789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presos Políticos

Venezuela

ONG: há 269 presos políticos na Venezuela

A organização Foro Penal refere que "a maioria dos presos políticos continua a ser do sector militar" e entre eles estão 20 mulheres e 249 homens. Cerca 9.000 pessoas estão sob medidas cautelares.
América

"Pouco mudou" em Cuba desde protestos de 2021

ONG Justicia 11J destacou, no seu relatório, que a ilha "não tem dado sinais relevantes de recuperação" da crise económica e política desencadeada pelas mobilizações antigovernamentais.
Presos Políticos

Geórgia. Oposição exige libertação de Saakashvili

O Movimento Nacional Unido disse que a “condição de detenção de Saakashvili pode levar ao coma e à morte” e que o ex-presidente deveria ser enviado para uma clínica de alto nível nos Estados Unidos.
António Guterres

ONU pede libertação de presos políticos birmaneses

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, considerou que a condenação de Suu Kyi foi "um julgamento falso, realizado em segredo num tribunal controlado por militares.
Cuba

Cuba. Opositores detidos antes de manifestação

Manuel Cuesta Morua, vice-presidente do Conselho para a Transição Democrática, foi preso pela Segurança do Estado juntamente com outros dissidentes.
Argélia

Irmão de ex-PR argelino condenado a prisão

O Ministério Público tinha pedido sete anos de prisão para Said Bouteflika por "incitamento à falsificação de documentos oficiais", "abuso de poder", "entrave à justiça" e "injúria a magistrado".
ONG

ONG apela à libertação de jornalistas e políticos 

"É inconcebível que estes corajosos prisioneiros de consciência ainda estejam a definhar na prisão há 20 anos", referiu a Amnistia Internacional, apelando à libertação destes políticos e jornalistas.
Venezuela

ONU acusa justiça venezuelana de repressão

O organismo refere que foi negligenciada a obrigação de proteger os opositores contra detenções arbitrárias sem mandado judicial, justificadas frequentemente sob o pretexto de flagrante delito.
Israel

1.400 presos palestinianos vão fazer greve de fome

"A situação dentro das prisões está muito má, o que levou os presos a fazerem greve de fome", revelou um órgão da Autoridade Palestiniana. Na semana passada seis detidos evadiram-se da prisão.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa aprova memorial a presos políticos 

O objetivo é "homenagear as famílias dos presos e perseguidos políticos" e que a história da "resistência e combate à ditadura" seja mais conhecida das novas gerações", diz o município.
Rússia

Centenas de mulheres apoiam Navalny em Moscovo

Cerca de 300 mulheres formaram corrente de solidariedade em Moscovo para apoiar Yulia Navalnaya, esposa do líder da oposição russa, Alexei Navalny. Também exigiram a libertação de presos políticos.
Venezuela

Venezuela. Presos políticos com problemas de saúde

52 dos 370 presos políticos venezuelanos padecem de doenças "leves a graves", afirma o Foro Penal. O tratamento não está a ser disponibilizado e há também "risco de morte" por insalubridade.
Coronavírus

Venezuela. Situação de presos motiva apelo à ONU

Deputados do parlamento da Venezuela e familiares de detidos pediram que o estado de saúde dos presos políticos seja verificado. Sobrelotação e carências sanitárias são riscos, apontam.
Cultura

Coimbra quer acolher espólio de Louzã Henriques

Câmara de Coimbra vai retomar negociações com a família de Louzã Henriques para acolher e divulgar os espólios que o médico e etnólogo reuniu ao logo da vida, dentre eles instrumentos musicais.
Nicarágua

"Presos políticos"? Lei polémica solta 50 pessoas

A lei propõe que os crimes cometidos durante a crise no país não sejam investigados. Protestantes contra o Presidente Daniel Ortega não receberão sentenças. A medida já libertou 50 detidos.
Presos Políticos

Governo quer museu para honrar presos políticos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu que espera ter o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade aberto em Peniche até 2020. Obra custa 3,5 milhões de euros.
Presos Políticos

Oposição exige a libertação de presos políticos

A oposição da Nicarágua tem duas condições para começar as negociações com o Governo: a libertação de presos políticos e a realização de eleições no país.
Venezuela

Venezuela. Ex-dirigente Lorent Saleh libertado

O preso político e ex-dirigente estudantil Lorent Enrique Gómez Saleh foi libertado e enviado para a Espanha, depois de mostrar tendências suicidas. Saleh estava detido desde 2014.
Nicarágua

Manifestantes exige libertação de presos políticos

Os manifestantes acreditam que pelo menos 135 presos políticos foram sequestrados por forças compostas por polícias, forças anti-motim e grupos paramilitares.
Catalunha

Políticos catalães presos vão ser transferidos

Quatro políticos independentistas catalães presos por rebelião em Madrid iniciaram esta terça-feira o processo de transferência para a Catalunha. Ao todo são 22 os políticos envolvidos no processo.
Venezuela

Venezuela liberta outros 40 presos políticos

Depois de ter colocado em liberdade 39 presos políticos no dia anterior, Caracas eleva o número para 79 no total. Todos continuam proibidos de viajar para o estrangeiro.
Museus

Museu de Peniche recorda prisão da ditadura

Museu Nacional da Resistência e Liberdade vai ter 11 núcleos. O primeiro dos 11 núcleos será dedicado ao Parlatório, que evocará as condições em que decorriam as visitas aos presos políticos.
Venezuela

ONG diz que Venezuela tem 234 presos políticos

O Fórum Penal Venezuelano denunciou esta segunda-feira que tem registos da existência de 234 presos políticos e 7.210 pessoas submetidas a processos judiciais por motivos políticos, na Venezuela.
Venezuela

Presos querem saber condições de libertação

Dezenas de presos políticos na Venezuela, entre eles três luso-descendentes, dirigiram-se, dois dias depois de libertados, aos tribunais para saberem as condições da sua libertação, mas sem sucesso.
Venezuela

Venezuela. Opositores presos apelam ao voto

18 opositores venezuelanos que estão detidos pediram ao povo para votar "em massa" nas eleições regionais do próximo domingo e para se expressarem "com rebeldia" contra os candidatos do governo.
África

Líder da oposição na Zâmbia foi libertado

O líder da oposição na Zâmbia, Hakainde Hichilema, foi libertado esta quarta-feira. A justiça retirou-lhe as acusações de traição lançadas em abril, depois das fortes tensões políticas no país.
Médicos

Botulismo afastado como causa das lesões cerebrais

A origem das lesões cerebrais do estudante norte-americano repatriado na quarta-feira em coma, após ter estado detido na Coreia do Norte, permanece desconhecida, indicou a equipa médica.
Presos Políticos

Brasil pede libertação de presos políticos

O Brasil divulgou um comunicado juntamente com outros 13 países americanos a pedir a libertação de presos políticos na Venezuela e que se estabeleça um calendário que inclua as eleições naquele país.
Angola

Ativistas angolanos em más condições prisionais

A Human Rights Watch considera que a liberdade de expressão em Angola é "ainda uma miragem". O comunicado da organização internacional afirma ainda que ativistas angolanos não deviam ter sido presos.
Angola

Embaixador: Portugal quer "diabolizar Angola"

O embaixador de Angola em Portugal diz que "o problema do cidadão Luaty Beirão" tem servido para Portugal "diabolizar Angola".
Angola

O livro que pôs o regime angolano a tremer

O Observador teve acesso a uma cópia integral do livro que Luaty Beirão e outros 14 ativistas angolanos liam e debatiam — gestos que resultaram na sua prisão. Leia o resumo alargado da obra proibida.
Angola

Agualusa: jovens presos em Angola são vencedores

Segundo afirmou o escritor angolano José Eduardo Agualusa esta sexta-feira, em Óbidos, os jovens presos em Angola já são vencedores porque conseguiram "criar um movimento pró-democracia" no país.
Angola

Luaty recusa assistência médica se entrar em coma

O rapper angolano internado em Luanda escreveu uma declaração onde recusa assistência médica no caso de entrar em coma. Luaty Beirão reafirmou que só termina a greve de fome quando for libertado.
Angola

Luaty Beirão: Magro, desidratado e revoltado

A mulher de Luaty conta ao Observador que teme pelo marido, que já perdeu 20 quilos na greve de fome que dura há 23 dias. O governo português está "atento e discreto" mas não se vai "imiscuir".
País

Ela corre mundo para salvar presos políticos

São homens e mulheres que ousaram contestar o regime do país onde vivem e acabam condenados e torturados na prisão. Em pleno século XXI, a luta de Isabel Santos é libertar estes presos políticos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora