Primeiro-Ministro

António Costa

Costa desafia PSD para pacto pós-autárquicas

681
Costa insiste que a "geringonça" não depende de ter maioria absoluta. Diz que depois das autárquicas começa um novo ciclo e que vai querer vincular o PSD a um pacto de regime sobre fundos europeus.
Assalto em Tancos

Exército informou Costa que vai encerrar Tancos

1.368
De acordo com o Expresso, o general Rovisco Duarte informou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa que vai encerrar os Paióis de Tancos e que o exército está à procura de um local alternativo.
Serviços De Informações

Espiões “preocupados” com escolha de novo chefe

Primeiro-ministro ainda não indicou um nome ao Parlamento. Audição do secretário-geral pelos deputados é obrigatória, mas já só deverá ser feita depois de os trabalhos serem retomados.
António Costa

Portugal e Índia assinam 11 novos acordos

primeiro-ministro portuguêse o primeiro-ministro da Índia acordaram este sábado reforçar a cooperação entre os dois países no desenvolvimento de relações comerciais, científicas e tecnológicas.
10 de junho

Dia de Portugal Argentina na lista de destinos

Buenos Aires na lista de possíveis cidades para as comemorações do Dia de Portugal. Primeiro-ministro elogiou a vitalidade das mais de duas dezenas de associações portuguesas existentes na Argentina.
10 de junho

10 junho. Marcelo e Costa centram-se no Brasil

O Presidente da República e o primeiro-ministro vão centrar "totalmente" na cultura e nas comunidades portuguesas as comemorações do Dia de Portugal, no Brasil, a partir de 10 de Junho.
Secretas

Secretas. "Depois do referendo senti desespero"

Em declarações ao Observador, chefe indigitado das secretas reitera responsabilidade do Governo de António Guterres na decisão de sair de Timor. E garante estar de "consciência tranquila".
Economia

António Costa defende mais inovação na economia

Em Vila Nova de Gaia, o primeiro-ministro disse que o que falta a Portugal para entrar definitivamente em convergência com a UE é apostar na inovação e ultrapassar "bloqueios estruturais" da economia.
Irlanda

Demitiu-se o primeiro-ministro irlandês

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, anunciou que se vai demitir da liderança do Fine Gael, mas que mantém funções como chefe de Governo até à eleição de um sucessor a 2 de junho.
Escolas

Costa quer escolas públicas ao nível das melhores

O primeiro-ministro afirmou que a atribuição do nome de Maria Barroso à escola básica da baixa de Lisboa traduz o objetivo de promover uma escola pública de qualidade.
António Costa

Costa. Quadro legislativo de pirotecnia é "claro"

António Costa afirmou que existe em Portugal "um quadro legislativo que é bastante claro em matéria das fábricas de pirotecnia", e lembrou que nem todos os problemas se resolvem com alterações à lei.
Diplomacia

Visita de António Costa a Angola em risco

124
Ondas de choque do processo contra vice-presidente angolano continuam a fazer-se sentir. Em Luanda, avança o Expresso, há uma ideia generalizada de que se perdeu o clima político para o encontro.
António Costa

António Costa mantém confiança em Centeno

O líder do executivo, António Costa, disse que só um primeiro-ministro insano retiraria a confiança ao ministro das Finanças, Mário Centeno, e avançou que Portugal deverá sair do procedimento por défice excessivo.
António Costa

Costa em Vila Real com agenda dedicada às empresas

António Costa participa, esta sexta-feira, no lançamento da primeira pedra de um hotel no distrito de Vila Real, onde também irá visitar uma fábrica de antenas de automóveis.
Descentralização

Costa: descentralização do Estado tem que avançar

371
O primeiro-ministro afirmou que a descentralização do Estado tem que avançar "este ano" e anunciou para o próximo conselho de Ministros a aprovação de uma proposta de lei.
Primeiro-Ministro

PM defende "rutura" na reforma da União Monetária

138
O primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, defende, no prefácio a um livro sobre o governo da "Geringonça", uma "rutura quanto à urgência e natureza da reforma da União Económica e Monetária".
António Costa

Costa quer "surfar" onda da revolução digital

António Costa, defendeu que Portugal tem de surfar a onda da revolução digital sem hesitações, porque é a primeira grande oportunidade do país estar na crista de uma nova revolução industrial.
Serviços prisionais

Guardas prisionais entregam reivindicações a Costa

O Sindicato Nacional de Guardas Prisionais entregou, esta terça-feira, ao primeiro-ministro um conjunto de reivindicações remuneratórias que deram origem à vigília de protesto.
Primeiro-Ministro

Costa quer energias renováveis como "start-up"

O primeiro-ministro vincou, que Portugal está na linha da frente mundial da produção e consumo de energias renováveis, defendendo que esta área pode ser a "start-up" da parceria luso-indiana.
Primeiro-Ministro

Especial/ O regresso de "babush" à Índia, agora como PM

982
Quase 40 anos depois da viagem que fez com o pai, António Costa volta à Índia agora como primeiro-ministro. Tem ligações distantes, mas o país espera ansioso por mostrar o sucesso de um dos seus.
Primeiro-Ministro

Educação em destaque na mensagem de Natal de Costa

431
Na mensagem de Natal, o primeiro-ministro falou de educação e pobreza e destacou as medidas relativas ao ensino pré-escolar. Costa criticou a precariedade laboral, mas não se referiu a medidas.
Debate Quinzenal

Um soro da verdade para ti, um retrovisor para mim

O último debate do ano ficou marcado por troca de presentes: Cristas ofereceu soro da verdade, Costa retribuiria com um retrovisor. PSD não quis participar. Salário mínimo avança mesmo sem acordo.
António Costa

Costa visita Índia em janeiro com passagem por Goa

António Costa vai fazer uma visita de Estado à Índia, entre 6 e 12 de janeiro, a convite do primeiro-ministro, Narendra Modi. O primeiro-ministro vai passar por Nova Deli, Goa e outras cidades.
Feriados

Marcelo satisfeito com reposição do feriado

1.058
Na cerimónia de comemoração do Dia da Restauração, o Presidente da República lamentou que o feriado do 1º de Dezembro tivesse sido suspenso pelo anterior Governo e apelou a um Portugal independente.
Governo

Um ano de Governo. Costa responde aos portugueses

No dia em que se assinala um ano desde que o atual Governo tomou posse, António Costa comemora com uma sessão de perguntas e respostas feitas por um grupo de cidadãos. Acompanhe em direto.
Chefs

Avillez com medalha de ouro

A Academia Portuguesa de Gastronomia distinguiu o chefe de cozinha José Avillez com a medalha de ouro e atribuiu os títulos de sócios honorários ao Presidente da República e ao primeiro-ministro.
Primeiro-Ministro

PM: notícia da Renault foi "a melhor" da semana

António Costa diz que o acordo de investimento com a Renault vai garantir condições de estabilidade para os investidores e confiança para quem trabalha. O acordo vai ser de quatro anos.
Bulgária

Primeiro-ministro búlgaro formaliza demissão

O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, apresentou a demissão no parlamento depois da derrota da candidata apoiada pelo governo de Sófia na segunda volta das presidenciais.
Governo

Adjunto de Costa no Governo com licenciatura falsa

18.742
Em despacho assinado pelo primeiro-ministro, Rui Roque aparece como licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FCTUC, mas, na verdade, nunca acabou o curso e faltam-lhe várias cadeiras.
Orçamento do Estado

O OE de Costa em 2m26s

O primeiro-ministro explica os principais pontos do Orçamento do Estado para 2017 num vídeo publicado na página do YouTube do Governo, sublinhando que quer um país mais justo e mais coeso".
António Costa

PM quer centro tecnológico da Huawei em Portugal

A Huawei está a ultimar as negociações com o Estado Português no sentido de instalar no país um centro tecnológico, tal como já fizeram as multinacionais norte-americanas Cisco e Microsoft.
Governo

Costa nega "batalha ideológica" no sigilo bancário

Na segunda parte da entrevista ao Público, o primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deu a Portugal "uma democracia bastante mais inclusiva".
Justiça

Costa quer debate da Justiça sem "casos concretos"

Costa defende que o debate sobre sistema de Justiça deve ser feito desligado "de um caso em concreto" e não pode ser "capturado por interesses corporativos". Vale para caso Sócrates, mas não só.
Orçamento do Estado

Costa diz que PSD "não acertou uma única previsão"

351
O primeiro-ministro desvalorizou as dúvidas manifestadas pelo líder do PSD sobre as consequências para as finanças públicas de um aumento das pensões.
António Costa

Costa inicia visita de quatro dias ao Brasil

António Costa inicia esta segunda-feira em São Paulo a visita de quatro dias ao Brasil, onde terá um programa económico e cultural. Ao final do dia, Costa encontra-se com o governador de São Paulo.
Serviço Nacional de Saúde

Costa diz que homenagear o SNS é desenvolvê-lo

215
O primeiro-ministro declarou que para homenagear o SNS, mais do que defendê-lo, é preciso desenvolvê-lo, referindo-se em particular à expansão da rede de cuidados continuados.
Primeiro-Ministro

Costa no Brasil em setembro e novembro

194
Em articulação com o Presidente da República, ficou definido que o chefe de Estado iria à abertura oficial dos Jogos Olímpicos, e o primeiro-ministro à mesma cerimónia, mas dos Jogos Paralímpicos.
António Costa

António Costa elogia parceria com Brasil

O primeiro-ministro, António Costa, elogiou a parceria entre Portugal e Brasil que permitiu a construção de uma aeronave da construtora brasileira Embraer com participação da engenharia portuguesa.
Primeiro-Ministro

Maiores exportadores reuniram-se em São Bento

António Costa chamou 14 grandes empresas exportadoras à residência oficial para falar dos aspectos que condicionam a actividade. É o primeiro de três encontros. Marques Mendes deu a notícia na SIC.
Primeiro-Ministro

Primeiro-ministro admite baixar portagens nas SCUT

António costa admite baixar os preços da portagens nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador até ao final do verão, mas não sem antes encontrar um consenso em matéria de descentralização.
Presidente da República

Coabitação: António, teremos sempre Paris...

913
Marcelo e Costa jantaram a sós no sábado. Andaram juntos no carro. E voaram no mesmo avião pondo em causa a segurança nacional. Eis a visita que você não viu. E a história de uma relação especial.
Primeiro-Ministro

Português em França: oportunidade para professores

2.718
O PM faz "um balanço positivo" do Dia de Portugal em Paris e destaca o compromisso de Hollande sobre o ensino do português, uma oportunidade para os professores. Quando ao PSD: precisa de tempo.
Presidente da República

Marcelo e Costa: uma serenata à chuva

919
"Estão a ver o que é a colaboração entre os dois poderes? Vejam bem: quem tem o guarda chuva é um PM de esquerda, e quem é apoiado é um PR que vem da direita”, disse Marcelo em Paris. Inesperado.
Presidente da República

"A França é excecional, mas nós somos os melhores"

818
O Presidente condecorou um fotógrafo de 90 anos que deu a conhecer ao mundo os bidonvilles onde viviam os portugueses. Falou aos emigrantes lesados do BES, com António Costa. E puxou por Portugal.
Presidente da República

Marcelo, Costa e Hollande: condecorações e sanções

155
Discursos emotivos. Proclamações de amizade. No 10 de junho em Paris, na inauguração do euro, Hollande manifestou-se contra as sanções a Portugal.
PS

Costa quer mais descentralização

António Costa, considerou que Portugal dificilmente dará "um salto significativo" no desenvolvimento enquanto continuar a ser um dos países onde as autarquias "menos participam na receita do Estado".
Ucrânia

Ucrânia tem novo primeiro-ministro

Volodymyr Groysman vem substituir o anterior primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, que se demitiu domingo passado. O primeiro-ministro jurou que governo "não mostrará qualquer tolerância à corrupção."
Crise dos Refugiados

Portugal pode acolher no imediato 1250 refugiados

O primeiro-ministro afirmou hoje que o governo transmitiu às autoridades gregas a disponibilidade de Portugal para acolher imediatamente 1250 refugiados.
Orçamento do Estado

Costa e o OE: "O trabalho tem sido muito positivo"

O primeiro ministro falou em "divergências técnicas" entre o Governo e a Comissão Europeia quanto ao esboço do Orçamento do Estado, mas fala de um trabalho "sereno e construtivo" entre as partes.
Sociedade

Primeiro-ministro: "O caminho não será fácil"

668
António Costa diz que o ano que vem é ainda um caminho de dificuldades. E promete bater-se pelas contas públicas sãs.
Governo

Costa na concertação para discutir salário mínimo

António Costa estreia-se na concertação social, numa reunião com os parceiros sociais que deverá ser dominada pela discussão do aumento do salário mínimo nacional.
Roménia

Tragédia em discoteca leva PM romeno a demitir-se

Primeiro-ministro Victor Ponta anuncia demissão depois de uma noite de protestos em Bucareste. Governo cai na sequência da explosão que ocorreu na sexta-feira e fez mais de 30 vitimas.
União Europeia

Cameron rejeita solução norueguesa

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, irá descartar na Islândia, esta semana, a possibilidade de o Reino Unido sair da União Europeia com a solução norueguesa proposta pelos ativistas anti-UE.
Roménia

PM da Roménia vai ser julgado por corrupção

O primeiro-ministro da Roménia, Victor Ponta, acusado em julho de corrupção, vai ser julgado, anunciou a procuradoria anticorrupção romena.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Presidente quer três opções para PM

O Presidente da Guiné-Bissau pediu ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das últimas eleições legislativas, três nomes para escolher o primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Baciro Djá demite-se de PM da Guiné-Bissau

O primeiro ministro da Guiné Bissau, Baciro Djá, disse aos jornalistas que entregou ao presidente guineense a sua carta de demissão do cargo.
Legislativas 2015

Passos Coelho. O país “aponta na direção certa”

Pedro Passos Coelho afirma que o país está a “apontar na direção certa” porque o emprego gerado está a crescer, uma “mensagem de esperança” para quem passou por preocupações, angústias e dificuldades
Crise dos Refugiados

É preciso "fazer mais e melhor" diz Passos

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que "todos na Europa" precisam de "fazer mais e melhor para resolver o problema das migrações".
Pedro Passos Coelho

"Venda do Novo Banco será o que BdP conseguir"

O primeiro-ministro disse este sábado que o resultado da negociação da venda do Novo Banco será “o melhor que o Banco de Portugal conseguir alcançar".
Legislativas 2015

Rangel sobre Sócrates atiça guerra entre PS e PSD

1.636
Rangel falou indiretamente do caso de José Sócrates, numa acusação implícita ao PS. E este, pela voz de Assis, pediu explicações a Passos Coelho. Passos preferiu falar de justiça no geral.
Legislativas 2015

Governo suspende nomeações políticas

156
O primeiro-ministro português considera que não é porque o Presidente da República marcou eleições legislativas que o Governo perde competências ou poderes.
Pedro Passos Coelho

Pedro e os mitos. O que Passos disse e não disse

833
Primeiro-ministro quer desfazer alguns dos mitos existem à sua volta. Mas a polémica não se ficou pela emigração ou refundação do Estado. E o 'ir além da troika' ou o 'empobrecer' o país?
Banco de Portugal

Novo governador do BdP será ouvido no Parlamento

Passos Coelho já admitiu que o candidato a Governador do Banco de Portugal vai ser ouvido pelo Parlamento. A nova lei foi promulgada por Cavaco Silva há quatro dias e será publicada em breve.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site