776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Nuno Santos

Noticiário

8h. Novo Governo. PS vê AD "fechada em si mesma"

Quem é quem no Governo de "combate" de Luís Montenegro. E as críticas, da direita à esquerda, dos partidos da oposição. Ainda, 600 ocorrências até à meia-noite, por causa da tempestade Nelson.
E o vencedor é...

Ventura na AR? É como estar na terceira classe

Ventura não quer ser o "pendura" do PSD, quer estar ao volante da direita em Portugal. O bom senso de Francisco Assis e o trauma pós-eleição de Aguiar Branco que agora quer rever  o regimento da AR.
Geração V

As 30 horas de grande turbulência na nova AR

Ventura "assume" a oposição e PSD e PS "entendem-se" para eleger o PAR. Uma conversa com Joana Zagury, Luís Nunes dos Santos e Gonçalo Sousa com moderação de Vasco Galhardo e Carla Jorge de Carvalho.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

E agora, quem é o líder da oposição?

Nunca o "cargo" de líder da oposição foi tão desejado. Ventura tomou a dianteira, mas Pedro Nuno diz que em nome da estabilidade foi o PS que apresentou uma solução para a presidência da AR.
A História do Dia

Como sai o PSD desta crise?

PSD e PS chegaram a um acordo para desbloquear a eleição do Presidente da Assembleia da República, mas terá isso um custo político? Miguel Santos Carrapatoso, jornalista, é o nosso convidado.
Assembleia Da República

A solução do PS, acordo em risco e o preço a pagar

Pedro Nuno encontrou solução para bloqueio. Montenegro aceitou-a, mas com condições diferentes. Ainda assim, acordo esteve por um fio. Aguiar-Branco resistiu e teve de ser convencido. Ventura festejou
Emissão Especial

PNS: "AD não tem soluções estáveis para o país"

Pedro Nuno Santos afirma que a "AD não tem capacidade para resolver impasses" e mostra ser instável. Diz ainda que Ventura se "humilhou" e "mendigou" para fazer parte do sistema e do governo
Reportagem Observador

Costa: "Cada um ficará com o souvenier que quiser"

António Costa faz balanço de 8 anos de Governo. Admite matérias em que gostava de ter "avançado mais depressa". Não tem arrependimentos quanto à Justiça e espera "convite" de Marcelo para almoçar.
E o vencedor é...

Brincar não é no parque, é na Assembleia

Esperava-se um dia calmo na AR, mas existe André Ventura e os 49 deputados eleitos pelo Chega. Nota positiva para António Filipe que mostrou ser o "único adulto na sala" a lidar com todas as birras.
Noticiário

7h. AR. Aguiar Branco não falou com Pedro Nuno

Deputados voltam a votar o novo Presidente da AR, depois de três votações. PS acredita que se Montenegro tentasse quebrar o bloqueio desfecho não tinha sido este. Líderes reúnem-se quarta-feira.
PSD

Mentiras, traições e bloqueios na estreia da AR 

Ventura jurou que tinha um acordo, prometeu um apoio e retirou-o com base numa suposta traição. Montenegro recusou negociar e acabou bloqueado. Pedro Nuno aproveitou momento para reforçar a "bagunça".
Noticiário

14h.PS. Direita entende-se na primeira necessidade

O secretário-geral socialista critica o entendimento entre PSD e Chega para a eleição de Diogo Pacheco de Amorim como vice-presidente da AR. A posição do PS é partilhada por PCP e BE.
Fact Check

Fotografias mostram líderes partidários jovens?

No Facebook, as imagens dos candidatos ao último ato eleitoral são tidas como verdadeiras por milhares de utilizadores. No entanto, não são mais do que um produto da Inteligência Artificial.
Noticiário

22h. Costa defende criação de Estado palestiniano

Pedro Nuno Santos diz que o PS deixa uma boa margem financeira ao próximo Executivo. Ainda neste jornal, António Costa defende a criação de um Estado palestiniano para chegar a uma "paz duradoura".
Noticiário

20h. PNS diz que o PS deixou boa margem financeira

O auto proclamado Estado Islâmico voltou a pronunciar-se sobre o ataque. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos diz o próximo Executivo tem de começar por valorizar a administração pública.
Carlos César

César espera que superávit "não seja um excesso"

O excedente em contas nacionais deverá situar-se entre 1% e 1,5% do Produto Interno Bruto. O superávit contrasta com as exigências das classes profissionais mais descontentes.
Semáforo Político

PNS a reclamar louros por medidas populares?

Medina, o "homem que conhece bem as contas do Estado", nega um orçamento retificativo. "Era mais interessante se Pedro Nuno tivesse falado com Medina antes de ir a Belém". Ainda a overdose de Ventura.
Noticiário

15h. António Costa não fala com a PGR pelos media

João Torres diz que Pedro Nuno Santos pode voltar a ir a eleições legislativas. Ainda neste jornal, António Costa diz que não fala com a procuradora geral da república através da comunicação social.
E o vencedor é...

PS prepara a travessia no deserto

Na "festa da igreja" paga pelos contribuintes repetem-se as falhas do costume, a falta de planeamento. Pedro Nuno prepara a cruzada da oposição e Santos Silva enfrenta um futuro político "nublado".
Resposta Pronta

"PS tem de permitir correção de erros do passado"

José Matos Correia explica que há "tempo" para que o PS reaja à indigitação de Montenegro. O presidente do Conselho Juridicional do PSD defende que a oposição deve ser feita ao Governo, "não ao país".
Noticiário

8h. TdC critica JMJ. Lisboa aplaude relatório

TdC critica a falta de planeamento e o recurso ao ajuste direto na organização da JMJ. Lisboa diz que não é apontado nenhum reparo à atuação da autarquia. E a Comissão Política do PS.
Legislativas 2024

PS alinhado, mas com avisos tácticos e um bispo

"Não é não" de Pedro Nuno à direita validado pelo partido. Assis fala em "pressão inadmissível", mas também assinala "salvaguarda" deixada pelo líder. Carneiro foi menos alinhado, mas só à porta.
Explicador

Como pode o novo Governo manter a legislatura?

Miguel Prata Roque refere que o novo Governo pode ser arrastado para um "turbilhão parlamentar". Paulo Rios de Oliveira defende que o diálogo deve ser estendido a todos os partidos, incluindo o Chega.
Legislativas 2024

Os cinco desafios de Luís Montenegro

Líder do PSD recebeu missão de formar governo e apresentar-se no Parlamento como primeiro-ministro. Mas o caminho está carregado de minas e armadilhas. Sobrevivência depende dos primeiros meses.
Noticiário

10h. Pedro Nuno quer soluções, médicos desconfiam 

Professores e médicos desconfiam da intenção de Pedro Nuno Santos de viabilizar OE Retificativo focado nos professores e médicos. E a Operação Maestro. Desvio de fundos pode chegar aos 100 milhões.
E o vencedor é...

Para André Ventura vale tudo, até o caos

Ventura vive com uma missão que ninguém compreende, "salvar Portugal". Pedro Nuno Santos quebra o silêncio e chuta a bola para Montenegro. Se o PSD rejeitar a ajuda do PS, depois não se pode queixar.
Resposta Pronta

"Pedro Nuno Santos ditou as regras do jogo"

Raquel Abecasis destaca a vantagem de Pedro Nuno Santos ao ter sido o primeiro a quebrar o silêncio desde as eleições. Em falta, explica, pode estar a vontade do PSD para seguir as "regras do jogo".
Noticiário

8h. Serrão viveu no Sheraton à custa de fundos

Operação Maestro. 8 anos no Sheraton custaram mais de 370 mil euros e PJ suspeita que estadia foi paga com fundos europeus. E os bastidores da audiência de Pedro Nuno com Marcelo.
Noticiário

20h. AD. PS só viabiliza orçamento "com consenso"

Posição avançada por Pedro Nuno Santos no final da audiência no Palácio de Belém. Aponta como matérias de consenso a valorização das grelhas salariais da administração pública até ao verão.
Comentário

"Pedro Nuno foi cínico na questão do Orçamento"

Jorge Fernandes afirma que Pedro Nuno Santos quer "extrair todos os benefícios" das negociações para um possível orçamento retificativo. Salienta ainda que PNS fechou a porta a apoios à AD.
Comentário

"Pedro Nuno foi mais responsável e construtivo"

A comentadora Susana Peralta fala num discurso positivo de Pedro Nuno Santos por abrir a porta a entendimentos com a AD, mas diz que não é razoável que a oposição do PS dê carta branca a Montenegro. 
E o vencedor é...

Acordo entre PSD e Chega dá razão à esquerda?

A balbúrdia eleitoral continua, desta vez com a velha questão do elevado número de votos nulos da emigração. Caso o PSD não aceite o Chega está a aliar-se à esquerda e o Governo tem os dias contados?
Legislativas 2024

"A AD tem 100 dias para mostrar ao que vem"

Em entrevista, José Matos Correia, presidente do Conselho Jurisdicional do PSD, defende que só boa governação impedirá crescimento do Chega e culpa "inépcia" de Costa pela força que Ventura ganhou.
Noticiário

13h. PS. Comissão Política reúne-se na 5ª feira

Pedro Nuno Santos convocou a reunião para o dia a seguir à audiência do PSD com o PR, de onde deve sair a indigitação de Montenegro como PM. Ainda, Benfica vai encontrar o Marselha na Liga Europa.
Legislativas 2024

Montenegro deve abdicar de Orçamento Retificativo 

Contra planos iniciais, governo da AD deve mesmo abdicar de retificativo. No PSD, acredita-se que há folga para acautelar despesa. Equipa de Montenegro acredita que sobrevive pelo menos dois anos.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Legislativas 2024

PS contra orçamentos, mas aberto a avaliar medidas

A abertura é mínima, já que os socialistas não querem acordos nem negociações com a AD e só admitem avaliar "unilateralmente" medidas que estejam no seu programa eleitoral.
Legislativas 2024

Um milhão de votos e ainda não perceberam

Em 2024, ainda há gente no PS (e à esquerda) que acha que chamar nomes aos eleitores do Chega e maldizer o país resolve alguma coisa. Além de ser uma reação infanto-juvenil, é absolutamente inútil.
Legislativas 2024

Montenegro aposta em raide para se pôr no centro

AD acredita que agenda de forte preocupação social (professores, polícias, Saúde) vai agarrar Pedro Nuno e Ventura. Em teoria, luz verde ao próximo OE permite aguentar governo até ao fim de 2026.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Resposta Pronta

AD: "Teremos Governo, pelo menos, para 2 anos"

Emídio Sousa, cabeça-de-lista da AD por Aveiro, venceu Pedro Nuno Santos no distrito. "Não é agridoce, é uma vitória saborosa". Assume também que é preciso refletir sobre os resultados do Chega.
O Bom, o Mau e o Vilão

Montenegro ou Ventura: um vai contra a parede

Montenegro e Ventura (que saem com uma vitória), António Costa (que sai com uma derrota) e a CNE (que pensa que pode silenciar jornalistas por capricho) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Três Toques

O futebol e a política não andam de mãos dadas

Na política quem ganhou foi o Benfica, até porque Ventura teve mais razões para festejar do que Montenegro ou Pedro Nuno. Ainda o golpe de marketing certeiro do Paços de Ferreira à boleia do ADN.
Legislativas 2024

Governo de combate, pensado para mini-ciclo

Montenegro teve noite agridoce: venceu e vai governar, algo que não acontecia desde 2011. Mas resultado curto e ascensão do Chega indiciam aparente bloqueio. Próxima etapa: combater e dramatizar.
Legislativas 2024

PS empurra AD para Chega e aposta na degradação

Líder do PS assumiu a derrota com resultados em aberto, convencido de que os números já não viram. Não viabiliza mais do que Governo à AD e deixa a Marcelo a direita apanhada pelo Chega.
Atualidade

Pedro Nuno assume derrota: "O PS será oposição"

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno disse ainda que o resultado do Chega “não dá para ignorar” e que mostra que “há muitos portugueses zangados”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora