnologia: “virar de página”, para trás

1.014
Os dados oficiais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia mostram que o orçamento realizado em 2016 (367M€) foi inferior ao do ano anterior (372M€). O investimento na ciência é propaganda política.
Web Summit

#thisisportugal

2.437
Sendo um cidadão atento, fui a correr descobrir o que é a Web Summit. Pouco depois, regressei a correr ainda mais. De medo. Só alguns dos oradores indígenas bastariam para assustar um herói de guerra.
Maioria de Esquerda

Não se incomodem, não se passa nada

7.416
Fogos, listas de espera nos hospitais, Legionella, Tancos, inação da polícia no Urban Beach. A lista é extensa, mas o que importa é fingir que nada aconteceu, nada esclarecer, apostar na apatia cidadã
Maioria de Esquerda

Estado Social: pior que a troika é possível

2.586
Estamos a desperdiçar uma oportunidade de salvar o Estado Social. Tantos casos em que os serviços públicos falham são um alerta. Há pior que a troika.
Maioria de Esquerda

Bloco quer "mais do que um acordo de mínimos"

133
Líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse esperar que, na próxima legislatura, "o país esteja preparado para muito mais do que acordos de mínimos", para "medir a força" das propostas do BE.
Catalunha

O novo Incitatus

Vale a pena reflectirmos em Portugal neste arriscado e perigoso empreendimento da incumbente maioria parlamentar catalã. Porque essa maioria é feita da mesma argamassa da geringonça Portuguesa.
Maioria de Esquerda

O princípio do fim para a geringonça

601
O afastamento entre Belém e São Bento deixam o PM muito mais exposto aos seus parceiros da geringonça. A partir de agora, vai ser mais difícil geringonçar. E também aqui a palavra chave é confiança.
Moção de Censura

Manual para evitar que a censura passe a confiança

369
Foi a ginástica feita à esquerda no debate da moção de censura do CDS. Os parceiros do Governo dosearam ataques à direita com avisos ao PS, para evitar que esta acabasse numa moção de confiança.
Incêndios

BE contra escolha de Costa. Especialistas elogiam

582
Bloquistas criticam escolha de Tiago Oliveira, que trabalha há vários anos com a Navigator (ex-Portucel), para unidade de missão dos incêndios. Já especialistas e técnicos do sector aplaudem a opção.
Maioria de Esquerda

O meteorologista já chegou a São Bento?

1.132
A tragédia deste Verão não tornou mais frágeis os acordos PS, BE e PCP. Pelo contrário, deu aos seus protagonistas o cimento mais poderoso de qualquer ligação: o medo. Só a meteorologia os assusta.
Orçamento do Estado

O que o PCP e o BE ganharam no Orçamento

O Governo socialista teve, mais uma vez, de encontrar pontos de entendimento e fazer cedências para ver aprovado este Orçamento do Estado. Veja as principais conquistas dos parceiros do PS.
Orçamento do Estado

Parte do custo do alívio no IRS passa para 2019

128
Alterar escalões e aumentar mínimo de existência terá custos de 380 milhões de euros, mas o Governo conta que o impacto no próximo ano seja pouco acima dos 200 milhões. O resto fica para 2019.
Governo

Como é que isto vai acabar?

1.586
Como sairemos disto? Provavelmente com uma fuga em frente. Uma fuga que a precipitada saída de Pedro Passos Coelho veio tornar possível. Que fuga é essa?
Governo

A plateia dos patetas

2.959
Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.
Orçamento do Estado

Governo pode ter folga orçamental de 600 milhões

O crescimento da economia este ano pode significar uma folga de 600 milhões de euros no défice. Esquerda já avisou Governo que não quer novo recurso excessivo a cativações e tem apoio da direita.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Governo

Portugal: que desafios e riscos até 2019?

223
O horizonte adequado de governação são duas legislaturas ou mesmo uma década, até porque os problemas de que padece o país não se resolvem numa legislatura. Esta é apenas uma legislatura de transição.
Maioria de Esquerda

Um dia podemos ser nós

1.284
A acção do Governo nos incêndios e em Tancos, o caso Gentil Martins e as criticas aos jornalistas são acontecimentos e sintomas que nos convidam a reflectir. Hoje é com os outros. Amanhã não sabemos.
Maioria de Esquerda

Jogo da Glória: regras e regulamentos

2.546
Na sua página do Facebook, um comentador lembra-lhe educadamente que, além de outras interessantes peculiaridades “culturais”, os ciganos também acham a homossexualidade uma “anomalia”. Recue uma casa
Maioria de Esquerda

Quando o Parlamento não se dá ao respeito

2.541
Esta semana não devia ter acontecido. Tudo foi mau de mais, sobretudo num Parlamento que não se ocupa de saber e conhecer, ouvir e investigar. Bem pelo contrário: ali só importa o que mostram as TV’s
Maioria de Esquerda

As palavras

113
A comunidade de pensamento da maioria que apoia o Governo exprime uma concepção autoritária da sociedade que vai contra uma concepção liberal que deveria ser partilhada pela esquerda e pela direita.
Estado da Nação

Especial/ Melhor dos mundos: agradar à esquerda e a Bruxelas

O Governo quis agradar aos parceiros, cumprir as metas europeias e fazer um brilharete orçamental para passar uma mensagem para fora e enterrar a oposição. Mas que custos terão as cativações?
Maioria de Esquerda

A geringonça, as sondagens e a revisão

A geringonça foi à revisão pela terceira vez. Uma revisão agendada há um ano, mas que o condutor, com o beneplácito da oficina de reparação, foi adiando, seguro de que não ficaria apeado.
Governo

Uma experiência do Terceiro Mundo

4.378
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.
Orçamento do Estado

Especial/ Cativações de Centeno descativaram a esquerda

1.397
Um valor histórico, de 942,7 milhões de euros, serviu ao Governo para conseguir o défice histórico. Mas a esquerda que apoia o Governo não gostou. O que são e para que servem as polémicas cativações?
Maioria de Esquerda

Já só pedimos um Governo que não estrague mais

2.492
Os números agora revelados sobre o sucesso escolar e sobre os efeitos da descida do IVA na restauração são reveladores das opções erradas deste Governo. E de como se está a estragar o esforço de anos.
Fogo de Pedrógão Grande

A conta

6.098
Quando Pedrogão começou a arder o espernético BE desapareceu e o PCP entrou em letargia. Desta vez não se gritará “Governo assassino”. Mas a conta do silêncio vai chegar.
Debate Quinzenal

O dia em que foi a esquerda a irritar Costa

699
Rendas, Educação e um aviso sobre o amanhã da "geringoça", do PCP. No debate quinzenal, António Costa teve oposição à esquerda. E não a serenou nas respostas que foi dando.
Alojamento Local

António Costa vai de férias para onde?

1.917
O senhorio, tal como o dono do café no tempo de Sócrates, representa aquilo que um marxista não pode tolerar: que alguém com pouco dinheiro crie um negócio.
Maioria de Esquerda

Bem-vindo à realidade, Bloco de Esquerda

408
O BE aceitou ceder na ideologia em troca de poder. O PCP não. Consequência: na negociação política, o PCP ficará cada vez mais isolado, assistindo ao reforço da parceria (e futura coligação) PS-BE.
Comunismo

Se for preciso, até os vermes apoiarão

2.953
A tão apregoada superioridade moral dos comunistas permite-lhes até condenar, nas páginas do "Avante!" os media que ousam chamar a atenção para o regime mais desumano na Terra, o da Coreia do Norte.
Política

O mundo aos pedaços

105
Ninguém se incomoda com a esquerda se considerar dona do país e agir em conformidade com esse título de proveniência duvidosa, procurando abafar tudo o que represente independência e contra-poder.
Maioria de Esquerda

Viagem pela memória: Chavez, Hollande e socialismo

330
Macron mostrou que o anti-establishment não tem de estar sequestrado por extremismos nem por subprodutos corrosivos como Corbyn, Farage, Trump, Le Pen, o rabo de cavalo do Podemos ou Catarina Martins.
25 de Abril

Os restos do salazarismo que vivem entre nós

557
Quando nos aproximamos de mais um 25 de Abril há heranças preocupantes do Estado Novo que vivem entre nós. Mas ao contrário do discurso do regime, são as esquerdas que mais beneficiam dessas heranças.
Programa de Estabilidade

Governo evita alarmar Bruxelas no PEC

O Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas devem ser aprovados na quinta-feira. Governo disse aos partidos que vai manter o crescimento que estimou há um ano, perante Bruxelas.
Comunicação Social

O comentador de “direita”: uma profissão de futuro

2.638
O comentador de “direita” é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os “media” avençados, que assim fingem “pluralismo”.
Maioria de Esquerda

Debates inconsequentes

172
Eis um efeito da actual preponderância do parlamento: a exclusão das instituições e a submissão dos temas nacionais às máquinas partidárias. Só se investiga, discute e conclui o que satisfaz PS-PCP-BE
Liberdade de Expressão

O triunfo da vontade

2.767
A cada mentira, segue-se a impunidade, a cada impunidade segue-se um novo avanço no controlo de um país apático. A “tenebrosa máquina de propaganda” não é particularmente sofisticada. Mas é suficiente
Governo

A mão

2.718
Pessoas assim enjoam o primeiro-ministro. Exigem-lhe “nervos de aço. Deve dar um trabalhão fazer passar a direita como um grupo menor de maltrapilhos, de passado duvidoso e com má folha de serviços.
Maioria de Esquerda

A rolha

1.004
Os casos de Teodora Cardoso e Carlos Costa mostram como PS-PCP-BE têm intimidado instituições independentes e o escrutínio à actuação do governo. É admirável que esta intimidação passe como normal.
Maioria de Esquerda

Matar o escrutínio, salvar o Governo

456
Obstruir o escrutínio parlamentar pode salvar o Governo. Mas matar-se-á a legitimidade das regras que enquadram o combate político. Daqui a uns anos, após a geringonça, veremos o que delas sobrará.
Maioria de Esquerda

O pós-polvo

2.252
Todos os dias vemos crescer, qual polvo, dentro do Estado, os tentáculos da ideologia. Na Educação, na Saúde, no Trabalho. Quando a geringonça se desfizer o polvo lá ficará trabalhando para ela.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site