786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Chega

Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Noticiário

15h. Influencer. IL, BE e Chega querem explicações

Rui Rocha e Ventura pedem respeito pelos tempos da justiça, Mortágua diz que as explicações são insuficientes. Ainda neste jornal, funcionários judiciais e Ministra da Justiça não chegam a acordo.
Noticiário

13h. Chega vai propor maior alivio fiscal

O Chega vai apresentar uma contraproposta de alívio fiscal de mais de mil milhões. E ainda, sindicatos das forças armadas demarcam-se do ultimato feito ao Ministério da Administração Interna.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Assembleia Da República

Pedro Pinto reeleito líder parlamentar do Chega

Líder parlamentar do Chega, questionado sobre o facto de Bruno Nunes ter deixado de ser vice-presidente da bancada, remeteu para uma decisão de Ventura e justificou que vai presidir a uma comissão.
Tira-Teimas

IL vs Livre. Polémica da adjunta era "evitável"

Mário Amorim Lopes da IL fala num processo conhecido por isso podiam ter evitado esta exposição. Paulo Muacho do Livre diz que é necessário garantir que todos estão acima de qualquer suspeita.
Parlamento

PSD vai ter seis presidentes em comissões

As presidências das comissões parlamentares são sempre distribuídas de forma proporcional. O PSD vai ter seis presidências de comissões parlamentares, o PS terá cinco e o Chega três.
Extrema Direita

Direita radical cresceu com novas regras sociais

Vicente Valentin argumenta que muitas pessoa já se reviam na ideologia de extrema-direita mas não estavam dispostas a expressá-lo, por receio da censura social.
Explicador

O Chega pode protestar a restrição do Facebook?

Nuno Igreja Matos garante que qualquer grande plataforma tem poder para restringir e moderar conteúdos. O advogado acredita que o Chega vai alegar que está a fazer uso da liberdade de expressão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vai começar o leilão da descida do IRS?

O Governo promete aprovar esta semana o projeto lei para efetivar a descida do IRS. O Chega já veio dizer que é pouco e que vai propor um corte de mil milhões porque diz que há margem no Estado.
Noticiário

22h. Programa de Estabilidade gera discórdia

Programa de Estabilidade apresentado pelo Governo gera discórdia entre partidos da AR. Ainda, André Villas-Boas reforça ataque a Pinto da Costa nas eleições do FC Porto.
Noticiário

20h. PNS pede atenção ao programa de estabilidade

Pedro Nuno Santos avisa que é preciso cuidado com o programa de estabilidade apresentado pelo governo. Ainda, André Ventura acusa governo de ser "pouco ambicioso" no programa de Estabilidade.
Novo Governo

IRS. Chega quer aumentar redução para mil milhões

O líder do Chega vai procurar dialogar com o PSD e o PS para que haja um alívio bem maior do que aquele que o Governo de pretende. "Existem condições de que estes 200 se transformarem em 1.000", diz.
Eleições na Madeira

Chega/Madeira quer aumentar grupo parlamentar

Miguel Castro, cabeça de lista na Madeira, salientou que as expectativas para as eleições "são as possíveis" e apelou à capacidade dos madeirenses para escolherem um governo que seja "profícuo".
Açores

Chega critica nomeações "imorais" nos Açores

Chega pretende saber "quantos técnicos superiores especialistas foram nomeados na atual legislatura" e os "critérios do nível remuneratório correspondente", considerando as nomeações como "imorais".
Noticiário

13h. Conta de Facebook do Chega restringida

O caso já foi reportado à Meta, a empresa que detém o Facebook, mas o presidente do Chega quer levar o caso aos tribunais. Ventura diz ao Observador que quer conseguir a condenação do Facebook.
Partido Chega

Conta do Chega no Facebook restringida por 10 anos

Conta oficial do Chega foi "restringida" e o partido não consegue publicar conteúdos. Caso já foi reportado à Meta, mas Ventura fala em "censura política" e vai levar caso ao Parlamento e à justiça.
Comentário

IRS. "Chega acrescentou pozinhos de escrutínio"

Rui Pedro Antunes, editor de política do Observador, analisa o anúncio de André Ventura, que quer levar o Ministro das Finanças à Comissão de Orçamento, depois do PS ter pedido um debate de urgência.
Noticiário

17h. Chega chama ministro à Comissão de Orçamento

André Ventura considera que o aumento do alívio fiscal de 200 milhões de euros proposto pelo Governo é uma “desilusão tremenda”. Partido vai votar contra a medida.
Noticiário

15h. Chega acusa Montenegro de manobra de diversão

O deputado Filipe Melo critica a forma como o Governo liderado por Luis Montenegro passou a mensagem sobre a proposta de descida do IRS. E ainda, navio sequestrado não tem portugueses a bordo.
Resposta Pronta

CH: Montenegro criou "manobra" e usou "subterfú...

Filipe Melo, é favorável a "qualquer descida de impostos" mas diz que o primeiro-ministro criou uma "manobra" e utilizou "subterfúgios" que fazem o PSD "começar mal" a legislatura. 
Fora do Baralho

Vida extra de Montenegro, Passos e donas de casa

Governo passa no 1º teste, mas tem exercício difícil para convencer PS ou Chega e fazer contas bater certo. Copas e espadas para Passos Coelho e uma colher de paus para um estatuto só para domésticas.
Tira-Teimas

IL e PS aprovam descida do IRS que Governo quer?

Rodrigo Saraiva, da IL, mostra-se aberto a essa possibilidade. Pelo PS, João Torres é mais vago na resposta. E ainda há dúvidas sobre a dimensão da descida do imposto.
E o vencedor é...

Estreias, luta de galos e ameaças. E o programa?

No debate do programa do Governo, a arrogância reinou e espera-se mais responsabilidade no dia de aprovar leis. Costa tem o futuro pendurado? Atraso no processo pode ditar o fim da carreira política.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

AR vai ser o palco de mais brigas de adolescentes?

Montenegro diz que só se houver uma moção de censura aprovada é que o Governo cai e Pedro Nuno deixa-lhe o desafio de apresentar uma moção de confiança. A luta de adolescentes não pode durar muito.
A História do Dia

O Governo passou. O que vai fazer a oposição?

O Programa de Governo não será chumbado. O Governo entra em pleno em funções. A AD canta vitória, mas PS e Chega avisam que o jogo não acabou. Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
PSD

Passos ou a tranquilidade da direita descomplexada

A democracia portuguesa precisa da tranquilidade de uma direita descomplexada. Uma direita que não precise de ter medo ou de ser provocadora. Uma direita que dispense a complacência da esquerda.
Assembleia Da República

AR: PSD lidera 6 comissões, PS 5 e Chega preside 3

O PSD tem as comissões de Assuntos Constitucionais, Europeus, Agricultura, Ambiente e Energia, Economia e Transparência e ao PS Negócios Estrangeiros, Orçamento e Finanças, Saúde, Trabalho e Cultura.
Emissão Especial

"Montenegro mostrou-se aberto ao diálogo"

O politólogo André Freire faz um balanço positivo da primeira intervenção de Luís Montenegro no Parlamento. Defende que a legislatura vai ser desafiante para o PSD. 
Hungria

Hungria. Debate sobre família é "senso comum"

Em causa está o debate trazido pelas declarações de Pedro Passos Coelho na apresentação do livro "Identidade e Família — Entre a Consciência da Tradição e As Exigências da Modernidade".
Novo Governo

Sprint e pressão ao PS. Montenegro nas entrelinhas

No primeiro discurso como primeiro-ministro no Parlamento, Montenegro apresentou medidas com prazos rápidos, prometeu negociar e colocou ónus de viabilizar governação no PS.
E o vencedor é...

O programa do Governo com "todos, todos, todos"

Os partidos que fizeram de "árvore" com medidas aprovadas no programa de Governo e o Chega que ganha pontos com a CPI ao caso das gémeas. PS e PSD vão assobiar para o lado e fingir que nada se passa?
Direto ao Assunto

Pedro Frazão. "Chega sente-se copiado"

Apesar de considerar positiva inclusão e medidas do Chega no documento, Pedro Frazão acusa Montenegro de "desonestidade" por ir atrás de propostas que criticou, mas recusa "ajuste de contas" no OE.
Novo Governo

Governo integra 60 medidas de outros partidos

Governo incluiu "60 medidas" eleitorais de outros partidos para sinalizar "espírito de abertura e de diálogo". Legislatura é para aguentar até 2028 e Montenegro exige "responsabilidade" à oposição.
Novo Governo

IL prevê que programa ficará "aquém do necessário"

Rui Rocha afirmou que gostaria que o programa do Novo Governo "mudasse realmente o país, que o mudasse com coragem, com energia" mas "espera menos que isso" e promete desafiar o executivo.
Noticiário

7h. Executivo aprova hoje o Programa de Governo

O Programa de Governo de Montenegro deve estar alinhado com o programa com que AD foi a votos nas últimas eleições. Ainda neste jornal, Chega vai votar contra a moção de rejeição do PCP ao Governo.
Novo Governo

Governo mantém redução de impostos como prioridade

Numa altura em que Montenegro vai aumentando pressão sobre Pedro Nuno para que o PS garanta sobrevivência do Governo, AD não vai dar grandes sinais de cedência em relação às prioridades eleitorais.
André Ventura

Belém? Passos e Gouveia e Melo são nomes possíveis

Líder do Chega diz que nomes "até podem vir a contar" com o seu apoio e defende que Passos está a sofrer um "cancelamento público" por se aproximar do partido de Ventura.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Chega impõe CPI se não houver acordo

Ventura avança com comissão de inquérito potestativa se PSD não alinhar. Pizarro fala em irregularidades, mas quer que Chega faça "guerrilha sozinho". PCP diz que é "escarafunchar" assunto.
Política

Chega votará contra moção de rejeição ao Governo

Depois de um arranque marcado pela não-viabilização de Aguiar-Branco para presidente o Parlamento, Chega vai optar por não acompanhar a moção de rejeição do PCP ao Governo de Luís Montenegro.
Tira-Teimas

IL vs Livre: É preciso um orçamento retificativo?

A posição de Joana Cordeiro (IL) e Paulo Muacho (Livre) sobre a necessidade, ou não, de haver um orçamento retificativo em debate no Tira-Teimas.
Novo Governo

Sem acordo, Montenegro e Rocha mantêm via aberta

Versões sobre a não inclusão da IL no Governo são contraditórias, mas os dois partidos não querem reabrir feridas. Objetivo é manter pontos de contacto e encontrar entendimentos sempre que possível.
Semáforo Político

Passos Coelho vai dar espaço a Luís Montenegro?

Pedro Passos Coelho voltou a sugerir que a AD e o Chega deviam entender-se. "Mais ruído. Não é vantajoso para o próprio partido". Nas reações, o "mercado dos moderados" está cada vez mais escasso.
Noticiário

15h. Costa. Chega cresceu por condições estranhas

O ex-Primeiro-Ministro diz que não se deve sobrevalorizar a importância das últimas eleições. Também neste jornal, Carlos Moedas faz um apelo à moderação e sublinha que os extremos são perigosos.
E o vencedor é...

Cartas entre PSD e PS? É melhor parar com o teatro

Pedro Nuno, atrapalhado, não sabe muito bem o que dizer sobre a Justiça. As táticas com "explosivos" que acentuam o descrédito em PSD e PS e as cartas que querem fingir um acordo que não vai existir.
Resposta Pronta

"É dificil que Montenegro siga recados de Passos"

O politólogo considera que há uma afirmação de caminhos distintos relativamente às prioridades de entendimento" entre PSD e Chega. Vê, por isso, dificil que Montenegro siga sugestão de Passos Coelho.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não queria "reconquistar" eleitores do Chega?

Passos Coelho (que foi sensato), o PS e o PSD (que andaram numa coreografia pública) e Pedro Nuno Santos (que acha que falar sobre corrupção é ceder ao Chega) são o Bom, o Mau e o Vilão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora