789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comissão de Inquérito

ANA

Sem voto do PS, inquérito à ANA fica pelo caminho

Enquanto ministro, Pedro Nuno Santos descreveu a venda da ANA como "um péssimo negócio" para o Estado, mas o PS não vai apoiar a comissão de inquérito proposta pelo PCP que não deve ser aprovada.
Comissão de Inquérito

Trabalhadores da TSF lamentam falta de consenso

Comissão de Trabalhadores da TSF afirmou que expectativa dos trabalhadores sobre CPI "saiu completamente frustrada com a votação e com os argumentos apresentados no debate".
Comissão de Inquérito

Global Media: comissão de inquérito vai a votos

Nem o PAN nem o BE, autores da proposta, têm deputados suficientes para impor uma comissão de inquérito com caráter obrigatório, sendo necessário um quinto dos parlamentares em efetividade de funções.
Noticiário

15h. PR não tomou decisão sobre presença em CPI

Marcelo diz que vai decidir "em tempo oportuno", e promete pronunciar-se depois das eleições europeias. Ainda, C.M. de Lisboa não esclarece para onde vão imigrantes sem-abrigo que vivem nos Anjos.
Noticiário

3h. Gémeas. PNS diz que CPI "não acrescenta nada"

Pedro Nuno Santos alerta para os riscos de se banalizar as Comissões Parlamentares de Inquérito e considera que neste caso das gémeas luso-brasileiras "não vai acrescentar nada".
Noticiário

16h.Ventura admite chamar PR sobre caso das gémeas

O presidente do Chega diz que todos têm de prestar esclarecimentos sobre o assunto. Ainda neste jornal, novo Ministro da Educação esclarece que o Ensino Superior vai ficar sobre a sua alçada.
Noticiário

12h. PS indeciso com a CI ao caso das gémeas

Pedro Nuno Santos diz que PS está a decidir se viabiliza a Comissão de Inquérito ao caso das gémeas. Ainda neste jornal, uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde.
Direto ao Assunto

TAP. "Não aqui nenhuma nova trapalhada"

Bruno Aragão, coordenador do grupo parlamentar do PS na Comissão de Inquérito à TAP, diz que "é um facto" que Pedro Nuno Santos não tem responsabilidades no despedimento da ex CEO da companhia aérea.
ANA

PCP vai propor inquérito à privatização da ANA

O secretário-geral do PCP revelou que após as eleições legislativas, que se irão realizar em 10 de março, vai propor a realização de uma comissão parlamentar de inquérito à privatização da ANA.
EFACEC

Efacec. Direita unida por comissão de inquérito

Oposição em peso exige esclarecimentos sobre a Efacec, e até o Presidente da República admite que é preciso tornar o processo "transparente". Direita exige comissão de inquérito.
TAP

IGF já tem instruções para fazer auditoria à TAP

Finanças já enviaram despacho à IGF para cumprir recomendação da CPI para fazer auditoria aos negócios da TAP com privados. Por divulgar está ainda avaliação à privatização de 2015 também recomendada.
TAP

Frederico Pinheiro e Hugo Mendes lançam livro

Livro é dedicado exclusivamente à TAP e serve como uma prestação de contas sobre a condução política do caso. Há denúncias e críticas à privatização da companhia aérea e a António Costa.
TAP

TAP. Ex-CEO tem "confiança" na justiça portuguesa

A ex-CEO da TAP, Christine Ourmières Widener, demitida em março, diz acreditar na justiça, na sequência do processo que moveu contra a companhia, no qual pede 5,9 milhões de euros de indemnização.
TAP

TAP. Bruxelas responde tarde e invoca segredo

As perguntas seguiram a 5 de junho e as respostas vieram na semana passada. Explicações de Bruxelas sobre a TAP têm carimbo de segredo comercial e chegam depois de terminado inquérito parlamentar.
TAP

TAP. A análise aos protagonistas do inquérito 

Foram horas a fio de audições. Foram muitos documentos apresentados. Nestes cinco meses de inquérito, muitos protagonistas surgiram, outros ficaram mais na sombra.
TAP

Branqueamento ou rolo compressor da minoria?

A oposição insistiu no branqueamento, o PS respondeu com o rolo compressor "da minoria". Pedro Nuno Santos não foi, mas o seu nome foi ouvido na apreciação do relatório da comissão de inquérito à TAP.
Comissão de Inquérito

Falta de respeito ou lei da rolha?

Os deputados “ofendidos” reagiram como se, repentinamente, alguém lhes tivesse retirado as máscaras usadas para desempenharem os papéis que lhes estão destinados na dramaturgia parlamentar.
Comissão de Inquérito

A democracia está a degradar-se, pois está

Parece-nos que, com culpa de todos os partidos políticos, os melhores da sociedade portuguesa ficam sempre de fora, afastam-se e não querem participar nesta amálgama de baixa cotação de valores.
TAP

PS sozinho na votação e nas críticas à CPI

O PS sozinho aprovou o relatório final. Todos os partidos da oposição votaram contra. O inquérito à TAP acabou com o PS a criticar a própria comissão, e o tom acusatório de algumas inquirições.
TAP

PS. Há fronteiras que não podiam ser ultrapassadas

Atacado por toda a oposição por omissões e branqueamentos, o coordenador dos socialistas diz que no inquérito à TAP houve um "registo acusatório e pressionante", sem base em depoimentos e documentos.
Noticiário

20h. PSD quer debater "liberdade partidária"

O pedido feito por escrito surge na sequência das buscas da PJ à sede nacional e casa do ex-presidente Rui Rio. Ainda neste jornal, relatório da CPI vai incluir noite de 26 de abril.
Noticiário

12h. Partidos votam relatório da comissão da TAP

PS aceitou 40 propostas da oposição, sendo que a maioria são do PCP. Chega e Bloco de Esquerda veem aprovadas seis propostas, cada um.
Noticiário

6h. TAP. CPI discute e vota hoje relatório final

Em análise está o texto preliminar da relatora socialista Ana Paula Bernardo e as propostas de alteração apresentadas pelo PS, Chega, PCP e Bloco de Esquerda.
Noticiário

1h. Adão e Silva: CPI é "política espetáculo"

O Ministro da Cultura descreve a Comissão Parlamentar de Inquérito como uma "produção mediática" que "merece reflexão e que não traz vantagens para o sistema".
TAP

TAP. Parlamento quer investigação da UE à Airbus

Nas alterações ao relatório da TAP ficam expressos pedidos de investigação à UE, IGF e Ministério Público. E pede-se uma análise à excessiva classificação de documentos.
TAP

TAP. PS aceita 40 propostas da oposição 

PS pisca olho ao PCP, o partido que mais alterações conseguiu. Uma delas leva a que fique preto no branco que os acontecimentos no Ministério das Infraestruturas foram de "enorme gravidade".
Noticiário

7h. Aeroporto. Duarte Cordeiro critica Sec. Estado

O ministro do Ambiente reprova a atitude do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas João Paulo Catarino. Ainda neste jornal, plano de mobilidade da Jornada Mundial da Juventude.
Noticiário

2h. CPI à TAP. Duarte Cordeiro apoia Adão e Silva

O Ministro do Ambiente apoia Pedro Adão e Silva nas críticas à CPI e afirma que subscreve o Ministro da Cultura relativamente ao facto de "os ministros terem opinião e deverem expressar a opinião”.
Comissão de Inquérito

A reunião informal do Governo disforme

O governo fechou Monserrate para uma reunião. Se ainda ninguém se tivesse demitido do executivo havia as opções Jerónimos e Mosteiro de Alcobaça, mas assim serviu uma coisa com menos assoalhadas.
TAP

TAP. Duarte Cordeiro defende Adão e Silva 

Duarte Cordeiro tentou um tom mais moderado para admitir que possa ter havido exageros na comissão parlamentar. Ainda assim defende deputados. Mas também sai em defesa do colega da cultura.
TAP

TAP. PSD faz conclusões em declaração de voto

O PSD não propõe alterações ao relatório, mas faz um conjunto de conclusões que estarão numa declaração de voto, para que constem do documento que chegará ao Ministério Público.
TAP

PS quer gestores públicos a reportar indemnizações

PS vai um pouco mais longe (sem mudar o essencial) nas conclusões do relatório do inquérito à TAP e recomenda que gestores públicos tenham de comunicar indemnizações recebidas quando iniciam funções.
TAP

Chega responsabiliza Governo na TAP

O Chega fez um conjunto de propostas de alteração ao relatório preliminar do inquérito sobre a TAP, para ficar expresso que o Governo não pode ser desresponsabilizado.
Comissão de Inquérito

A grande desresponsabilização

Não assumir a responsabilidade de nada, branqueando, delegando ou apenas não decidindo está longe de ser governar. A TAP simboliza este tempo de grande desresponsabilização.
Comissão de Inquérito

Nem ode, nem sai de CIP

Pôr a Ana Paula Bernardo a retirar conclusões da CPI é o mesmo que ter o Himmler a presidir aos Julgamentos de Nuremberga. “Gás? Isso não está no âmbito, pá”.
TAP

Bloco quer SIS e reunião secreta nas conclusões 

O Bloco de Esquerda fez várias propostas de alteração ao relatório preliminar do inquérito sobre a TAP, nomeadamente para incluir a existência da reunião com a CEO da TAP, promovida pelo ministro.
TAP

"Salários" não declarados. PCP pede investigação

PCP quer investigação judicial à "fuga" de pagamentos à Segurança Social nos salários de gestores e que relatório do inquérito à TAP diga que ex-ministro Pedro Marques soube dos fundos Airbus.
TAP

Chega quer interferência do Governo no relatório

O Chega quer que o relatório da comissão de inquérito à TAP conclua que existiu interferência do Governo de António Costa na companhia aérea, e que aconteceu de forma "deliberada e consciente".
Noticiário

12h. Adão e Silva rejeita crítica de Lacerda Sales

Ministro da Cultura rejeita ter faltado ao respeito à Assembleia da República com os comentários que fez sobre a Comissão de Inquérito à TAP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora