786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido LIVRE

Partido LIVRE

Primárias abertas: uma boa ideia?

A democracia faz-se pela competição entre partidos e não dentro dos partidos. Defender a ideia de partidos totalmente democráticos internamente é não perceber os fundamentos do regime representativo.
Partido LIVRE

8 respostas sobre as polémicas primárias do Livre

Começou com uma decisão da Comissão Eleitoral, ganhou força nas redes sociais e acabou com um recuo do Conselho de Jurisdição do partido. Afinal, o que se passou com as primárias do Livre?
Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
O Bom, o Mau e o Vilão

Ministério Público sai mal disto. E Marcelo também

Luís Montenegro (que não vai à Madeira), o Livre (que não gostou dos votos) e o Ministério Público e o Presidente (por razões diferentes mas por causa do mesmo caso) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

6h. Influencer. MP vai prosseguir investigações

É a reação do Ministério Público depois do Tribunal da Relação ter rejeitado o recurso. E ainda, o Ministro da Educação vai ter hoje a primeira reunião com os sindicatos de professores.
Noticiário

4h. FCP vence Vitória de Guimarães por 3-1

No final da partida, Sérgio Conceição falou numa vitória justa. E ainda, o Conselho Europeu pede "contenção máxima" para evitar uma escalada de tensões no Médio Oriente.
Noticiário

3h.PSD/Porto indica Sérgio Humberto para europeias

Para além de Sérgio Humberto, foi também aprovado o nome de Zita Pereira. E ainda, o Sindicato dos Magistrados defende que não se pode avaliar o Ministério Público por uma decisão
Noticiário

2h. UE pede "máxima contenção" no Médio Oriente

Charles Michel assegura que estão a ser feitos todos os esforços para tentar pôr fim à crise em Gaza. E ainda, candidatura de Rui Moreira para as Europeias tem margem para avançar junto do PSD.
Noticiário

1h. Livre recua: membros externos podem votar

A Comissão de Ética e Arbitragem do Livre entende que "não foram apuradas condutas que traduzam viciação do processo eleitoral". E ainda, FCP vence Vitória de Guimarães por 3-1.
Partido LIVRE

Livre dá passo atrás: membros externos podem votar

Comissão de Ética e Arbitragem do Livre entende que "não foram apuradas condutas que traduzam viciação do processo eleitoral". Francisco Paupério manterá silêncio até ao final da segunda volta.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Semáforo Político

O Governo de António Costa caiu em vão?

O recurso do Ministério Público cai como um castelo de cartas. Foi desmentido duas vezes, fez o país afundar-se numa crise política e devem-se explicações. Ainda o Livre, o "laboratório político".
E o vencedor é...

PSD, o campeão a dar tiros nos pés

Assim que a porta abriu, bastou uma rajada de vento para o Governo abanar e causar estragos. Os problemas de crescimento do Livre e os "truques e pózinhos" de Medina para baixar a dívida pública.
Noticiário

2h. 2/3 dos cidadãos não sabe data das europeias

Os dados são apresentados pelo Eurobarómetro. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Noticiário

1h. Pedro Reis:"é urgente decidir sobre aeroporto"

O ministro diz ainda que o setor do turismo é estratégico para a economia. E ainda, a Força Aérea portuguesa interceptou duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO.
Partido LIVRE

Livre altera universo de eleitores na 2.ª volta

Em causa "fortes indícios de viciação do processo da parte de votos de não membros e apoiantes do Livre". O candidato mais votado na 1.ª volta diz-se "surpreendido" com decisão que irá contestar.
Política

Livre: congresso de 10 a 12 de maio em Setúbal

O 14.º congresso vai realizar-se em Setúbal e a ordem de trabalhos prevê a eleição de novos órgãos nacionais do partido para o mandato 2024-2026. Estará também em debate o programa para as europeias.
Tira-Teimas

IL vs Livre. Polémica da adjunta era "evitável"

Mário Amorim Lopes da IL fala num processo conhecido por isso podiam ter evitado esta exposição. Paulo Muacho do Livre diz que é necessário garantir que todos estão acima de qualquer suspeita.
Noticiário

22h. Programa de Estabilidade gera discórdia

Programa de Estabilidade apresentado pelo Governo gera discórdia entre partidos da AR. Ainda, André Villas-Boas reforça ataque a Pinto da Costa nas eleições do FC Porto.
Tira-Teimas

IL e PS aprovam descida do IRS que Governo quer?

Rodrigo Saraiva, da IL, mostra-se aberto a essa possibilidade. Pelo PS, João Torres é mais vago na resposta. E ainda há dúvidas sobre a dimensão da descida do imposto.
Emissão Especial

"Montenegro mostrou-se aberto ao diálogo"

O politólogo André Freire faz um balanço positivo da primeira intervenção de Luís Montenegro no Parlamento. Defende que a legislatura vai ser desafiante para o PSD. 
Direto ao Assunto

"Há discrepância entre promessas e programa da AD"

Isabel Mendes Lopes, líder parlamentar do Livre, diz também que o executivo de Luís Montenegro devia ter dialogado com os restantes partidos da AR antes de apresentar o novo programa de Governo.
Tira-Teimas

IL vs Livre: É preciso um orçamento retificativo?

