Ministério da Defesa

Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
PSD

Especial/ Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Ministério da Defesa

Ministro não sabia que plano ia ser secreto

2.777
Primeiro, comprometeu-se a divulgar o plano de implementação da defesa europeia. Depois, alegou que a divulgação punha em causa a segurança nacional. Agora, acrescenta que não sabia o grau de detalhe.
Ministério da Defesa

Fact Check/ Defesa disse que divulgava plano secreto?

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
União Europeia

Especial/ Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
União Europeia

PSD admite votar contra defesa comum europeia

140
PCP, BE e PEV são contra a entrada de Portugal na Pesco, PSD é a favor mas sob determinadas condições, pelo que admite vetar projeto de resolução do PS.
Ministério da Defesa

Independência "protege-se fora de fronteiras"

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, sustentou que a proteção da independência se faz fora das fronteiras nacionais e na forma como o país é olhado.
Forças Armadas

Defesa. Contas militares alvo de nova auditoria

Relatório de execução de um dos anexos da Lei de Programação Militar 2015 não coincide com o que estava previsto inicialmente na legislação. Tribunal dá 180 dias para que se conclua a auditoria.
Defesa

Tancos. Azeredo Lopes ouvido para a semana

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai ser ouvido na comissão parlamentar no dia 28, a requerimento do PS, na sequência da recuperação do material militar furtado em Tancos.
Assalto em Tancos

Dezoito unidades do Exército com videovigilância

O ministro da Defesa Nacional disse hoje que foram instalados sistemas de videovigilância em 12 unidades do Exército e que está prevista a instalação em mais seis unidades, até ao final do ano.
Incêndios

Força Aérea não vai combater incêndios em 2018

A Força Aérea não vai participar no combate direto aos incêndios em 2018. O secretário de Estado da Defesa diz que tem de se ter "consciência de que a operação não se monta de um ano para o outro".
Forças Armadas

Governo procura fundos para as Forças Armadas

O Governo está à procura de novas fontes de financiamento para a Ação Social das Forças Armadas. O ministro da Defesa defende que, tal como está, a instituição "não é sustentável".
Assalto em Tancos

Azeredo diz que caso de Tancos não preocupa NATO

638
O ministro da Defesa revelou que o secretário-geral da NATO está satisfeito com a recuperação do material militar furtado e que dá este caso como um exemplo de como "as instituições funcionaram"
Defesa

Azeredo Lopes mostra "reconhecimento" ao Exército

144
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, manifestou no Porto o seu "reconhecimento" pelo trabalho desenvolvido pelo Exército português, num momento em que está a ser "objeto de ataques".
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Economia e Defesa em duas reflexões conexas

Se algum defeito tem a 3a República é o de ter remetido as Forças Armadas para os quarteis, sem pensar nelas como meio, solução e alternativa para prevenir e resolver muitos dos problemas do País.
Assalto em Tancos

"Nunca se recuperou material de um furto destes"

18 dias depois, o ministro da Defesa falou sobre a recuperação do material que desapareceu dos Paióis Nacionais de Tancos. Azeredo Lopes disse que é a primeira vez em democracia que tal acontece.
Assalto em Tancos

Aprovada audição de Azeredo Lopes pedida pelo PS

Foi aprovada a audição do ministro da Defesa, a pedido do PS, na sequência da recuperação do material de guerra furtado em Tancos. PSD e CDS-PP admitem ter baixas expectativas.
Exército

Santa Margarida. Exército confirma furto de peças

349
O Exército reconhece que, no Campo de Santa Margarida, há "pedaços de metal soltos" que são furtados durante a noite por "sucateiros". Só a área edificada está "fechada, vigiada e segura".
Assembleia Da República

"Omissões" e "obstáculos" acusam PSD e CDS

428
Caso dos carros de combate na sucata: Marco António Costa (PSD), presidente da comissão de Defesa, queixa-se de "obstáculos" ao Parlamento. João Rebelo (CDS) diz que o Exército omitiu informação.
Assalto em Tancos

"Auditoria sobre Tancos terá resposta prática"

O ministro da Defesa falou sobre Tancos, a auditoria, o sistema "Costa Segura" e o conjunto de medidas para reforçar a segurança. Azeredo Lopes disse que o importante é que o caso não se repita.
Autárquicas 2017

Monte Real, Coimbra? Luta por aeroporto no Centro

872
Manuel Machado quer um aeroporto em Coimbra. Mas já defendeu a opção Monte Real. A história de um aeroporto no Centro é longa, mas não há consensos. Governo está disponível para estudar Monte Real.
Assalto em Tancos

Tancos. Defesa pede divulgação de relatório

O Ministério da Defesa pediu a divulgação "na íntegra" do alegado relatório sobre o furto de armas nos paióis de Tancos, para que se possa verificar a sua existência e o seu valor.
Assalto em Tancos

Governo acusa Expresso: "Ação concertada" com PSD

923
Secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, começou por falar numa "ação concertada". Depois, mudou a formulação: o PSD "cavalgou" a onda da notícia para atacar o Governo.
Assalto em Tancos

Ministro: "Governo fez o que devia ser feito" - como aconteceu

O ministro da Defesa afirmou, esta tarde, no Parlamento, que o Governo "fez o que devia ser feito" no caso do "furto de material militar". CDS pediu a sua saída. Esquerda criticou declarações.
PCP

PCP. "Erro" do ministro e greve "justa"

O líder do PCP falou sobre Tancos e acusou Azeredo Lopes de ter errado ao "não assumir" responsabilidades políticas. Em relação à greve dos enfermeiros, diz que é justa mas apela ao diálogo.
Assalto em Tancos

PSD e CDS chamam Azeredo Lopes ao Parlamento

O PSD e o CDS pediram para ouvir o Ministro da Defesa no Parlamento. O debate da atualidade marcado pelos partidos vai ouvir Azeredo Lopes sobre o alegado "roubo do paiol de Tancos".
Assalto em Tancos

Bloco também quer esclarecimentos sobre Tancos

O Bloco quer novos esclarecimentos do ministro da Defesa sobre o desaparecimento de armas dos paióis de Tancos, considerando que o Governo não pode dizer que "não sabe se existiu ou não roubo".
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes disponível para ir ao parlamento

Azeredo Lopes está disponível para ir ao parlamento. Depois do pedido de esclarecimentos de PSD e CDS-PP, o ministro da Defesa Nacional diz que se for convidado, irá falar na comissão parlamentar.
Assunção Cristas

Cristas pede demissão de Azeredo (outra vez)

842
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu mais uma vez a demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, por considerar que a sua postura em relação ao caso de Tancos "não é admissível".
Ministério da Defesa

Tancos. PSD e CDS querem esclarecimentos

O CDS quer que o ministro da Defesa vá ao Parlamento dizer o que já sabe sobre os inquéritos ao desaparecimento das armas de Tancos. O PSD foi mais vago e exigiu esclarecimentos esta semana.
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes: "Pode não ter havido furto"

998
Em entrevista ao DN e à TSF, o ministro revelou pormenores do relatório da Inspeção-Geral de Defesa Nacional, falou em aproveitamento político e até pôs a hipótese de não ter havido roubo em Tancos.
Exército

Ministro diz que comandos reforçaram segurança

O ministro da Defesa Nacional considerou que os comandos reforçaram a segurança na formação, continuando a ser uma tropa especial exigente.
Base das Lajes

Portugal tem novo projeto de defesa para as Lajes

Portugal tem um novo projeto de defesa na área da segurança do Atlântico para a Base das Lajes, na ilha Terceira, que esta a apresentar às autoridades norte-americanas.
Assalto em Tancos

Tancos. SIS só soube do roubo pelas notícias

1.096
O secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, admitiu que soube do roubo de armamento de Tancos pelo SIS. E que o SIS só soube do mesmo pela imprensa no dia seguinte.
Exército

Comandos. Militares acusados afastados de missão

329
Seis militares que integravam a força que vai render os Comandos em missão da ONU na República Centro Africana não vão seguir com o grupo. O destacamento foi atrasado até haver novas certificações.
Assalto em Tancos

Tancos. Paióis vão fechar em definitivo

346
O ministro da Defesa confirmou esta quinta-feira que vai fechar definitivamente os Paióis Nacionais de Tancos por falta de condições. O material militar que lá está atualmente será transferido.
Assalto em Tancos

Denúncia. Faltam militares para garantir segurança

1.366
Em comunicado, a associação sublinha que as "Forças Armadas Portuguesas têm um défice tremendo de pessoal" e que a instituição militar não tem condições para "garantir a defesa da soberania nacional."
Assalto em Tancos

Exército informou Costa que vai encerrar Tancos

1.368
De acordo com o Expresso, o general Rovisco Duarte informou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa que vai encerrar os Paióis de Tancos e que o exército está à procura de um local alternativo.
Exército

General insinua: "Sabujo para cima cão para baixo"

2.054
O general Calçada disse, na apresentação de um livro, onde estava implícito o CEME, que agora era comum ser-se "sabujo para cima e um cão para baixo”. General diz que foi mal interpretado.
Assalto em Tancos

A patrulha e a banda

4.344
Em Tancos confrontámo-nos com o vexame da irresponsabilidade. Mas isso só aconteceu porque há anos que andamos a fugir do peso da responsabilidade. Tancos somos nós.
Assalto em Tancos

Tancos. As explicações do ministro em 6 pontos

122
Ministro não tira consequências políticas e reitera confiança no chefe do Exército. Diz desconhecer que vedação precisava de ser reparada e rejeita peso das cativações. O que ficou da audição.
Assalto em Tancos

Ministro: Chefe do Exército não deve ser demitido - como aconteceu

460
Uma semana e meia depois do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos – com um balanço de centenas de armas de guerra furtadas –, Azeredo Lopes respondeu às questões dos deputados da comissão de Defesa.
Força Aérea

Força Aérea garante dinheiro para combustível

A Força Aérea viu aprovada em junho a antecipação de uma verba de seis milhões de euros para "necessidades urgentes" de combustíveis para operar os meios aéreos, que chegariam ao limite em agosto.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro da Defesa ouvido no parlamento

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, vai responder no parlamento sobre o furto de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos, Santarém.
Governo

Especial/ Governo. Ministros em perigo e governantes a salvo

547
Os ministros da Defesa e da Administração Interna parecem no limite. Na Saúde e na Educação, cresce a contestação aos titulares da pasta. Quem está no vermelho? Quem são os amarelos e verdes?
Ministério da Defesa

Protesto. Sargentos em vigília frente a S. Bento

168
A Associação de Sargentos manifesta-se na próxima quarta-feira frente à residência oficial do primeiro-ministro. O encontro, marcado antes do assalto a Tancos, serve de alerta para a situação atual.
Ministério da Defesa

Tancos. Ministro demorou um mês a autorizar obra

988
Exército e Governo demoraram mais de 70 dias a formalizar o início da reconstrução da rede que protege a base militar de Tancos. Ministro da Defesa levou ainda mais um mês a dar luz verde à obra.
Marcelo Rebelo de Sousa

BICA: quem tem responsabilidade no caso de Tancos?

Após o assalto a Tancos, o ministro da Defesa deve ser afastado? E a ida de Marcelo ao local do crime foi inteligente ou ridícula? José Manuel Fernandes, Filomena Martins e Vítor Matos discutem
Ministério da Defesa

Especial/ "No tempo de Salazar, os ministros mandavam"

3.237
O general Garcia Leandro diz, em entrevista ao Observador, que se o CEME avisou o ministro da falta de segurança, a culpa é do ministro. Se não o fez, a responsabilidade é dele.
Ministério da Defesa

Chefe do Exército mantém confiança nos comandantes

192
O general Rovisco Duarte mantém a "máxima confiança" nos cinco comandantes que suspendeu temporariamente no sábado na sequência do roubo de material em Tancos, avança o DN.
Ministério da Defesa

Chefe do Exército e ministro ouvidos no Parlamento

A comissão parlamentar de Defesa aprovou as audições do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e do chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, sobre o furto de Tancos.
Militares

Tancos. Missões no Médio Oriente sob suspeita

2.498
Suspeitas recaem sobre as missões dos militares com ligação aos paióis. O assalto foi preparado ao milímetro, feito com uma carrinha e as armas selecionadas e carregadas às costas durante 500 metros.
Ministério da Defesa

Tancos: um ataque de implicações profundas

794
O que acaba de acontecer é uma fissura gravíssima na nossa segurança nacional e colocou em alerta todos os serviços de segurança europeus. Mas em Portugal aparentemente não: nem houve qualquer alerta.
Forças Armadas

Tancos. Militares contestam decisões do Governo

1.592
Na página de Facebook da Associação de Oficiais das Forças Armadas multiplicam-se as críticas à gestão política do assalto aos paióis de Tancos. Denunciam-se cortes estruturais e redução de efetivos.
Ministério da Defesa

Desconfiar das instituições

1.931
É alarmante que, na hierarquia do Estado, todos fujam às suas responsabilidades. É o que mais corrói a confiança dos cidadãos: a impotência perante os poderes instalados, inimputáveis e inatingíveis.
Governo

Breve dicionário para perceber os dias que correm

1.734
Em 2016, o ministro da Defesa afastou o Chefe do Estado-Maior do Exército por causa da discriminação dos homossexuais no Colégio Miltar. Em 2017, um paiol é assaltado e o ministro olha para o lado.
Ministério da Defesa

Tancos. Paióis estiveram 20 horas sem vigilância

1.111
O roubo do material de guerra em Tancos aconteceu num período entre rondas que se estendeu por 20 horas, noticia o Público. Já o DN fala das obras na vedação realizadas por uma empresa privada.
Ministério da Defesa

PCP acusa governos de cortes na Defesa

O secretário-geral do PCP considera que o atual e anteriores governos são responsáveis por "reduzirem ao osso a condição militar". E frisou que a responsabilidade política maior pelo roubo é de Costa.
Ministério da Defesa

Tancos. Comandantes afastados até haver conclusões

381
O porta-voz do Exército esclareceu que as exonerações dos cinco comandantes vigoram apenas até serem concluídas as averiguações ao furto de material de guerra em Tancos.
António Costa

17 de Junho: o dia em que o Governo desapareceu

1.632
Se o Observador tivesse uma secção de anúncios, certamente que um deles diria: desaparecido há mais de duas semanas, procura-se o Governo de Portugal.
Ministério da Defesa

PS viabiliza audição de Azeredo Lopes

130
Preocupado com o roubo de material de guerra em Tancos, o PS viabilizará os requerimentos do PSD e do CDS-PP para a ida do ministro da Defesa Nacional ao Parlamento.
Ministério da Defesa

5 comandantes demitidos depois do roubo de armas

3.878
O Chefe do Estado-Maior do Exército decidiu exonerar cinco comandantes para não interferirem nas averiguações, na sequência do roubo das armas, em Tancos. E não lhe passa pela cabeça demitir-se.
Ministério da Defesa

Passos surpreendido com ausência de demissões

1.170
Pedro Passos Coelho mostrou-se surpreendido por ainda ninguém na hierarquia militar ter apresentado a demissão ou ter sido exonerado na sequência do roubo de material de guerra em Tancos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site