789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

MEC

Exploração Espacial

Portugal prepara criação de agência espacial

Portugal está a preparar a criação de uma agência espacial, anunciou o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que a considerou como "um dos principais desafios" para 2017.
Exploração Espacial

Portugal quer aumentar contribuição para a ESA

Portugal propõe-se aumentar, em 30,50 milhões de euros, a sua contribuição financeira para a agência espacial europeia ESA, nos próximos seis anos.
MEC

Portugueses vão mesmo estagiar para a NASA 

Portugal assinou um acordo com a NASA que vai permitir que estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial norte-americana.
MEC

Ministro Ciência em visita aos Estados Unidos

Manuel Heitor vai reunir com o Secretário da Energia norte-americano. O ministro será acompanhado pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão.
Orçamento do Estado

O que vai ser discutido na Educação?

Cortes nas verbas para a educação e mudanças na colocação de professores serão certamente pontos da discussão. Fim das provas finais também não deverá faltar ao debate do Orçamento na especialidade.
Educação

Conservatório recebe apoio estatal de 35 mil euros

A Escola de Música do Conservatório Nacional recebeu um apoio de 35 mil euros do Ministério da Educação e Ciência. A diretora teme que o valor não seja suficiente para cobrir as despesas de 2015.
Educação

Alunos de ensino individual de Monsanto chumbaram

Como a escola de Monsanto fechou, pais e autarquia criaram uma alternativa: ensino individual. Mas o Ministério da Educação considerou que não foram cumpridos os requisitos desta modalidade de ensino.
Comissão Europeia

Arquivado processo contra precariedade de docentes

Decisão da Comissão Europeia apanhou os professores contratados desprevenidos, porque ainda estavam a preparar informação técnica a pedido da comissão de petições.
País

Milhares perdem apoios para as aulas de música

Só em 30% dos 97 conservatórios privados há uma redução de 2519 alunos apoiados em comparação ao último ano letivo.
Educação

Ensino. 18 escolas inflacionaram notas dos alunos

O MEC analisou os critérios de avaliação que as escolas utilizam para dar notas e o resultado é surpreendente: enquanto 18 escolas subiram as notas dos alunos, outras deflacionaram as avaliações.
Ciência

Financiar ciência? Mais autonomia, menos Governo

A comissão que avaliou a FCT deu nota positiva à instituição. Mas algumas recomendações foram apresentadas: autonomia do Governo, continuação da reestruturação e melhor comunicação com os parceiros.
Ensino Superior

Divulgadas as datas de acesso ao ensino superior

O Ministério da Educação e da Ciência divulgou, esta terça-feira, os prazos de candidaturas de acesso ao ensino superior para o próximo ano letivo 2015/2016.
País

Há menos alunos a abandonar o ensino

A taxa de abandono e retenção escolar baixou no 4.º e 6.º ano, revela o relatório de Estatísticas da Educação de 2013/2014. Mas as escolas também perderam inscritos em relação ao ano anterior.
Educação

Crato quer simplificar pagamentos aos colégios

Em pleno 2º período mantêm-se os atrasos nos pagamentos aos colégios privados que asseguram funções de ensino público, no ensino artístico especializado e no ensino profissional.
País

Estas escolas são um exemplo na luta ao abandono

As Escolas da Cidadela de Cascais, a Escola Secundária de Amora, as Escolas da Baixa-Chiado e as Escolas nº 4 de Évora conseguiram taxas de redução do abandono escolar entre os 9 e os 11,9%.
Professores

Governo abre mais dois concursos para professores

Dois concursos extraordinários deverão abrir ainda esta semana e deverão absorver todos os professores por colocar. Sobre correção dos erros com os professores, única hipótese é recorrer à justiça.
MEC

Exames nacionais do 9.º ano terão duas fases

O Ministério da Educação revelou que os exames nacionais do 3.º ciclo passam a ter duas fases. No caso dos 4.º e 6.º anos haverá um "período de estudo" para os alunos que forem à 2.ª fase.
Professores

