Maioria de Esquerda

Orçamento do Estado

O que o PCP e o BE ganharam no Orçamento

O Governo socialista teve, mais uma vez, de encontrar pontos de entendimento e fazer cedências para ver aprovado este Orçamento do Estado. Veja as principais conquistas dos parceiros do PS.
Orçamento do Estado

Parte do custo do alívio no IRS passa para 2019

128
Alterar escalões e aumentar mínimo de existência terá custos de 380 milhões de euros, mas o Governo conta que o impacto no próximo ano seja pouco acima dos 200 milhões. O resto fica para 2019.
Governo

Como é que isto vai acabar?

1.586
Como sairemos disto? Provavelmente com uma fuga em frente. Uma fuga que a precipitada saída de Pedro Passos Coelho veio tornar possível. Que fuga é essa?
Governo

A plateia dos patetas

2.959
Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.
Orçamento do Estado

Governo pode ter folga orçamental de 600 milhões

O crescimento da economia este ano pode significar uma folga de 600 milhões de euros no défice. Esquerda já avisou Governo que não quer novo recurso excessivo a cativações e tem apoio da direita.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Governo

Portugal: que desafios e riscos até 2019?

223
O horizonte adequado de governação são duas legislaturas ou mesmo uma década, até porque os problemas de que padece o país não se resolvem numa legislatura. Esta é apenas uma legislatura de transição.
Maioria de Esquerda

Um dia podemos ser nós

1.284
A acção do Governo nos incêndios e em Tancos, o caso Gentil Martins e as criticas aos jornalistas são acontecimentos e sintomas que nos convidam a reflectir. Hoje é com os outros. Amanhã não sabemos.
Maioria de Esquerda

Jogo da Glória: regras e regulamentos

2.546
Na sua página do Facebook, um comentador lembra-lhe educadamente que, além de outras interessantes peculiaridades “culturais”, os ciganos também acham a homossexualidade uma “anomalia”. Recue uma casa
Maioria de Esquerda

Quando o Parlamento não se dá ao respeito

2.541
Esta semana não devia ter acontecido. Tudo foi mau de mais, sobretudo num Parlamento que não se ocupa de saber e conhecer, ouvir e investigar. Bem pelo contrário: ali só importa o que mostram as TV’s
Maioria de Esquerda

As palavras

113
A comunidade de pensamento da maioria que apoia o Governo exprime uma concepção autoritária da sociedade que vai contra uma concepção liberal que deveria ser partilhada pela esquerda e pela direita.
Estado da Nação

Especial/ Melhor dos mundos: agradar à esquerda e a Bruxelas

O Governo quis agradar aos parceiros, cumprir as metas europeias e fazer um brilharete orçamental para passar uma mensagem para fora e enterrar a oposição. Mas que custos terão as cativações?
Maioria de Esquerda

A geringonça, as sondagens e a revisão

A geringonça foi à revisão pela terceira vez. Uma revisão agendada há um ano, mas que o condutor, com o beneplácito da oficina de reparação, foi adiando, seguro de que não ficaria apeado.
Governo

Uma experiência do Terceiro Mundo

4.378
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.
Orçamento do Estado

Especial/ Cativações de Centeno descativaram a esquerda

1.397
Um valor histórico, de 942,7 milhões de euros, serviu ao Governo para conseguir o défice histórico. Mas a esquerda que apoia o Governo não gostou. O que são e para que servem as polémicas cativações?
Maioria de Esquerda

Já só pedimos um Governo que não estrague mais

2.492
Os números agora revelados sobre o sucesso escolar e sobre os efeitos da descida do IVA na restauração são reveladores das opções erradas deste Governo. E de como se está a estragar o esforço de anos.
Fogo de Pedrógão Grande

A conta

6.098
Quando Pedrogão começou a arder o espernético BE desapareceu e o PCP entrou em letargia. Desta vez não se gritará “Governo assassino”. Mas a conta do silêncio vai chegar.
Debate Quinzenal

O dia em que foi a esquerda a irritar Costa

699
Rendas, Educação e um aviso sobre o amanhã da "geringoça", do PCP. No debate quinzenal, António Costa teve oposição à esquerda. E não a serenou nas respostas que foi dando.
Alojamento Local

António Costa vai de férias para onde?

1.917
O senhorio, tal como o dono do café no tempo de Sócrates, representa aquilo que um marxista não pode tolerar: que alguém com pouco dinheiro crie um negócio.
Maioria de Esquerda

Bem-vindo à realidade, Bloco de Esquerda

408
O BE aceitou ceder na ideologia em troca de poder. O PCP não. Consequência: na negociação política, o PCP ficará cada vez mais isolado, assistindo ao reforço da parceria (e futura coligação) PS-BE.
Comunismo

Se for preciso, até os vermes apoiarão

2.953
A tão apregoada superioridade moral dos comunistas permite-lhes até condenar, nas páginas do "Avante!" os media que ousam chamar a atenção para o regime mais desumano na Terra, o da Coreia do Norte.
Política

O mundo aos pedaços

105
Ninguém se incomoda com a esquerda se considerar dona do país e agir em conformidade com esse título de proveniência duvidosa, procurando abafar tudo o que represente independência e contra-poder.
Maioria de Esquerda

Viagem pela memória: Chavez, Hollande e socialismo

330
Macron mostrou que o anti-establishment não tem de estar sequestrado por extremismos nem por subprodutos corrosivos como Corbyn, Farage, Trump, Le Pen, o rabo de cavalo do Podemos ou Catarina Martins.
25 de Abril

Os restos do salazarismo que vivem entre nós

557
Quando nos aproximamos de mais um 25 de Abril há heranças preocupantes do Estado Novo que vivem entre nós. Mas ao contrário do discurso do regime, são as esquerdas que mais beneficiam dessas heranças.
Programa de Estabilidade

Governo evita alarmar Bruxelas no PEC

O Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas devem ser aprovados na quinta-feira. Governo disse aos partidos que vai manter o crescimento que estimou há um ano, perante Bruxelas.
Comunicação Social

O comentador de “direita”: uma profissão de futuro

2.638
O comentador de “direita” é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os “media” avençados, que assim fingem “pluralismo”.
Maioria de Esquerda

Debates inconsequentes

172
Eis um efeito da actual preponderância do parlamento: a exclusão das instituições e a submissão dos temas nacionais às máquinas partidárias. Só se investiga, discute e conclui o que satisfaz PS-PCP-BE
Liberdade de Expressão

O triunfo da vontade

2.767
A cada mentira, segue-se a impunidade, a cada impunidade segue-se um novo avanço no controlo de um país apático. A “tenebrosa máquina de propaganda” não é particularmente sofisticada. Mas é suficiente
Governo

A mão

2.718
Pessoas assim enjoam o primeiro-ministro. Exigem-lhe “nervos de aço. Deve dar um trabalhão fazer passar a direita como um grupo menor de maltrapilhos, de passado duvidoso e com má folha de serviços.
Maioria de Esquerda

A rolha

1.004
Os casos de Teodora Cardoso e Carlos Costa mostram como PS-PCP-BE têm intimidado instituições independentes e o escrutínio à actuação do governo. É admirável que esta intimidação passe como normal.
Maioria de Esquerda

Matar o escrutínio, salvar o Governo

456
Obstruir o escrutínio parlamentar pode salvar o Governo. Mas matar-se-á a legitimidade das regras que enquadram o combate político. Daqui a uns anos, após a geringonça, veremos o que delas sobrará.
Maioria de Esquerda

O pós-polvo

2.252
Todos os dias vemos crescer, qual polvo, dentro do Estado, os tentáculos da ideologia. Na Educação, na Saúde, no Trabalho. Quando a geringonça se desfizer o polvo lá ficará trabalhando para ela.
Portugal 2020

A auto-estrada da mediocridade

497
Realmente é triste observar esta realidade. Portugal, um país em que a sua gente demonstra ter tanto talento e qualidade, segue em velocidade cruzeiro na auto-estrada da mediocridade.
Parlamento

A política do “bota abaixo”

Há quem pense que as matérias dos acordos e das convergências programáticas já estariam esgotadas neste início de 2017. Não só discordo absolutamente como acho que pensar assim é ver só o acessório.
Maioria de Esquerda

Marcelo tem Costa no bolso e precisa do Passos

1.677
Para Costa, os partidos só servem se o ajudarem a governar. Para Costa, a oposição não conta. Nunca vi um PM desde que há democracia em Portugal desvalorizar deste modo o pluralismo político.
Presidente Trump

Trump e as divisões no PS

491
Ironicamente, e tragicamente, ao colocar a existência da NATO e da UE no centro da vida política europeia, a eleição de Trump pode expor as contradições da geringonça e tornar a sua vida mais difícil.
Governo

Governo reduz Assis a sede de "mediatismo"

Pedro Nuno Santos avisa que a solução de Governo vai durar até 2019 e que Assis critica o Governo porque é a forma de "esse camarada" conseguir mais palco mediático.
Maioria de Esquerda

Notícias do Circo Costa

573
Passos deu uma “cambalhota”? Se quiserem. Mas tal cambalhota, comparada com os prodígios circenses de António Costa, é coisa de pouca monta e matéria apenas para entreter os aficionados destas coisas.
Maioria de Esquerda

Passos afinal também sabe fazer política

3.265
Se o PS precisa do PSD quando se alia a comunistas e bloquistas, então a geringonça ainda não tem a maturidade suficiente para governar Portugal. Cresçam e aprendam a governar sem fazerem queixinhas.
Maioria de Esquerda

Votos para o novo ano

175
Em pouco mais de um ano, a coligação de esquerda restabeleceu o peso esmagador do Estado sobre a sociedade e a economia, aumentou a dívida pública e reduziu o crescimento, ignorou qualquer reforma.
Maioria de Esquerda

“2011” nunca aconteceu

790
A relação da aldeia lisboeta com o resto do país é simples: esconder as más notícias, mesmo negando a realidade; fazer das boas noticias – ou das menos negativas – um exercício de propaganda política.
Caixa Geral de Depósitos

Normalidade vende-se. Costa compra. Portugal paga.

2.242
Todas as semanas o Governo vai ao mercado e compra normalidade. Em troca Catarina diz-se tranquila e Jerónimo satisfeito. O preço político da normalidade celebrada por Costa ainda vai no adro.
Crescimento Económico

Afogados em boas notícias. Ou só... afogados?

6.187
Viva o foguetório, viva a decadência: o que conta é que não incomodem a nossa elite. O resto é conversa de uns desmancha prazeres como este vosso escriba. A conta pagá-la-ão os meus e os vossos filhos
Maioria de Esquerda

Os amigos do peluche

483
Esta semana descobriu-se que afinal o urso polar não era amigo do cão. A Natureza tornou-se numa ficção criada a partir do sofá, em que animais, mantas e facebook se fundem numa amálgama fofinha
Maioria de Esquerda

Querida esquerda, nada acaba até estar acabado

988
Com austeridade, sem crescimento e com a acumulação de casos que o sentimento de dono do regime potencia no PS, nada protegerá a geringonça do escárnio dos eleitores no seu momento de estilhaços.
Maioria de Esquerda

A casta

1.487
Devidamente aglutinada nas esquerdas, a casta fez do controlo do Estado o seu objectivo e de um Estado controlador o seu programa. O resto é folclore e conversa.
Política

Tempos impostores

A verdade é que a notória propensão de José Sócrates para a irrealidade e a mistificação, algo cujas consequências são ainda palpáveis nas nossas vidas, oferece verosimilhança às notícias dos jornais.
Maioria de Esquerda

Vende-se paz social. Aceitam-se contrapartidas

1.020
Andamos há meses a falar de uma geringonça mas o que temos vivido é um instalanço. Costa é um comprador de paz e tanto BE como PCP têm muita paz social para vender. Em troca aceitam aparelho de Estado
Orçamento do Estado

Sonâmbulos sem destino

1.483
Enquanto António Costa vai gerindo o dia seguinte, nós andamos por aqui como sonâmbulos, sem destino nem fito, entretidos com o dia-a-dia, iludidos com a aparente doçura da ausência de conflitualidade
Maioria de Esquerda

A mordaça sindical

2.143
Controlar as corporações é dominar o debate, decretar o politicamente legítimo e obter tolerância perante incompetências governativas. O equilíbrio da geringonça está aí: na mordaça sindical da CGTP.
Transportes Públicos

Já tenho saudades das greves no Metro

4.410
No Metro de Lisboa todo o dinheiro que há serve para repor antigos privilégios dos seus trabalhadores, não para reparar as carruagens que se avariam ou para evitar a degradação da qualidade do serviço
Défice Público

Ainda há dinheiro para salários

2.519
O país caminha a passos largos para ter um Estado que paga salários aos seus funcionários mas não presta serviços porque não há dinheiro para mais nada. Deve ser isto o “virar a página da austeridade”
Política

Dos dois lados do charco

597
Lembro-me sempre do apreço existente entre Clinton e Bush pai muitas vezes. Pela pior razão: ao verificar o nível de acrimónia e de falta de respeito que existe entre os políticos portugueses.
Maioria de Esquerda

A bloquização do PS

1.505
O PS está a atirar para o caixote do lixo o seu legado na construção do actual regime democrático, feita contra a mesma extrema-esquerda revolucionária de que passou a depender para se manter no poder
PS

E o sol brilhará para todos nós

6.648
Que Mariana Mortágua se sinta suficientemente irresponsável para pedir a mudança de regime económico não é uma surpresa. Chocante é que os socialistas tenham irrompido em aplausos. Que PS é este?
António Costa

António Costa no país do cinismo

1.662
Para Costa, o aumento dos colocados no ensino superior resultou da reversão das políticas da direita. Porém, esse aumento começou com Passos. Que impede Costa de dizer as coisas tal como elas são?
Maioria de Esquerda

São mais as pessoas que preferem mentiras

548
Se a direita não aprender a lição de 2009, repete a derrota: denunciar contas falhadas não chega. Com a mensagem certa, muitos preferirão mentiras. E o “Cenário Macroeconómico” prova que Costa o sabe.
Jornalismo

Agora está tudo bem

3.396
Com PS no governo, não foram apenas BE e PCP que mudaram, mas também jornalistas que, cobrindo temas sociais, abdicaram do dramatismo. Afinal, em Portugal deixou de haver fome, pobreza e emigração?
Maioria de Esquerda

O governo não tem um programa para quatro anos

1.319
Chegou a geringonça, com a promessa de um enorme crescimento. Os portugueses acreditaram, aumentaram o consumo e gastaram as poupanças. No Portugal das esquerdas, só o défice e a dívida é que crescem.
António Costa

Já vimos este filme. E não acabou bem

3.588
De repente o "optimista irritante" passou a pessimista envergonhado. O que não deveria surpreender quem conhece os alçapões que se podem esconder por trás do discurso da "execução orçamental exemplar"
Maioria de Esquerda

Não íamos “virar a página da austeridade”?

1.797
À medida que a demagogia dos propagandistas da esquerda radical que impulsionaram a “geringonça” vai colidindo com a realidade, o “virar de página da austeridade” dará lugar a ainda mais austeridade.
Maioria de Esquerda

Costa vai provocar eleições antecipadas?

1.398
Costa passará o Verão a reflectir sobre a oportunidade de iniciar uma guerra com Belém para provocar eleições antecipadas. Se acreditar que é a sua única possibilidade de sobrevivência não hesitará
Natalidade

Maioria de esquerda chumba pacote de natalidade

1.178
Com o chumbo por PS, BE, PCP e PEV destes nove projetos de lei fica concluída a recusa integral pela maioria de esquerda do pacote legislativo da natalidade do CDS-PP.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site