A posição de Joana Cordeiro (IL) e Paulo Muacho (Livre) sobre a necessidade, ou não, de haver um orçamento retificativo em debate no Tira-Teimas.
Tira-Teimas

Gémeas. Situação "embaraçosa", diz Chega

A reação de Bruno Nunes (CH) e Hugo Trindade (PAN) aos esclarecimentos de Marcelo sobre o caso das gémeas luso-brasileiras. Moção de rejeição do PCP e OE também em debate no Tira-Teimas.
Tira-Teimas

"Luís Montenegro julga-se quem para entalar o PS?"

O caso das gémeas, a governabilidade e as prioridades do novo Governo em debate entre João Torres (PS) e Hugo Carneiro (PSD). Ouça aqui.
Tira-Teimas

IL vs Livre: 25 de Nov. "faz sombra" aos Cravos?

Mário Amorim Lopes (IL) afirma que celebrar o 25 de Novembro não é "criar sombra" sobre o 25 de Abril. Já Paulo Muacho (Livre) critica "mau timing" da proposta. Ouça aqui o Tira-Teimas.
Eleições Europeias

Tavares não será candidato do Livre às Europeias

Cabeça de lista do partido só será conhecido a 19 de abril, após duas rondas de votação interna. Filipe Caetano, ex-editor da secção de Internacional da TVI, apresenta-se como candidato às primárias.
Emissão Especial

Livre quer diálogo mas "dificilmente" acompanha OE

Isabel Mendes Lopes deixa críticas ao discurso de Luís Montenegro e refere um "aviso" de Marcelo Rebelo de Sousa ao novo primeiro-ministro sobre o Chega. 
Tira-Teimas

PSD tinha ou não acordo para eleger Aguiar-Branco?

Alexandre Poço diz que PSD não mudou de postura na eleição do presidente da AR. Miguel Costa Matos e Filipe Melo deixam criticas a Luís Montenegro durante todo o processo de eleição de Aguiar-Branco.
Emissão Especial

Livre: "Este acordo não foi muito bem pensado"

Rui Tavares critica a solução encontra por PS e PSD para a presidência da AR. o líder do Livre contesta o acordo entre dois partidos, que retira a possibilidade de um entendimento alargado
Partido LIVRE

Livre subiu ao andar de cima, mas não ao púlpito

Os quatro deputados chegaram entusiasmados e a sentir o "peso da responsabilidade". Mais de doze horas depois na AR, o Livre pedia responsabilidade ao PSD para resolver impasse.
Fact Check

Fotografias mostram líderes partidários jovens?

No Facebook, as imagens dos candidatos ao último ato eleitoral são tidas como verdadeiras por milhares de utilizadores. No entanto, não são mais do que um produto da Inteligência Artificial.
E o vencedor é...

Rui Tavares é o novo "dono disto tudo"?

O desejo de Carlos César sobre o excedente que se virou contra os socialistas. Ainda o dilema de Rui Tavares que pode complicar o futuro do LIVRE: vai voltar ao Parlamento Europeu onde já foi feliz?
Legislativas 2024

Os dois caminhos de Tavares. Portugal ou Europa?

Elegeu um grupo parlamentar de quatro e nas fileiras dos Verdes Europeus é elogiado por ter levado a bom porto o progressismo. Tavares não nega a Europa e há quem o espere em junho.
Tira-Teimas

AD, PS e Chega. Quem deve assegurar estabilidade?

Sara Madruga da Costa (AD), Miguel Costa Matos (PS) e Pedro dos Santos Frazão (CH) divergem sobre quem deve suportar o Governo de Montenegro e sobre as eleições para a mesa do Parlamento.
Noticiário

7h. Livre. Isabel Mendes Lopes líder parlamentar

Deputada eleita nestas legislativas é vista como a "escolha natural" para o cargo. Ainda o manifesto de militantes do PSD que pedem um acordo com o Chega e os avisos de Charles Michel sobre a guerra.
Legislativas 2024

O talentoso Senhor Tavares

Estribado na treta dos "três blocos", Rui Tavares quer que seja o "bloco" de esquerda a governar. Porquê? Porque é mais numeroso do que os outros dois “blocos” — direita moderada e extrema-direita.
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Ainda pode vir aí um Governo de esquerda?

Rui Tavares acredita e parece ser o único a defender esta ideia: ainda é possível um Governo de esquerda. O Livre diz que a vitória da AD ainda é prematura e com os votos da emigração tudo pode mudar.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Legislativas 2024

Esquerda quer dialogar, mas entre desconfianças

A frente de esquerda está a ser tentada, por iniciativa do Bloco de Esquerda, mas por agora tudo o que há é disponibilidade para conversar e muito cálculo político.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora