787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares

Santana: Soares tinha democracia "nas entranhas"

Santana Lopes recorda Mário Soares como alguém que "defendeu e fez muito por Portugal". Comemorações do centenário do seu nascimento iniciam-se esta quinta-feira e prolongam-se até dezembro de 2024.
25 de Novembro

Réquiem pelo Socialismo Democrático

O exemplo de Mário Soares é tudo menos o de aproximação ao marxismo e ao trotskismo. Entre José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos, o herdeiro de Soares é o primeiro.
Mário Soares (1924-2017)

Costa evoca "valores europeus" de Soares

No dia em que Mário Soares faria 95 anos, António Costa destaca o carácter "indomado e indomável", a coragem, a inteligência e "a resistência à privação da liberdade" do socialista.
Eleições Presidenciais

As histórias da campanha mais marcante de Freitas

Freitas esteve quase a ter Amália a cantar-lhe o hino e Soares dormia sestas depois de almoço. As melhores histórias das Presidenciais de 1986 recordadas agora após a morte do fundador do CDS.
Mário Soares (1924-2017)

João Soares: "Tenho saudades do meu pai"

Mário Soares morreu a 7 de janeiro de 2017. Foi homenageado com uma cerimónia no Cemitério dos Prazeres, que contou com a presença dos filhos, Isabel e João, mas também com Costa e Marcelo.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares homenageado um ano após a morte

Mário Soares, que morreu há um ano, é hoje homenageado com um tributo das principais figuras do Estado, junto ao jazigo onde foi depositado, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares, um esboço biográfico (Parte 1)

No dia em que Mário Soares desembarcou em Lisboa, em Santa Apolónia, em Abril de 1974, não desembarcava sem apoios, sem um instrumento e sem um papel. Havia muita força sob a sua aparente fraqueza.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares e a Igreja em Portugal

Mário Soares, mesmo não sendo católico, sempre teve esta certeira intuição: a de que a Igreja seria sempre sua aliada na luta pela democracia e pela liberdade.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares lembrado no Parlamento de Cabo Verde

O antigo Presidente da República Mário Soares foi hoje lembrado na sessão solene evocativa do dia da Liberdade e da Democracia em Cabo Verde, como um "grande amigo" do arquipélago e das suas gentes.
Mário Soares (1924-2017)

Resposta a uma pergunta de João Miguel Tavares

Não sei se foi “pouca gente” ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão.
Mário Soares (1924-2017)

Por estes dias

Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares.
Mário Soares (1924-2017)

Unanimidade no adeus a Soares? Olhem que não

Unanimidade no pesar, mas também críticas. Na homenagem da AR, PCP não deixou de criticar Soares pelo 25 de novembro e adesão à CEE. CDS lembra sofrimento pelo "apressado" processo de descolonização.
Mário Soares (1924-2017)

AR assinala "gratidão eterna" para com Soares

Ferro Rodrigues leu o voto de pesar pelo "amigo" Mário Soares, de quem já tem "saudades". Deputados destacam que legado que o antigo PR deixou é "demasiado grande" para ser esquecido.
Mário Soares (1924-2017)

Terra de Salazar dividida sobre avenida Soares 

Vários habitantes de Santa Comba Dão congratularam-se com a atribuição do nome de Mário Soares a uma avenida da cidade, enquanto outros preferiam ver prestada homenagem ao 'filho da terra' António de Oliveira Salazar.
Mário Soares (1924-2017)

Pai nosso. Da liberdade e da democracia

A última homenagem começou nos Jerónimos e acabou nos Prazeres. Aos filhos coube a despedida mais emocionada ao pai. Deles e da democracia. Ao som da voz de Mário Soares.
Mário Soares (1924-2017)

As consequências económicas do Dr. Soares

Por muito que desprezasse os números, Mário Soares teve o instinto necessário para fazer as melhores escolhas e, principalmente, para escolher os melhores sempre que foi necessário.
Mário Soares (1924-2017)

O último adeus a Soares em imagens

A cerimónia fúnebre de Mário Soares aconteceu nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos. O corpo do antigo presidente português segue para o cemitério dos Prazeres. Veja as imagens.
Mário Soares (1924-2017)

6 factos que deve conhecer sobre os Prazeres

Mário Soares junta-se, a partir desta terça-feira à tarde, a outras figuras portuguesas de destaque, nos Prazeres. É um cemitério que se cruza com a História de Portugal.
Mário Soares (1924-2017)

Os regimes também morrem

Não imaginamos o que se poderá seguir à democracia pluralista, mas na Europa, o jihadismo e o populismo puseram-nos a falar dos anos 30. Não são só as pessoas, mas os regimes que também morrem.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares, o Europeu

Mário Soares era um patriota e um europeu. Pode ser que a sua morte marque, pelo menos em Portugal, o princípio do fim do maior dos equívocos: o de que a UE é inconciliável com as soberanias nacionais
Mário Soares (1924-2017)

Veja o programa da homenagem a Mário Soares

A cerimónia vai ter gravações áudio de Mário Soares e Maria Barroso. Além disso, vão discursar os filhos do ex-Presidente da República, Isabel e João. Também falam Marcelo e Ferro Rodrigues.
Mário Soares (1924-2017)

Dia de luto. Silêncio, aplausos e "Soares é fixe"

Houve silêncios, mas também muitos aplausos. A despedida de Soares, "o fixe", começou nas ruas de Lisboa e concentrou-se num local histórico. Amigos e antigos adversários não faltaram. Foi assim.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Como o país foi da revolução à democracia

As divergências quanto à presença de militares na Constituinte são só o início do afastamento entre PS e PCP. Como explica David Castaño neste ensaio, até novembro de 1975 muito mais os afastaria.
Mário Soares (1924-2017)

Jerónimo: "A história não se inventa nem se apaga"

Era o líder partidário que faltava falar. Jerónimo de Sousa sublinhou "momento de pesar e respeito pela morte" de Soares, destacando "combate contra ditadura fascista". Mas...a história não se apaga.
Mário Soares (1924-2017)

Como Soares lembrou a campanha contra Freitas

Em 1986, Mário Soares enfrentou Freitas do Amaral na campanha mais entusiasmante da democracia. O socialista começou com 8% e acabou Presidente. E contou tudo num livro de Maria João Avillez.
Mário Soares (1924-2017)

Aplausos e rosas amarelas: as imagens do adeus

Da saída da sua casa do Campo Grande, até à passagem do caixão para o armão da GNR frente aos Paços do Conselho para o percurso final até aos Jerónimos, entre palmas e rosas amarelas.
Mário Soares (1924-2017)

Salgado agradece apoio de Soares na queda do GES

O ex-banqueiro Ricardo Salgado escreve um artigo no Jornal de Negócios onde agradece a Mário Soares o apoio pessoal durante a "desgraça" da queda do GES, feita "agora por um PREC de direita", acusa.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares: liberdade como modo de vida habitual

Mário Soares tornou habitual a liberdade entre nós. Já não uma causa de combate ou uma promessa de perfeição, mas — simplesmente — um modo de vida habitual que aprendemos a usufruir tranquilamente.
Mário Soares (1924-2017)

À procura doutro pai

Enquanto os jornalistas e as elites se despedem daquele que é definido como pai do regime, a grande questão é mesmo essa: será que Portugal vai procurar um novo pai? E para quê?
Mário Soares (1924-2017)

As 3h 40m e 52s mais importantes da vida de Soares

Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
Mário Soares (1924-2017)

Lisboa despede-se de Soares: as imagens do 1º dia

O PS abriu as portas e várias centenas de pessoas aproveitaram para a homenagem. A Lisboa onde nasceu Mário Soares engalanou-se para a despedida do antigo Presidente da República.
Mário Soares (1924-2017)

Lisboa. Trânsito condicionado na segunda e terça

O trânsito estará condicionado em Lisboa na segunda e na terça-feira, devido às cerimónias fúnebres de Mário Soares. A PSP aconselha a utilização de transportes públicos e apela à segurança.
Mário Soares (1924-2017)

O papel de Mário Soares na descolonização

Soares foi um dos principais responsáveis pela descolonização ou foi ultrapassado pelos militares do MFA? Na biografia "Mário Soares - Uma Vida", Joaquim Vieira dedica um capítulo à polémica.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares: biografias paralelas (um fragmento)

Convivi com Mário Soares durante mais de cinco décadas e o que lhe devo não tem preço. É a liberdade de que gozo, incluindo a de discordar dele, coisa de resto que não creio que lhe tirasse o sono.
Mário Soares (1924-2017)

Costa explica ausência: "Não foi decisão pessoal"

António Costa insiste que decisão de não interromper viagem à Índia para as cerimónias fúnebres não foi "decisão pessoal". Se fosse, preferia estar "onde todos os amigos de Mário Soares querem estar".
Mário Soares (1924-2017)

"O grande português". As capas dos jornais lá fora

O último adeus a Mário Soares enche as capas dos jornais portugueses deste domingo mas também chegou às capas dos jornais estrangeiros. Espanha, França, Brasil e também Angola assinalam a data.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Pai fundador e enfant terrible

De Mário Soares pode dizer-se que foi o maior político do seu tempo, como de outros se pode dizer que foram o maior escritor ou o maior pintor. Um ensaio de Rui Ramos.
Mário Soares (1924-2017)

A vida de Mário Soares em 6 capítulos

Da infância, passando pelos 32 anos de combate ao Estado Novo, ao seu papel na construção da Democracia e na integração de Portugal na União Europeia, recordando o Presidente 'fixe' e os anos finais.
Mário Soares (1924-2017)

8 vídeos marcantes da vida de Mário Soares

Não era um filho da política espetáculo mas muito do seu carisma deve-se ao discurso do 1.º Maio de 1975, aos debates com Cunhal e Freitas mas também a alguns momentos caricatos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora