Primeiro-Ministro

Ambiente

Portugal reencontrou "o bom caminho", diz Costa

O primeiro-ministro considerou que Portugal reencontrou "o bom caminho" e a mobilidade elétrica "é uma prioridade consensual e veio para ficar".
Carreira

Polícias e militares entregam moção a Costa

174
Os polícias e militares vão esta terça-feira entregar uma moção sobre as carreiras ao primeiro-ministro. Os profissionais exigem o descongelamento das carreiras.
África

Declarado estado de emergência na Etiópia

O Governo da Etiópia declarou o estado de emergência no país, um dia depois de o primeiro-ministro se ter demitido. O Conselho de Ministros defende que é necessário "proteger a ordem constitucional".
António Costa

Costa: "Inovação é a chave do futuro do país"

105
O primeiro-ministro defendeu que é na inovação que está "a chave do futuro do país". António Costa visitou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
António Costa

Costa vê grande potencial nas zonas de fronteira

260
António Costa defende que o grande potencial do país não está nas zonas mais desenvolvidas, mas sim junto às fronteiras. O primeiro-ministro afirmou esta região foi "desvalorizada irracionalmente".
Internet

Costa quer nove em dez portugueses na net em 2030

214
O primeiro-ministro quer que em 2030 nove em cada dez portugueses tenham acesso à internet. António Costa anunciou três metas para Portugal na próxima década.
União Europeia

Portugal pode aumentar contribuição para a UE

António Costa afirmou que Portugal está disponível para aumentar a contribuição para o orçamento da União Europeia. O primeiro-ministro defendeu que a UE deve procurar mais "recursos próprios".
António Costa

Limpeza de terrenos tem de envolver sociedade

378
O Primeiro-Ministro frisou que a limpeza de terrenos tem de ser fruto de "um esforço que envolve toda a sociedade" para diminuir o risco de incêndios no verão.
Manuel Alegre

Costa salienta "comunhão" entre Camões e Alegre

777
O primeiro-ministro destacou Manuel Alegre como uma voz "politicamente indomável" porque "poeticamente livre" e considerou que havia uma "comunhão que atravessa séculos" entre o socialista e Camões.
Mário Centeno

Polémica sobre Centeno é "assunto encerrado" na UE

171
O primeiro-ministro considerou que o alegado "caso" em torno do ministro das Finanças é "um assunto que está encerrado", mesmo a nível europeu.
União Europeia

Costa defende aumento das contribuições na UE

O primeiro-ministro defendeu em Bruxelas que, à luz do Brexit, os 27 têm que estar preparados para aumentar as suas contribuições para o orçamento comunitário.
Refugiados

Portugal ainda disponível para acolher refugiados

104
António Costa disse que Portugal continua disponível para receber refugiados, mas admite que o mecanismo de recolocação e reinstalação. "tem sido lento a funcionar"
Óbito

Costa e Marcelo prestam homenagem a Edmundo Pedro

O resistente antifascista e histórico socialista foi evocado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro como um grande lutador pela liberdade antes e depois do 25 de Abril.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau. Presidente nomeia primeiro-ministro

José Mário Vaz disse que não há entendimento entre os atores políticos sobre a figura a ser nomeada primeiro-ministro, pelo que, disse, como chefe de Estado se vê na obrigação de indicar um nome.
António Costa

Costa afasta riscos de instabilidade política

O primeiro-ministro afastou os riscos de instabilidade política em Portugal. António Costa considera que os resultados económico-financeiros resultaram de uma mudança na política interna.
União Europeia

Costa quer "década de convergência com a UE"

O primeiro-ministro declarou que pretende uma "década de convergência com a UE" entre 2020 e 2030. A Estratégia Nacional para o Portugal 2030 esteve esta sexta-feira em debate.
António Costa

Ups! Costa "teve" com o Presidente esloveno

1.141
O primeiro-ministro, que esta quarta-feira fez uma visita oficial à Eslovénia, foi documentando o seu dia através da rede social Twitter, na qual acabou por dar uma "gaffe" que rapidamente apagou.
Espaço Schengen

Portugal e Eslovénia na defesa do espaço Schengen

Os primeiros-ministros de Portugal e Eslovénia estão juntos na defesa do espaço Schengen. António Costa está na Eslovénia para uma visita oficial.
Justiça

Justiça. Melhoria depende menos da lei, diz Costa

O primeiro-ministro afirmou que dará "a melhor atenção" às medidas do Pacto da Justiça e defendeu a tese de que melhoria no sistema está "menos na lei e mais em outras áreas do saber".
Autoeuropa

Costa espera "restabelecer boa tradição"

O primeiro-ministro afirmou que espera que "seja possível restabelecer a boa tradição" na Autoeuropa. António Costa referiu-se à empresa como uma "empresa modelo".
António Costa

António Costa: Entendimento com Rio será melhor

100
António Costa acredita que "não será difícil de ser melhor" o entendimento com Rui Rio do que com Pedro Passos Coelho. O primeiro-ministro enviou uma mensagem de parabéns ao futuro líder do PSD.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro pede demissão

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, pediu esta sexta-feira a demissão ao Presidente da República. Sissoco Embaló fez uma publicação no Facebook onde dá a notícia.
Infraestruturas

Costa insiste em consenso nas infraestruturas

O primeiro-ministro considerou "muito importante que o programa nacional de infraestruturas" fosse aprovado "com uma maioria de pelo menos dois terços" de forma a ser objeto de "consenso nacional".
António Costa

Costa elogia espírito de partilha português

O primeiro-ministro elogiou o espírito de partilha português e as tradições seculares. O Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, em Arganil, foi a São Bento cantar as Janeiras.
António Costa

António Costa defende revitalização do interior

O primeiro-ministro defendeu a revitalização do interior e criticou o encerramento de serviços por anteriores governos. António Costa citou como "caso exemplar" o que aconteceu na área da Justiça.
António Costa

Costa: reforma da floresta tem de avançar já

O primeiro-ministro alerta para a exposição do país a fenómenos climatéricos extremos. Para António Costa, a reforma florestal tem de começar já.
António Costa

Costa participa em homenagem a Mário Soares

O primeiro-ministro vai participar numa cerimónia de homenagem a Mário Soares no Parlamento Europeu. O organismo decidiu atribuir o nome de Soares a uma das salas de reuniões em Bruxelas.
África

África. Portugal reforça apoio ao desenvolvimento

António Costa anunciou que Portugal vai reforçar o contributo para o fundo de apoio ao desenvolvimento em África. Esta é uma das áreas do combate ao fluxo migratório.
Brexit

Costa: acordo sobre o Brexit é "muito positivo"

O primeiro-ministro considera que o acordo da primeira fase de negociações sobre o Brexit é "muito positivo". António Costa acha que é "motivo de ânimo" ter-se fechado esta etapa no tempo previsto.
Sondagens

Costa preferido. Mas Santana acelera mais que Rio

2.587
Mais de metade dos inquiridos pela Eurosondagem prefere António Costa para primeiro-ministro. Mas Santana foi escolhido por 30,2% dos portugueses, enquanto Rio obteve 26,9% das respostas.
Sociedade

Costa tem novo Cartão de Cidadão, que faz dez anos

213
Durante a celebração, o primeiro-ministro testou uma "máquina dispensadora" e, com a introdução de alguns dados pessoais, obteve automaticamente um novo Cartão de Cidadão.
Energias Alternativas

Costa promete baixar fatura energética

224
Portugal vai manter a aposta no desenvolvimento das energias renováveis para atingir as metas do Acordo de Paris, disse António Costa no final da 13ª Cimeira Luso-Marroquina, em Rabat.
Energia

Ligação com Marrocos vai baixar fatura da energia

O primeiro-ministro está na Cimeira Luso-Marroquina, que tem como tema central a criação de uma interconexão elétrica entre os dois países. A ligação vai baixar o valor da fatura energética.
António Costa

Costa: Justiça é o "único irritante" com Angola

259
O primeiro-ministro considera que o "único irritante" nas relações entre Portugal e Angola é "da exclusiva responsabilidade" da justiça portuguesa. Costa garantiu que Angola concorda com este parecer.
Política

Costa quer "casar" coesão com competitividade

O primeiro-ministro defendeu o 'casamento' entre coesão e competitividade na Europa, sem o dogma de haver um "teto de 1%" do PIB da União Europeia, porque há novas necessidades e menos recursos.
António Costa

Costa está "com ganas" de ir além do programa

895
António Costa rejeitou a ideia de que o Governo já cumpriu o programa e disse estar "com ganas" de abrir novos caminhos. O primeiro-ministro pediu ainda respeito funcionários públicos.
Base das Lajes

Lajes. Açores querem as casas dos militares

O presidente do Governo regional dos Açores manifestou o interesse em ficar com as 450 casas que eram de militares norte-americanos nas Lajes. António Costa ainda não respondeu.
Política

Costa: Portugal não pode hesitar em grandes obras

376
O primeiro-ministro defendeu que Portugal não pode continuar com hesitações relativamente aos grandes empreendimentos, adiando-os ou precipitando-se na sua execução.
Cruz Vermelha

Francisco George assegura mobilização, diz Costa

131
O primeiro-ministro considerou que a escolha de Francisco George para presidente da Cruz Vermelha Portuguesa assegura capacidade de mobilização de um voluntariado "precioso" em casos de socorro.
Infarmed

Costa sobre Infarmed: há tempo para fazer mudança

364
O primeiro-ministro considera a mudança do Infarmed para o Porto "muito importante". António Costa garante que há tempo para fazer a mudança e agradar a todos.
Economia

Costa. Confiança é o mais importante na economia

Num seminário económico luso-tunisino, o primeiro-ministro defendeu que a confiança é o indicador mais importante na economia. António Costa afirmou que Portugal deve fechar 2017 com um défice de 1,4%
Primeiro-Ministro

António Costa na 4.ª Cimeira Luso-Tunisina

António Costa estará em Tunes para participar na 4ª Cimeira Luso-Tunisina, com a qual Portugal pretende reforçar uma parceria estratégica política e económica com este país do norte de África.
Primeiro-Ministro

António Costa: o eterno número dois

902
Costa está a substituir o líder porque não há outro e porque Sócrates não pode liderar o PS. O PS socrático não tem hoje alternativa. Mas eles sabem que o PM não é o verdadeiro líder do seu partido.
António Costa

Costa não comenta "vida interna de Angola"

António Costa não comenta aquilo que diz serem "assuntos da vida de interna de Angola". O primeiro-ministro considera a cimeira UE-África uma boa oportunidade para falar com João Lourenço.
Crédito

Costa: "Temos de ser menos dependentes do crédito"

258
António Costa apelou à diminuição da dependência portuguesa do crédito. O primeiro-ministro recordou as lições que se aprenderam com a crise económica.
Timor-Leste

Sem Xanana Gusmão não há diálogo alargado

O primeiro-ministro timorense disse esta quarta-feira que, sem Xanana Gusmão, não há possibilidade de um verdadeiro diálogo político alargado e acusou a oposição de golpe de estado.
Incêndios

Fogos. PR e CDS satisfeitos com apoio a feridos

Marcelo mostrou-se satisfeito com o apoio dado pelo Governo aos feridos graves dos incêndios. Assunção Cristas, líder do CDS, fez um post no Facebook a dizer que o Governo lhe deu razão.
Relações Internacionais

Costa salienta relação intensa com Colômbia

O primeiro-ministro realçou o papel de Luís Amado e de Paulo Portas na construção de uma "relação intensa" com a Colômbia. Os dois países vão criar um Conselho Estratégico.
Panteão Nacional

PSD faz 8 perguntas a Costa sobre jantar polémico

293
O primeiro-ministro terá de responder às questões enviadas pelos sociais-democratas que querem saber se teve conhecimento do jantar, a que ministro se referia Paddy e como foi tomada a decisão.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF vai controlar cruzeiros antes de chegarem

O primeiro-ministro anunciou que o controlo feito pelo SEF aos turistas de cruzeiros vai começar ainda antes do desembarque. Os inspetores vão embarcar no último porto de origem.
País

Costa apela ao investimento em Portugal

329
O primeiro-ministro defendeu esta segunda-feira que Portugal é um ótimo país para investir, uma vez que tem estabilidade política e económica.
Presidente Marcelo

Marcelo: é tempo de "arregaçar as mangas"

O Presidente da República afirmou que a "solidariedade institucional" entre os órgãos de poder passa por um "compromisso com os portugueses". Marcelo acredita que já todos reconheceram os erros.
Presidente da República

"É tão difícil ter um bom Governo, como bom leite"

209
Presidente deu uma aula a crianças onde falou da forma como os jornalistas escrevem sobre si, mandou indiretas ao Governo e sugeriu que só fica um mandato. Recusou-se a alimentar "bate-papo" com Costa
Incêndios

Incêndios. Costa partilha fotos em Pedrógão

1.613
O primeiro-ministro esteve nos concelhos afetados pelos incêndios e partilhou várias fotos na sua conta de Instagram. Isto, depois de ter sido acusado de falta de sensibilidade na reação à tragédia.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande. 72 casas reconstruídas

476
O primeiro-ministro anunciou que 72 casas de primeira habitação já foram reconstruídas depois do incêndio de junho em Pedrógão Grande. António Costa visitou quatro casas intervencionadas.
Incêndios

Fogos. Seguros antes dos apoios públicos

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas salientou que os seguros das habitações e das empresas têm de chegar antes dos apoios públicos. Pedro Marques disse que é necessário coordenar esforços.
Incêndios

Comentários críticos disparam no Twitter de Costa

2.358
Um post colocado de madrugada teve um número de comentários elevado para o que é habitual na conta oficial do primeiro-ministro. Pede-se a demissão da ministra da Administração Interna mas não só.
António Costa

Governo não tem “solução mágica” para tragédias

10.633
No pior dia de incêndios florestais, com seis mortos confirmados, António Costa pediu "tempo" ao país para que se passe das palavras aos atos. E avisou: nada garante que as tragédias não se repitam.
Incêndios

Conselho de Ministros vai discutir relatório

António Costa anunciou que o governo vai reunir para analisar, discutir e tomar medidas com base no relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios.
Arte

Arte rotativa em São Bento "de fora de Lisboa"

O primeiro-ministro anunciou que a residência oficial, em Lisboa, vai acolher anualmente, "em regime de rotatividade", exibições de obras provenientes de "coleções privadas de fora de Lisboa".
António Costa

Costa desafia PSD para pacto pós-autárquicas

681
Costa insiste que a "geringonça" não depende de ter maioria absoluta. Diz que depois das autárquicas começa um novo ciclo e que vai querer vincular o PSD a um pacto de regime sobre fundos europeus.
Assalto em Tancos

Exército informou Costa que vai encerrar Tancos

1.368
De acordo com o Expresso, o general Rovisco Duarte informou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa que vai encerrar os Paióis de Tancos e que o exército está à procura de um local alternativo.
Serviços De Informações

Espiões “preocupados” com escolha de novo chefe

Primeiro-ministro ainda não indicou um nome ao Parlamento. Audição do secretário-geral pelos deputados é obrigatória, mas já só deverá ser feita depois de os trabalhos serem retomados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site