PSD/CDS

Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco

941
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.
Fact Check

Fact Check/ PSD e CDS defenderam corte nas pensões?

É verdade que PSD e CDS defenderam corte das pensões quando estavam no Governo? E em 2015 defenderam corte de 600 milhões? A discussão é antiga e é cheia de meias-verdades. De um lado e de outro.
Desigualdade

Especial/ Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

5.151
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
PSD

A direita do futuro

631
O país dispensa uma direita que convenha à esquerda. A direita tem de ser descomplexada e ter alternativas, sem se acantonar no passado. Assim Cristas tirou a maioria a Medina, assim se derrota Costa.
PSD

Tempos interessantes para a direita

936
Faria bem ao PSD escolher personagens não cinzentas, novas, que conheçam mais o país que a bolha do partido. Gente que saiba fazer oposição de forma aguerrida e sinta prazer por ir à cara à esquerda.
PSD

Já “se” desistiu de Passos Coelho?

2.125
O país não precisa de dois primeiros ministros a digladiarem-se mas de um líder da oposição a marcar, como no futebol – e no caso vigente, a marcar impiedosamente – o primeiro-ministro.
Fogo de Pedrógão Grande

PCP. "Incêndios não se apagam com gasolina"

O líder do PCP admitiu que o Governo do PS "decidirá quem é que quer ter como parceiro" na reforma florestal, mas avisou que nem PSD nem CDS têm "soluções boas para a floresta".
Autárquicas 2017

Odivelas: a bizarra apresentação de Fernando Seara

3.810
Gestos largos, falsetes e graças - a apresentação da candidatura de Fernando Seara à Câmara de Odivelas teve momentos delirantes. Com Passos Coelho a assistir na primeira fila
OCDE

Subida do emprego? Mérito é, "em parte", de Passos

3.397
Relatório da OCDE elogia "reformas abrangentes" feitas entre 2011 e 2015, pelo anterior governo, para combater as fragilidades estruturais do mercado de trabalho.
Investigação

Os partidos portugueses foram sempre do Estado

"O Estado é ainda uma grande fonte de rendimento e de estatuto. Os partidos tornaram-se a via através da qual o Estado é disputado e repartido", analisa Rui Ramos.
Investigação

O Governo PSD/CDS acabou com a nomeação de boys?

456
O Governo de Passos Coelho criou a CRESAP, uma comissão para selecionar dirigentes para o Estado. Veja se resultou. E descubra quem foi o ministro que nomeou mais boys
Investigação

Vídeo: quem nomeou mais boys? PS ou PSD/CDS?

374
Uma investigação do Observador analisou 376 nomeações políticas, nos últimos dez anos, para cargos no Instituto do Emprego e na Segurança Social. Que governos nomearam mais boys? PS ou PSD/PP?
PSD/CDS

A direita já perdeu (porque desistiu de ganhar)

582
Ao recusar Cristas, o PSD desistiu de Lisboa (e das autárquicas). Sem autárquicas, sem discurso e sem projecto comum para derrotar a geringonça, o país desistiu de admitir PSD-CDS como alternativa.
Assunção Cristas

No Conselho de Ministros nunca se falou no BES

321
Assunção Cristas diz que houve apenas "referências" ao BES, por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, mas que nunca o tema foi discutido "com profundidade".
PSD/CDS

Cristas em Lisboa e Moreira no Porto

237
Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE
PSD/CDS

Ou PSD/CDS se juntam, ou ficam a ver navios

292
PSD e CDS estão numa bifurcação estratégica. Ou seguem os caminhos de sempre e perdem. Ou assumem um projecto conjunto para o país – com bandeiras políticas, objectivos precisos e visão reformista.
PSD/CDS

PS congratula-se com dados positivos da economia

Após serem divulgados os dados do INE sobre a economia do país, o PS congratula-se dos resultados e afirma que o "diabo" da economia só existe, mesmo, para a oposição PSD/CDS.
Rocha Andrade

"Ética tem de ir até às últimas consequências"

1.113
Fernando Negrão falou em nome do PSD a dizer que "o caso não está encerrado" e que "as questões éticas têm de ir até às últimas consequências". Apela à intervenção do primeiro-ministro.
Transportes

Trabalhadores acusam Passos de desinvestir na STCP

150
A Comissão de Trabalhadores da STCP acusou anterior Governo de ter feito "propositadamente um desinvestimento total" na empresa para degradar o serviço público.
Eleições

PSD/CDS-PP ganha intercalares em S.João da Madeira

310
Ricardo Figueiredo vai voltar a ocupar a presidência da autarquia de S. João da Madeira, após vitória nas eleições intercalares que se realizaram este domingo.
PSD/CDS

PSD e CDS. Break-up sem dramas e "natural"

Os dois prometem continuar a cooperar mas cada um quer fazer o seu caminho para se fortalecer. Congressos do PSD e CDS vão clarificar autonomia dos dois partidos.
PSD/CDS

PSD avisa que coligação caiu com o governo

O líder do PSD esclareceu que a coligação PSD/CDS acabou no momento em que o governo foi derrubado na Assembleia da República, mas que as "boas relações" com o CDS continuam.
Governo

Niawt Kram, esse grande maroto

192
A descrença (ou a desvalorização) da maioria absoluta foi o erro estratégico central da coligação PSD/CDS – a sua perda comprometeria tudo. É difícil, pois, entender como se agiu diferente – e porquê.
Conselho de Estado

Guerra de cadeiras. PSD ameaça bloquear escolhas

660
PSD é o partido com mais deputados e não concorda que PS faça listas para dar lugares a BE e PCP, como no Conselho de Estado. Mas só nas eleições de 2/3 pode travar pretensões da esquerda.
Presidenciais 2016

Marcelo e o Governo do PS: "Espero que dê certo"

272
O candidato presidencial não tem dúvidas: o melhor para o país é que o Governo de Costa "dê certo". E nesse sentido garante que fará o "possível" para que a solução seja "duradoura".
Governo

Ressentimento?E que tal cumprir as regras do jogo?

1.843
A oposição não pode esquecer como este governo chegou ao poder, e por isso o ressentimento não vai desaparecer. Mas, ao mesmo tempo, tem de ter sangue-frio e paciência, esperar pelo fim do foguetório
Governo

Tsipras quer ajuda de Costa contra a austeridade - como aconteceu

285
Programa inclui 6 ideias do PAN e privilegia participação na UE e NATO. Discussão é quarta e quinta. No Parlamento, esquerda empurrou votação de projetos sobre transportes, salários, sobretaxa e PMA.
Governo

Todos de acordo. "Isto não dura 1 ano"

667
Tudo preso por um fio. PSD e CDS, com Passos e Portas de volta ao Parlamento, vão apostar tudo nas fragilidades do acordo com o PCP. PS acredita que coligação à direita não se aguenta mais que um ano.
Governo

Direita pondera moção de rejeição a novo Governo

1.492
Com o Governo de Costa em funções, à direita a ordem é para fazer oposição firme e a hipótese de apresentar uma moção de rejeição não é já posta de parte. "Não seria a primeira vez". É certo.
Assembleia Da República

Esquerda ignora 25 de novembro

1.316
PS, PCP, BE e Verdes não foram à reunião marcada para discutir celebração do 25 de novembro. Direita fala em "desrespeito" e em novo PREC. Esquerda em "jogatana política". Ferro não escapa às críticas
Assembleia Da República

Direita desafia, PS dá 'nim' à UE e 'sim' à NATO

136
PS vai abster-se no projeto da direita sobre compromissos europeus e vai aprovar projeto sobre NATO e política externa. Mas com críticas: um é "insuficiente" e "financista", o outro é "inócuo".
Atentados de Paris

PCP e BE contra ação militar, PS nunca disse não

5.758
Atentados em Paris reacendem debate sobre envolvimento de Portugal numa ação militar contra Estado Islâmico. Costa admitia que sim em setembro, mas PS remete-se agora ao silêncio. PCP e BE são contra.
Bloco de Esquerda

"Meninas esganiçadas". BE exige pedido de desculpa

2.041
Foi na terça-feira à noite que no Porto Canal o economista Pedro Arroja referiu-se às "meninas do Bloco de Esquerda no Parlamento" como "esganiçadas", sempre "contra alguém ou contra alguma coisa".
Assembleia Da República

PSD/CDS à frente do Orçamento, Finanças e Economia

204
Distribuição da presidência das comissões foi concertada entre os partidos: coligação PSD/CDS preferiu áreas financeiras e orçamentais, PS ficou com as pastas sectoriais. BE ganha uma comissão.
Governo

Partidos europeus comentam, Bruxelas calada

Em Bruxelas, apenas as famílias políticas europeias reagiram publicamente à queda do Governo PSD/CDS-PP em Portugal.
Governo

Passos: "Não abandono o meu país"

5.056
A poucos minutos de ser derrubado, Pedro Passos Coelho deixou claro que não é o poder que o move, mas recusa-se abandonar o pais - vai fazer, se Cavaco empossar Costa, oposição no Parlamento.
Governo

Acordo não garante aprovação de orçamentos - como aconteceu

1.226
Acordo à esquerda apenas estabelece que Governo PS não cai por aprovação de moções de censura, mas não garante votação de orçamentos do Estado, apenas "apreciação conjunta". Acordo assinado em breve.
Governo

CDS. Costa "enlameou" Portas para se explicar

333
Líder do PS acusou Paulo Portas de ter revertido as suas posições anti-euro em 2002 para entrar no Governo. CDS diz que é "falso" e que Costa só tentou "enlamear" Portas.
Governo

Veja aqui o programa do Governo de Passos e Portas

295
O Governo já entregou o seu programa na Assembleia da República. Veja aqui, na íntegra. Mantém-se as promessas de rejeição por parte dos partidos à esquerda. A discussão é 2ª e 3ª-feira no Parlamento
Governo

As tarefas inadiáveis na vida de ministros a prazo

A tomada de posse é apenas o primeiro protocolo dos novos ministros. Já há gabinetes destinados aos novatos e alguns já começaram a transição de pastas, mesmo que seja só por semanas.
Legislativas 2015

Direita tenta debater UE para confrontar esquerdas

124
Governo vai ser debatido no último dia do prazo. PSD/CDS tentam agendar debate sobre Europa para confrontar esquerdas, e acusam partidos de "bloqueio". PS fala em "inversão" e invoca regimento da AR.
Legislativas 2015

Infografia. Quem é quem no novo Governo

151
A composição do novo Executivo PSD/CDS foi conhecida esta terça-feira, com algumas surpresas à mistura. Conheça todos os ministros do XX Governo Constitucional.
Legislativas 2015

Portas admite ceder lugar de número dois a Costa

1.370
Paulo Portas está disposto a ceder o seu lugar de número dois no Governo no caso de haver uma coligação PSD/CDS e PS. Governo de Passos é o natural, mas acusa PS de não ter feito "uma única" proposta.
Legislativas 2015

Costa revela "desespero" e "radicalização"

297
Maria Luís Albuquerque "não deixará de esclarecer o conteúdo" da reunião que teve com Mário Centeno, garante o PSD sobre acusações de novos buracos orçamentais.
Legislativas 2015

Costa: não há nenhuma razão para PR não dar posse

462
Costa faz acusação ao PSD/CDS sobre novos buracos nas contas e diz que está a negociar acordo para quatro anos com a esquerda. A Cavaco, avisa que "governo de gestão seria um desastre".
Legislativas 2015

Guia para as cedências da coligação ao PS

São 23 as propostas que o PSD e o CDS levam à discussão com o PS. Veja aqui as medidas que os aproximam e quais as que Passos e Portas não cedem aos socialistas.
Legislativas 2015

Leia aqui o "Documento facilitador" da PàF ao PS

868
São mais de 20 as propostas que a coligação PSD/CDS enviou a António Costa. Documento, divulgado pela TSF, pode ser lido na íntegra aqui.
Presidenciais 2016

"Não se pode ser árbitro e jogador ao mesmo tempo"

487
Sampaio da Nóvoa criticou a demora na clarificação. Todos estes candidatos deveriam ter aparecido há muito tempo. "Nenhuma democracia madura teria aceitado este jogo que se passou nos últimos meses".
Legislativas 2015

Esquerda unida: 13 leis para cair. 28 para impor

4.551
Alterar a lei das rendas, baixar o IVA da restauração, repor as 35 horas e dois feriados. Votos da maioria de esquerda na AR podem revogar 13 leis deste Governo. E impor 28 que antes não passaram.
Legislativas 2015

Que economia espera um governo minoritário?

Passos e Portas preparam-se para governar em minoria - ficando na mão do PS e na expectativa de que a economia acelere. Não faltam, contudo, riscos perigosos para os próximos anos. Veja quais.
Legislativas 2015

Costistas preocupados com a 'pasokização' do PS

354
Porfírio Silva e Manuel Alegre alertam que se o PS for responsável pela continuação deste governo, correrá o risco de ser comido pelos partidos da extrema-esquerda, à semelhança do caso grego.
Legislativas 2015

PSD pode perder deputado para o Nós, Cidadãos!

1.483
PSD teme perder um deputado do círculo fora da Europa. Nós, Cidadãos! está em força em Macau - e isso pode chegar para eleger. Sendo assim, PS mais BE e pequenos serão superiores a PSD/CDS.
Legislativas 2015

O que negociaram, onde se aproximam e o mais difícil

147
Pensões, IVA e educação são linhas vermelhas entre PS e coligação. Mas, no último ano, foram vários os diplomas do PSD/CDS que os socialistas viabilizaram.
Legislativas 2015

Onde a coligação perdeu mais e menos votos

273
A coligação Portugal à Frente perdeu votos em todos os distritos. Braga e Algarve são distritos com os resultados mais distintos.
Legislativas 2015

7 coisas a saber para poder discutir as eleições

719
Partidos do arco da governação sofrem erosão, Passos não vai ter vida fácil com Costa e Costa não vai ter vida fácil com críticos. O que estas eleições nos dizem sobre o futuro.
Legislativas 2015

As 6 tarefas mais urgentes de Passos

155
Formar um novo Governo, aprovar o Orçamento, escolher um candidato a presidente da AR, definir a estratégia presidencial. Estas são algumas das prioridades (e dores de cabeça) do primeiro-ministro.
Legislativas 2015

E agora? 10 análises às legislativas

147
Aguiar-Conraria, Ribeiro Mendes, Nuno Garoupa, Marina Costa Lobo, Rui Ramos ou Helena Matos comentam os resultados eleitorais. E agora o país?
Legislativas 2015

PS admite governar mesmo perdendo

1.039
Duarte Cordeiro diz que PS "aguarda serenamente". Augusto Santos Silva defende que o PR deve chamar a governar o partido com o grupo parlamentar maior e que não contam os mandatos em coligação.
Presidenciais 2016

O que pode mudar na estratégia dos presidenciáveis

Na noite eleitoral, começa o futuro dos presidenciáveis. Uma maioria do PSD/CDS interessa mais a Marcelo ou a Rio? Nóvoa sobreviverá se Costa perder? Maria de Belém sairá reforçada?
Explique Isso Melhor

10 dúvidas a que eles não responderam

102
Pensões, plafonamento, desempregados, deduções em IRS, regime conciliatório. A campanha chega ao fim e tanto Passos como Costa furtaram-se a explicar várias promessas eleitorais.
15 questões eleitorais

Como é que a economia pode crescer mais?

A economia recuperou (e recomenda-se) ou estagnou (e precisa do motor do Estado)? O Observador convidou os 4 partidos a defender a respetiva proposta económica, questão central para o voto no dia 4.
Legislativas 2015

Maria Luís fez "ajustamentos" ao orçamento da EP

1.053
Em 2012, quando era secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque pediu alterações ao orçamento da Estradas de Portugal: mais 35 milhões de receita e menos 84 milhões de despesa.
Explique Isso Melhor

O que é o prémio de ativação para desempregados?

PSD e CDS prometem um prémio de ativação para os desempregados que arranjem trabalho. É um cheque? Um desconto em contribuições? Como será calculado?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site