789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Novo Governo

Novo Governo

Em direto/ Costa com opinião no Correio da Manhã

O Parlamento debate as várias propostas para novo alívio no IRS, no dia em que também é discutido o programa de estabilidade. Por outro lado sucedem-se as reações à demissão de Fernando Araújo.
Novo Governo

Do Orçamento do Estado “pipi” ao programa (pseudo)

PSD e o CDS não parecem ainda suficientemente dispostos a fazer reformas estruturais que abram a porta a um novo ciclo.
Novo Governo

Montenegro e Portugal em lua de meh

O Governo está a abusar do estado de graça: todas as medidas que apresenta são de graça, não gasta dinheiro com os cidadãos.
Combustível

Combustíveis. Mega-desconto fiscal vai manter-se?

Governo do PS deixou em vigor descida "temporária e extraordinária" do imposto sobre combustíveis de mais de 20 cêntimos por litro. Revisão de apoios em vigor está em avaliação
Novo Governo

Ministério da Juventude e os problemas dos jovens

Enquanto jovem que ainda acredita na mudança e que não se resigna, espero deste novo Executivo a adoção de políticas públicas essenciais, tais como a redução arrojada da carga fiscal sobre o trabalho.
Luís Marques Mendes

Caso Passos-Montenegro: "Esta crítica até ajuda"

Social-democrata defende que palavras de Passos mostram que o atual primeiro-ministro "é um político moderado, ao centro”.
CDS-PP

O último discurso de Melo nas entrelinhas

Nuno Melo aproveitou discurso de encerramento do Congresso do CDS para tentar afirmar a "singularidade" do partido. Prometeu lealdade ao PSD, mas não obediência. E criticou os "extremistas" do Chega.
CDS-PP

"Negociações com polícias? It takes two to tango"

Novo secretário de Estado da Administração Interna garante que a prioridade do Governo é encontrar uma solução para os elementos das forças de segurança, mas lembra que os recursos não são ilimitados.
CDS-PP

"Nunca teria dito 'não é não' ao Chega"

Antigo líder do CDS entende que o partido se deve afirmar como partido "conservador" e que essa é a única forma de travar o crescimento do Chega. "O CDS não deve abandonar as suas bandeiras", defende.
CDS-PP

"Troika? Ainda bem que fomos desconfortáveis"

Em entrevista, antiga secretária de Estado defende Paulo Portas das críticas de Pedro Passos Coelho, assume algum ceticismo em relação à estratégia do PSD e defende que o CDS não deve viver complexado
CDS-PP

"O CDS nunca será um Chega B"

Em entrevista, deputado do CDS reconhece que a coligação de Governo traz um risco para a identidade do partido e que será preciso esforço redobrado para manter "autonomia". André Ventura criticado.a
CDS-PP

Paulo Núncio: "O CDS tem que valer por si"

Em entrevista ao Observador, líder parlamentar do CDS defende Governo na polémica do IRS, relativiza críticas de Pedro Passos Coelho a Paulo Portas e fala sobre futuro do partido.
PCP

PCP acusa Governo de já estar a "desfazer ilusões"

Secretário-geral comunista acusa Governo de estar a romper com promessas eleitorais e diz que Aliança Democrática apenas trará resposta "inspirada nos anos da Troika".
Causa Própria

A proposta do IRS Jovem do novo Governo é justa?

Óscar Afonso (AD) explica que a proposta é justa com base no quadro macroeconómico. Bernardo Blanco (IL) é contra o IRS Jovem e explica que não se deve diferenciar pela idade, mas sim pelo rendimento.
IRS

Até onde vai o alívio do IRS? Veja as simulações 

O alívio fiscal anual com as taxas propostas pelo Governo para o IRS pode ser diminuto, em alguns casos na ordem dos cêntimos por mês, face ao que está em vigor. Veja as simulações.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Novo Governo

CP. Governo defende secretária de Estado 

O ministro da Presidência afirmou que Cristina Pinto Dias ao sair da CP com compensação, e sem direito de regresso, tomou uma decisão que garantiu a independência do regulador para o qual foi nomeada.
Noticiário

4h. MP investiga praxe violenta no Colégio Militar

De acordo com fonte próxima do caso, os menores terão sido submetidos a exercícios físicos forçados durante “duas horas”. E ainda, Costa recusa comentar Operação Influencer
Novo Governo

O problema das reformas: questões de método

Os partidos do Governo em vez de se concentrarem nas exigências requeridas ao Estado Social, podem compenetrar-se de que antes dessas exigências deviam estar as do Estado de Direito e as da Democracia
Novo Governo

Cavaco: "Deixem-no governar. Depois julguem"

Antigo Presidente da República recusou fazer "comentários sobre um governo que está apenas há seis dias em plenitude de funções" e pediu que se dê tempo ao Executivo para governar.
Novo Governo

Estafetas: laboralidade vai à Concertação Social

Ministra frisou a necessidade de este tipo de trabalho ser "prestado em condições de dignidade" e de segurança. Presunção de laboralidade é "uma das prioridades que vamos levar à Concertação Social".
Novo Governo

PM promete acelerar execução de fundos da UE

PM mostrou-se firme em recuperar o atraso na execução dos fundos de coesão e do PRR: "Para sermos merecedores dos fundos no futuro, temos de mostrar que somos capazes de no presente executar bem."
Novo Governo

1ª reunião da Concertação Social em 3 de maio

"O Governo vai retomar o diálogo com a Concertação Social que foi negligenciada no passado. Impõe-se que o deixe de ser", disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
Direto ao Assunto

"PGR tem de dar explicação ao país"

Manuel Pizarro diz que Ministério Público deve explicações aos portugueses no âmbito da "Operação Influencer". O antigo ministro da saúde destaca a demora de cinco meses para ouvir António Costa.
Web Summit

Cosgrave espera igual empenho do novo Governo 

Próxima edição da Web Summit terá um painel para políticos e ministros, com o objetivo de que "haja uma participação mais ativa por parte do Governo português na próxima edição da Web Summit".
Novo Governo

Justiça. "Greves estão para ficar" após reuniões

Ministra "disse que ainda não tem condições para assumir e ficou por designar uma próxima reunião", diz o sindicato, afirmando que "greves estão para ficar enquanto o Governo quiser".
Ministério Da Justiça

Ministra arranca reuniões sobre corrupção na sexta

Reuniões para lançar o diálogo em matéria de combate à corrupção vão decorrer no parlamento e começam 6ª feira com o PSD, PS e Chega. Para 2ª feira ficam a IL, o BE, PCP, Livre, CDS e PAN.
Incêndios

Liga defende fim da agência de fogos rurais

Presidente da LBP disse que a Liga tem com a agência "uma relação um bocado distante", referindo que esta tem um modelo de combate aos incêndios dos EUA, do Canadá e do Chile, que a LBP rejeita.
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Semáforo Político

O Governo de António Costa caiu em vão?

O recurso do Ministério Público cai como um castelo de cartas. Foi desmentido duas vezes, fez o país afundar-se numa crise política e devem-se explicações. Ainda o Livre, o "laboratório político".
Novo Governo

PSD rejeita "casos e casinhos" no executivo AD

Depois de ter sido questionado sobre a situação de Patrícia Dantas, o líder parlamentar do PSD ficou mesmo perplexo com a comparação da situação de Patrícia Dantas e de Vítor Escária.
Política

E até quando?

Para aquele meu interlocutor eu estava a sair fora do perímetro demarcado que a esquerda consente à direita. Definitivamente eu não possuía o cartão da “direita com quem se pode conversar”.
Novo Governo

Costa Montenegro: a impossível reforma do ensino

Ministros e secretários de Estado são produtos de redomas distantes do inferno das salas de aula e é por causa de décadas de lideranças com o seu perfil que a escola foi remetida para o caos e rotura.
Novo Governo

Vamos esquecer a perfeição: governos são humanos!

A chave para o sucesso deste e qualquer governo reside na humildade, no esforço e na precisão.
PSD

Passos aparece de novo e lamenta projeto inacabado

Passos apareceu pela terceira vez em pouco mais de uma semana. À porta fechada, fez uma longa reflexão sobre o caminho que o país percorreu até à intervenção da troika e o que ficou por fazer.
Novo Governo

Pinto Luz validou governante que saiu da CP

Miguel Pinto Luz foi informado sobre indemnização que sua secretária de Estado recebeu da CP antes de ir para o regulador. E não vê ilegalidade. Declarações no Constitucional não referem compensação.
Novo Governo

Patrícia Dantas já não assume funções nas Finanças

A ex-deputada do PSD, acusada por fraude em obtenção de subsídio, pelo qual está a ser julgada, recuou e já não vai assumir funções de adjunta no gabinete de Miranda Sarmento.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vai começar o leilão da descida do IRS?

O Governo promete aprovar esta semana o projeto lei para efetivar a descida do IRS. O Chega já veio dizer que é pouco e que vai propor um corte de mil milhões porque diz que há margem no Estado.
Novo Governo

Com a verdade me enganas, Luís

A semântica do Governo sobre o IRS é verdadeira, mas também ardilosa. Remete para o homónimo nome de um programa de Herman, mesmo que aqui também se aplique outra expressão: "Não havia necessidade".
Novo Governo

Polémicas escusadas e condecorações escondidas…

A “bolha mediática” está de novo efervescente, empenhada numa ofensiva que não anda longe das fronteiras do ”pensamento único”, com a maioria dos media a reboque.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora