786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério Administração Interna

Ministério Administração Interna

MAI ainda sem luz verde para rever suplementos

Gabinete de Margarida Blasco diz ser "prematuro avançar com alguma indicação temporal" sobre aumentos salariais e de suplemento, encaminhando os esclarecimentos para depois da reunião de 22 de abril.
Noticiário

4h. MP investiga praxe violenta no Colégio Militar

De acordo com fonte próxima do caso, os menores terão sido submetidos a exercícios físicos forçados durante “duas horas”. E ainda, Costa recusa comentar Operação Influencer
Incêndios

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Ministra Margarida Blasco defende que "a limpeza das matas pode salvar vidas e bens, e é importantíssimo que os portugueses participem", frisando que é fundamental na prevenção dos fogos.
Noticiário

13h. Chega vai propor maior alivio fiscal

O Chega vai apresentar uma contraproposta de alívio fiscal de mais de mil milhões. E ainda, sindicatos das forças armadas demarcam-se do ultimato feito ao Ministério da Administração Interna.
Resposta Pronta

Polícias. "Não se sabe quem escreveu o ultimato"

Bruno Pereira alerta que alegado ultimato das forças de segurança pode ser falso. O porta-voz da plataforma que representa os profissionais espera que o MAI lance um plano para restaurar a justiça. 
Proteção Civil

MAI promete dialogar com corporações de bombeiros 

Margarida Blasco afirmou estar ciente "dos desafios que são vividos no dia-a-dia pelas associações humanitárias e pelos corpos de bombeiros". E assegura meios para combate aos fogos.
Forças de Segurança

Sindicatos sem expectativas para reunião com MAI

Ministra da Administração Interna convocou todos os sindicatos para reuniões, sem ordem de trabalhos. Dirigentes não esperam que haja qualquer tipo de negociação: "Deverá ser só uma apresentação."
Os Primeiros 100 Dias de Governo

PSD mantém forças de segurança como prioridade

André Coelho Lima (PSD) defende que as negociações com as forças de segurança continuam a ser uma prioridade. Já Vitalino Canas (PS) fala em "expetativas excessivas" que se começam a criar. 
Forças de Segurança

Polícias voltam à Assembleia esta semana

Pedro Costa incitou polícias a juntarem-se a ele na Assembleia, para não deixar cair "promessas da campanha". Alguns já confirmaram presença, outros preferem esperar por reunião com ministra.
Novo Governo

MAI: "Tem de perguntar ao ministro das Finanças"

Em causa está a reivindicação dos agentes da PSP e militares da GNR para que lhes seja atribuído o suplemento de missão já concedido à Polícia Judiciária.
Ponta Delgada

Ponta Delgada reivindica colocação de 75 polícias

Nascimento Cabral destaca como problema "a falta de segurança" dos cidadãos e afirma haver uma "necessidade de reforço urgente" na carta ao Ministério da Administração Interna, subscrita pelo autarca.
PSP

Sequestro de PSP. IGAI já abriu processo

IGAI abriu inquérito para apurar se agente que matou suposto assaltante na madrugada desta segunda feira agiu em legítima defesa. Já foram pedidas informações à Polícia de Segurança Pública.
Novo Governo

Chega pede seja reconsiderada nomeação de MAI

André Ventura afirma que a ministra, enquanto inspetora-geral, "provocou mal-estar entre os policias, com acusações de racismo" e alega um "descontentamento das forças policiais sobre esta nomeação".
Novo Governo

Polícias: nova MAI tem de resolver subsídio

Porta-voz da plataforma que reúne 11 sindicatos fala na urgência em resolver questão "que tem sido amplamente debatida" mas também uma série de questões que retirado dignidade às carreiras policiais.
Resposta Pronta

MAI. "Posição fraca" face às forças de segurança

O porta-voz da plataforma que junta PSP e GNR critica José Luís Carneiro por ter dito que a situação da polícia é "complexa". Bruno Pereira diz que havia condições para o Governo resolver problemas.
Ministério Administração Interna

Órgãos do MAI podem recrutar trabalhadores civis

Este recrutamento vai possibilitar a transferência de militares da GNR e polícias da PSP para funções operacionais. Estes podem ser recrutados por várias entidades tuteladas pelo MAI.
Ministério Administração Interna

PSP. 7 mil beneficiam de valorização de carreiras 

Diploma de aceleração de carreiras, aprovado em agosto, já beneficiou mais de 7000 polícias. Dados ainda são provisórios, por não estar concluído o processo de identificação de todos os beneficiários.
Sociedade

MAI considera forças de segurança fator de coesão

Ministro da Administração Interna sublinhou que as forças de segurança criam um ambiente à realização das sociedades, não deixando no entanto de realçar que Portugal é o quarto país mais seguro da UE.
Noticiário

16h. Votos de emigrantes subiram 48,5%

São os dados do boletim da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna até quinta-feira. Ainda neste jornal, Comissão Nacional do PS reúne no próximo sábado.
Resposta Pronta

GNR. Promoções "sem ganhos remuneratórios"

Apesar de o Governo prometer promoções com os "devidos efeitos remuneratórios", o presidente da Associação Profissional da Guarda, César Nogueira, refere que os aumentos não têm chegado a todos.
Forças Policiais

PSP: Governo aprova admissão de 300 novos agentes 

MAI diz que autorização para contratar 300 polícias "eleva o número de admissões na PSP para 800 em 2023 e 2024". Novos agentes vão para polícias municipais de Lisboa e Porto.
Legislativas 2024

MAI: voto antecipado com adesão de 95,17%

180.835 do total de 208.007 eleitores inscritos no voto antecipado em mobilidade exerceram esse direito, revela Ministério da Administração Interna. Madeira e Açores com menor taxa de participação.
Segurança

Uma crescente sensação de insegurança

Uma criança morreu baleada em Setúbal. Os polícias manifestam-se e os militares ameaçam seguir-lhes o exemplo. O maior problema da Administração Interna é agora a própria administração interna.
Noticiário

6h. Polícias. MAI pede “diálogo leal e frontal”

José Luís Carneiro lembra os investimentos nos últimos anos em infraestruturas e salários e apela a “diálogo leal, frontal, franco e construtivo”. Ainda, Sporting venceu o Moreirense por 2-0.
Noticiário

2h. Montenegro acusa PS de voracidade fiscal

E Pedro Nuno Santos acusa a AD de propor uma aventura fiscal ao país. E ainda, A PSP vai comunicar ao Ministério Público a concentração não autorizada das forças de segurança junto ao Capitólio.
Polícia

Polícias. Milhares esperados em protesto esta 2.ª 

Concentração de polícias desta segunda-feira, a partir das 17h30, acontece pela primeira vez às portas do Ministério da Administração Interna. Porta-voz da plataforma antecipa “grande adesão".
Justiça

PSP abre inquérito às buscas na casa de Madureira

Inquérito vai apurar a forma como decorreram as buscas e revistas na casa de Fernando Madureira. Filha do líder dos Super Dragões descreveu que acordaram com armas apontadas e revistas a menores.
Forças Policiais

Sinapol faz queixa-crime contra Costa e Carneiro

O Sindicato Nacional da Polícia vai avançar com uma queixa-crime contra as "declarações caluniosas" do ministro da Administração Interna e primeiro-ministro, por acusações de "traição à democracia".
Forças de Segurança

Polícias acusam ministro de condicionar inquérito

O governo "anuncia a abertura do inquérito, mas assume preliminarmente que há responsabilidade e que há aqui fraude", denunciou o presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia.
Polícia

Plataforma acusa MAI de "ataque pidesco"

Plataforma de Sindicatos da PSP e Associações da GNR reagiu às declarações de José Luís Carneiro, acusando-o de conduzir "ataque pidesco, para cortar liberdade de expressão".
GNR

GNR: "Foi preciso um jogo para MAI olhar para nós"

Profissionais da GNR lamentaram que os protestos só tenham tido atenção por causa de um jogo de futebol e esperavam que a reunião dos responsáveis da PSP e GNR com a tutela resolvesse "luta justa".
Noticiário

14h. MAI reage a falhas de policiamento

José Luís Carneiro fala de suspeitas de ligação entre insubordinação e movimentos extremistas dentro das forças de segurança. Ainda neste jornal, os últimos apelos ao voto nos Açores.
Noticiário

8h. Rússia denuncia ataque a Lugansk, 28 mortos

Moscovo acusa Ucrânia, mas informação não foi ainda confirmada pelas forças de Kiev. E, MAI reúne-se hoje com PSP e GNR, depois de baixas na polícia terem levado a adiamento de jogo de futebol.
Noticiário

7h. Governo recebe direções da PSP e GNR

Falta de policiamento levou a adiamento do Famalicão x Sporting. Ministério da Administração Interna confirmou abertura de dois inquéritos. E ainda, Açores vão hoje a votos.
Noticiário

00h. MAI abre inquérito a policiamento do FCF-SCP

O ministro convocou para domingo uma reunião com os responsáveis máximos da PSP e GNR, está marcada para as 9h.
Lisboa

MAI: autorização de manifestação recai sobre CML

MAI diz que qualquer manifestação tem de realizar-se "de acordo com a legalidade do Estado de direito", mas que há no código penal uma moldura "para o discurso de ódio, o discurso de violência".
Forças Policiais

MAI: Governo em gestão impede resposta à PSP e GNR

José Luís Carneiro afirmou que o Partido Socialista já pediu um encontro com as estruturas sindicais da polícia para dia 29 de janeiro. O partido tinha não tinha respondido ao pedido de reunião.
Justiça

Golas antifumo. José Artur Neves será julgado

Em causa estão crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação em negócio, abuso de poder, burla e falsificação de documento. Tribunal valida na integra acusação do MP para os 19 arguidos.
Ordem dos Advogados

Ordem pede averiguação total de revistas "nuas"

A Ordem dos Advogados defendeu que se deve averiguar "até às últimas consequências" a veracidade das denúncias relativas a revistas policiais a ativistas ambientais obrigadas a despir-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora