Novo Governo

Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

4.444
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Governo

A propaganda socialista deixou de ser suficiente

880
O país onde tudo corria bem tornou-se “pobre, de gente velha e doente, entregue a si próprio e abandonado”. Não foi um neoliberal que o disse. Foi um ministro. Ele saberá porque acha o país abandonado
Angola

Novo Presidente promete tratar dos problemas

Novo presidente angolano tomou posse esta terça-feira e garantiu que a melhoria das condições de vida é prioritária. Num discurso de quase uma hora, garantiu que é o presidente de todos os angolanos.
Catarina Martins

Bloco não será "elemento decorativo" do governo PS

A coordenadora do Bloco de Esquerda afastou esta quinta-feira o cenário de um acordo de governo com o PS nas próximas legislativas, assegurando que os bloquistas não são "elementos decorativos".
Política

Especial/ O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

122
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Democracia

O problema não é só a economia

1.485
Não temos só um problema económico, mas também político: só a UE limita neste momento o poder do governo em Portugal sobre uma sociedade cada vez mais envelhecida, empobrecida e dependente.
Governo

O plano macroeconómico do PS e a realidade

1.522
António Costa está a cumprir perante as suas clientelas políticas mais poderosas e os partidos de extrema-esquerda mas, para o fazer, está a falhar os objectivos que o próprio PS delineara para o país
Novo Governo

A Legislatura, o Ladrão, e os seus Aliados

651
É preciso torcer muito os factos e os dados disponíveis, e ter muito mau perder, para achar que houve roubo de legislatura. E o tiro sai pela culatra: apenas reforça a legitimidade da dita geringonça.
Maioria de Esquerda

Não íamos “virar a página da austeridade”?

1.797
À medida que a demagogia dos propagandistas da esquerda radical que impulsionaram a “geringonça” vai colidindo com a realidade, o “virar de página da austeridade” dará lugar a ainda mais austeridade.
Casa Branca 2016

A desordem internacional

A discussão política está transformada num permanente ataque sem acordo à vista e os parlamentos em palcos de debates de surdos destituídos de qualquer produção de resultados com sentido.
Novo Governo

Legislaturas roubadas

725
Por muito inusitado que nos tenha parecido num momento inicial, a verdade é que quem ganhou as eleições, aquele que os eleitores (ou, pelo menos, os seus representantes) preferiram, foi António Costa.
Novo Governo

À esquerda da Saúde

120
Estamos amarrados a uma visão insustentável do sistema de saúde, a do ministro, em que os privados crescem por predação do setor público e só devem ocupar o lugar que sobrar da incapacidade do Estado.
Wolfgang Schäuble

Schauble é que é irresponsável?

1.242
Segundo os nossos oligarcas, irresponsabilidade é falar dos problemas. Não é insistir em cenários desacreditados, exigir aumentos de despesa, e propor referendos contra as regras europeias.
União Europeia

Segundo resgate? Schäuble até foi moderado

3.656
A probabilidade de Portugal ter de pedir um novo apoio financeiro vai subindo a cada dia que passa. Schäuble poderia até ter acrescentado mais argumentos para mostrar os riscos que Portugal enfrenta.
Eleições Espanha 2016

Em Espanha, o “BE” vai ganhar ao “PS” 

193
O PS poderá um dia enfrentar o dilema que o PSOE vai enfrentar no dia 27 de Junho: participar numa maioria de esquerda com um PM do BE ou permitir um governo minoritário de direita.
Congresso do PS

PS sequestrado pela esquerda? "Pelo contrário"

Manuel Alegre recusa a ideia de um PS "sequestrado" pelos acordos à esquerda. O partido estaria sequestrado, aí sim, se tivesse feito um acordo com os partidos à sua direita.
Governo

Dissonância cognitiva de Centeno e acordo com PCP

268
Ao mesmo tempo que Mário Centeno pede tempo para que as reformas passadas vinguem, o governo a que pertence dedica-se a destruí-las. Mas a dissonância cognitiva não se fica por aqui.
Novo Governo

A condescendência

562
De onde virá este “estado de condescendência” num país de língua afiada, desconfiança militante, culto da maledicência? E as elites, que dizer da sua amabilidade com as misérias do “tempo novo”?
Governo

A vaca, o marxismo e o porquinho mealheiro

397
Gente avisada, como Teodora Cardoso, já anda a falar seriamente da possibilidade de um novo resgate. O “tempo novo”, esta Primavera de que falam, pode bem ser um tempo que nos faça voltar para trás.
Novo Governo

Para quando governantes sensatos e sensíveis?

114
Alguns políticos portugueses, e não são poucos, consideram que se pode arrancar e plantar, reformar e voltar a reformar sempre que lhes dá na real gana ou esse processo prometer dividendos eleitorais.
Novo Governo

Seis meses de geringonça, modo de usar

3.469
Que país em ruínas sobrará depois de uma experiência governativa cujo único cimento é a sobrevivência no poder, cujo programa é um regresso ao passado, cujo efeito começa a ser devastador na economia?
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Maioria de Esquerda

A grande farsa. E a catástrofe anunciada

4.850
Temos um Governo que diz uma coisa em Bruxelas e outra aos portugueses, que promete à DBRS o que ilude aos parceiros da geringonça. Mas que já tem "narrativa" para tudo: a culpa é sempre dos outros.
Maioria de Esquerda

Mais notícias da geringonça

859
O nome ‘cartão do cidadão’ é ótimo símbolo dos tempos socráticos em que foi criado: possidónio, pretensioso, a armar ao moderno mas que poucos anos depois já se vê que foi mal pensado, se não ofensivo
Maioria de Esquerda

Um Governo míope prepara um futuro pobre

422
A miopia da maioria vai custar-nos muito caro, porque nos remete de novo na melhor das hipóteses para um patamar de crescimento de pouco mais de 1% ao ano, que foi o que tivemos antes da crise de 2011
Maioria de Esquerda

Só agora perceberam?

884
O poder tem feito muito bem à “geringonça”, que começa finalmente a identificar os seus erros recentes. Mas falta o fundamental: descobrir se, a nós, todos esses erros não sairão demasiado caro.
António Costa

Não gosto que me tomem por parvo

6.439
O problema com Diogo Lacerda Machado não é apenas formal: é o de uma grave incompatibilidade. E o problema com aquilo que Costa diz e faz é pior: revela alguém que se vê como novo dono-disto-tudo.
Maioria de Esquerda

O passado, o futuro ou bater no muro da realidade

729
Reverter significa voltar ao ponto de partida. Isto é, regressar ao passado. É pois extraordinário fazê-lo acenando com ilusões de "futuro", uma espécie de duplopensamento orwelliano "à la geringonça"
Novo Governo

Especial/ Os mercados perderam o medo da "geringonça"?

491
Agências de "rating" e analistas parecem mais tranquilos do que no "outono quente". O que mudou? Estarão os mercados (mesmo) a olhar com outros olhos para o governo do PS, apoiado à esquerda?
Orçamento do Estado

"Pão" do lado da esquerda e "circo" do da direita

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirmou que a discussão na especialidade do orçamento para 2016 se resume a "pão e circo", considerando que a esquerda discutiu medidas, ao passo que, da direita, "veio o circo".
Mercados Financeiros

WSJ admite, em artigo de opinião, um novo resgate

1.734
"Lisbon, we have a problem" é o subtítulo de um artigo de opinião escrito por um editor do "The Wall Street Journal" (WSJ), um dos jornais financeiros mais lidos de todo o mundo.
Novo Governo

100 dias de Governo. Quase 1.000 nomeações

3.627
Em três meses, o Governo de António Costa já fez quase 1.000 nomeações, a maioria para gabinetes ministeriais. O ministro da Defesa é o governante que mais pessoas nomeou.
Novo Governo

Projectos novos para o tempo novo

Afinal de contas a “austeridade” acabou, não foi? Tudo vai mudar para melhor, mas pede-se mais de arrojo. Seguem-se pois algumas sugestões, colhidas em vários utopistas, à atenção dos nossos ministros
Orçamento do Estado

A “Geringonça Triple A”

547
O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Orçamento do Estado

"Não esperava esse apoio, mas fico a aguardar"

Costa respondeu com ironia a Passos e prometeu uma execução orçamental de forma "a diminuir riscos e a reforçar a confiança" depois de se encontrar com o Presidente eleito.
Orçamento do Estado

Passos. Governo deve evitar "planos B ou C"

Pedro Passos Coelho, defende que seria bom que o Governo tomasse a iniciativa de apresentar uma solução para fazer face aos riscos orçamentais, e não esperar que as coisas se resolvam por si.
Pedro Passos Coelho

Passos não quer ouvir falar em crise no Governo

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou hoje que "o PSD estará preparado para governar" e recusou "especular" sobre "qualquer solução que esteja relacionada com alguma crise".
Orçamento do Estado

Governo antecipou-se a armadilha do PSD

365
O PSD afinou a estratégia, mas o Governo viu-a a tempo: com o PSD a votar contra todos os artigos do Orçamento, a esquerda tem de estar alinhada na hora da votação. Diploma foi desarmadilhado.
Novo Governo

As mudanças nas esquerdas

477
Todos notaram como o Syriza destruiu o partido socialista grego e como o Podemos ameaça o PSOE. Mas pouco repararam como a nova esquerda 'chic' e radical destruiu os comunistas gregos e espanhóis.
Novo Governo

"É urgente coser aquilo que se rasgou"

1.114
António Costa anunciou que a partir de março o Governo irá fazer reuniões mensais fora de Lisboa para estar "mais perto" das pessoas. O primeiro destino será Coimbra.
Novo Governo

Adjunto do Governo deve 39 mil euros ao IEFP

1.597
O IEFP tenta cobrar, há cinco anos, uma dívida de mais de 39 mil euros a Pedro Gomes, antigo assessor da Câmara de Lisboa e atual adjunto da secretária de Estado Graça Fonseca.
Orçamento do Estado

Partidos lutam contra a paternidade da austeridade - como aconteceu

165
O primeiro dia de debate do Orçamento ficou marcado por uma velha discussão: quem trouxe e quem foi além da troika. Com uma nuance: saber quem é que começou a reverter a austeridade.
Orçamento do Estado

Especial/ Que Orçamento é este? E no fim quem fica a ganhar?

433
Há vida para além do défice? O "virar de página" da austeridade? A culpa é de Bruxelas? Quem ganha e quem perde? Passámos o Orçamento a pente fino e algumas conclusões são (quase) surpreendentes.
Empresas

Cidadãos e empresas com dossiês online

127
Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, disse ao Jornal de Negócios que os dossiês com documentos pessoais vão estar disponíveis a partir de um código de acesso.
António Costa

A minha petição

541
Nada é mais urgente que ter a garantia de que António Costa vai continuar à frente do PS. Mesmo depois de deixar de ser primeiro-ministro? Sim, sobretudo depois de deixar de ser primeiro-ministro.
Bloco de Esquerda

Especial/ Os velhos do Bloco e os novos do PCP

O PCP não é uma "cambada de velhos". E o BE, que organizou agora o "1º Encontro Nacional +60", não é um partido juvenil. Os rótulos que colaram aos dois não podiam estar mais errados, garantem eles
Orçamento do Estado

Passos critica "ataque descabelado" de Costa

437
Decisão sobre o Orçamento só na segunda feira. Para já, só críticas: a Costa, diz Passos, falta-lhe "cultura democrática" e sobra-lhe vontade de controlar tudo. Isto por causa do Banco de Portugal.
Novo Governo

BE e PCP pressionam reestruturação da dívida

479
PCP vai apresentar proposta para a renegociação da dívida nos próximos dias. BE aposta em grupo de trabalho conjunto com Governo. PS já avisou que primeiro é preciso mostrar boas contas públicas à UE.
Governo

PSD. Criámos mais emprego do que Costa prevê criar

466
Passos em jeito de desafio: se as medidas deste Governo são tão positivas, como é que se justifica que o Governo anterior tenha criado mais emprego em 2015 do que este prevê criar em 2016?
Orçamento do Estado

Orçamento? O PSD não vai ser "muleta" do Governo

882
Não há espaço para consensos de regime. A garantia é de José Matos Correia, vice-presidente do PSD, que fechou a "porta" a qualquer entendimento com o PS. Orçamento do Estado para 2016 incluído.
Governo

PS, PCP e BE. As juras de amor envergonhadas

1.364
Ao fim de 40 anos de separação, juntaram-se. Foi um caminho longo, parecem ainda pouco à vontade mas apostam numa relação duradoura. Eis a troca de mimos.
Orçamento do Estado

O interesse nacional e as alternativas de política

164
As alternativas de política entre o anterior governo PSD/CDS e o atual governo PS não está, sejamos claros, no compromisso em relação à consolidação orçamental (quer no défice quer na dívida).
Orçamento do Estado

É a fama, estúpido

665
Tal como Costa pode dizer para fumarmos menos, andarmos mais de transportes públicos e endividarmo-nos menos sem soar a Salazar, também pode jurar rigor nas contas que nunca o tomaremos por Schauble.
Orçamento do Estado

"Receita da Europa tem dado maus resultados"

5.985
A ex-líder do PSD criticou esta quinta-feira as declarações de Wolfgang Schäuble sobre Portugal, afirmando que a receita da Europa "tem dado maus resultados" e é "uma teimosia" que só ele defende.
Orçamento do Estado

Carga fiscal: PS contraria PS na guerra de números

648
O primeiro-ministro afirmou que o rendimento das famílias, em 2016, aumenta em mais de 700 milhões de euros. Mas Trigo Pereira, do PS, diz que o nível de fiscalidade vai agravar-se. Contas diferentes?
Orçamento do Estado

Patrões: OE "não favorece o investimento privado"

138
As confederações patronais criticam o Orçamento de Estado, que acusam de "não favorecer o investimento privado". E dizem que a carga fiscal e parafiscal atingirá "um novo máximo histórico" em 2016.
Orçamento do Estado

Investigadores: valor das bolsas ficará congelado

O ministro Manuel Heitor afirmou esta quarta-feira que o valor das bolsas pagas a investigadores se manterá congelado. E disse, sem quantificar, que o número de bolsas aumentará em 2016.
TAP

Moreira pressiona Governo para restabelecer rotas

254
O presidente da Câmara do Porto pediu ao Governo para ordenar o restabelecimento das ligações internacionais que a TAP quer suspender a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Privatização da TAP

TAP. Administração com próximos de Costa

1.961
Dois dos 6 membros do novo conselho de administração da TAP escolhidos pelo Governo deverão ser Luís Patrão e Diogo Lacerda Machado. Ambos com ligações ao PS e a António Costa.
Novo Governo

PCP e BE: as tensões de uma relação "engraçadinha"

Juntaram-se para aprovar o OE numa convergência inédita, mas a relação entre comunistas e bloquistas é tensa desde a fundação do BE. Houve críticas, acusações, desconforto - e piadas.
Privatização da TAP

TAP – uma importante decisão colectiva

127
Tal como as nossas caravelas que lideraram no século XV/XVI uma epopeia de globalização pioneira, também na TAP podemos acrescentar.
Orçamento do Estado

Sindicatos pedem esclarecimentos sobre 35 horas

O primeiro-ministro garantiu, este sábado, o regresso às 35 horas a 1 de julho, mas Frente Comum e FESAP não ficaram convencidas com as palavras do chefe do Executivo e pedem explicações.
Orçamento do Estado

O que pensar sobre o Orçamento? Leia 6 respostas

141
Nuno Garoupa, José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Jorge Costa Paulo Trigo Pereira e André Azevedo Alves analisam as medidas do Orçamento. Isto vai correr bem - ou vai correr mal?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site