DGAE reabre concurso de professores

Plataforma informática estará disponível até às 23h59 do dia 30 de setembro. DGAE pede a todos os candidatos, "independentemente de estarem colocados ou não", para "precisarem" informações.
País

Nuno Crato: as contratações vão continuar

Apesar de garantir que todas as queixas dos professores serão analisadas, o ministro da Educação informa que as contratações vão continuar e os problemas da escola vão ser resolvidos.
País

As médias que baralham as contas do concurso

Os resultados das Bolsas de Contratação de Escolas foram conhecidos sexta-feira e estão a provocar polémica. Em causa está uma fórmula de cálculo que parece somar valores que têm escalas diferentes.
Ensino Superior

iulcome: o primeiro dia na universidade 

Balões, vídeos de festas, peddy papers, empreendedorismo. A receção aos novos estudantes do ISCTE não envolveu, para já, praxes. E a palavra de ordem foi conhecer pessoas.
Educação

917 professores com horário zero

Número de professores sem componente letiva caiu para metade, quando comparado com 2013. MEC conta com os lugares deixados vagos pelos mais de 1700 professores que pediram rescisão.
País

Ataque às "praxes humilhantes"

Secretaria de Estado do Ensino Superior quer alertar estudantes e instituições de ensino superior para o caráter voluntário da praxe e para a possibilidade de denunciar abusos.
MEC

Reforço de 2,2 milhões ao apoio escolar

Este reforço destina-se a ajudar famílias com maiores necessidades financeiras. O aumento da comparticipação também se aplica ao material escolar.
MEC

Ministério fala em 1.889 rescisões de professores

O total de rescisões acordadas com professores de carreira, no âmbito do Programa de Rescisões por Mútuo Acordo de Docentes, é de 1.889, refere um comunicado do Ministério da Educação e Ciência.
País

Docentes vinculados têm em média 41 anos

O Ministério de Educação divulgou esta segunda-feira a lista dos 1.954 professores que ficam vinculados aos quadros de zona pedagógica.
Professores

Só 10% dos erros se deveram ao Acordo Ortográfico

A grande maioria (90%) dos erros ortográficos registados na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades deveu-se a lapsos como o uso incorreto de acentuação ou à troca de vogais.
Professores

Quase 63% dos professores com erros ortográficos

Dos 10.220 docentes que fizeram a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, em julho passado e dezembro de 2013, 85,6% terminou com nota positiva, revelou o Ministério da Educação.
Avaliação de professores

Crato acusa Nogueira de "falsidades"

Oposição acusa ministro da Educação de "agir de má fé" e "humilhar os professores". Nuno Crato insiste na "qualidade do ensino" como a razão para a realização das provas.
Modelo de Avaliação

Os enunciados da PACC dos professores

O Ministério da Educação e Ciência já disponibilizou os dois enunciados da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) que os professores realizaram esta terça-feira.
Avaliação de professores

Prova realizada em 87 das 88 escolas

Apenas em uma das 88 escolas onde se devia realizar o exame de professores este ficou por fazer. Compareceram à prova 2745 docentes e 95% das provas foram consideradas válidas.
MEC

Menos alunos nas escolas portuguesas

Todos os níveis de escolaridade, do pré-escolar ao ensino superior, diminuíram o número de alunos. A única exceção é o aumento no ensino secundário, divulgado pelo Ministério da Educação e Ciência.
Exames Nacionais

Matemática e Física e Química com as piores notas

Os resultados dos exames nacionais foram revelados esta sexta-feira. A Matemática A e B desceram as médias em relação ao ano passado e estão entre as piores médias.
Escolas

Fecho de escolas sem impacto na despesa pública

O encerramento das 311 escolas do 1.º ciclo não tem custos diretos para o Estado, explica Nuno Crato, acrescentando que o objetivo desta reorganização escolar é "dar melhores condições" aos alunos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora