771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério do Mar

Gás Natural

Empresas recebem apoios devido ao aumento do gás 

Empresas vão continuar a receber apoios face ao aumento do gás natural. No entanto, com a descida que se tem verificado, a partir de julho os apoios vão acabar.
Novo Governo

Quercus lamenta fim do Ministério do Mar

A associação ambientalista Quercus lamenta o fim do Ministério do Mar na orgânica do próximo Governo e considera que o ordenamento do território devia manter-se no Ambiente.
Semáforo Político

Finanças. "Medina não tem o perfil esperado"

André Coelho Lima lembra que Medina "não é conhecido pela poupança das estruturas" na CM Lisboa. O vice-presidente do PSD admite ainda que há sinais de um novo estilo de governação por parte de Costa.
Guerra na Ucrânia

Ministro avalia apoios às conserveiras sem "drama"

Apesar da guerra, governante pediu para "não dramatizar porque há soluções, de certeza, à vista". Descartou dar já "respostas concretas" quanto às medidas que poderão ser tomadas a nível europeu.
Pesca

Pesca. Ministro do Mar alerta para ação "urgente"

O ministro do Mar anunciou ainda que o Comissário Europeu do Ambiente, Oceano e Pescas, Virginijus Sinkevicius, estaria a considerar medidas excecionais face à crise energética.
Ministério do Mar

Avaliação de stock de sardinhas continua

O projeto Sardinha 2020 avalia o stock, habitat e mortalidade dos peixes pelágicos, como a sardinha e biqueirão. Vai ser prolongado até 2022, após atrasos devido à Covid-19.
Ministério do Mar

Comité vai gerir apanha do percebe nas Berlengas

Ministério do Mar reconhece "considerável importância socioeconómica a nível local e regional" da apanha do percebe nas Berlengas, procurando promover a sustentabilidade da atividade.
Ministério do Mar

Governo disponível para reduzir taxas da pesca

"Os apoios poderão passar por diminuir os custos relacionados com as taxas pagas à Docapesca", afirmou o ministro do Mar. "Não serão subsídios para o combustível, mas formas de apoiar este setor."
Ambiente

COP26. Ministro elogia relevância dada aos oceanos

Ricardo Serrão Santos apontou como positivo aquilo que considerou ser uma mudança de paradigma no reconhecimento da importância dos oceanos e do problema do lixo marinho.
Matosinhos

PAN pede explicações sobre dragagens em Matosinhos

O PAN quer saber com que regularidade são efetuadas análises às areias usadas na dragagem do Porto de Leixões, uma vez que é "algo invulgar" que a data das análises seja de agosto de 2017.
Ministério do Mar

Governo. 87 milhões para 6 centros de investigação

O ministro explicou que o investimento visa "potenciar o setor da transformação do pescado e a biotecnologia" e promover uma maior ligação entre a investigação científica e as indústrias do setor.
Açores

Observatório do Atlântico reforça posicionamento

O ministro do Mar, Ricardo Serrão, destacou que o observatório, juntamente com Estratégia Nacional para Mar 2021-2030, vai "fortalecer o posicionamento geopolítico e geoestratégico de Portugal".
Pesca

Valor do pescado em Portugal sobe 22,7%

A quantidade de pescado transacionado aumentou 19,7%, passando de 68,6 mil toneladas em 2020 para 82,2 mil toneladas em 2021.
Ministério do Mar

Portugal estima produzir 25 mil toneladas de peixe

O ministro do Mar presidiu a sessão de encerramento da conferência anual da Sociedade Europeia de Aquicultura, considerado o maior encontro científico e técnico do setor.
Eletricidade

Luz. De onde vêm os 815 milhões para travar subida

Ministro do Ambiente diz que há almofadas de 815 milhões para evitar aumentos da eletricidade em 2022 para famílias e empresas. No mercado regulado os preços para domésticos não vão subir, garantiu.
Ministério do Mar

Governo faz ajuste nos apoios à economia do mar

O diploma altera medidas extraordinárias no âmbito do Fundo Azul, criadas em maio do ano passado para agilizar pagamentos e tornar elegíveis despesas de iniciativas suspensas devido à Covid-19.
Ministério do Mar

Fiscalização de bivalves é difícil, diz ministro

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, falou esta quinta-feira na sessão plenária no Parlamento sobre a apanha de bivalves no Estuário do Tejo, um debate da atualidade requerido pelo PEV.
Ministério do Mar

Bacalhau motiva possível incidente diplomático

O ministro do Mar falou sobre o incidente das quotas de pesca entre a UE e a Dinamarca, apelidando-o de "muito delicado e que pode a curto prazo trazer complicações graves a nível diplomático".
Ministério do Mar

Pesca mantém-se atividade principal do mar

Ricardo Serrão Santos afirma que a a Política Agrícola Comum é uma ferramenta importante para manter a pesca como a principal atividade do mar.
Agricultura

Reforma da PAC leva centenas de agriculores à rua

A Política Agrícola Comum levou várias centenas de agricultores a manifestarem-se esta segunda-feira em Lisboa, reivindicando uma reforma mais justa e adequada às necessidades do setor.
Mar

Nações Unidas defendem "nova relação" com oceanos

O ministro português do mar e responsáveis das Nações Unidas defenderam esta quarta-feira uma "nova relação" com os oceanos, durante um debate de alto nível na sede da ONU, em Nova Iorque.
Resposta Pronta

PRR. Indústrias do mar querem 5 mil milhões

PRR tem 250 milhões para as indústrias do mar. CIP quer investir 5 mil milhões. Manuel Tarré admite "não estar confiante" nos avanços do Governo, mas considera que foi "dado primeiro passo".
Pesca

Existe um (des)governo no Mar, tal como na Terra

Os principais prejudicados por estas reduções serão as embarcações da pesca polivalente, que representam a grande maioria das tipologias de pesca que existem em Portugal.
Resposta Pronta

Marinha britânica a patrulhar? "Apenas em jornais"

O ministro do Mar acredita que Portugal tem condições para assumir as negociações pós-Brexit e deixa a garantia de que o conflito entre marinha britânica e Noruega apenas existe "nos jornais".
Coronavírus

Covid. Missão de navio de investigação adiada

A campanha destinava-se a recolher dados sobre a distribuição geográfica, índices de abundância/biomassa e de recrutamento de pescada, carapau e outras espécies demersais.
Orçamento do Estado

OE2021. Ministro do Mar responde a críticas 

Ricardo Serrão Santos reconheceu que o tema do Mar "está pouco no debate público" e justificou com a "transversalidade" do ministério a "fraca dotação orçamental" na proposta de OE2021.
Conservação da Natureza

Mako Sharks Forever

Qual é, exactamente, o contributo das capturas destes tubarões para a balança comercial das pescas portuguesas? Leia, partilhe a notícia, mas por favor não fique por aí, ou não vamos a lado nenhum.
Pesca

Governo espera poder aumentar a pesca da sardinha

O ministro do Mar afirmou esperar que, em 2021, os dados permitam "aumentar francamente" a captura de sardinha para "níveis mais confortáveis", sem pôr em causa o "stock" deste pescado.
Ministério do Mar

"Esforço duplicado" para cumprir descarbonização

O ministro do Mar sublinhou que a pandemia de Covid-19 atingiu todos "de uma forma muito forte", sendo necessário "um esforço duplicado" para cumprir as políticas ambientais e de descarbonização.
Coronavírus

Pesca e aquicultura já pediram mais de 18 milhões

De acordo com os dados avançados pelo Ministério do Mar, foram aprovadas 91 candidaturas e solicitados 18.372.766,40 euros, para colmatar o impacto da pandemia de Covid-19.
Pesca

Stock da sardinha indica oportunidades acrescidas

A última avaliação ao stock de pequenos pelágicos, como a sardinha, revelou "um bom recrutamento", o que indica "oportunidades acrescidas para o futuro da pesca", avançou o ministro do Mar.
Ministério do Mar

Navio Mar Portugal parado por falta de contratação

Navio de investigação não consegue desenvolver atividade devido a dificuldade de contratação de tripulação. Propostas de contratação da tripulação externa do IPMA contestadas pelo Tribunal de Contas.
Ministério do Mar

Mar 2020 com 380 milhões comprometidos em 2019

"Até ao final de 2019 foram comprometidos 380 milhões de euros, 75% do total programado, e liquidados 179,4 milhões de euros, 36% do total", indicou o ministro do Mar.
Ministério do Mar

Ministro do Mar recebe pescadores em protesto

Dezenas de mestres de embarcações foram recebidos por Ricardo Serrão Santos. O ministro do Mar diz que a reunião se tratou de uma "manifestação e diálogo espontâneo" dos mestres das embarcações.
Pesca

Pescadores manifestam-se contra quotas de pesca

Os pescadores vão manifestar-se em frente ao Ministério do Mar, estando particularmente descontentes com as quotas atribuídas à pesca do biqueirão que dizem ser uma contradição relativamente ao stock.
Alterações Climáticas

Ministro quer oceanos com "relevância merecida"

Para o ministro do Mar, as resoluções da cimeira do clima da ONU devem dar "a relevância merecida" aos oceanos, que devem ser vistos "como também uma valia que está ameaçada".
Ministério do Mar

"O peso da economia do mar duplicou", diz ministra

"O peso da economia do Mar na economia nacional duplicou" e foi cumprida uma estratégia assente na "criação de conhecimento, proteção dos oceanos e promoção da economia azul", diz Ana Paula Vitorino.
Ministério do Mar

Cabrita partilha crítica ao afastamento da mulher

Ministro Eduardo Cabrita partilhou na quarta-feira, no Facebook, uma crítica ao afastamento da mulher, Ana Paula Vitorino, do Governo, escrita por uma admiradora.
Sob Escuta

O melhor da entrevista a Ana Paula Vitorino

Chineses em Sines, o TGV e a terceira travessia do Tejo. As greves dos motoristas e a polémica das relações familiares no Governo. A ministra do Mar na grande entrevista da Rádio Observador.
Ministério do Mar

Guadiana navegável do Alentejo ao Algarve em 2021

Projeto de seis milhões de euros fará com que o rio passe a ser navegável entre Mértola e Vila Real de Santo António. "É um dos investimentos mais emblemáticos do Ministério do Mar", diz a ministra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos