776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nova Constituição

Bloco de Esquerda

BE e PCP querem travar revisão constitucional

Dirigentes do BE e PCP estiveram esta segunda-feira reunidos durante cerca de uma hora na sede do PCP, em Lisboa, no âmbito da ronda de reuniões pedidas pelos bloquistas aos partidos de esquerda.
Fact Check

Livre contra PAN na alteração constitucional?

Inês Sousa Real confrontou Rui Tavares, tal como já tinha feito com Montenegro, com o voto contra do deputado do Livre à proposta de revisão constitucional do PAN para aí consagrar proteção animal.
Nova Constituição

PS e PSD afastam conclusão do processo de revisão 

PS e PSD rejeitaram esta sexta-feira concluir nesta legislatura o processo de revisão constitucional. Os dois maiores partidos dizem que não há condições para o fazer.
Noticiário

1h. "IL, PSD e Chega querem mutilar Constituição"

Jerónimo de Sousa acusa PSD, Iniciativa Liberal e Chega de quererem “mutilar e subverter” a Constituição. Ainda neste jornal, PR espera que Bruxelas dê atenção à carta de Costa sobre a habitação.
Tribunal Constitucional

PS avalia viabilidade de paridade no TC

A deputada Isabel Moreira disse custar-lhe que "se defenda que a igualdade seria em Portugal inconstitucional", salientando países visam garantir a adequada representação de mulheres.
Constituição da República Portuguesa

Revisão Constitucional: a verborreia e o silêncio

Contribuirão os vários projectos de revisão para um fortalecimento da Constituição da República Portuguesa ou poderão estes vir a fragilizá-la, contribuindo até para a sua inviabilidade normativa?
Nova Constituição

PS rejeita propostas sobre recurso de amparo ao TC

Os deputados debateram a proposta do PSD que pretendia consagrar o recurso excecional ao Tribunal Constitucional "de decisão judicial de última instância".
Nova Constituição

Constituição: 1ª fase da revisão quase concluída

Desde que tomou posse, a comissão eventual realizou perto de 40 reuniões, nas quais os partidos apresentaram as suas iniciativas e fizeram uma primeira avaliação das propostas restantes.
Revisão Constitucional

Aprovado prolongamento da comissão da Constituição

O Parlamento argumenta que "o prazo é manifestamente insuficiente", por existirem 393 propostas nos vários projetos de revisão constitucional que incidem sobre 186 artigos da CRP.
Nova Constituição

PS rejeita mudanças nas autonomias regionais

O deputado do PS, Miguel Iglésias (Madeira), afirmou que "não passa pela cabeça aprovar propostas nas quais nem açorianos nem madeirenses se revissem de todo".
Nova Constituição

Primeira fase da revisão concluída a 20 de junho

No dia 31 de maio, haverá uma reunião de Mesa e coordenadores para os deputados decidirem um conjunto de audições a realizar, que poderiam acontecer na primeira quinzena de julho.
Revisão Constitucional

"Revisão não é apenas mudar o que o PS quer"

A revisão constitucional não vai servir "apenas para mudar aquilo que o PS quer", afirma Luís Montenegro, que refere ainda não oferecer borlas constitucionais ao partido com maioria absoluta.
Nova Constituição

PS e PSD admitem alterar calendário parlamentar

Socialistas disponíveis para encurtar a quarta sessão legislativa para que as eleições passem a realizar-se antes do verão. Governos também podem vir a ficar impedidos de fazer nomeações definitivas.
Nova Constituição

AR. PS aberto a aperfeiçoar matérias europeias

O coordenador socialista, Pedro Delgado Alves, indicou que o atual texto fundamental "já não está articulado" com as imposições dos tratados europeus e está aberto para o aperfeiçoar na Constituição.
Noticiário

21h. PR promulga decreto sobre a eutanásia

Era o que impunha a Constituição na sequência do veto político do chefe de estado. Ainda neste jornal, há mudanças de peso na comissão de inquérito à gestão política da TAP.
Nova Constituição

PS e PSD chumbam limite a lucros proposto pelo BE

O Bloco de Esquerda propôs uma definição a limites aos lucros de empresas privadas na defesa do interesse geral, uma iniciativa legislativa chumbada pelo PS e PSD.
Nova Constituição

Bem-estar animal é tema consensual entre partidos

A promoção do bem-estar animal é favorável para consagrar na Constituição, mostrando ser um tema consensual entre os partidos políticos.
Nova Constituição

Casas com acessibilidade adequada na Constituição

Foi também consensual a necessidade de atualizar o artigo que atualmente se refere a "cidadãos portadores de deficiência", que deverá voluir para pessoas com deficiência.
Nova Constituição

Direito à alimentação consagrado na Constituição

Sociais-democratas concordam com PS mas pedem cautela na redação do artigo, alertand para uma possível difícil concretização das medidas.
Nova Constituição

Constituição: PSD recusa proposta do PCP 

PCP quer consagrar na nova Constituição garantias de proteção da casa de morada de família, mas PSD recusa proposta e os votos dos sociais-democratas são essencnais para aprovar alteração.
Revisão Constitucional

A inconstitucionalidade da Constituição

Quando critiquei a Constituição não me passava pela cabeça que a sua oitava revisão tivesse por objectivo acabar com o que de mais fundamental temos num país democrático – a liberdade.
Revisão Constitucional

Um golpe na Constituição

Através da revisão constitucional pretende-se restringir liberdades sem que haja nexo causal nem proporcionalidade entre o comportamento do cidadão e o perigo eventualmente causado.
Constituição da República Portuguesa

Esquecimento digital pode ir para Constituição

Partidos concordam consagrar direito ao esquecimento digital na Constituição. O PSD fala em "direito ao apagamento" dos dados informatizados. O PS quer introduzir mais alterações quanto à informática.
Constituição da República Portuguesa

Constituição. Maioria disponível em proposta da IL

Os dois partidos com maior representação parlamentar dizem-se abertos à possibilidade de tirar o termo "político" do conceito de refugiado na Constituição. Proposta foi feita pela Iniciativa Liberal.
Constituição da República Portuguesa

Emergência sanitária. PS e PSD juntos e isolados

PS e PSD perfazem os dois terços necessários à alteração da Constituição. São os únicos partidos que aceitam incluir a privação de liberdade na Revisão Constitucional, em caso de emergência sanitária.
Assembleia Da República

Constituição. Temido dá parecer sobre confinamento

A ex-ministra é vice-presidente da comissão de revisão constitucional, mas esta quinta-feira falou enquanto deputada do PS para dar a sua opinião sobre os confinamentos obrigatórios.
Nova Constituição

Chega. Partidos rejeitam castração química 

Considerada uma "linha vermelha" inultrapassável, a proposta do Chega para incluir na Constituição a castração química como pena acessória para crimes de abusos sexuais pôs todos os partidos contra.
Resposta Pronta

Ordens dos profissionais: "Lei é inapropriada"

"Apesar de ser constitucional, a nova lei não serve para o papel e funcionamento daquelas instituições". A análise do presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais à decisão do TC.
Revisão Constitucional

Constituição: Partidos contra proposta do Chega

O Chega propõe que a cidadania portuguesa passe a ser associada ao dever de conhecer a língua e a cultura. Partidos apresentaram-se contra a medida. Ventura repostou com referências a Saramago.
Revisão Constitucional

Constituição: maioria rejeita alterar preâmbulo 

Iniciativa Liberal e o Chega são os únicos dois partidos que pretendem alterar o preâmbulo da Constituição, retirando a referência à abertura de um caminho "para uma sociedade socialista".
Assembleia Da República

Constituição. Comissão pede mais três meses

A comissão de revisão constitucional vai pedir ao plenário da Assembleia da República mais 90 dias para concluir os trabalhos de revisão do texto fundamental. Todos os partidos apresentaram alterações
Equador

Equador. Presidente reconhece derrota em referendo

Guillermo Lasso apelou à classe política para construir um projeto comum para o país. Presidente do Equador reconhece derrota no referendo, que admite que visava apenas ouvir a população.
Constituição da República Portuguesa

Constituição: comissão terá mais tempo de trabalho

Assembleia da República foi unânime a prolongar por mais três meses o prazo de funcionamento dos trabalhos da comissão eventual de revisão constitucional. Proposta foi feita por Augusto Santos Silva.
Revisão Constitucional

PS mostra abertura para incluir bem-estar animal

Relativo ao bem-estar animal, deputado do PS fala em "consenso social e adesão muito maior" relativa há anos anteriores. O Partido Socialista mostra abertura legislativa para criminalizar maus-tratos.
Tribunal Constitucional

Ainda faz sentido um Tribunal Constitucional?

Como é que pretendemos garantir a independência do Tribunal Constitucional se são os dois maiores partidos do sistema constitucional que, na prática, têm poderes para nomear os juízes?
Revisão Constitucional

Santos Silva defende "urgências reconhecidas"

Augusto Santos Silva deu posse à comissão eventual de revisão constitucional esta terça-feira, dando início ao processo de oitava revisão da Constituição da República Portuguesa.
Revisão Constitucional

Revisão Constitucional. Comissão toma posse

Desencadeado pelo Chega, com um projeto admitido na Assembleia da República em 12 de outubro, este processo contará com iniciativas dos oito partidos com assento parlamentar.
Revisão Constitucional

Parlamento começa com 8ª revisão constitucional

A comissão eventual para a revisão constitucional tomará posse na quarta-feira e, a partir daí, começará o processo de discussão e votação das muitas alterações propostas pelas várias bancadas.
Revisão Constitucional

Revisão constitucional: pensamentos

A Constituição da República Portuguesa nasceu e permanece excessivamente extensa, faltando-lhe a essencialidade necessária ao sentido de identificação que o povo português deveria ter para com ela.
Oficina da Liberdade

O progresso do retrocesso

O que se prepara é diferente: trata-se de aumentar o poder do Estado, reduzindo direitos e garantias.
Revisão Constitucional

Proposta de uma Revisão da Execução Constitucional

Ae tivesse que fazer uma proposta de revisão, seria rever a execução, ou seja, a concretização na prática, da Constituição vigente. Depois vemos o que devemos melhorar

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora