775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crise no PS

Noticiário

17h. PS. Carneiro critica divulgação de resultados

PS. José Luís Carneiro critica divulgação de resultados parciais. Cardeal italiano condenado a prisão por crimes financeiros.
Noticiário

16h. PS. Vasco Cordeiro apoia Pedro Nuno Santos

Líder do PS Açores apoia Pedro Nuno Santos na corrida à liderança do partido. Lula da Silva diz que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode fracassar.
360º

Os três erros do MP e o embate que o PS evita

Acumulam-se os equívocos do Ministério Público na Operação Influencer. No PS, José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos evitam choque público.
360º

Pedro Nuno liberta-se. Ventura reinventa-se

O candidato à liderança do PS deixou assentar a poeira, depois de sair do governo, e esperou dois meses. Depois, alienou a participação que tinha na empresa do pai.
360º

Como o PS tenta fugir da tese da cabala contra MP

PS caminha em gelo fino e não esquece tempos de má memória do processo Casa Pia. Um raio-x à decisão do juiz Nuno Dias Costa, que impôs uma derrota ao MP. E uma viagem à origem de tudo isto: Sines.
Noticiário

9h. PS. Pedro Nuno Santos favorito

Pedro Nuno Santos é favorito na contagem de espingardas no PS. Médicos começaram greve de dois dias.
360º

O "Grande estouro" e a contagem de espingardas

Nesta newsletter tem tudo o que precisa de saber para começar o dia bem informado: contamos-lhe os detalhes da crise política e do processo judicial. E há um novo episódio do "Encantador de Ricos".
360º

O que une o Benfica, o Governo e os unicórnios?

A vitória sobre o Sporting por 2-1, nos descontos e por 4 cm; o que Centeno disse e o que Marcelo desmentiu; e mais uma Web Summit, entre demissões, mudanças de oradores e apostas de mil milhões.
Comentário

"Costa acusa o MP de pôr em causa ação política"

A análise do redator principal do Observador, Luís Rosa, ao discurso do primeiro-ministro ao país na noite deste sábado.
Emissão Especial

António Costa fala ao país e pede "desculpa"

O primeiro-ministro falou esta noite ao país, na sequência da operação Influencer.  Admite que "com grande probabilidade" não exerce "nunca mais qualquer cargo público".
360º

Queda do Governo segue... dentro de 121 dias

O Presidente da República convocou eleições antecipadas para 10 de março, daqui a quatro meses, permitindo que o Orçamento do Estado seja aprovado.
Atualidade

Vídeo: A mensagem do Presidente na íntegra

O chefe de Estado afirmou estar a devolver a "palavra ao povo sem dramatizações nem temores. É essa a força da democracia: não ter medo do povo”.
360º

Costa escutado, PR aguardado e PS agitado

Em plena crise política, é esta quinta-feira que Marcelo Rebelo de Sousa se pronuncia. Qualquer que seja o desfecho, no PS as movimentações já se fazem para novo líder.
Noticiário

7h. Mais de 20 escutas ligam Costa a investigação

Escutas foram validadas pelo Supremo Tribunal de Justiça, mas António Costa nega conhecimento. Advogados dos arguidos questionam ação do MP. Dia de todas as decisões para Marcelo. E o futuro do PS?
360º

O pivô disto tudo e o que Marcelo vai fazer?

Lacerda Machado terá usado a proximidade a António Costa para pressionar membros do Governo. Há suspeitas de irregularidades graves e reuniões em São Bento e no Rato. A bola está agora em Belém.
PCP

PCP: "não é normal" número de casos no Governo

Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou que "não é normal" o número de casos que geraram polémica e saídas no Governo. Manifesta também preocupação com as opções políticas.
Comentário

"Há deputados que exigem uma 'chicotada' no PS"

“Ambicionam mudanças estruturais para estancar a cadência de ‘casos e casinhos'”. Mas, para Rita Tavares jornalista do Observador, não parece ser essa “a vontade de António Costa”.
Noticiário

7h. PS. Pedronunistas apontam mira a Medina

Socialistas ouvidos pelo Governo criticam forma como Fernando Medina geriu a polémica com Alexandra Reis. António Costa diz que só em 2026 decide sobre o que vai fazer quando terminar o mandato.
Semáforo Político

Ana Gomes: "PM não está bem na sua pele"

Às críticas de aproveitamento no PS da crise política, a socialista diz que "a paz dos cemitérios e o amén aos chefes é mau para o partido". António Costa está a fazer "um mau trabalho".
Emissão Especial

"Há aproveitamento de fações dentro do PS"

E "no fim a culpa vai ser da empregada de limpeza". Eduardo Vítor Rodrigues, líder da distrital Socialista do Porto, critica João Leão e sem referir nomes, "o aproveitamento de fações dentro do PS".
Emissão Especial

Demissões: “Marcelo e Costa estão coordenados”

Anselmo Crespo e Eunice Lourenço consideram que o PR e António Costa foram coordenando posições durante a demissão de Alexandra Reis e agora de Pedro Nuno Santos. Para já a dissolução é precipitada.
Comentário

"Foi uma humilhação política para Pedro Nuno"

Para o Politólogo, André Azevedo Alves, a "aniquilação" do PM a Pedro Nuno Santos não é morte política do ministro das Infraestruturas e da Habitação, mas "dificulta-lhe o caminho para liderar o PS"
António Costa

114 dias depois e tudo muda no PS

Em julho havia insultos e acusações, gritaria e radicalização. Hoje, os socialistas voltam a reunir a comissão nacional e prometem uma reunião tranquila. Seguristas não querem levantar problemas.
PS

Ferro Rodrigues é o novo líder parlamentar do PS

Depois da demissão de Alberto Martins da liderança da bancada do PS, António Costa fez convite a Ferro, ex-líder do partido. O convite já terá sido aceite.
Primárias No PS

Os conselheiros de Seguro e Costa

Nos quatro longos meses de campanha eleitoral interna do PS, os dois candidatos escolheram a tropa. Seguro manteve a direção do partido (quase) unida e Costa recrutou no Parlamento.
Primárias No PS

Costa: mais à esquerda que Tsipras e que Hollande

Mais à esquerda, menos autoritário. Há um ano, o Observador pediu a Costa que respondesse ao questionário do "Political Compass". Os resultados são hoje ainda mais relevantes.
Primárias No PS

Seguro e Costa disputam últimos votos no Porto

O tudo por tudo na luta pelas primárias vai ser no Porto. Os Antónios vão fechar a campanha interna com comícios em Porto e Gaia para convencerem a maior distrital do partido. Não há dia de reflexão.
Primárias No PS

"Emotivo", "transparente", "formal". Seguro?

Seguro entrou cedo na política e quis fazer tudo "certinho" para um dia chegar a primeiro-ministro. Os amigos dizem que ele é "emotivo", "transparente", "trabalhador" e "muito da terra".
Crise no PS

Portas manda CDS ficar calado sobre a luta no PS

O líder centrista e vice-primeiro-ministro deu ordem de silêncio ao partido. Até que o PS resolva o problema da liderança, no CDS não há comentários sobre a luta interna do PS.
Crise no PS

O que Costa e Seguro ainda não explicaram

O Observador desafiou dois seguristas e dois costistas a fazerem perguntas ao outro lado da barricada. Ainda há dúvidas por esclarecer quando falta uma semana para as eleições.
Primárias No PS

Comissão Política discutirá redução de deputados

Alberto Martins enfrentou em reunião do grupo parlamentar do PS a fúria dos costistas, que acusam direção de "ludibriar a opinião pública". Proposta vai ser agora discutida em Comissão Política.
Primárias No PS

Seguro provoca Costa com vídeo no YouTube

Um homem cultiva pacientemente uma flor. Outro aparece, quando ela cresceu. Corta-a e pôe-a na lapela. "Está disposto a apoiar um projeto que começa assim". O vídeo no YouTube já irrita os costistas.
Primárias No PS

Coelho surpreendido com número de simpatizantes

O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil.
Primárias No PS

As 6 medidas e meia novas de Seguro (versão Costa)

António Costa acusou Seguro de apenas apresentar seis medidas e meia novas e relação a programas eleitorais antigos. O Observador foi saber quais são. E obter a reacção da direção.
Primárias No PS

Judite modera primeiro debate e dita as regras

Costa e Seguro não sabem quais os temas que vão debater no debate desta noite na TVI. O tópicos de discussão ficam ao critério da jornalista Judite Sousa, que vai moderar o confronto.
Primárias No PS

Oito Retificativos provam que Governo falhou

António Costa considerou na quinta-feira que os oito orçamentos retificativos que o Governo apresentou são "falhanços", acrescentando que a dívida é hoje maior do que no início da crise.
Eleições Primárias

O bombeiro e o pescador: os notáveis de Seguro

Para a candidatura de António José Seguro, os notáveis são "todos os portugueses". Em campanha para as primárias, Seguro divulga vídeos: o último foi um pescador de Caxinas.
Crise no PS

Seguro insiste em alterações à lei eleitoral

O secretário-geral do PS defendeu este domingo na Guarda a alteração do atual sistema eleitoral, para permitir a escolha direta dos candidatos a deputados.
Eleições Primárias

Seguro quer que Costa deixe de ser comentador 

Candidatura de António José Seguro entende que presença de Costa na Quadratura do Círculo, na SICN, pode desequilibrar a campanha das primárias.
Primárias No PS

Finalmente há debates no PS... de 35 minutos

Os dois candidatos às eleições primárias do PS já (quase) fecharam o acordo para fazerem três debates. Saiba em que dias pode ver o confronto entre os dois socialistas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora