775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Parcerias Público Privadas

Serviço Nacional de Saúde

Trabalhadores do Hospital de Cascais em greve 6.ª

Trabalhadores fazem greve entre as 08h de sexta-feira e as 00h0de sábado e concentram-se às 10h à porta do Hospital de Cascais. Querem as mesmas condições de trabalho que na administração pública.
Legislativas 2024

PCP: PPP não podem receber mais do que a Cultura

Paulo Raimundo defende que "não podemos continuar a ter orçamentos de estado que atribuem mais dinheiro" às PPP do que à cultura, um pilar da democracia, que deve ser "valorizada e acarinhada".
Fact Check

PPP. TdC disse sempre que foram piores?

Em 2021, o Tribunal de Contas emitiu um relatório que contraria a alegação da líder do Bloco de Esquerda, que se estreou esta terça-feira nos debates televisivos pré-eleições legislativas de 2024.
A História do Dia

As PPP na saúde deveriam voltar?

Os dados revelam que os hospitais, onde acabou a parceria com privados, eram mais eficazes  e mais baratos. Há margem para um regresso ao modelo? Tiago Caeiro, jornalista, é o nosso convidado.
Comboios

Alterações legislativas obrigam compensação a PPP

Estado pode ser obrigado a compensar concessionária da linha de alta velocidade caso haja "alterações legislativas ou regulamentares" que ponham em causa a atividade contratada.
Saúde

PPP: desafios, oportunidades e responsabidades

Com contratos claros e rigorosos as PPP na Saúde podem trazer eficácia, agilidade e inovação
Serviço Nacional de Saúde

Especialistas aconselham novas PPP na saúde

Antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse que a aposta no modelo das ULS vem com anos de atraso e sugere que se opte, nalguns casos, por Parcerias Público-Privadas.
Fora do Baralho

Voltem PPP? No pior mês do SNS dê a cara, Costa

Se é problema de gestão e não de dinheiro, não há milagres e foram o PM e Marta Temido que acabaram com as PPP na saúde. E o caso da Efacec - "parem de salvar empresas!" - e o PR a "engonhar" na TAP.
Saúde

APAH: privados disponíveis para colaborar com SNS

Privados mostram disponibilidade para aprofundar relação com o SNS, já que "relação é virtuosa para o país", mas "colaboração deve ser estratégica e planeada".
E o vencedor é...

Crueldade da burocracia matou um idoso em Loures

Será que haveria o mesmo desfecho se o Beatriz Ângelo ainda fosse uma PPP? Marcelo merece um 18: mostra a importância de ir à Ucrânia para dizer evidências que, por cá, o PCP ainda nega. 
Serviço Nacional de Saúde

PSD: "Greve reflete passividade governativa"

"Estamos a sofrer em Portugal os efeitos da passividade governativa dos últimos anos, um Governo que não muda, que não transforma, de empata", acusa líder do PSD, comentando a greve dos médicos.
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa critica BCE? Eu também "não entro nisso"

O autarca de Loures (que criticou o fim das PPP), Ana Catarina Mendes (que desvaloriza atrasos na JMJ) e António Costa (que criticou o BCE) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

13h. IL recomenda ao Governo regresso das PPP 

Rui Rocha defende que há mais locais onde esse modelo de gestão pode fazer sentido. Ainda neste jornal, Chega quer ouvir Ministra da Justiça por causa da naturalização de Pedro Pablo Pichardo.
Noticiário

12h. Temido e PPP? "É o pior que a política tem" 

A antiga ministra da Saúde valorizou o papel dos privados na prestação de saúde em entrevista à SIC e o antecessor deixa críticas. Para Campos Fernandes, "isto afasta os jovens da política".
Governo

Um ministro faz asneira — e depois?

Esta semana, a pátria teve que lidar com as consequências da incompetência flagrante de duas ex-ministras. Uma não fez o que devia; a outra, fez o que não devia. Como sempre, elas saíram e nós ficámos
O Bom, o Mau e o Vilão

Os ministros Dupond e Dupont não sabem nada da TAP

A PPP de Cascais (que poupou milhões), a Transtejo (que anda ao molho) e Pedro Nuno Santos e Fernando Medina (que se põem de fora do caso dos 500 mil euros) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Parcerias Público Privadas

Handback de projetos – o caso das PPP

É preciso valorizar uma gestão contratual proativa que permita suscitar, clarificar e desbloquear problemas que possam afetar a transição suave e ordenada do projeto da esfera privada para a pública.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal, as PPP servem?

Depois de terem acabado com as PPP com Marta Temido, eis que o mesmo governo, agora com novo ministro, prepara-se para recuperar parcerias em força. Os utentes é que pagam estas alterações ideológicas
Noticiário

22h.Ministro admite PPP na construção de hospitais

Manuel Pizarro sublinha que as eventuais parcerias vão ser apenas para construção e manutenção dos hospitais, a gestão mantém-se na esfera pública. Ainda, professores em greve dia 18 de novembro.
Noticiário

21h. OE2023. Partidos entregam 1.600 propostas

Chega é o partido que apresentou o maior número de propostas este ano. Já a Iniciativa Liberal foi o partido com menor número. Ainda, ministro da Saúde admite PPP para acelerar construção de hospitais
Noticiário

2h. Adjudicada obra de Hospital de Lisboa Oriental

Vai ser construído em Marvila, num regime de Parceria Público-Privada. É o que revela o Ministério da Saúde. E ainda, o Conselho de Ministros aprovou o acordo de descentralização de competências.
Semáforo Político

Hospitais. "É necessário parcerias com privados"

Ricardo Rio alerta que o Hospital de Braga não está pronto para responder à procura dos utentes nos próximos meses. O autarca da cidade defende por isso parcerias entre o SNS e o setor privado.
Serviço Nacional de Saúde

A geringonça liquidou o SNS

A manutenção de Marta Temido é útil para o PS por funcionar como uma espécie de escudo humano político. Mais cedo ou mais tarde, é provável que seja sacrificada. Mas os problemas no SNS permanecerão.
Serviço Nacional de Saúde

O SNS piorou. E há responsáveis

Passou-se a ideia de que o fortalecimento do SNS dependeria do afastamento dos privados. Entretanto, as necessidades reais do SNS foram adiadas. Fez-se o que não se devia, não se fez o necessário.
E o vencedor é...

Os que queriam um SNS sem PPP, contentes agora?

Jerónimo de Sousa e Catarina Martins estão de parabéns. Finalmente têm o SNS que queriam? Marta Temido e António Costa também porque lá se livram das culpas. Quem perde, como sempre, são os utentes.
Estado Social

Orgulho, falência e preconceito

Portugal precisa de derrubar de vez os muros de Berlim que ainda existem. E perceber que em democracia parte da saída para as dificuldades passa precisamente por questionar aquilo que sacralizamos.
Noticiário

13h. Equipas médicas "estão desmotivadas"

Antiga ministra da Saúde sublinha que é necessária uma "transição tranquila" das parcerias público-privadas para a gestão pública, o que não aconteceu. E ainda, a Madragoa venceu as marchas lisboetas.
Resposta Pronta

PPP's. "Estado tem motivos para pagar"

Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar, acredita que há motivos de força maior para estado pagar aos hospitais PPP os prejuízos resultantes da pandemia.
Saúde

Privados da Saúde exigem milhões ao Estado 

Só o Grupo da Luz exige 45 a 48 milhões de euros aos cofres do Estado para compensar as perdas da pandemia. CUF e Lusíadas também querem reposição do reequilíbrio financeiro.
Noticiário

9h. Arranca a testagem nas escolas públicas

A reação dos diretores das escolas públicas ao arranque do protocolo de testagem à Covid-19, nas escolas. E ainda, o fim das PPP no Hospital Beatriz Ângelo. Gestão vai passar a ser pública.
Energia

Costa Pina renuncia à administração da Galp

Carlos Costa Pina saiu da administração da Galp, anunciou a empresa em comunicado. Isto depois de ter sido acusado pelo Ministério Público no caso das PPP.
Parcerias Público Privadas

Faltam recursos e o controlo das PPP está a falhar

Os "cidadãos têm direito a informação completa, correta e clara" sobre a execução das parcerias público privadas. Mas o Tribunal de Contas diz que isso não está a acontecer.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Passamos do oito para o oitenta?

Detenção de Manuel Pinho e mulher lança debate sobre excesso de zelo do sistema de Justiça.
Parcerias Público Privadas

Privados podem ter de devolver 3,3 mil milhões

Ex-ministros de Sócrates foram ilibados do crime de participação económica em negócio por terem delegado competências em Paulo Campos e Carlos Costa Pina.
Noticiário

7h. PPP. Prescrição de crimes ajuda 3 ex-ministros

O Observador já tinha noticiado que as suspeitas de corrupção de Teixeira dos Santos, Mário Lino e António Mendonça foram arquivadas. Agora o jornal Público cita os reparos do despacho de acusação.
Noticiário

19h. Caso PPP. Campos e Costa Pina acusados

Ao fim de nove anos de investigação, o Ministério Público avança com a acusação sobre os dois ex-secretários de Estado. Ainda neste jornal, a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos.
Parcerias Público Privadas

Caso das PPP. Campos e Pina acusados 

MP acusa os dois ex-secretários de Estado de terem prejudicado o Estado na negociação de concessões rodoviárias em regime de Parceria Público-Privada. Corrupção arquivada.
Saúde

Regulador da saúde recebeu 37.000 reclamações

Do total de processos submetidos à ERS no primeiro semestre, 69% referem-se a estabelecimentos de cuidados de saúde do setor público, incluindo aqueles em regime de parceria público-privada.
Ministério da Saúde

O ataque aos privados na Saúde. Ligue 910024185

Os hospitais que funcionavam em Parceria Público-Privada estavam no topo de excelência clínica, mas estão a desaparecer. Ligue 910024185 e entre no Contra-Corrente às 10h10 com José Manuel Fernandes.
Parcerias Público Privadas

Que Hospital Beatriz Ângelo queremos?

Os resultados apresentados no relatório do Tribunal de Contas apontaram para bons indicadores de desempenho e qualidade. Onde está a vontade de fazer a reforma na saúde? Ou será cegueira ideológica?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora