786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

SIRESP

Ministério Administração Interna

SIRESP: Governo cessa extinção da empresa gestora

O Governo suspendeu a extinção da empresa que gere o SIRESP, anunciou o Ministério da Administração Interna. Entidade vai receber indemnização compensatória de cerca de 26 milhões de euros em 2024.
JMJ 2023

JMJ. Sistemas de comunicações SIRESP reforçados

Foi elaborado um plano de comunicações para responder "ao acréscimo considerável do número de utilizadores da rede SIRESP, que se prevê que venham a operar nas áreas afetas à realização da JMJ.
JMJ 2023

SIRESP ajuda a preparar Jornada da Juventude

Rede de comunicações de emergência e segurança do Estado afirmou que durante três dias vai haver uma reunião para pensar nas comunicações de emergência e preparar a JMJ.
SIRESP

Concluído concurso do SIRESP

O Tribunal de Contas aprovou os sete contratos do processo de adjudicação de serviços de operação e manutenção do SIRESP. José Luís Carneiro enaltece a isenção e a imparcialidade dos procedimentos.
SIRESP

Governo atribui 26ME à empresa que gere SIRESP

Esta indemnização para o ano 2023 ronda os 26 milhões de euros e vai compensar a empresa que gere a SIRESP por "assegurar o funcionamento ininterrupto da rede SIRESP".
SIRESP

SIRESP. Atraso no concurso custará 7,4 milhões

Estado vai pagar até 7,4 milhões de euros à Altice, Datacomp e Moreme para manter o SIRESP até que novos contratos entrem em vigor. Tribunal de Contas ainda não emitiu vistos para novos acordos.
SIRESP

Novos contratos do SIRESP aguardam visto

As atuais empresas vão ter que prestar "um serviço de continuidade" para assegurar que a rede continue a funcionar, a partir de janeiro, e até que os vencedores do concurso comecem a trabalhar.
SIRESP

Adjudicados lotes do concurso dos serviços SIRESP

O primeiro lote do concurso já tinha sido adjudicado à Motorola em 21 de novembro, ficando a faltar outros seis que foram agora adjudicados a cinco empresas, concluindo o concurso antes do prazo.
SIRESP

Forças Armadas vão reforçar rede do SIRESP

Governo pretende com esta ação "reforçar a resiliência e disponibilidade da rede" de emergência. Grupo de trabalho conjunto será coordenado pelo presidente da empresa que gere o SIRESP.
SIRESP

MAI deteta falhas de segurança no SIRESP

Relatório de grupo de trabalho do MAI revela falhas de segurança com “riscos muito elevados” no SIRESP. No limite, falhas podem “colocar em risco a segurança de pessoas e bens”.
SIRESP

SIRESP. Motorola contactada por causa de contratos

DCIAP anunciou que PJ estava a fazer buscas na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna relacionadas com os contratos com o SIRESP. Motorola disse estar a colaborar com as autoridades.
Partido Chega

Chega propõe comissão de inquérito sobre o SIRESP

André Ventura justificou formalização do pedido com buscas da PJ no ministério da Administração Interna, sustentando que Parlamento deve apurar responsabilidades.
SIRESP

PJ faz buscas por suspeitas em contratos SIRESP 

A PJ está a fazer buscas na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, quatro empresas e três residências particulares relacionadas com os contratos do SIRESP. Queixa foi feita pelo MAI.
SIRESP

SIRESP. 13 candidaturas ao concurso internacional

Rede de emergência nacional explica que "foi concluída fase de qualificação tendo sido admitidas 13 candidaturas que podem vir a traduzir-se em 24 possíveis propostas para os vários lotes".
Noticiário

8h. Escola esconde das autoridades abuso sexual

Escola primária afastou suspeito, mas nada disse à Polícia. Missão suicida da NASA correu bem. Marcelo preocupado com palavras de Christine Lagarde
Iniciativa Liberal

IL pede relatórios do SIRESP ao Governo

Em causa está a denúncia feita pela Associação de Proteção Civil à Procuradora-Geral da República. Liberais falam numa situação grave e defendem que o bom funcionamento da rede "é fundamental".
Bombeiros

LBP: SIRESP "precisa de melhorias"

A Liga dos Bombeiros Portugueses rejeitou que os bombeiros não saibam utilizar os equipamentos da rede de comunicações SIRESP e aponta que a mesma "precisa de melhorias".
E o vencedor é...

Coisas certas na vida: calor e falhas no SIRESP

"Sozinho em Casa" no Natal, falhas no SIRESP no verão. Paulo Viegas Nunes chamou jornalistas para provar que não há falhas e...falha tudo. E o silêncio ensurdecedor de Medina sobre Sérgio Figueiredo.
SIRESP

"SIRESP não falhou nos incêndios deste ano"

Paulo Viegas Nunes garante que o SIRESP "tem mecanismos de chamadas de emergência que não ficam em espera" garantido a segurança de todos.
SIRESP

Madeira acusa República de não concretizar SIRESP

"As necessidades urgentes relacionadas com a aquisição de equipamentos de redundância via satélite" não foram concretizadas e são responsabilidade do "Governo da República", acusa Madeira.
Incêndios

Proteção Civil: "SIRESP não tem falhas"

O presidente da ANEPC disse que o SIRESP não tem falhas, mas admitiu períodos pontuais de excesso de utilização. Sistema está "montado e trabalhado para que não haja falhas nos teatros de operações".
Noticiário

13h. Fogo na Serra da Estrela vai ser investigado

O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. E ainda os acessos difíceis que estão a dificultar o combate ao incêndio na Serra do Marão.
Noticiário

12h. Incêndios. Presidente da Guarda desmente INEM

Sérgio Costa tinha acusado o INEM de não ter dado resposta a um pedido para transportar um civil que estava em paragem cardíaca, depois de ter inalado fumo. O INEM garante uma atuação adequada.
Noticiário

11h. Países querem limitar vistos a Russos

Entre eles estão a Ucrânia, Estónia, Letónia, Finlândia e República Checa. Ainda, o Presidente da Liga de Bombeiros diz que novo investimento do Governo na SIRESP "não resolve falhas".
Noticiário

10h. Incêndio Guarda. INEM: "atuação foi adequada"

É a resposta à acusação do presidente da Câmara da Guarda que disse que o INEM falhou no socorro ontem à noite. Ainda, ouvimos a antevisão de Sérgio Conceição, ao jogo desta tarde - FC Porto-Vizela.
Noticiário

9h. 3 frentes de fogo ativas na Serra do Marão

O incêndio começou ontem à noite e tem no combate mais de 100 operacionais e 30 viaturas e 3 meios aéreos. Ainda, Governo vai investir mais de 4 milhões de euros para melhorar a rede SIRESP.
Noticiário

8h. Incêndio na Guarda está em resolução

O presidente da Câmara da Guarda acusa ainda o INEM de não ter dado resposta a um pedido para transportar um civil que estava em paragem cardíaca depois de ter inalado fumo.
SIRESP

SIRESP recebe novo investimento para comunicações

A rede de emergência médica do Estado vai ter um novo investimento em equipamentos de redundância. Objetivo passa por assegurar comunicações via satélite, caso circuitos terrestres falhem.
SIRESP

Quem SIRESPera nunca alcança

O Ministro está a melhorar a selecção musical usada quando as chamadas do SIRESP ficam em espera. Fala-se de êxitos de Verão como o As it was, do Harry Styles.
SIRESP

PSD: Governo tem de reconhecer "o que está mal"

O PSD exigiu ao Governo a humildade para reconhecer o que está mal com o SIRESP e as diligências para ultrapassar a situação. "Sempre que há um problema, a culpa é de toda a gente menos do Governo".
SIRESP

Governo admite "congestionamento" mas recusa falha

Em alguns momentos, diz ministro da Administração Interna, tempos de resposta foram mais demorados. Situação mais crítica gerou tempo de espera que "pouco passou de um minuto".
Noticiário

19h. APROSOC aponta falhas à rede SIRESP

Declarações de João Saraiva surgem depois de o Governo insistir que não há falhas, apenas má gestão. O presidente da Associação de Proteção Civil diz que está em causa a segurança dos operacionais.
Resposta Pronta

"SIRESP não cumpre a missão e falha todos os dias"

Governo garante que SIRESP é de confiança. Presidente da Associação de Proteção Civil discorda e alerta que situação é preocupante. "Há bombeiros a comprar equipamentos por si", denuncia João Lázaro.
SIRESP

"Não houve falhas no sistema SIRESP" em Leiria

"O que aconteceu foi uma má utilização dos equipamentos rádio que foi rapidamente corrigida", garante a governante, reagindo a uma notícia sobre alegadas "falhas constantes" do sistema nos incêndios.
PSD

PSD apela ao Governo que "salvaguarde" SIRESP

O PSD apelou ao Governo que "salvaguarde o melhor funcionamento" da rede SIRESP. Pedido surge depois de ter sido noticiado falha no serviço durante os incêndios de Leiria.
SIRESP

SIRESP. Concurso público "decorre com normalidade"

O concurso público internacional para o fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP está "a decorrer com toda a normalidade". Governo diz que já concorreram 48 empresas.
Noticiário

19h. Incêndios. Comparar com Pedrógão é "difícil"

Presidente da República afasta comparações com Pedrógão e garante que só visita localidades no "pós-fogo". Caiu para menos de metade o número de bombeiros no terreno a combater fogos.
SIRESP

Chega quer ouvir MAI no parlamento sobre SIRESP 

O partido Chega requereu a presença do ministro da Administração Interna numa audição na Assembleia da República sobre o concurso internacional em curso para gerir o SIRESP.
Governo

Empresa de irmã de governante faturou com o Estado

A empresa em que trabalha uma irmã de Patrícia Gaspar celebrou contratos com o Estado, revela o CM. MAI garante que governante "não interveio em qualquer procedimento administrativo ou contratual".
SIRESP

Aprovadas verbas de 26 milhões para SIRESP

Tal como o Governo tinha anunciado, foi aprovado em conselho de ministros uma dotação de 26 milhões de euros para a SIRESP, que vai permitir o pagamento aos fornecimentos até ao final do ano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora