Ministério Administração Interna

Polícia

Seis mil polícias vão ter carreiras descongeladas

Cerca de 6 mil elementos das forças de segurança vão ter as carreiras descongeladas em março e as negociações com as estruturas sindicais sobre esta matéria vão iniciar-se no próximo mês.
Polícia

2018 com armas, viaturas e obras para polícias

O ministro da Administração Interna afirmou que 2018 vai ser um "grande ano de mudança" nos equipamentos das forças de segurança, com novas viaturas e dezenas de obras de construção e requalificação.
PSP

PSP recebe 10 mil equipamentos de proteção

359
Segundo o Ministério da Administração Interna, vão ser distribuídos pelos comandos da PSP coletes de alta visibilidade e fatos de proteção individual para as equipas de prevenção e reação imediata.
Segurança

Segurança é "essencial" para inclusão social

O ministro da Administração Interna afirma que "a aposta na segurança" é "decisiva para motivar investimento", já que é um dos elementos essenciais para a inclusão social ou atratividade dos locais.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo acusa MP de "descuido"

315
Miguel Macedo contestou em tribunal os quatro crimes de que é acusado. Ex-ministro defende a ideia de que o Ministério Público cometeu “erros dificilmente explicáveis” na tese que montou na acusação.
SIRESP

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A rede SIRESP vai colocar 451 antenas satélite nas áreas consideradas de risco de incêndio. A instalação vai acontecer até maio.
Ministério Administração Interna

Todos os helicópteros Kamov estão parados

691
O Governo detém seis helicópteros Kamov. Mas estão todos parados. O INEM e a Proteção Civil não podem contar com as aeronaves e a empresa responsável entrou em diferendo com a autoridade responsável.
Ministério Administração Interna

Inibidores de telemóveis para carros? Um mistério

2.118
Ministério da Administração Interna pondera usar helicópteros, drones e inibidores de sinal para controlar velocidade dos condutores e impedir uso de telemóvel. Não esclarece nem como, nem quando.
Incêndios

Cabrita. Limpeza dos terrenos tem de ser até maio

136
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, diz que ou a limpeza de terrenos é feita até maio, para evitar incêndios florestais, "ou não vale a pena", porque o verão começa em junho.
Autarquias

Freguesias. Cabrita pede "regresso à normalidade" 

O ministro da Administração Interna anunciou hoje, em Viseu, que o Governo vai entregar "neste semestre" uma proposta ao parlamento para a reorganização territorial das freguesias.
Administração Interna

Eduardo Cabrita. IP3 é "uma grande prioridade"

O ministro da Administração Interna admitiu que é "uma grande prioridade" resolver o problema do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, criticando as opções tomadas pelo anterior governo.
Violência

Urban Beach tem autorização para reabrir 

209
A discoteca foi encerrada a 3 de novembro após a violenta agressão de três seguranças privados do Urban Beach. Agora, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, autorizou a reabertura.
Administração Interna

Limpeza do mato até maio é "prioridade absoluta"

O ministro da Administração Interna assumiu como "prioridade absoluta" a limpeza do mato até maio, destacando o reforço no domínio da prevenção de incêndios florestais.
Ministério Administração Interna

Bombeiros de intervenção permanente até 2020

O ministro da Administração Interna assumiu dez compromissos com os bombeiros portugueses, entre os quais a criação, até 2020, de equipas de intervenção permanente em todos os concelhos do continente.
Estradas

Velocidade nas cidades limitada a 30 km/hora

4.163
Governo quer reduzir o limite de velocidade nas zonas urbanas a 30 km por hora. Ministro da Administração Interna anunciou também a carta de condução obrigatória para motociclos de 125 cm3.
Ministério Administração Interna

400 atropelamentos com fuga em 2017

438
Entre janeiro e novembro, 400 condutores atropelaram peões e puseram-se em fuga. Cinco pessoas morreram na sequência desses atropelamentos, segundo dados do Ministério da Administração Interna.
Bombeiros

Bombeiros. Governo aberto a discutir propostas

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses afirmou que o ministro da Administração Interna demonstrou abertura para negociar propostas, referindo que "nada será feito" sem a presença dos bombeiros.
Segurança Rodoviária

Eduardo Cabrita apela para condução segura

Desde janeiro, registaram-se mais de 460 vítimas mortais nas estradas portuguesas. O ministro da Administração Interna alertou os portugueses para uma condução segura e respeito pelas normas.
GNR

MAI inaugura posto da GNR da Ericeira

160
O ministro da Administração Interna inaugurou o posto da Guarda Nacional Republicana na Ericeira. O edifício estava pronto há um ano.
Incêndios

Governo acaba com fases de combate a incêndios

O Governo vai eliminar as fases oficiais de combate a incêndios, anunciou o ministro da Administração Interna. O objetivo é ter uma vigilância significativa durante todo o ano.
Fogo de Pedrógão Grande

Parlamento recebe relatório completo de Pedrógão

O Ministério da Administração Interna enviou para o Parlamento o relatório, na íntegra, sobre o incêndio de Pedrógão Grande elaborado pela equipa de Domingos Xavier Viegas.
Ministério Administração Interna

Refugiados. BE exige dados sobre integração

Bloco assume "preocupação" com a falta de informação sobre o acolhimento de refugiados. Governo garante que relatório cumprirá os prazos e será apresentado até ao final do ano.
PSP

Assalto com explosão em prédio de ministros

1.703
Edifício onde moram Eduardo Cabrita e Ana Paula Vitorino foi assaltado na madrugada de terça-feira. Agente da PSP que devia estar de serviço não deu pela explosão.
Proteção Civil

MAI: confiança no comandante da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna revelou total confiança na capacidade do comandante da Proteção Civil. António Paixão assumiu funções esta quinta-feira.
Fogo de Pedrógão Grande

Investigador revela capítulo oculto de relatório

103
O investigador Xavier Viegas vai revelar dados do relatório sobre Pedrógão Grande. Xavier Viegas defende que o parecer da Comissão de Proteção de Dados vincula o Governo e não a investigação.
Fogo de Pedrógão Grande

Eduardo Cabrita rejeita censura ao relatório

O ministro da Administração Interna rejeita a acusação de censura feita pelo autor do relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande por não ter sido divulgado um dos capítulos.
Refugiados

Portugal vai receber mais de mil refugiados

794
Portugal fez um pedido de alargamento da sua quota de participação no programa de reinstalação de refugiados. 1.010 refugiados vindos da Turquia e outros países devem chegar a Portugal.
Economia

Portugal ser 3º país mais seguro é "fundamental"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu que Portugal defendeu que "só um país seguro atrai turistas, investidores e novas populações".
Sociedade

GNR sem garantias sobre descongelar de carreiras

A Associação dos Profissionais da Guarda pediu ao ministro da Administração Interna que as carreiras dos militares da GNR sejam descongeladas no início de 2018, mas não recebeu "qualquer garantia".
Polícia

Polícias sem informação sobre descongelamento

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia saiu da reunião com o ministro da Administração Interna sem saber como será feito o descongelamento das carreiras dos polícias.
Fogo de Pedrógão Grande

Parte autorizada do capítulo oculto divulgado hoje

O ministro da Administração Interna assegurou que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande vão ter acesso a partes do relatório que dizem "respeito aos respetivos parentes falecidos".
Proteção Civil

Portugal em "sintonia" com UE na Proteção Civil

O ministro da Administração Interna disse que o novo reforço criado pela União Europeia em matéria de proteção civil "dá resposta às necessidades identificadas por Portugal".
Fogo de Pedrógão Grande

MAI convoca vítimas dos incêndios para reunião

Ministério da Administração Interna convocou a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande para uma reunião sobre a deliberação da Comissão Nacional de Proteção Dados.
Altice

Altice coloca primeiro gestor na liderança da PT

Sob a pressão dos mercados, o grupo francês prometeu o regresso às origens do seu sucesso empresarial. Novo presidente executivo da PT foi o gestor da ONI, a primeira operadora da Altice em Portugal.
Segurança

Governo quer mais fiscalização à segurança privada

O ministro da Administração Interna anunciou que o Governo vai intensificar a fiscalização à segurança privada. Eduardo Cabrita quer levar propostas de alteração à lei à Assembleia da República.
Ministério Administração Interna

Perseguição. MAI diz que "tudo será apurado"

O ministro da Administração Interna garantiu que "tudo será apurado" relativamente ao caso da mulher morta durante uma perseguição policial. Eduardo Cabrita mostrou-se preocupado com os assaltos a ATM
PSP

Mulher baleada. Agentes da PSP dispararam 30 vezes

490
Uma das balas atingiu mortalmente a única vítima. Mulher não tinha qualquer ligação com o assalto a uma caixa de multibanco na margem sul do rio Tejo.
Ministério Administração Interna

MAI realça investimento nas forças de segurança

Eduardo Cabrita realçou a "aposta significativa" do OE 2018 nas forças de segurança. O ministro da Administração Interna destacou o aumento de 60 milhões de euros no orçamento do ministério.
Bombeiros

Bombeiros voluntários sem despesas extraordinárias

Jaime Marta Soares disse que os bombeiros voluntários não recebem despesas extraordinárias relativas aos incêndios florestais há quatro meses. O MAI diz que vai resolvera a situação parcialmente.
Segurança

Governo debate medidas para a segurança privada

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside hoje à reunião do Conselho de Segurança Privada para discutir a situação do setor e as medidas administrativas e legislativas a adotar.
Proteção Civil

Mourato Nunes promete Proteção Civil "mais forte"

O novo presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes, prometeu uma instituição "mais forte e qualificada", avançando que "a grande reforma" não se pode basear "na simples exigência" de mais meios.
Proteção Civil

Presidente da ANPC toma posse esta quinta-feira

O tenente-general Mourato Nunes toma posse esta quinta-feira como presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A indigitação acontece no seguimento da demissão de Joaquim Leitão, em outubro.
Orçamento do Estado

Governo promete "soluções" na segurança privada

Novo ministro da Administração Interna revelou que foi criado grupo de trabalho para garantir uma transição eficaz da gestão de meios aéreos de combate aos incêndios para as mãos da Força Aérea.
Proteção Civil

SIRESP. 'Software' de controlo nunca foi usado

184
O TRACES, sistema de vigilância do SIRESP, custou 200 mil euros. Governo tem as duas licenças desde 2015 mas, apesar dos pedidos formais em agosto, não as entregou - e o software nunca foi usado.
Proteção Civil

Proteção Civil aprova Mourato Nunes

A Comissão Nacional de Proteção Civil emitiu um parecer favorável, por unanimidade, à nomeação de Mourato Nunes como novo presidente da ANPC. O tenente-general sucede a Joaquim Leitão.
Incêndios

MAI ordena auditoria à Proteção Civil

O ministério da Administração Interna pediu uma auditoria à Autoridade Nacional para a Proteção Civil. Em causa estão incêndios de 14 a 16 de outubro.
Incêndios

Alerta de incêndios. O que não deve fazer

114
As próximas horas são de alerta para o país devido ao maior risco de incêndio. O reforço e a prevenção estão a ser feitos, mas a Proteção Civil alerta que há comportamentos a evitar.
Ministério Administração Interna

PSP e GNR no SIRESP, 24h por dia, todos os dias

Equipa composta por 16 militares e agentes foi criada dois dias antes da demissão da ministra da Administração Interna. Daria "suporte e apoio permanente aos utilizadores do SIRESP".
Parcerias Público Privadas

Estado pagou mais 4% ao SIRESP até final de junho

487
SIRESP recebeu 20,6 milhões de euros até final de junho, mais 4% que em igual período de 2016. E não houve penalidades. Pagamentos ainda não refletem faturas dos meses mais quentes dos fogos.
Fogo de Pedrógão Grande

Proteção Civil destaca "erros e omissões graves"

Relatório da Proteção Civil contesta perto de 30 pontos no outro relatório da Comissão Técnica Independente (CTI), que avaliou o combate ao grande incêndio de Pedrógão. E destaca "contradições".
Incêndios

MAI. Governo não vai esperar "por novo verão"

O ministro da Administração Interna afirmou esta quarta-feira que o Governo não vai esperar por outro verão para tomar medidas. Eduardo Cabrita assume que tem de se preparar um novo tempo.
SIRESP

Cabrita: Estado vai controlar 54% do SIRESP

633
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que o Estado deverá ficar com 54% do capital da empresa que gere a rede SIRESP.
Governo

Novos ministros já tomaram posse

Marcelo Rebelo de Sousa deu este sábado posse aos novos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, no Palácio de Belém.
Ministério Administração Interna

Ministra demissionária deu posse ao diretor do SEF

878
Já depois de ter tornado pública a sua demissão, Constança Urbano de Sousa deu posse ao novo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras numa cerimónia privada no gabinete da ministra.
Incêndios

SIRESP "nunca funcionou" no concelho de Tábua

O SIRESP "nunca funcionou" durante o combate às chamas no domingo em Tábua, distrito de Coimbra, afirmou o presidente do município.
Ministério Administração Interna

O novo MAI e a guerra pelo microfone no Parlamento

"Sr. secretário de estado, respeite o Parlamento, não lhe está a ser dada a palavra". "Seja verdadeiro". Reveja um dos momentos mais tensos de Eduardo Cabrita, novo ministro da Administração Interna
Perfil

Especial/ "A professora" que acabou cercada pelo fogo

609
Há 17 anos, a professora "germânica" chamou a atenção de Severiano Teixeira. Recomendou-a a Costa que não a largou mais. Quem é a mulher que, em 2016, dizia que uma ministra nunca está de férias.
Incêndios

A carta de demissão da ministra na íntegra

642
Ministra diz que não tem “condições políticas e pessoais” para continuar no cargo e pediu esta a demissão para preservar a sua “dignidade pessoal”. Costa "tem de aceitar". Leia a carta na íntegra.
Incêndios

Jorge Gomes desmente pedido de demissão

523
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, desmente ao Observador ter pedido demissão esta madrugada, na sequência dos incêndios deste fim de semana, como foi avançado pela RTP.
Pedro Santana Lopes

A ministra ficar é solução? Para Santana Lopes não

112
Santana Lopes não vê como solução a permanência de Constança Urbano de Sousa com a pasta do MAI. Santana revê-se nas palavras de Marcelo e quer responsabilidades políticas pelos incêndios de domingo.
PS

Carlos César admite saída de Constança

699
O líder parlamentar socialista admitiu que António Costa pode afastar Constança Urbano de Sousa depois do Conselho de Ministros extraordinário de sábado. "É uma decisão que só a ele compete tomar".
Incêndios

Comentários críticos disparam no Twitter de Costa

2.358
Um post colocado de madrugada teve um número de comentários elevado para o que é habitual na conta oficial do primeiro-ministro. Pede-se a demissão da ministra da Administração Interna mas não só.
Incêndios

"Seria mais fácil sair e ter férias que não tive"

5.409
Ministra diz que a sua saída "não ia resolver o problema" (a não ser o das férias que não teve). Nas últimas horas apontou o dedo ao clima, à preparação da Proteção Civil e até às populações.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site