Moção de Censura

Orçamento do Estado

Tácticas de austeridade escondida

3.672
O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.
Moção de Censura

Quem ganhou e quem perdeu o debate da censura

488
Ou moção de censura foi "manobra política" de "instrumentalização das vítimas", ou foi reflexo da "hipocrisia" dos partidos outrora "campeões" das censuras. O final já era conhecido. Mas quem ganhou?
Moção de Censura

Marcelo: Governo tem de justificar confiança

543
O Presidente da República considera que a democracia "funcionou", com o chumbo do Parlamento à moção de censura do CDS. A bola passa para o lado do Governo.
Moção de Censura

Manual para evitar que a censura passe a confiança

369
Foi a ginástica feita à esquerda no debate da moção de censura do CDS. Os parceiros do Governo dosearam ataques à direita com avisos ao PS, para evitar que esta acabasse numa moção de confiança.
Moção de Censura

Moção de censura ao Governo chumbada - como aconteceu

861
Como se esperava, moção de censura foi rejeitada pela maioria de esquerda. Só PSD e CDS votaram a favor. Debate foi duro, com BE e PCP a exigirem garantias ao Governo mas a centrar ataque na direita.
Moção de Censura

Especial/ Para que serve esta moção de censura?

641
Não vai fazer cair o Governo, mas o CDS diz que as moções não servem só para isso. Depois de quatro meses com 109 mortos nos incêndios, Costa enfrenta a sua primeira censura. O que dizem os dois lados
Política

CDS vai além da moção de censura e leva propostas

236
O CDS-PP leva ao parlamento uma moção de censura ao Governo como "ato de indignação política" dos portugueses pelas "falhas do Governo nos incêndios", apresentando também propostas em diversas áreas.
Moção de Censura

Os oportunistas

3.470
Para PCP/BE, cortes salariais são inaceitáveis e merecem moção de censura. Mas falhar na protecção da população não merece e quem a propõe é “grotesco”. O acesso ao poder faz, vê-se, toda a diferença.
Política

A perturbação dos sistemas partidários europeus

Não é normal nem desejável a súbita ‘revolução’ nos sistemas partidários a ocorrer na Europa. Esta é razão adicional para saudar a intervenção de Marcelo, bem como a moção de censura proposta pelo CDS
CDS-PP

A moção e a censura de um país

A Constituição não limita o direito à censura por parte dos cidadãos. É a essa censura – e revolta indignada - que nenhum Governo pode fugir. Face à censura coletiva, a discussão da moção nada adianta
Moção de Censura

Crítica no CDS. "Moção não é solução para nada"

1.128
"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.
Assembleia Da República

PCP vai votar contra a moção de censura do CDS

805
O Parlamento vai discutir a moção de censura ao Governo socialista na terça-feira. Comunistas vão votar contra e seguram o Executivo de António Costa. Está desfeito o "equívoco" de que falava Marcelo.
Incêndios

Moção do CDS desafia esquerda a avaliar falhas

O líder parlamentar do CDS-PP desafiou esta quinta-feira os partidos que apoiam o governo a avaliar as falhas nos incêndios. Nuno Magalhães afirmou que a moção de censura "não é calculista".
Moção de Censura

PR. Censura acaba com o "equívoco" do apoio do PCP

1.421
O Presidente da República disse no discurso que a aprovação da moção de censura, ou seja, a queda do Governo, acaba com um "equívoco": as dúvidas sobre o apoio do PCP à "geringonça".
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Governo

As declarações dissonantes do PCP e BE

546
Plano de Estabilidade, texto a quatro mãos, Orçamento do Estado e medidas extraordinárias. Mesmo depois de assinar os acordos, BE e PCP têm assumido declarações dissonantes.
Moção de Censura

Juncker enfrenta moção de censura para a semana

Extrema-direita e eurocéticos uniram-se contra Juncker e apresentaram moção de censura. O documento vai agora ser debatido pelo Parlamento Europeu e votado na próxima semana.
Crise no PS

PS defende a renegociação da dívida

Na declaração de voto para explicar o 'sim' à moção de censura do PCP no fim de maio, o PS defende a "renegociação da dívida aos credores oficiais" e renegociação das metas orçamentais.
Moção de Censura

Assis diz que censura do PCP era "provocatória"

Francisco Assis recusou-se esta sexta-feira a votar a favor da moção de censura do PCP ao Governo, seguindo a orientação do PS, tendo-se ausentado do plenário no momento da votação.
Moção de Censura

Censura vira-se contra o PS

Socialistas votaram todos a favor do PCP, o que acabou por dar argumentos ao Governo e às bancadas da maioria. Francisco Assis abandonou a sala na altura da votação da censura.
Assembleia Da República

Censura chumba, PM não afasta aumento de impostos

129
Censura terminou com o chumbo previsto, mas sem nove deputados do PS na sala. Seguro foi alvo de todos. Sombra do TC pairou sobre o debate - com Passos a manter impostos na agenda.
Moção de Censura

Os argumentos do PCP que dividiram o PS

Nacionalizações, preparação para a saída do euro e "destruição do país" em conjunto com o PSD e o CDS: estão são algumas das ideias que o PCP defende no texto da moção de censura ao Governo.
Moção de Censura

Assis e Vieira da Silva contestaram voto a favor

229
Para ultrapassar divisões internas, Seguro propôs que o PS apresentasse uma declaração de voto, para se demarcar da argumentação dos comunistas. Não chegou para convencer Assis e Vieira da Silva.
Crise no PS

Censura divide bancada, acusações sobem de tom

Troca de acusações sobe de tom por causa de apoio a moção de censura do PCP. Apoiantes de Seguro queixam-se de "guião de muito mau gosto". Bancada repete reunião para chegar a acordo.
Governo

Moção de censura do PCP critica reformas do PS

A moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP, a que o PS já disse antecipadamente que 'sim', critica algumas posições dos socialistas, como o Tratado Orçamental ou a reforma do IRC.
Moção de Censura

Seguro à espera de decisão de Cavaco Silva

PS não avança com censura e vai votar favoravelmente a moção do PCP. O secretário-geral do PS aguarda "ilações" do Presidente da Republica sobre os resultados das europeias
Eleições Europeias

Seguro: "O atual Governo chegou ao fim"

Líder do PS recusa apresentar moção de censura: "Seria um frete ao Governo". E diz que vai continuar a trabalhar para nas próximas legislativas "merecer, como ambicionamos, uma maioria absoluta".
Eleições Europeias

PCP admite censurar Governo

Depois de os socialistas terem deixado a hipótese em cima da mesa, o PCP admite também a apresentação de uma moção de censura ao Governo em função do resultados de domingo.
Eleições Europeias

"Quando o povo fala, tem de ser ouvido"

O líder do PS não afastou a possibilidade de moção de censura ao Governo depois das eleições europeias. Seguro quer derrotar Passos Coelho para travar aumento de impostos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site