Miguel Macedo

Caso Vistos Gold

Núncio reuniu com a ILS mas "não interferiu"

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio disse que recebeu elementos da sociedade ILS mas que não interferiu na decisão fiscal.
Justiça

Ex-Diretor do SEF admite "vários" pedidos de ajuda

Manuel Jarmela Palos prestou depoimento na primeira sessão de julgamento dos chamados Vistos Gold. Ex-responsável do SEF defende a sua inocência total no processo.
Vistos Gold

Vistos Gold. MP quer “compensações” para arguidos

Procurador José Espada Niza garante que está em condições de “provar todos os factos” que constam da pronúncia dos vários arguidos do processo, entre quais o ex-ministro Miguel Macedo.
Caso Vistos Gold

Espanha investiga parceira de ex-sócio de Macedo

347
Jaime Gomes foi parceiro de uma empresa que está a ser investigada em Espanha por um alegado esquema de corrupção. Informação das autoridades espanholas chegou um dia antes da acusação dos Vistos Gold
Miguel Macedo

Interrogatório a Miguel Macedo. ERC abre processo

O regulador dos media decidiu abrir um processo sobre as imagens do interrogatório ao ex-ministro Miguel Macedo divulgadas pela CMTV, disse fonte oficial da ERC.
Caso Vistos Gold

Ex-diretor do SEF também faz queixa da CMTV

Tal como o ex-ministro Miguel Macedo, Carmela Paulos também apresenta queixa-crime pela divulgação pela CMTV de imagens do interrogatório no inquérito do processo dos "Vistos Gold".
Vistos Gold

Macedo indignado com imagens de interrogatório

2.513
CMTV divulgou imagens do interrogatório judicial de Macedo, que está acusado de quatro crimes no processo vistos Gold. Advogado estuda eventual ação judicial.
Caso Vistos Gold

Especial/ Tudo o que está em causa no caso Vistos Gold

286
O processo Vistos Gold envolve Miguel Macedo, altos funcionários do Estado, chineses e um angolano. Fique a conhecer os principais pontos da acusação do Ministério Público. O julgamento começa agora.
Caso Vistos Gold

Saiba tudo o que o MP reuniu contra Miguel Macedo

261
Ex-ministro acusado de promover tratamentos de favor na Administração Interna, Negócios Estrangeiro e Finanças para empresas a que amigo estava ligado. Jaime Gomes terá recebido mais de 185 mil euros
Caso Vistos Gold

Juiz Rui Rangel com participação disciplinar

2.440
O desembargador terá tido viagem e estadia em Luanda, no valor de 8,5 mil euros, paga por sociedade comercial e é dado como autor real de um livro sobre leis angolanas.
Caso Vistos Gold

Ex-ministro Miguel Macedo acusado de quatro crimes

1.695
Ex-responsável pela Administração Interna foi acusado de três crimes de prevaricação e de tráfico de influência por ter alegadamente ajudado a rede dos vistos gold.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo vai ser indiciado por 4 crimes

386
Já terá sido apurada matéria suficiente para indiciar Miguel Macedo por quatro crimes no âmbito do caso vistos gold: três de tráfico de influências e um de prevaricação de titular de cargo público.
Caso Vistos Gold

O que une o caso Vistos Gold à Operação Marquês?

Ex-patrão de Sócrates constituído arguido por corrupção ativa no caso Vistos Gold por alegadas comissões de 2,6 milhões de euros pagas a políticos da Líbia. Indícios recolhidos na Operação Marquês.
Difamação

Macedo diz que vai processar Correio da Manhã

Antigo ministro da Administração Interna diz que vai processar o jornal Correio da Manhã pela notícia hoje divulgada com o título "Macedo suspeito de receber luvas".
Administração Interna

Negócio de helicópteros: Miguel Macedo investigado

4.804
Ex-ministro investigado por suspeitas de tráfico de influências em concurso público de helicópteros. Macedo terá dado informação privilegiada ao seu ex-sócio Jaime Couto Alves.
Operação Labirinto

Vistos Gold. Defesa de Figueiredo tenta libertação

O principal arguido do processo Vistos Gold está preso desde novembro de 2014 enquanto que as certidões extraídas contra dois juízes e um procurador-geral adjunto foram arquivadas em maio e junho.
Vistos Gold

Miguel Macedo suspeito de tráfico de influências

114
O interrogatório ao ex-ministro Miguel Macedo, que teve início esta terça-feira, foi concluído. Macedo ficará sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Legislativas 2015

Partidos em silêncio sobre Miguel Macedo

101
Ex-ministro do atual Governo foi constituído arguido por suspeitas de tráfico de influências, mas partidos estão em silêncio. PSD/CDS acredita que não vai ser tema de campanha. Oposição não vai pegar.
Caso Vistos Gold

A história do prédio onde Macedo foi ouvido

105
No mesmo local onde o ex-ministro foi interrogado funcionaram as equipas especiais de Maria José Morgado que investigaram os processos do Apito Dourado e da Câmara de Lisboa.
Caso Vistos Gold

Por que razão Miguel Macedo não vai ser detido?

1.336
Inquérito está perto do final. Com dois dos principais arguidos presos, acusação terá de ser deduzida até novembro.
Caso Vistos Gold

Interrompido interrogatório a Miguel Macedo

O interrogatório realizado no âmbito do caso dos vistos Gold será "retomado em data a designar". Macedo está indiciado pelos crimes de prevaricação e tráfico de influências.
Legislativas 2015

Podcast: de táxi, entre Sócrates e Macedo

A campanha foi parada pelos táxis, num protesto que uniu partidos... improváveis. E por uma breve declaração de Sócrates. E um enorme silêncio sobre Miguel Macedo. Análise David Dinis e Helena Pereira
Caso Vistos Gold

As escutas telefónicas que envolvem Macedo

902
Escutas telefónicas apanharam o ministro em conversas com dois arguidos no caso, um dos quais seu amigo. Deram pistas sobre encontros, jantares e até presentes oferecidos a Macedo. Eis as principais.
Caso Vistos Gold

PGR confirma: Macedo chamado para interrogatório

180
Ex-ministro da Administração Interna será ouvido nas próximas horas pelo DCIAP, informação confirmada ao Observador pela PGR. Suspeitas vêm de longe e incluem prevaricação e tráfico de influências.
Vistos Gold

Miguel Macedo vai ser constituído arguido

871
Já foi levantada a imunidade parlamentar ao ex-ministro da Administração Interna, noticia o Correio da Manhã. Miguel Macedo deverá ser formalmente acusado nos primeiros dias de novembro.
Miguel Macedo

AR tem "dúvidas" sobre tirar mandato a Marinho

Deputados da comissão de Ética têm "dúvidas" sobre se cabe ao Parlamento retirar mandato de eurodeputado a Marinho e Pinto. Vão analisar, mas sem prazos. Imunidade de Miguel Macedo levantada amanhã.
Caso Vistos Gold

Miguel Macedo arguido no caso dos vistos gold

214
O ex-ministro vai ser constituído arguido. O pedido de levantamento da imunidade parlamentar já chegou à Assembleia da República.
Vistos Gold

Miguel Macedo terá feito pedido a Núncio

145
Empresa Intelligence Life Solutions queria pedir um perdão fiscal de 600 mil euros na sequência de um contrato com a Líbia para que cidadãos líbios recebessem tratamento.
Miguel Macedo

"Não estou escondido atrás de nenhum estatuto"

Comissão de Ética já decidiu. Não há fundamentos para aceitar pedido "inédito" formulado pelo deputado Miguel Macedo, que avançou por causa do caso dos vistos Gold mesmo sem ser arguido.
Miguel Macedo

Levantamento de imunidade não deve ser autorizado

Pedido de levantamento de imunidade parlamentar apresentado por ex-ministro não deve ser aceite porque o pedido deve ser feito por juiz em sede de inquérito.
Justiça

Investigação ao uso de drones na final da Champions

O ex-ministro Miguel Macedo só pediu parecer à Comissão Nacional de Proteção de Dados após aprovar a utilização do drone, a um dia do evento. Foi, depois, obrigado a destruir as imagens.
Vistos Gold

Macedo disponível para esclarecer vistos gold

"Eu não tenho mais nada a acrescentar em relação àquilo que disse e evidentemente reafirmo a disponibilidade para esclarecer aquilo que for entendido que deve ser esclarecido", afirmou o ex-ministro.
Vistos Gold

Sob suspeita: PJ quer Miguel Macedo arguido

1.478
PJ quer que Miguel Macedo seja constituído arguido no caso 'vistos gold', por prevaricação de titular de cargo político, diz o Correio da Manhã. Ex-ministro já tinha pedido para ser inquirido.
Vistos Gold

Macedo diz que aguarda para ser ouvido na PGR

Miguel Macedo disse ainda aguardar resposta ao requerimento que enviou à Procuradora-Geral da República a pedir para ser ouvido no caso dos vistos 'gold'.
Vistos Gold

Vistos Gold: O que está no processo contra Macedo

356
Telefonemas, encontros, conversas e presentes ligam Miguel Macedo aos arguidos no caso dos vistos Gold. Há referências a crime de prevaricação, mas ex-ministro nunca foi chamado a prestar declarações.
Parlamento

Macedo volta ao Parlamento para a semana

Líder parlamentar do PSD confirmou esta quarta-feira regresso do ex-ministro da Administração Interna ao Parlamento, agora como deputado.
Ministério Administração Interna

Ser mulher entre polícias: vantagem ou desvantagem

Anabela Rodrigues está prestes a entrar num mundo dominado por homens. "Quando há situações difíceis de tapar aparece uma mulher", comenta dirigente histórica da UMAR.
Miguel Macedo

Cara, há. E coroa?

211
Hoje, como em 1892, a pergunta é a mesma: "Há ou não há recursos bastantes, intelectuais, morais, sobretudo económicos, para subsistir como povo autónomo dentro das fronteiras portuguesas?”
Governo

Anabela Rodrigues substitui Macedo no MAI

366
É a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna. Amiga de Aguiar-Branco, é ex-diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Governo

O Governo joga pelo seguro na remodelação

Comentário de David Dinis à remodelação governamental que está em preparação no Governo de Passos Coelho.
Assembleia Da República

Macedo admite assumir lugar de deputado

191
O ministro da Administração Interna demissionário deverá assumir o lugar de deputado. Mas ainda não comunicou a Montenegro.
Alberto João Jardim

Macedo é um "exemplo de dignidade cívica"

Alberto João Jardim escreveu ao ex-ministro da Administração Interna expressando a sua solidariedade e amizade, e realçando o “exemplo de dignidade cívica dado aos portugueses”.
Miguel Macedo

Elogios para Miguel Macedo: porquê?

591
Não condeno Miguel Macedo por se ter demitido - mas também não o elogio. Não acho que Miguel Macedo tenha posto a fasquia mais alta quando se demitiu, até acho que pôs a fasquia mais baixa.
Operação Labirinto

PJ suspeita de ida a Espanha de MAI e Figueiredo

1.795
Antes do verão, Miguel Macedo terá ido passar um fim de semana à fronteira espanhola com António Figueiredo. PJ desconfia que para falarem do caso longe das escutas, diz o Correio da Manhã.
Governo

OSCOT elogia mandato de Macedo

191
O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo faz um "balanço verdadeiramente positivo" do mandato do ministro Miguel Macedo.
Governo

Há 19 anos que um MAI não cumpre o mandato todo

Quer por queda do Governo, quer por demissão do próprio, há 19 anos que um ministro da Administração Interna não cumpre o mandato do princípio ao fim. O último foi Dias Loureiro - com Cavaco Silva.
Miguel Macedo

Oficiais de Polícia manifestam "apreensão"

O Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia manifestou “apreensão” com a demissão de Miguel Macedo, por acontecer quando assuntos “de grande importância estavam em avançado estado de discussão".
Miguel Macedo

Sinapol viu demissão com "enorme preocupação"

O Sindicato Nacional da Polícia viu com "enorme preocupação" a demissão de Miguel Macedo, numa altura em que iriam começar as negociações do Estatuto Profissional, disse à Lusa o presidente do Sinapol
Miguel Macedo

Bombeiros lamentam "perda de parceiro fundamental"

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou a demissão de Miguel Macedo, considerando que os bombeiros "perderam um parceiro fundamental".
Operação Labirinto

O Estado no seu labirinto

259
A conversa que a Operação Labirinto suscitou é burlesca: caiu o ministro, a coligação aguenta?, haverá remodelação? A politiquice tem o efeito de pôr demasiada gente para além do bem e do mal.
Vistos Gold

Sócrates: Atitude de Macedo contrasta com Governo

Ex-primeiro-ministro acusa Paula Teixeira da Cruz de não assumir responsabilidades no caso dos problemas informáticos do Citius.
Vistos Gold

PSD elogia "dignidade" de Miguel Macedo

Partido tenta separar as águas entre a demissão de Miguel Macedo e os ministro mais contestados, casos de Nuno Crato e Paula Teixeira da Cruz.
Miguel Macedo

Os casos da governação de Miguel Macedo

Proibiu uma manif na ponte 25 de Abril, demitiu o diretor nacional da PSP depois dos protestos policiais e acabou por nomeá-lo para um cargo com uma remuneração superior. Caiu devido aos vistos Gold.
Vistos Gold

CDS-PP lamenta saída de Miguel Macedo

Nuno Magalhães, afirmou hoje que o CDS respeita as razões invocadas por Miguel Macedo para se demitir do Governo mas lamenta a sua saída do executivo, no qual "assumiu sempre o espírito da coligação".
Vistos Gold

Governo: Miguel Macedo será substituído "em breve"

Gabinete de Passos Coelho diz que a demissão já foi comunicada ao Presidente da República.
Vistos Gold

Miguel Macedo é o 4.º ministro a sair do Governo

Miguel Macedo é o quarta ministro a sair deste Governo. Desde que assumiu funções, em 2011, do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho já caíram Miguel Relvas, Vítor Gaspar e Álvaro Santos Pereira.
Governo

O mais político dos ministros de Passos

606
Já foi autarca, deputado, secretário de Estado, líder parlamentar e ministro. Era dos mais sociais-democratas do Governo e dos que mais procurava equilíbrios. Macedo cai e abre porta a remodelação.
Vistos Gold

Miguel Macedo sai, por ter "autoridade diminuída"

2.082
O ministro da Administração Interna anunciou a sua demissão esta noite. Disse não ter responsabilidades no caso dos vistos, mas admite ter perdido autoridade política.
Vistos Gold

Macedo treme, mas não caiu

652
Buscas no Ministério da Administração Interna tiveram a ver com nomeação de uma técnica superior do SEF em Pequim. Ao final do dia, Macedo colocou lugar à disposição, mas Passos rejeitou.
Polícia

Miguel Macedo está a "ponderar" relatório da IGAI

Questionado sobre a demora da divulgação do relatório da IGAI sobre a manifestação dos polícias em novembro, Miguel Macedo disse estar ainda a "ponderar" quais as medidas a tomar.
Segurança

Portugal está preparado contra o terrorismo 

Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, disse que Portugal está a fazer o que deve para responder a possíveis atos terroristas, nomeadamente do Estado Islâmico.
Ministério Administração Interna

Portugal está "atento" a atos terroristas

O ministro da Administração Interna garantiu que as autoridades portuguesas estão atentas e vigilantes a eventuais atos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico.
Polícia

MAI compra carros com verba dos seguros

Miguel Macedo vai usar dinheiro da prevenção rodoviária do Fundo de Garantia Automóvel (que representa 0,21% do que os condutores pagam pelo seguro automóvel) para comprar carros para a polícia.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site