786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho

Um governo preso e um homem livre

Passos Coelho é, entre os políticos portugueses, o mais livre de todos: é o único, com o professor Cavaco Silva, que não dá para o peditório da política de simulacro.
Pedro Passos Coelho

Passos em volta

Depois de anos de silêncio, entrou-se, ao que parece, numa época boa para os avistamentos de Passos. Para os encontros imediatos. Mas quais serão as suas intenções?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Passos quer que a direita tenha ataque de nervos?

Uma boa parte da direita, a começar pelo PSD, estão de cabelos em pé com as aparições de Passos Coelho. Em pouco mais de uma semana apareceu três vezes e o afastamento torna-se cada vez mais evidente.
A História do Dia

Já terminou o estado de graça do Governo?

Nos primeiros dias, o executivo regista vários tropeções. Há casos e declarações polémicas que causam mossa. Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de  Política do Observador, é o nosso convidado.
Pedro Passos Coelho

A esquerda culpou Passos, a direita culpará Passos

Para a esquerda que governou oito anos, a culpa foi sempre do Passos. Pelos vistos agora, para a direita que governará nos próximos - vá lá - anos, a culpa será também, ainda, e sempre, do Passos.
PSD

Declaração de Passos é "absolutamente inaceitável"

Antiga presidente do PSD considera que as críticas feitas por Passos Coelho não se fazem no início de um Governo. Sobre questão do Chega, disse ter um posicionamento mais próximo de Luís Montenegro.
Noticiário

20h. Ferreira Leite sobre Passos. "É inaceitável"

Passos Coelho deixou duras críticas a Paulo Portas, em particular, a falta de confiança do FMI no antigo vice-chefe do Governo. Manuel Ferreira Leita fala em falta de sentido de oportunidade.
PSD

Passos aparece de novo e lamenta projeto inacabado

Passos apareceu pela terceira vez em pouco mais de uma semana. À porta fechada, fez uma longa reflexão sobre o caminho que o país percorreu até à intervenção da troika e o que ficou por fazer.
Resposta Pronta

"Passos quer deixar de ser patinho feio da troika"

A Editora de Política do Sol não vê críticas a Montenegro na entrevista que Passos Coelho deu à Rádio Observador. Na opinião de Raquel Abecasis, o ex-PM quer "deixar de ser o patinho feio da troika".
O Bom, o Mau e o Vilão

O PSD está completamente à nora com Passos Coelho

Marcelo (que quer falar sobre a nossa defesa), o Ministério da Educação (este e o anterior) e o PSD e o CDS (que não conseguem perceber Passos Coelho) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Novo Governo

Direita não compreende plano de Passos

Palavras de Passos vistas como "brutalidade" contra PSD e CDS. Pergunta mais repetida é "porquê agora". Ninguém antecipa próxima jogada do ex-PM: presidenciais, legislativas ou exercício de liberdade.
Eu estive lá

Passos Coelho: "Era obrigatório ser bem sucedido"

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.
Noticiário

9h Ornelas: Igreja foi "amordaçada" no Estado Novo

São declarações do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião dos 50 anos do 25 de abril. Ainda a entrevista de Passos Coelho à Rádio Observador e o conflito no Médio Oriente.
E o vencedor é...

Passos Coelho não está para fazer amigos

Na série "Querida, encolhi o IRS", Miranda Sarmento não quis esclarecer e entrou com o pé esquerdo. Passos Coelho não é candidato a "Miss Universo" e aproveita para fazer inimigos em cada esquina.
Atualidade

Vídeo. Veja a entrevista a Passos Coelho

Podcast em vídeo. Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo.
Noticiário

8h. Israel pede sanções para condenar Irão

Neste jornal, as conclusões do Conselho de Segurança da ONU. Ainda a entrevista de Passos Coelho à Rádio Observador e os casos de alegados abusos sexuais na Igreja Católica.
Pedro Passos Coelho

Passos sugere que Montenegro se quis "desligar"

Em entrevista a Maria João Avillez, ex-primeiro-ministro sugere que Montenegro se afastou deliberadamente da herança passista. Aponta críticas a Paulo Portas e reflete sobre a sua relação com Cavaco.
Eu estive lá

Passos Coelho: “Era obrigatório ser bem sucedido”

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.
Noticiário

7h. Passos: Montenegro quer "desconectar-se"

Neste jornal, os destaques da entrevista de Passos Coelho no programa "Eu Estive Lá". Ainda o Conselho de Segurança da ONU e o resumo do Benfica 3-0 Moreirense.
PSD

Passos ou a tranquilidade da direita descomplexada

A democracia portuguesa precisa da tranquilidade de uma direita descomplexada. Uma direita que não precise de ter medo ou de ser provocadora. Uma direita que dispense a complacência da esquerda.
Pedro Passos Coelho

Um momento de liberdade

Passos disse aos portugueses que apesar de não concordar com todos os textos do livro, considera que os autores têm a liberdade de exprimir essas opiniões sem serem desqualificados e diabolizados.
25 de Abril

Mulheres: Marcelo contra "nostálgicos saudosistas"

Na sua intervenção para cerca de 800 alunos, Marcelo declarou-se contra a xenofobia e a favor de "um país aberto". Sustentou ainda que o conquistado em termos de papel da mulher "está para durar".
Hungria

Hungria. Debate sobre família é "senso comum"

Em causa está o debate trazido pelas declarações de Pedro Passos Coelho na apresentação do livro "Identidade e Família — Entre a Consciência da Tradição e As Exigências da Modernidade".
Política

Hugo Soares não vê Passos a substituir Montenegro

O líder parlamentar do PSD rejeita a ideia de que Passos Coelho possa substituir Montenegro. Hugo Soares está “absolutamente convencido” de que o Orçamento vai ser aprovado em negociação.
Francisco Assis

Assis afasta Passos Coelho da extrema-direita

Francisco Assis não considera Passos Coelho "uma pessoa de extrema direita, que manifestamente não é" mas defende que "tudo o que seja uma aproximação ao Chega" lhe parece "profundamente negativo".
Noticiário

12h. Francisco Assis defende Pedro Passos Coelho

O deputado socialista defende o ex-primeiro-ministro sobre a polémica do livro "Identidade e Família". Ainda neste jornal, a Polícia Judiciária está esta manhã a fazer buscas na Câmara de Cascais.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Passos Coelho está a embaraçar o PSD?

Carlos Moedas e José Pedro Aguiar-Branco demarcam-se de Passos. Defendem que o PSD é moderado e tolerante e que deve dialogar com os moderados. Parece que Passos já não é assim tão desejado pelo PSD.
Pedro Passos Coelho

Passos eclipsou o eclipse e o país caiu nas trevas

Passos Coelho apareceu e alertou para “os adversários da família” e para “a cultura de morte”. Que estupidez. Famílias? Blergh, que nojo! Abortos e eutanásias? Só lamento os que ficam por fazer.
Política

Aguiar-Branco não comenta apelos de Passos

Aguiar-Branco não quis comentar os apelos de Passos Coelho a entendimentos, por não querer entrar "no debate partidário", mas diz ter maior das considerações pelo seu mandato como primeiro-ministro.
Semáforo Político

Passos Coelho vai dar espaço a Luís Montenegro?

Pedro Passos Coelho voltou a sugerir que a AD e o Chega deviam entender-se. "Mais ruído. Não é vantajoso para o próprio partido". Nas reações, o "mercado dos moderados" está cada vez mais escasso.
Política

Rui Rocha contra "visão retrógrada" da sociedade

Rui Rocha assegura que não concorda com muitos dos "excertos" que leu do livro apresentado por Passos Coelho, mas considera "um mau caminho" os "ataques" e "visões que querem cancelar".
Noticiário

14h. Teresa Gonçalves demite-se da SATA

A presidente da companhia aérea açoriana alega "motivos pessoais" para a saída. Ainda neste jornal, António Costa diz que não quer continuar a falar da operação influencer.
Noticiário

13h. Rui Rocha critica Pedro Passos Coelho

O líder da IL diz não concordar com os ideais do livro “Identidade e Família”. Ainda neste jornal, chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov, encontra-se com o Presidente chinês em Pequim.
Resposta Pronta

"É dificil que Montenegro siga recados de Passos"

O politólogo considera que há uma afirmação de caminhos distintos relativamente às prioridades de entendimento" entre PSD e Chega. Vê, por isso, dificil que Montenegro siga sugestão de Passos Coelho.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não queria "reconquistar" eleitores do Chega?

Passos Coelho (que foi sensato), o PS e o PSD (que andaram numa coreografia pública) e Pedro Nuno Santos (que acha que falar sobre corrupção é ceder ao Chega) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Reportagem Observador

Passos: eleitores estão a ficar fartos do "teatro"

Antigo PM fez a apresentação do livro "Identidade e Família". Sem fazer referências diretas, sugeriu que o PSD tem de chegar a um entendimento com o Chega. Critica ainda a "sovietização do ensino".
Tira-Teimas

PS vs PSD. Passos Coelho está mais radical?

A posição de Isabel Moreira (PS) e Hugo Carneiro (PSD) sobre a presença de Pedro Passos Coelho na apresentação do livro "Identidade e Família" em debate no Tira-Teimas.
Resposta Pronta

"Família está a ser marginalizada nas políticas"

Ex-ministro é um dos coordenadores do Movimento Ação Ética, que pretende que seja enaltecido o valor da família. Bagão Félix diz mesmo que "pretendem influenciar as políticas públicas" nesse sentido.
Pedro Passos Coelho

Passos apresenta livro contra "cultura de morte"

Antigo primeiro-ministro apresenta esta segunda-feira um livro com textos que alertam contra a “destruição da família” tradicional e a "ideologia de género".
Política

Troika, Medina e a JMJ. O novo livro de Moedas

No livro "Liderar com as Pessoas", Moedas recorda as negociações difíceis com a troika, a vida na Comissão Europeia, a corrida eleitoral em Lisboa e os desafios que enfrentou nestes dois anos e meio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora