776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque

Maria Luís preocupada com falta de consenso PS/PSD

Ex-ministra das Finanças falou para jovens do Instituto +Liberdade, mostrou-se preocupada com o futuro do país e apontou à falta de capacidade de entendimento entre PS e PSD para reformas.
Novo Banco

Maria Luís Albuquerque ouvida sobre Novo Banco

A antiga ministra das Finanças vai ser ouvida na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco na próxima semana. No ano passado vários partidos já tinham pedido a sua presença.
União Europeia

Maria Luís Albuquerque concorre a cargo europeu 

A antiga ministra das Finanças de Passos Coelho foi escolhida para a short list final de três nomes que podem dirigir a partir de abril a ESMA, regulador dos mercados de valores mobiliários da UE.
Maria Luís Albuquerque

A esquerda "nunca assume responsabilidade de nada"

Ex-ministra das Finanças critica a esquerda portuguesa, a "que conhece melhor" por não assumir responsabilidades da crise de 2011. Em apresentação de livro, Maria Luís Albuquerque evitou falar do PSD.
Ensaios do Observador

PE: a mesma estratégia de 2015, uma nova tática

A estratégia orçamental de Mário Centeno é sustentável? E quais as verdadeiras diferenças em relação de Maria Luís Albuquerque no anterior governo? Respostas (e algumas revelações) neste ensaio.
PSD

Maria Luís. "A confiança não depende dos afetos"

Ex-ministra das Finanças diz que os portugueses precisam "de ter uma alternativa", não precisam necessariamente de "afetos". Em entrevista ao Público e Renascença, diz que ter défice zero é positivo.
Orçamento do Estado

Governo avisou que prevê desaceleração da economia

A dirigente e deputada do PSD Maria Luís Albuquerque revelou que o Governo lhe transmitiu que está a prever uma desaceleração da economia em 2018.
Autoeuropa

Conflito na Autoeuropa é "reflexo da geringonça"

Ex-ministra das Finanças diz que conflito laboral na fábrica de Palmela é mais um preço a pagar para manter o Governo de António Costa e garantir a aprovação de orçamentos, dando mais poder à CGTP.
Maria Luís Albuquerque

Que Schaüble possa continuar a elogiar Portugal

Maria Luís Albuquerque, expressou hoje o desejo de que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, continue com "razões para elogiar Portugal" por isso ser "o melhor "para o país.
Eurogrupo

O dia em que Varoufakis derrotou Schäuble

Em livro, Yanis Varoufakis conta como Merkel celebrou um acordo com os gregos à revelia do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble. O alemão acabou isolado, ao lado de Portugal e de Espanha.
Maria Luís Albuquerque

Bom crescimento? Maria Luís fala em "boa herança"

Citada pelo Público, ex-ministra das Finanças diz que crescimento divulgado pelo INE se deve a uma "boa conjuntura externa" e a uma "boa herança". E avisa que se a conjuntura externa virar, será pior.
Caixa Geral de Depósitos

É "abusivo" dizer que PSD quer privatizar CGD

A vice-presidente do PSD considera abusiva a acusação de que o seu partido quer a privatização da CGD, alegando que os social-democratas não tomaram "uma única iniciativa" para o fazer.
PSD

Maria Luís critica Marcelo por avaliar contas

Em entrevista à TSF, a ex-ministra das Finanças do PSD afirma que o Presidente da República "não é uma entidade independente e técnica", como a UTAO ou o FMI, para avaliar contas do Governo.
Offshores

Offshores. Adiada audição de Maria Luís

Maria Luís Albuquerque já não vai ser ouvida esta terça-feira no Parlamento sobre o caso das offshores. A audição foi adiada por "motivos pessoais", mas audições de Núncio e Paulo Ralha mantém-se.
Novo Banco

Maria Luís. Contribuintes vão pagar parte do NB

Ex-ministra das Finanças diz que não percebe porque é que se ficará com 25% do capital do Novo Banco e defende que, ao contrário do que fez em 2014, agora irá haver custos para o contribuinte.
Maria Luís Albuquerque

Carlos Costa teve "atitude correta"

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque defendeu que o governador do Banco de Portugal teve uma "atitude correta", alertando que "nunca pode ser posta em causa" a independência da instituição que dirige.
Offshores

Offshores. Maria Luís disponível para falar

A ex-ministra das Finanças disse estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais.
Offshores

BE estranha "silêncio ensurdecedor" de Maria Luís

A coordenadora do Bloco de Esquerda estranhou o "silêncio ensurdecedor" da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no caso das transferências de dinheiro para paraísos fiscais.
Finanças

Manutenção do rating é "má notícia"

Maria Luís Albuquerque considera uma "má notícia" a Fitch ter mantido o rating de Portugal, atribuindo a decisão à falta de "confiança" e de "resultados macroeconómicos" nacionais.
Juros

Maria Luís: juros perto de "níveis insustentáveis"

A ex-ministra das Finanças acusa o Governo de estar a ignorar "avisos" vindos de "todos os lados" e a fazer "orelhas moucas". Maria Luís Albuquerque diz que só BCE evitou regresso ao "abismo".
PS

PS exige que Maria Luís Albuquerque se retracte

O porta-voz do PS, João Galamba, exige que Maria Luís Albuquerque se retracte, defendendo que os dados até novembro apontam para o cumprimento da meta do défice, sem qualquer medida extraordinária.
PSD

PSD acusa Governo de usar plano C para o défice

Ex-ministra diz que Governo precisou de medidas extraordinárias, como o perdão fiscal, colocar o investimento público abaixo dos anos 50 e desrespeitar programa para cumprir metas do défice.
Caixa Geral de Depósitos

Situação não era urgente porque não aconteceu nada

Ex-ministra das Finanças responde a acusações ao anterior Governo de ter atrasado uma solução para a Caixa. Recapitalização não podia ser urgente, porque já passou um ano e não aconteceu nada, diz.
Caixa Geral de Depósitos

Passos nega falha na transparência da CGD

O ex-primeiro-ministro e a sua ministra das Finanças já vieram fazer a defesa do Governo que integraram, garantindo que houve uma auditoria à Caixa "com profundidade e exigência".
PSD

"Qualquer militante é livre de avançar"

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque disse que qualquer militante pode concorrer à liderança do partido, mas escusou-se a comentar a eventual candidatura de Rui Rio.
Justiça

Marido de ex-ministra vai ter de pagar 3 mil euros

Marido da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque vai ter de pagar uma indemnização ao jornalista que ameaçou por SMS em 2014.
Luís Montenegro

Quem quiser liderança do PSD, "chegue-se à frente"

Luís Montenegro diz que o PSD é um partido "aberto e plural". Fala-se de Rui Rio? Montenegro diz que "nunca foi tornada pública qualquer intenção nesse sentido".
Orçamento do Estado

Maria Luís: Orçamento reforça injustiça social

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque (PSD) considerou que a proposta de Orçamento de Estado para 2017 "assenta muitíssimo num aumento de impostos generalizado", afastando a poupança e o investimento e aumentando a "injustiça social".
Dívida Pública

Só a taxa de juro portuguesa subiu na zona euro?

Maria Luís Albuquerque garante que Portugal está isolado no campeonato da dívida pública, já que foi o único país em que a taxa de juro cobrada pelos investidores subiu nos últimos nove meses. Foi?
Maria Luís Albuquerque

Mais impostos ou menos despesa?

O anterior Governo baseou o grosso do ajustamento na redução da despesa, como defende Maria Luís Albuquerque? Ou terão sido os impostos a salvar as contas?
Finanças Públicas

Maria Luís. Segundo resgate é "inimaginável"

"O Governo não estabilizou as contas públicas. Mas não há, de todo, a iminência de um segundo resgate", afirmou esta quarta-feira a vice-presidente do PSD na SIC Notícias.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. Maria Luís queria vender em 2015

A ministra das Finanças de Passos Coelho assume que defenfeu a venda do Novo Banco em setembro de 2015. Em entrevista ao Negócios, Maria Luís Albuquerque é contra o adiamento da operação.
PSD

PSD. Dados da economia provam "estratégia errada"

Maria Luís Albuquerque considerou que os dados revelados esta quarta-feira pelo INE sobre o crescimento da economia mostram que o modelo económico seguido pelo governo é "errado".
PSD

Políticas do PS vão levar a "penoso ajustamento"

Maria Luís Albuquerque já viu este filme: aposta no consumo já foi testada e só resulta no aumento das importações. Numa aula dada a jovens do PSD, ex-ministra recusa falar na sucessão de Passos.
PSD

PSD. Após estagnação económica vem austeridade

Maria Luís Albuquerque alerta que fraco crescimento económico põe em causa metas do crescimento económico e metas do défice, e que a seguir à estagnação económica só há um caminho: austeridade.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís alerta: "É muitíssimo perigoso"

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, classificou como "muitíssimo perigosa" a forma como o Governo socialista de António Costa está a lidar com o sistema financeiro, a propósito de uma questão relativa ao Novo Banco.
Sanções

PSD. Governo com "falta de vontade política"

Maria Luís Albuquerque, do PSD, diz que Governo tinha "argumentos técnicos" para evitar sanções, faltou-lhe foi "vontade política" de defender o défice relativo a 2015, quando governava o PSD/CDS.
PCP

Jerónimo de Sousa. Sanções? "Era o que faltava"

O secretário-geral do PCP considera "inaceitáveis" as ameaças de sanções a Portugal e acusa os responsáveis europeus de quererem a penalizar um país que seguiu as orientações da própria União.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora