789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Parlamento

25 de Abril

25 Abril: parlamento abre para visitas gratuitas

O programa "Parlamento de portas abertas" estará aberto para visitas gratuitas entre as 15h30 e as 19h00 do dia 25. No parlamento, estão previstas atividades pedagógicas como semear cravos.
Noticiário

12h. Alívio do IRS desce à especialidade

A votação da proposta de descida de IRS vai ser adiada para que os partidos tenham mais uma oportunidade de concertar posições. E ainda, as reações políticas à demissão da direção executiva do SNS.
Parlamento

Audições de Medina e Miranda Sarmento aprovadas

Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, a propósito da dívida pública, e Miranda Sarmento, atual titular da pasta, por causa do IRS, vão ser ouvidos no Parlamento.
Noticiário

9h. Amnistia alerta para violência em Portugal

É o que indica o relatório anual sobre o estado dos direitos humanos. Há também alertas sobre a falta de habitação adequada. Ainda, Parlamento discute hoje propostas do governo sobre descida do IRS.
Doenças

Comparticipação para doentes de Crohn unânime

A comparticipação da dieta completa em pó Modulen IBD, para pessoas com doença de Crohn, foi votada por unanimidade e "será uma realidade" sem "nenhum compasso de espera".
ANA

Sem voto do PS, inquérito à ANA fica pelo caminho

Enquanto ministro, Pedro Nuno Santos descreveu a venda da ANA como "um péssimo negócio" para o Estado, mas o PS não vai apoiar a comissão de inquérito proposta pelo PCP que não deve ser aprovada.
Noticiário

5h. Nuno Melo vai ser reeleito líder do CDS

Nuno Melo prepara-se para ser reeleito líder do CDS no segundo dia do congresso do partido. Ainda, Jair Bolsonaro convocou manifestação a favor da democracia no Rio de Janeiro.
Parlamento

O labirinto político português 

A complexa teia tripolar que define o Parlamento português revela uma estrutura  ramificada de dependências mútuas e suscetibilidades interligadas, delineando um equilíbrio  ténue e volátil.
Comissão de Inquérito

Trabalhadores da TSF lamentam falta de consenso

Comissão de Trabalhadores da TSF afirmou que expectativa dos trabalhadores sobre CPI "saiu completamente frustrada com a votação e com os argumentos apresentados no debate".
IRS

IRS. O que vai mudar com a proposta do Governo?

O Governo apresentou a sua proposta para as taxas de IRS. Prometeu que, assim que entrem em vigor, atualizará as tabelas de retenção, com um bónus no primeiro mês, já que serão ajustadas a janeiro.
Corrupção

Corrupção. O "plano de emergência" da oposição

Primeiras reuniões entre partidos e ministra da Justiça arrancam esta sexta-feira à tarde. Propostas vão desde as entidades para a transparência à criminalizarão do enriquecimento ilícito.
Comissão de Inquérito

Global Media: comissão de inquérito vai a votos

Nem o PAN nem o BE, autores da proposta, têm deputados suficientes para impor uma comissão de inquérito com caráter obrigatório, sendo necessário um quinto dos parlamentares em efetividade de funções.
A História do Dia

O CDS ainda conta?

Os centristas regressaram ao Parlamento e ao Governo, mas será que ainda têm voz na sociedade portuguesa? Nuno Gonçalo Poças autor de “O Príncipe da Democracia” é o nosso convidado.
PS

"Montenegro destruiu estado de graça em 15 dias"

O ex-secretário de Estado do PS critica Montenegro por ter se manter em silêncio sobre um retificativo e diz que polémica do IRS obriga a oposição a aguardar por todas as propostas: "é ver para crer".
Noticiário

14h. Operação Influencer. IL pede cuidado

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, esta quinta-feira, Rui Rocha pede que sejam respeitados os tempos da Justiça. Ainda, BE quer que PGR preste esclarecimentos sobre a Operação Influencer.
Bloco de Esquerda

BE leva a debate no parlamento direitos laborais

"Muito quilómetro para pouco dinheiro" é o mote para o debate proposto pelo Bloco de Esquerda, salientando que estão em causa "cerca de 100 mil trabalhadores".
Parlamento

Aguiar-Branco "abre as portas" do parlamento 

Aguiar Branco inaugurou a "Casa do Parlamento — Centro Interpretativo" onde espera que "a imagem do parlamento saia reforçada". Apontou como objetivo do seu mandato "abrir o parlamento às pessoas".
Nazismo

Suíça aprova proibição de símbolos extremistas

Revertendo a sua posição neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial, a Suíça proibiu a exibição de imagens de caráter extremista, violento e racista, à semelhança de outros países europeus.
Emissão Especial

O debate de urgência sobre o IRS na íntegra

O PS mantém que a descida do IRS apresentada por Luís Montenegro é um embuste mas o ministro Pedro Duarte acusa o PS de estar a fazer "tática politica" com esta questão. 
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
A História do Dia

Já terminou o estado de graça do Governo?

Nos primeiros dias, o executivo regista vários tropeções. Há casos e declarações polémicas que causam mossa. Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de  Política do Observador, é o nosso convidado.
Parlamento Europeu

"A sala de professores" vence prémio LUX

Premiado no festival de Berlim e nomeado para os Óscares, "A sala de professores" é protagonizado pela atriz Leonie Benesch. Filme já estreou nas salas portuguesas.
Assembleia Da República

Pedro Pinto reeleito líder parlamentar do Chega

Líder parlamentar do Chega, questionado sobre o facto de Bruno Nunes ter deixado de ser vice-presidente da bancada, remeteu para uma decisão de Ventura e justificou que vai presidir a uma comissão.
Parlamento

Aguiar-Branco não quer tratamento por "tu"

Na última conferência de líderes, ficou definido que volta a campainha antes dos plenários. Aguiar-Branco pediu dignidade no debate e que, para tal, se evite o tratamento por "tu" ou "você".
Parlamento

PSD vai ter seis presidentes em comissões

As presidências das comissões parlamentares são sempre distribuídas de forma proporcional. O PSD vai ter seis presidências de comissões parlamentares, o PS terá cinco e o Chega três.
Governo

O debate do Programa do Governo em versão de bolso

Montenegro sai do primeiro confronto parlamentar com ideia do que terá pelo caminho. Um PS e um Chega a medir espaços, parceiros insuficientes, a esquerda sem ceder e um PR a pressionar.
Parlamento

Aguiar-Branco manda retirar grades em frente à AR

Remoção começou esta sexta-feira e vai continuar até que todas as grades sejam retiradas. "Não fazia sentido comemorar os 50 anos do 25 de Abril com grades em frente à AR", disse Aguiar-Branco.
PS

IVA, portagens e rendas. As propostas do PS

Com Luís Montenegro a disparar iniciativas, Pedro Nuno Santos não perdeu tempo e anunciou prioridades do PS no Parlamento.
Noticiário

15h. PR não tomou decisão sobre presença em CPI

Marcelo diz que vai decidir "em tempo oportuno", e promete pronunciar-se depois das eleições europeias. Ainda, C.M. de Lisboa não esclarece para onde vão imigrantes sem-abrigo que vivem nos Anjos.
Noticiário

13h. Moções de rejeição de PCP e BE chumbadas

Pedro Nuno Santos anuncia medidas que o PS vai levar ao Parlamento. Ainda neste jornal, foram chumbadas as moções de rejeição do PCP e do Bloco de Esquerda.
Resposta Pronta

"Governo em vigor tem missão de cumprir PRR"

O Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR acredita na união dos partidos para cumprir as reformas. Pedro Dominguinhos sublinha a importância de cumprir o prazo na aprovação de candidaturas.
A História do Dia

O Governo passou. O que vai fazer a oposição?

O Programa de Governo não será chumbado. O Governo entra em pleno em funções. A AD canta vitória, mas PS e Chega avisam que o jogo não acabou. Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Parlamento

Parlamento com semáforos e deputados silenciados

Silenciar um deputado abruptamente e sem apelo é uma medida abusiva.
Programa de Governo

Seis pontos para saber o que se passou no debate

Montenegro estreou-se no Parlamento como primeiro-ministro e aproveitou o Programa do Governo para alimentar tese: não rejeitar significa dar condições para governar. Teoria não agradou a PS e Chega.
Novo Governo

Fact Check ao debate do Programa do Governo

Observador está a fazer a verificação das afirmações que primeiro-ministro e oposição têm feito no debate do Programa do Governo: da utilização de fundos europeus aos seguros de saúde e à pobreza.
Emissão Especial

"Montenegro mostrou-se aberto ao diálogo"

O politólogo André Freire faz um balanço positivo da primeira intervenção de Luís Montenegro no Parlamento. Defende que a legislatura vai ser desafiante para o PSD. 
Noticiário

13h. PM anuncia medidas no debate do programa

Montenegro fez vários anúncios, desde logo a descida do IRS, que vai ser aprovada na próxima semana. Ainda neste jornal, as intervenções dos partidos no arranque da discussão do programa do Governo.
Noticiário

6h. É debatido esta quinta o programa do Governo

Encontro marcado para as dez da manhã na Assembleia da República. O debate do programa vai ter a duração de mais de oito horas e só termina esta sexta-feira.
Assembleia Da República

"Governo não oferece garantias de estabilidade"

O mais experiente deputado do PCP reconhece que a duração da legislatura é uma incógnita e avisa o PS que "viabilizar um Orçamento do Estado do PSD seria insólito", tendo em conta que são oposição.
Governo

"Um logro", "é pouco". Oposição critica programa

Partidos da esquerda à direita atacam programa do novo Governo (mesmo os que prometem viabilizá-lo). Bloco anunciou que vai apresentar moção de rejeição própria.
O sofá do parlamento

"Dificilmente se compreende que PS viabilize OE"

O deputado do PCP, António Filipe, "compreende" a pressa do PS com a valorização das carreiras da função pública e avisa que "seria insólito um partido da oposição" aprovar um Orçamento do PSD.
Noticiário

8h. Biden deixa duras críticas a Netanyahu

O presidente norte-americano critica a abordagem de Netanyahu na Faixa de Gaza e incentiva um cessar-fogo. Ainda, Alexandra Leitão vai a votos para ser líder da bancada parlamentar do PS.
Noticiário

6h. Programa é entregue esta quarta-feira na AR 

O programa é entregue a Aguiar Branco pelas onze e quarenta e cinco da manhã. O programa é apresentado e discutido na Assembleia da República entre quinta e sexta-feira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora